terça-feira, 12 de março de 2024

Safra gaúcha: Conab estima produção de 40,18 milhões de toneladas de grãos

 Levantamento da estatal prevê um aumento de 45,7% em relação ao ciclo passado

O Rio Grande do Sul deve produzir 40,18 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/24, o que representa uma alta de 45,7% em relação ao ciclo passado, quando foram produzidas 27,58 milhões de toneladas. O estado gaúcho registra, ainda, uma estimativa de aumento de 0,6% na área plantada, chegando a 10,35 milhões de hectares. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou nesta terça-feira (12) o seu 6º Levantamento de Safra de Grãos.

“A projeção da Companhia indica uma melhora na produção de todas as principais culturas no estado, com destaque para alimentos, como o arroz. Isso mostra a grande capacidade dos agricultores e a força da agricultura gaúcha, impulsionadas pela tecnologia no campo e por políticas públicas de incentivo à produção agrícola”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

O estado deve produzir 7,47 milhões de toneladas de arroz e 75,6 mil toneladas de feijão. As altas são de 7,7% e 6,9%, respectivamente. As áreas de plantio também têm projeção de aumento nesta safra, de 4,3% no arroz, chegando a 900 mil hectares; e de 1,9% no feijão, chegando a 48,5 mil hectares.

Para a produção de soja, são estimadas 21,89 milhões de toneladas, um aumento de 68,1% se comparado com a safra passada. A área destinada ao plantio da leguminosa também aumentou, em 1,8%, passando para 6,67 milhões de hectares. 

Em relação ao milho, a Conab prevê um aumento de 40,3% na produção, chegando a 5,24 milhões de toneladas. A área ocupada com a cultura é de 831,5 mil hectares. Já a produção de trigo deve ser de 4,38 milhões de toneladas, 51,1% a mais do que na safra 2022/23. A área destinada ao plantio do cereal é de 1,40 milhão de hectares, uma queda de 6,5%.

Dados nacionais

De acordo com a Conab, a produção brasileira de grãos deverá atingir 295,6 milhões de toneladas na safra 2023/24. O volume representa uma queda de 7,6% no resultado obtido no ciclo anterior, ou seja, 24,2 milhões de toneladas a menos a serem colhidas. A queda é reflexo, principalmente, da redução em torno de 7,1% na produtividade média esperada, que sai de 4.072 quilos por hectare para 3.784 kg/ha.

Foto: Olímpio Pereira de Oliveira/Embrapa

Postado por; Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 3011 do dia 13 de Março de 2024

 


Está no ar a Edição 3011 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 Lula quer que Petrobras use dinheiro de dividendos para investir

02 Receita libera acesso ao programa do IR, mas transmissão só pode ser feita a partir de sexta

03 Com arroz, feijão e pão mais caros, preço da cesta básica volta a subir

04 Dengue Brasil tem mais de 1,1 mil mortes confirmadas ou suspeitas até o momento

05 Cobertura vacinal contra covid-19 em crianças e adolescentes é baixa

06 RS cria nova política emergencial para programa A Casa É Sua

07 Mais de 60% dos jovens que deixaram a escola voltariam a estudar no período noturno

+ Mais Informações ››››››

CONIGEPU investe R$ 3,5 milhões em usina de triagem e reciclagem

 




destinado para a reciclagem. Além disso, ao término do processo, conseguirá um aproveitamento da matéria orgânica. Este contrato de financiamento é o primeiro pactuado no país entre o BRDE e um consórcio público.

O investimento, contribui com o plano de crescimento projetado para o CONIGEPU, sendo que nos últimos três anos além da ampliação da receita gerada com os materiais recicláveis, foram realizados vários investimentos (construção de célula de aterro, reforma do centro administrativo, aquisição de móveis e equipamentos, construção de galpão para o centro de triagem, aquisição e reforma de esteiras para a triagem dos materiais).

Só foi possível realizar estes investimentos, devido os municípios que compõe o CONIGEPU - Sarandi, Rondinha, Ronda Alta, Novo Xingu, Constantina, Engenho Velho, Três Palmeiras, Entre Rios do Sul, Trindade do Sul, Gramado dos Loureiros, Alpestre, Nonoai e Rio dos Índios; estarem preocupados com o meio ambiente e aprovarem todas as obras e aquisições.

O presidente do consórcio e prefeito de Três Palmeiras, Claumir César de Oliveira, agradeceu a prefeita e os prefeitos que fazem parte do órgão e pela iniciativa tomada que busca preservar o meio ambiente através da reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, além da parceria e união de todos nos últimos três anos.


Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS





+ Mais Informações ››››››

Programa do STR de 12-03-2024

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 3388 de 12-03-2024

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/