segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Tempo seco persiste na maior parte do RS nesta terça

Na quarta, instabilidade toma conta do Estado

O tempo nesta terça-feira segue firme e ensolarado na maior parte do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, as metades Sul e Oeste podem registrar pancadas de chuva, devido à aproximação de uma frente fria . A partir de quarta-feira, a instabilidade toma conta do Estado, trazendo o risco de pancadas de chuva e temporais.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Inscrições para o ProUni devem ser abertas na próxima semana

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17). A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Fonte:Agência Brasil
  Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Fepam emite licença para obra em trecho da rodovia ERS-325 em Cerro Grande

A Fepam emitiu a Licença de Instalação (LI) para obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica de trecho da ERS-325, relativo ao segmento com extensão de 16,10 quilômetros, do entroncamento da BR-386 (Lajeado do Bugre/RS) à zona urbana de Cerro Grande, município localizado na Região do Rio da Várzea. A LI emitida tem validade até 13/12/2015. 

A Licença de Instalação o expressa uma série de restrições e condicionantes às obras e pavimentação asfáltica da rodovia estadual. Além disso, caberá ao empreendedor a manutenção de equipe de supervisão ambiental para execução dos planos, programas e Projetos ambientais e apresentação de relatório técnico semestral. As licenças emitidas atendem a solicitação de priorização de licenciamento ambiental associados aos projetos estratégicos do Governo do Estado. 


Fonte:
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Calendário oficial de feriados em 2014 é publicado no Diário Oficial

Em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis.Portaria do Ministério do Planejamento, publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

As demais datas, este ano, serão em fins de semana. A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:

1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:

3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 06 de janeiro de 2013

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

06 DE JANEIRO, DIA DE REIS

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.
Fonte:Brasil Escola
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Confira qual o fator de proteção solar ideal para o seu tipo de pele

O melhor fator de proteção solar para a cada tipo de pele é diferente, e passar o protetor solar correto garante a saúde da pele e previne queimaduras solares.
O fator de proteção solar está indicado pela sigla FPS e, quanto maior o número, maior é a proteção solar e proteção contra câncer de pele também.

Confira abaixo, qual o FPS ideal para o seu tipo de pele:

Pele Muito Branca:
Queima com facilidade, nunca bronzeia.
Minutos de exposição: 150
Use protetor solar com FPS: 50

Pele Branca:
Queima com facilidade, bronzeia muito pouco.
Minutos de exposição:140
Use protetor solar com FPS: 30

Pele Morena Clara/Morena:
Queima moderadamente, bronzeia moderadamente.
Minutos de exposição: 150
Use protetor solar com FPS: 15

Pele Negra:
Nunca queima. Totalmente pigmentada.
Minutos de exposição: 68
Use protetor solar com FPS: 8

Uma informação importante a ter em conta no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, mas a proteção UVA garante a proteção contra o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.


*Devido ao uso incorreto a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), indica a todas as pessoas o uso diário de protetor com fator mínimo de proteção 30.


Uso correto do protetor solar:

- Escolha um produto com fator de proteção solar que atenda às necessidades do seu tipo de pele;

- Aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol;

- Repita a aplicação a cada duas horas, ou sempre depois de sair da água;

- Passe duas camadas de protetor a cada aplicação

- Não esqueça de locais como orelhas, nariz , pés e joelhos.

Fonte: Tua Saúde, Tempo Agora, UOL.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Foto do dia














Fotos:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Mousse de maracujá

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado

- A  mesma medida de maguary maracujá
- 1 lata de creme de leite
 - 1 maracujá para enfeitar o prato


MODO DE PREPARO

Coloque o leite condensado o creme de leite e a mesma medida de concentrado de maracuja maguary no liquidificador bata por alguns minutos e pronto.
Para dar um toque especial coloque wafles na tijela antes de colocar o musse, fica maravilhoso, e por cima coloque as sementes do maracujá para enfeitar o prato.


Postado por:Elisete Bohrer




+ Mais Informações ››››››

Fumar causa perturbações no sono, aponta pesquisa

Se o câncer, as doenças cardíacas e tantos outros problemas de saúde ainda não eram motivação suficiente para que parar de fumar seja uma resolução para o ano de 2014, uma nova pesquisa apresenta mais motivos: fumar atrapalha a função do relógio circadiano nos pulmões e o cérebro. Ou seja: o cigarro arruína o sono produtivo, levando à disfunção cognitiva, distúrbios de humor, depressão e ansiedade.
— Este estudo encontrou um caminho comum dos impactos da fumaça do cigarro tanto nos pulmões como na função neurofisiológica. Prevemos que nossos resultados servirão de base para futuros desenvolvimentos no tratamento de pacientes que sofrem com lesões por causa da fumaça do tabaco e doenças relacionadas — disse Irfan Rahman, pesquisador que participou da pesquisa do Departamento de Medicina Ambiental da Universidade de Rochester Medical Center, em Rochester, Nova Iorque.
Na pesquisa, publicada na edição de janeiro do The FASEB Journal, Rahman e seus colegas descobriram que o fumo afeta os ritmos do pulmão, produzindo uma inflamação paralela e reduzindo a atividade locomotora cérebro. Fumar a curto ou longo prazo diminuiu de uma molécula conhecida como SIRTUIN1 (SIRT1, uma molécula anti-envelhecimento) e esta redução alterou o nível de uma proteína (BMAL1) do pulmão e do cérebro em ratos. Uma redução semelhante foi observada no tecido pulmonar de fumantes humanos e pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Essas alterações resultaram em pertubações no ciclo do sono nos camundongos e nos humanos.
— Se você só ficar com uma resolução de Ano-Novo para 2014, aconselho que seja parar de fumar. Só Papai Noel tem uma lista maior do que das doenças causadas ou agravadas pelo fumo. Se você gosta de ter uma boa noite de sono, então, isso é apenas mais um motivo para nunca fumar — disse o editor-chefe do The FASEB Journal, Gerald Weissmann.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Fipe indica redução no ritmo de inflação em 2013

Índice de Preços ao Consumidor fechou o ano com alta de 3,88%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em São Paulo, encerrou o ano de 2013 em alta 3,88%, ante uma elevação de 5,10% em 2012. Quatro dos sete grupos pesquisados apresentaram variações acima da média, com destaque para educação (7,33%) e saúde (7,07%).

Os preços dos alimentos subiram, em média, 5,42% e no grupo despesas pessoais, 5,58%. A menor variação acumulada no ano foi registrada em habitação, com avanço de 1,96%. Em vestuário foi constatado aumento de 3,02% e no grupo transporte, 2,33%.

Na última apuração do ano, os preços ganharam força, com elevação de 0,65% ante 0,46%, em novembro. O maior aumento ocorreu em transporte, que passou de uma variação negativa de 0,02%, em novembro, para 0,9%, no fechamento de dezembro.

Nos demais grupos foram constatadas as seguintes oscilações: habitação (de 0,44% para 0,56%); alimentação (de 0,8% para 0,65%); despesas pessoais (de 0,74% para 0,79%); saúde (de 0,49% para 0,35%); vestuário (de 0,34% para 0,83%) e educação (de 0,12% para 0,07%).

Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Estudantes já podem se inscrever no Sisu

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir de hoje (6) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.
O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.  É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.  A  nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.
Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Semana começa com elevação nas temperaturas no RS

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, apesar da presença de nuvens no céu, de acordo com a MetSul Meteorologia. Da tarde para a noite nuvens mais carregadas se formam em áreas do Norte do Estado e pode chover em pontos bem localizados, especialmente próximos da divisa de Santa Catarina.

Uma massa de ar quente cobre o território gaúcho e define as condições do tempo. Faz calor em quase todo o Rio Grande do Sul nesta segunda, mais intenso no Centro, Oeste e Noroeste do Estado. No Litoral é que o vento que sopra do mar impede um aquecimento maior.

A semana começa especialmente quente em Porto Alegre, onde a máxima é de 35°C na segunda e 36°C na terça. A temperatura deve diminuir apenas na quarta, quando há possibilidade de chuva na Capital.

Mínimas e máximas pelo Estado:
Porto Alegre 18°C / 35°C
Pelotas 18°C / 33°C
Uruguaiana 20°C / 36°C
Alegrete 19°C / 35°C
Livramenot 17°C / 36°C
Rio Grande 19°C / 31°C
Caxias do Sul 15°C / 31°C
Pelotas 18°C / 33°C
Cruz Alta 17°C / 33°C
Santa Maria 18°C / 34°C
Torres 19°C / 27°C
Capão 20°C / 27°C
Fonte: MetSul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/