segunda-feira, 6 de maio de 2019

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1744, do dia 07 de maio de 2019

Edição 1744, do dia 07 de Maio de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Estudantes, servidores e professores universitários sinalizam greve para 15 de maio.
Quem mais sofre com a reforma da previdência?
Interessados já podem se inscrever para o Enem.
Região do Alto Uruguai debate assuntos ligados a segurança das barragens da região e do estado.
Cresce o número de mortes por choques elétricos, no País.
Proteção contra a meningite requer diferentes tipos de vacinas.

+ Mais Informações ››››››

Câmaras de Vereadores do estado pedem mais policiais em formação, Três Palmeiras aprovou projeto de apoio ao chamamento

Foto: Ilustrativa
A preocupação com a falta de policiais militares nas ruas tem feito com que as autoridades de vários municípios do estado se pronunciem sobre a necessidade da formação de novos policiais, para amenizar o grande déficit de PMs que o Rio Grande do Sul enfrenta.

Ao longo dos últimos dias, pelo menos 85 Câmaras de Vereadores de Municípios do Estado votaram ou se pronunciaram a favor de votar Moções de Apoio ao chamamento dos aprovados no concurso da Brigada Militar que ainda aguardam a chamada para o CBFPM(Curso Básico de Formação Policial Militar).

São cerca de 2400 aprovados em todas as etapas do concurso que aguardam para iniciar o curso de formação. A grande preocupação, é pela falta de um cronograma de chamadas do concurso, que ao contrário de outros estados, o Rio Grande do Sul não tem. Os alunos que estão no curso de formação, tem previsão de formatura para o início do mês de agosto, possibilitando assim, uma nova chamada de pelo menos um número igual ao que está em curso, mas que ainda não certa, de acordo com os pronunciamentos do governador Eduardo Leite.

Além da enorme defasagem já existente na Brigada Militar, a ASSTBM (ASSOCIAÇÃO DOS SARGENTOS, SUB- TENENTES E TENENTES DA BM), informou que mais de 2.200 PMs deixarão a Brigada Militar no ano de 2019. Ou seja, a falta que já grande, e será ainda pior, caso o governo continue sem repor o efetivo.

O Efetivo existente na BM é de aproximadamente 15 mil policiais, enquanto o previsto em lei deveria ser de 37.050, o que significa uma defasagem de mais de 53% a menos do que o necessário. Cabe ressaltar que pare deste efetivo existente, ainda atuam nos setores administrativos e rodoviários, o que torna ainda mais necessário a reposição de efetivo para o Policiamento Ostensivo. Com este posicionamento do Governo em não conceder e renovar a permanência no serviço ativo, e não chamar mais policiais aprovados, o déficit deverá aumentar para mais de 60%, diminuindo ainda mais a capacidade do efetivo da Brigada Militar frente ao combate à violência.

Abaixo segue e lista dos municípios que já aprovaram ou estão em processo de aprovação das moções.

Alto Feliz, Alvorada, Ametista do Sul, Arvorezinha, Augusto Pestana, Bagé, Barra do Quaraí, Barra Funda, Boa vista das Missões, Brochier, Cachoeirinha, Camaquã, Campos Borges, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois irmãos, Dom Pedrito, Engenho Velho, Erechim, Ernestina, Espumoso, Esteio, Garruchos, Glorinha (aguardando retorno), Gravataí,
Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Imigrante, Itati, Jaboticaba, Jari, Lajeado do Bugre, Machadinho, Marau,
Mata, Miraguai, Mostardas, Não me Toque, Nonoai, Nova Palma, Nova Prata, Novo Barreiro, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, POA, Rio dos Índios, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Cruz, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santo Antônio da patrulha (aguardando retorno), Santo Cristo, São Borja, São Gabriel,
São José das Missões, São Pedro das Missões, São Pedro do Sul, São Sepé, Serafina Correa, Sinimbu, Sobradinho, Soledade, Tapes, Taquari, Terra de Areia, Tramandaí, Três Forquilhas, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Tupanciretã, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires e Viamão.

De: Jonatan Palla
Fonte: Clic Espumoso
+ Mais Informações ››››››

Região do Alto Uruguai debate assuntos ligados a segurança das barragens da região e do RS

O povo gaúcho está seguro?

O RS é o estado brasileiro com maior número de barragens em seu território, passando a marca de 10.000. Desde 2015, com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale, em Mariana e, recentemente, em Brumadinho, o Brasil e o mundo estão em alerta para os riscos e impactos socioambientais do rompimento de barragens.

Nesse cenário, as populações atingidas e ameaçadas por barragens demonstram grande preocupação com a própria segurança. Para além disso, é importante analisar a questão econômica envolvida, considerando a enorme quantidade de riquezas que são geradas nas hidrelétricas brasileiras e levadas para o exterior, na forma de lucro para os donos das barragens, deixando uma porcentagem mínima em nosso país, enquanto o povo continua passando dificuldades, cada vez maiores.

Para debater essas questões e pensar em soluções juntamente com os/as atingidos/as e ameaçados/as do RS e com lideranças do Alto Uruguai, o Movimento de Atingidos por Barragens do RS (MAB/RS), promoveu na noite de 02/05 o ato político “Segurança e direitos das populações atingidas por barragens no RS”, sendo esta atividade parte da reunião ampliada da Coordenação Estadual do MAB, que aconteceu nos dias 02 e 03/05.

Estiveram presentes atingidos/as pelas barragens de Itá, Machadinho, Barra Grande, Dona Francisca e Foz do Chapecó, além de ameaçados/as pela barragem da Lomba do Sabão, em Porto Alegre e pela construção do Complexo Binacional Garabi-Panambi, na fronteira noroeste. Participaram do ato vereadores de Erechim, Machadinho, Esmeralda, a prefeita de Itatiba do Sul, assessoria do dep. Marcon, CAPA, CETAP, Levante Popular da Juventude de Erechim, estudantes e professores das UFFS, Colônia de Pescadores de Mariano Moro e lideranças das igrejas católica e luterana.



Grasiele Berticelli
Assescom/MAB
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2227 de 06-05-2019

+ Mais Informações ››››››

Programação da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Três Palmeiras para Maio de 2019

Dia 10 Sexta-feira

18:00hs - Missa Comunidade Santa Luzia linha Caramuru, com visita da padroeira

Dia 11 Sábado

14:00hs - Missa - Comunidade Santa Cruz linha Nova, com visita da padroeira

19:00hs - Missa na Matriz em homenagem as mães

Dia 12 Domingo

09:30hs - Missa na Comunidade São Paulo linha São Paulo, com visita da padroeira

Dia 17 Sexta-feira

19:00hs - Missa comunidade São Miguel linha Taboão, com visita da padroeira

Dia 18 Sábado

08:30hs – Encontro de formação para as Catequistas da Matriz e também de todas as Comunidades

14:00hs - Missa Comunidade Nossa Senhora das Graças linha Pipiri, com visita da padroeira

19:00hs - Missa na Matriz

Dia 25 Sábado

08:30hs - Curso de formação sobre Liturgia, com o Pe. Edejalmo, na Igreja Matriz

19:00hs - Missa na Matriz com Batizados

Dia 26 Domingo

09:00hs - Missa Comunidade Nossa Senhora Aparecida linha Fortaleza, com visita da padroeira

10:30hs - Missa e festa da padroeira Santa Rita de Cássia, linha Pinheiro I
+ Mais Informações ››››››

7ª Trespamaratona reuniu centenas de atletas neste sábado em Três Palmeiras

Fotos: Assescom/Prefeitura Municipal
Sábado, dia 04 de maio, iniciou-se as comemorações ao 31º Aniversário de emancipação de nosso Município.

A 7ª Trespamaratona reuniu centenas de atletas que participaram do evento.

Mochilas personalizadas foi entregue de brinde aos participantes das modalidades das corridas bem como, medalhas para os três primeiros colocados de cata categoria.


+ Mais Informações ››››››

Alunos do Pré A da EMEI Visitam a Rádio Comunitária Liberdade FM


Na manhã de hoje recebemos uma visita muito especial, a visita dos Alunos do Pré A da EMEI.
O passeio curioso, faz parte dos trabalhos do programa a União Faz a Vida.
Na oportunidade as crianças deixaram no ar um abraço aos pais.
Ouça aqui a entrevista completa.


+ Mais Informações ››››››

Enem abre inscrições para seleção 2019; candidatos têm até 17 de maio para garantir participação

Começa nesta segunda-feira, 06 de maio, o período de inscrições para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2019. Os interessados têm até o dia 17 de maio para se candidatar às notas classificatórias ao vestibular.

Quem não conseguiu a isenção da taxa, terá de pagar 85 reais para se inscrever, na página do participante pela internet, e participar das provas, nos dias 03 e 10 de novembro. O boleto deve ser quitado até 23 de maio.

As notas do Enem valem como complemento ao resultado do vestibular de universidades públicas e particulares, além de ingresso no processo seletivo do Sisu - do ensino superior federal –,e no programa de bolsas em universidades particulares – o ProUni.

Valem, ainda, para financiamentos por meio do Fies e para ingresso inclusive em instituições de ensino fora do Brasil, em Portugal, por exemplo.

A primeira prova terá duração de 5 HORAS e MEIA, com 45 questões de Linguagens e Códigos, e 45 questões de Ciências Humanas.

No segundo domingo, com duração de 5 HORAS, será a vez da avaliação de Matemática, com 45 questões e de Ciências da Natureza, com outras 45.

Alguns sites, como o brasil escola, oferecem plataformas de apoio para orientar os candidatos a estudar para o exame.

Fonte: Agência Rádio 2
+ Mais Informações ››››››

Cresce o número de mortes por choques elétricos, no País

Choques elétricos mataram mais de 600 pessoas, no ano passado, em todo o País.

Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade.

Desde que a pesquisa da Abracopel começou a ser feita, em 2013, o número de mortes por choques cresceu quase 40 por cento.

Os responsáveis pelo estudo admitem que falta informação, ao brasileiro, sobre os riscos da eletricidade. Mas apontam o descaso da população como o grande problema.

As causas mais comuns para acidentes são as chamadas gambiarras elétricas, as instalações antigas e a falta de manutenção.

Isso sem falar no uso de uma única tomada pra ligar vários aparelhos ao mesmo tempo.

O Brasil ainda registrou, no ano passado, 537 incêndios por sobrecarga elétrica, com 61 mortes. A maior parte em casas familiares.

Fonte: Agência Rádio 2
+ Mais Informações ››››››

PRF prende quase 3 mil pessoas e apreende cerca de 20t de drogas em pouco mais de um mês

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, entre 14 de março e 2 de maio, duas mil, 924 pessoas em ações que visam reduzir a violência no trânsito e a criminalidade.

Batizado de Operação Lábaro, o trabalho da PRF mobiliza, desde meados de março, 500 agentes que, com a ajuda de órgãos de inteligência, atuam em diversos pontos das 5 regiões do país.

De acordo com balanço da corporação, mais de 666 mil veículos e quase 600as mil pessoas já foram fiscalizadas.

Além dos quase 3 mil detidos, os policiais rodoviários federais já recuperaram 611 veículos roubados ou furtados.

Também foram apreendidas armas, munições, 18 toneladas de maconha, duas toneladas de cocaína e 10 milhões e 700 mil maços de cigarro contrabandeados.

As ações da Operação Lábaro vão ser realizadas por todo o ano e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, poderão continuar após avaliação dos resultados.

Fonte: Agência Rádio 2
+ Mais Informações ››››››

113 - 06 MAIO, SEGUNDA - HÁ UM ESPAÇO DE PAZ DENTRO DE MIM

+ Mais Informações ››››››

Jovem de 19 anos é brutalmente assassinada com golpes de enxada em Venâncio Aires

Foto: Divulgação/Brigada Militar
Suspeito é ex-companheiro da vítima. Ele fugiu a pé do local, e é procurado pela polícia.

Uma jovem de 19 anos foi morta com golpes de enxada na tarde deste domingo (5) em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, segundo informou a Brigada Militar. O suspeito é ex-companheiro da vítima. Ele fugiu a pé do local, e é procurado pela polícia.

A vítima foi identificada como Júlia Graciela de Mattos. Ela não tinha histórico ou registros de violência doméstica. Já o suspeito tem antecedentes por ameaça a outra mulher.

Policiais chegaram ao local do crime por volta das 15h30, e encontraram a vítima já sem vida devido aos golpes. Familiares relataram que Júlia havia se separado do suspeito, mas os dois retomaram o relacionamento há cerca de um mês. Eles chegaram a viver juntos em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A polícia pede que, caso algum morador tenha informações sobre o suspeito, que entre em contato pelo número 190. O homem mora em Montenegro e tem a pele clara, aparentando peso entre 70kg e 80kg, cabelo castanho, cerca de 1,60m de altura.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Carro é alvejado por diversos tiros, e motorista morre em Passo Fundo

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Gervani Strefling Caciamani, de 54 anos, foi atingido por pelo menos sete disparos. Esposa dele, de 56 anos, que também estava no veículo, ficou ferida.

Um homem foi assassinado dentro de um carro no fim da tarde de sábado (4) em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a polícia, Gervani Strefling Caciamani, de 54 anos, foi alvejado por pelo menos sete tiros.

A esposa dele, de 56 anos, que também estava no veículo, ficou ferida e foi encaminhada a um hospital, onde permanece internada em estado estável.

Passava das 18h de sábado quando o carro onde os dois estavam trafegava pela Rua Luiz Langaro, no bairro Cohab 1. Ele começou a ser seguido por outro veículo e, na sequência, foi ultrapassado e fechado por esse segundo carro, onde estavam três homens, segundo a polícia.

Um deles disparou contra o motorista. Gervani perdeu o controle do veículo, que acabou batendo em uma árvore. De acordo com a polícia, dois suspeitos chegaram a descer do outro carro, atiraram mais vezes contra o casal e fugiram. O motorista morreu no local.

A Delegacia de Homicídios investiga a possibilidade de represália por outro crime. Em 2017, segundo a polícia, Gervani teria se envolvido em uma briga com um vizinho, motivada por som alto. Ele respondia na Justiça, em liberdade, por duplo homicídio.

Na época, a casa dele chegou a ser incendiada e alvejada por diversos tiros. De acordo com a polícia, depois desse episódio, o homem ficou fora da cidade por um tempo. Ele havia retornado há pouco e estava voltando de uma visita à casa da mãe quando foi morto.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Petrobras reajusta gás de cozinha em 3,43%

A Petrobras reajustou em 3,43%, em média, a partir deste domingo (5), o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP Residencial), o gás de cozinha, para botijão de 13 quilos (kg) às distribuidoras sem a cobrança de tributos. O preço do botijão de 13kg vai custar R$ 26,20.

O último reajuste ocorreu no dia 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando o valor do gás de cozinha subiu para R$ 25,33 para as distribuidoras.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que as empresas distribuidoras associadas à entidade foram comunicadas na tarde de hoje pela Petrobras que o GLP residencial para embalagens de até de 13kg ficará mais caro a partir do próximo domingo. De acordo com o Sindigás, o reajuste oscilará entre 3,3% e 3,6%, de acordo com o polo de suprimento.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

"Morte" aparece e manda recado a motoristas

A assustadora criatura, vestida toda de preta e com a foice, participa da Campanha Maio Amarelo

A ‘morte’ surgiu repentinamente na área central de Ponta Grossa, nesta manhã, para o lançamento das ações do ‘Maio Amarelo’.

A assustadora criatura, vestida toda de preta e com a foice, foi vista no cruzamento da Balduino Taques com a Vicente Machado. Seguidores do portal a Rede a fotografaram e encaminharam imagens à redação.

Sobre o tema, a Polícia Militar de Ponta Grossa prestou a seguinte informação: "No Trânsito o sentido é a vida. O mês de maio é uma referência mundial para ações que conscientizem e estimulem a participação da população para a construção de um trânsito mais seguro.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Você acompanhará com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná, no mês de maio, o tema “No trânsito o sentido é a vida” em nossas redes sociais. Faça parte desta mudança!”

Durante este mês, tanto a PM como a Autarquia Municipal de Trânsito desenvolveram diversas atividades de conscientização dos motoristas.

Nas estradas, as ações serão produzidas pela Polícia Rodoviária Federal e 5ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual.

Fonte: CGN Cascavel
+ Mais Informações ››››››

PRF apreende carreta com 100 mil maços de cigarro escondidos em meio a carga de milho em Sarandi

Carga está avaliada em mais de R$500 mil

Policiais Rodoviários Federais apreenderam uma carga de aproximadamente 100 mil maços de cigarro contrabandeado do Paraguai na madrugada deste domingo (05), na BR 386 em Sarandi.

A equipe da PRF realizava ronda na rodovia por volta da 1h quando avistou uma carreta M.Benz/1935 com placas de Realeza/PR estacionada de forma irregular num posto de combustível localizado no km 130 da rodovia.

Ao lado do veículo, os policiais perceberam que o motorista falava com alguém ao telefone celular, o que aumentou a suspeita e levou os agentes a abordarem o homem, que demonstrou muito nervosismo.

Ao verificar a carreta, constatou-se que estava carregada com milho a granel, porém os agentes aprofundaram a busca e encontraram diversas caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai escondidas em meio à carga. A quantidade estimada da apreensão é de 100 mil maços de cigarro, cujo valor é de 500 mil reais, conforme avaliação da Receita Federal com base do valor do cigarro no mercado nacional.

O homem, paranaense de 36 anos, foi preso em flagrante, encaminhado para registro da ocorrência na Polícia Federal em Passo Fundo e posteriormente recolhido ao presídio. O veículo e a carga foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.

Fonte: PRF/RS
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1743, do dia 06 de maio de 2019

Edição 1743, do dia 06 de Maio de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Sociedade civil intensifica ações contra reforma da Previdência.
Falta de transparência e veto à sociedade marcam tramitação da PEC da Previdência.
4,8 milhões de desempregados já deixaram de buscar trabalho, diz IBGE.
STF suspende norma que permite grávidas em atividades insalubres.
ANTT acaba com multas por descumprimento do frete mínimo.
Casos de dengue disparam no país.

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!