domingo, 10 de agosto de 2014

Fenômeno da Superlua também é visto no Brasil; veja fotos

O fenômeno da Superlua, que faz com que a nossa percepção seja de uma Lua 14% maior e 30% mais brilhante, foi visto também no Brasil, neste domingo. O fenômeno acontece pela segunda vez no ano (tivemos uma em julho e outra ocorrerá em setembro), mas o de hoje é a maior lua vista em 2014.
A Superlua acontece porque nosso satélite natural estará a “apenas” 356.896 quilômetros da Terra, ou seja, uma distância menor do que o normal.
O apogeu (quando ela está mais longe do nosso planeta) ocorre alguns dias depois, em 24 de agosto. A Lua estará a 406.522 quilômetros de distância.
Países de fuso horário adiantado em relação ao Brasil já observaram o fenômeno que teve seu ápice às 14h44 (horário de Brasília).

Belo Horizonte, Minas Gerais (Crédito: Bruno José, FuturaPress)

Igreja de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro (Crédito: Yasuyochi Chiba, AFP)

Ipuiuna, em Minas Gerais (Crédito: Joelmir Barbosa, vc repórter)

Ipuiuna, em Minas Gerais (Crédito: Joelmir Barbosa, vc repórter)
Colaborou com esta notícia o leitor Joelmir Barbosa, de Ipuiuna (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
Fonte:Terra
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Chuva se espalha pelo Estado e em alguns locais houve até granizo

Meteorologistas preveem chances de temporal em pontos isolados do RS e chuva, sem grandes acumulados, em todas as regiõesO domingo de Dia dos Pais e Gre-Nal é de chuva — ou vai ser — em todo o Estado, devido a uma frente fria. Em Passo Fundo, cidade com maior acumulado, com 12 mm, começou a chover ainda durante a noite, enquanto em outras regiões, como Santa Cruz do Sul, houve até queda de granizo durante a manhã.

Segundo o santa-cruzense Gerson Müller, a chuva iniciou no interior do município por volta das 10h30min e as pedras de gelo caíram com intensidade por aproximadamente 15 minutos. Na vizinha Rio Pardo, conforme a Somar Meteorologia, choveu 7,8 mm em apenas uma hora. O acumulado do dia, no município, é de 9,6 milímetros.

— Deve chover em todas as regiões, mas não devemos ter grandes acumulados em nenhuma delas — prevê a meteorologista Graziela Gonçalves.

Ainda de acordo com a especialista, há risco de temporais em pontos isolados do Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira Oeste. Já na Capital, sede do clássico gaúcho, não deve cair granizo, mas o resto do dia deve ser de nuvens e pancadas amenas de chuva, incluindo o horário do jogo.

Devido à alta nebulosidade, as temperaturas registradas pela manhã não foram tão baixas com relação aos dias anteriores, mesmo nas áreas de serra. Os termômetros ficaram entre 10,7°C (Chuí) e 17,1°C (Frederico Westphalen). A máxima deve ficar em torno de 25ºC em Porto Alegre e 18ºC no Litoral.


SEGUNDA-FEIRA: o tempo fica nublado e com previsão de chuva para o centro-leste do Rio Grande do Sul. A partir da noite, o sistema ganha força e provoca chuva também ao sul e ao oeste do Estado. As temperaturas diminuem pela manhã no sul do Estado e na Serra, e nas demais áreas a sensação de frio de mantém, mas as com temperaturas próximas às registradas no dia anterior. À tarde os termômetros não se elevam muito, principalmente na porção sul, onde a máxima não passa dos 19°C. No restante do estado a sensação de frio fica mais amena.

TERÇA-FEIRA: a frente fria avança para o oceano e o tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O dia ainda começa com chuva em todo o Estado, mas na medida que o sistema avança em direção ao Sudeste o tempo passa a ficar firme. Destaque para as temperaturas que caem ainda mais, principalmente na parte mais ao sul do Estado.



Chuva de granizo em Santa Cruz do Sul neste domingo
Foto: Gerson Müller/Arquivo pessoal
Por Vanessa Kannenberg
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa La Voce Veneta edição 020 de 10-08-2014

+ Mais Informações ››››››

Feliz Dia dos Pais

Você é capaz de colorir o azul do céu com todas as cores do arco-íris, porque é um vencedor.
Não importa os obstáculos, as tempestades, os dias nublados, porque você está sempre de pé direcionando os seus objetivos, planos e sonhos, para um lugar de vitórias.
Energia é sua palavra mágica, sabedoria também. Ela faz definir os seus caminhos, suavizando seus passos, abrindo seus horizontes e trazendo o dourado do Sol a sua vida.
Você é sensacional, guerreiro, vitorioso consegue traçar suas metas, e concretizar suas tarefas da melhor maneira.
Pai, sei que sempre posso contar com a tua força, com o seu amor e com tua sabedoria. O Dia dos Pais é o momento ideal para te dizer muito obrigado por tudo o que você fez por mim até hoje. Eu te amo demais.
Feliz Dia dos Pais!
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/