segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 3455 do dia 25 de novembro de 2025

 


Está no ar a Edição 3455 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 Lula exploração de minerais críticos exigirá instalação de indústrias

02 Governo inicia envio de mensagens sobre Programa Dignidade Menstrual

03 INSS agora exige biometria para novos pedidos de aposentadoria e BPC

04 TSE promove debate sobre violência de gênero e democracia

05 Reconstrução gaúcha recebeu R$ 13,7 bi do Funrigs

06 Verduras ficaram mais caras em outubro; rúcula e couve estão entre os itens com as maiores altas

+ Mais Informações ››››››

Tecnologia e Inovação Impulsionam o Agronegócio na 11ª FEIMATE em Novo Barreiro

 

Com o tema central “A Tecnologia a Serviço da Agricultura”, o palco principal reuniu um público expressivo de produtores rurais, técnicos e profissionais do setor para um painel, reforçando a vocação da feira como um espaço essencial de conhecimento e atualização.

   O painel reuniu importantes lideranças do agronegócio para um debate diversificado. Entre os convidados, estavam Ronaldo Carbonari, assistente técnico da presidência da Emater/RS-Ascar e Hamilton Jardim, presidente da Farsul, que trouxe uma análise atualizada sobre o trigo e as culturas de inverno. O presidente da ACSURS, Valdecir Folador, abordou a conjuntura da suinocultura, suas perspectivas de mercado e o papel da inovação para maior competitividade e segurança nas lavouras.

   Walter Vontobel e a Visão Estratégica da Cotrisal

   A participação do presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, foi muito prestigiada pelo público. Vontobel destacou o papel fundamental das cooperativas na difusão de tecnologias e na qualificação dos produtores, reforçando a importância de parcerias que impulsionam o desenvolvimento regional. A apresentação do presidente da Cotrisal, intitulada "A Tecnologia a Serviço da Agricultura: Biocombustíveis e Inovação", detalhou os principais investimentos e a visão estratégica da cooperativa.

   Vontobel enfatizou que a Cotrisal, com uma jornada de 68 anos, está entrando em sua quarta e mais promissora fase: a dos Biocombustíveis, a construção da SOLI3 – Central Cooperativa, um empreendimento conjunto com a Cotripal e Cotrijal, que será uma das mais modernas indústrias de processamento de soja e produção de biodiesel do Brasil.

   "É a materialização da 'Tecnologia a Serviço da Agricultura', agregando valor na origem, valorizando a produção dos nossos associados e abrindo novos mercados", afirmou o presidente Walter Vontobel.

   A SOLI3, localizada em Cruz Alta, representa um investimento estratégico que visa aprimorar a estabilidade da demanda por grãos, gerar empregos e fortalecer o cooperativismo regional. A planta se destaca pela alta tecnologia e pelas práticas sustentáveis, como o sistema de efluente zero, o reuso de água e o uso de gorduras animais na produção de biodiesel. Com capacidade inicial para processar 3.600 toneladas de soja por dia, e um plano diretor industrial da expansão futura para 7.200 t/dia, a SOLI3 tem potencial para se tornar a maior esmagadora do Brasil.

 

   Inovação e Retorno ao Associado

   A apresentação do presidente Vontobel também revisitou a trajetória de 68 anos da Cotrisal, que se divide em três fases marcantes (Fundação 1957-1991,    Estruturação 1991-2020 e Novas Fronteiras 2020-2025), e ressaltou o histórico de inovações voltadas para o benefício direto do associado.

Ano

Inovação e Benefício ao Associado

1985

Criação do Colegiado de Líderes, envolvendo atualmente 250 associados na gestão.

1995

Fim do desconto da Cota Capital na venda de produtos, um marco de confiança e retorno direto.

1998

Início da distribuição das sobras em dinheiro, fortalecendo a transparência e o ganho real do produtor.

2021

Criação da Plataforma SMARTCOOP, conectando o produtor rural à cooperativa e modernizando a gestão da propriedade.

2024

Pagamentos à vista na compra de todos os produtos agrícolas, reforçando a credibilidade e solidez da cooperativa.

2025

Devolução INTEGRAL das sobras na comercialização de soja e milho, consolidando o ciclo virtuoso do sucesso compartilhado.

2025

Criação do AGROTEC COTRISAL, um espaço focado em inovação, sustentabilidade e fortalecimento do cooperativismo.

   A Cotrisal também demonstrou seu forte enraizamento em Novo Barreiro, onde a filial foi estabelecida em 2005 com a compra, em leilão, das estruturas da antiga Coopalma. A unidade local atende 340 associados e oferece um leque completo de serviços, e consultoria técnica. O painel de palestras da 11ª FEIMATE cumpriu seu objetivo de aproximar produtores e especialistas, promovendo um momento de troca essencial para o fortalecimento do agronegócio local e regional.





Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrisal

+ Mais Informações ››››››

IDEAU Feminy conquista a Copa Gaúcha Feminina Sub-20 de forma invicta em Uruguaiana

 

Neste domingo (23), o IDEAU Feminy consagrou-se campeão da Copa Gaúcha Feminina Sub-20, realizada em Uruguaiana. A conquista consolida o trabalho da equipe na categoria, após chegar às finais das edições de 2023 e 2024, onde terminou com o vice-campeonato. Desta vez, o time de Getúlio Vargas superou o histórico e garantiu a taça com uma campanha sem derrotas. A atleta Erica Bragagnolo foi destaque da partida.

Campanha e Estatísticas: Sob o comando do técnico Lorenzo Silveira Caldas Botelho, o IDEAU Feminy encerrou a competição de forma invicta. Em quatro partidas disputadas, a equipe obteve 75% de aproveitamento.

Os números da campanha:

Jogos: 4 (3 vitórias e 1 empate)

Gols Marcados: 8

Gols Sofridos: 3

 

Trajetória na Competição: A equipe enfrentou adversários tradicionais do futsal gaúcho para chegar ao título:

Estreia: Empate em 0 a 0 contra o Celemaster;

Fase Classificatória: Vitória de 3 a 2 sobre o Palestra

Fase Classificatória: Vitória de 3 a 1 sobre o Casablanca

Final: Vitória por 2 a 1 contra o Celemaster.

 

A vitória na decisão contra o time da casa, Celemaster, demonstrou a consistência tática implementada pela comissão técnica, composta também pelo auxiliar Matheus Pablo Zorzan e pelo preparador físico Paulo Sérgio Nunes. O título reafirma a posição do Ideau Feminy entre as principais forças do futsal de base no estado.






















    Fonte: Faculdade IDEAU
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/