segunda-feira, 18 de junho de 2012

RS usa mais agrotóxicos que a média nacional

Os agricultores gaúchos utilizam em suas suas plantações 4,2 quilos de agrotóxicos por hectare, o que representa 16,66% a mais do que a média nacional, que é de 3,6 quilos para a mesma proporção.
Divulgados na manhã de segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados fazem parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2012 — um levantamento que abrange as dimensões ambiental, econômica, institucional e social da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro.

Os dados medem a qualidade ambiental, a qualidade de vida da população, o desempenho econômico e a governança para o desenvolvimento sustentável e incluem informações sobre biodiversidade, saneamento, saúde, educação, padrões de produção e consumo e capacidade institucional, entre outros temas.

O documento revela avanços e retrocessos ocorridos no Brasil. Entre os ganhos, constata-se a redução, em seis anos, de cerca de 77% no desflorestamento bruto da Amazônia Legal, o aumento do número de áreas protegidas, a queda da mortalidade infantil, pela metade, em uma década, e o acesso crescente às redes de água e esgoto e aos serviços de coleta de lixo. A permanência das desigualdades socioeconômicas e de gênero, atrasos ainda não superados, são destaques negativos.

Em relação aos agrotóxicos, embora o RS tenha o uso acima da média nacional, estados como o Rio de Janeiro (10,9 quilos por hectare), São Paulo (6,9), Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal (4,3) têm consumo ainda mais elevado.

De acordo com o estudo, os agrotóxicos mais intensamente aplicados são os herbicidas (mais de 50% do total), usados no controle de ervas daninhas, seguidos pelos inseticidas, fungicidas e acaricidas. Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxico.

Fonte: ZeroHora
+ Mais Informações ››››››

Chuva ultrapassa os 90 mm em Três Palmeiras


A nebulosidade predominou no Rio Grande do Sul durante todo o fim de semana, foram volumes expressivos de chuva em várias localidades do estado. Segundo informações da Cooperativa Tritícola Sarandi (COTRISAL TRÊS PALMEIRAS) em nosso município de Três Palmeiras a chuva que caiu entre o início da tarde de domingo e a manhã desta segunda-feira ultrapassou os 90 mm.

O Rio Grande do Sul iniciou a segunda-feira, tomado por nuvens e chuva na maioria das regiões.

A umidade segue elevada. Ar mais frio vai ingressar pelo Sul gaúcho durante o dia e a temperatura cai de forma mais acentuada na Metade Sul.

Segundo a SOMAR METEOROLOGIA, para esta segunda feira dia 18 de junho em Três Palmeiras, os termômetros devem variar entre 14°C e 19°C.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!