quinta-feira, 28 de maio de 2015

Volumes de chuva ficam acima do esperado para o mês de maio no RS

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesses últimos dias ultrapassou o volume esperado para maio. Em 48 horas, a cidade de Camaquã, no Sul do estado, registrou 168 milímetros de precipitação, sendo que a média histórica do mês é 122 milímetros. Em Tramandaí, no Litoral, choveu 133mm no mesmo período, e a média histórica para a cidade é 111mm. os dados são do Instituto Nacional de Metrorologia (Inmet).

Ponte cede em Sertão Santana em razão da chuva (Foto: Thaís Lampmann)
Estão na Região Sul os principais problemas em função da chuva. Em Tapes, dois bairros sofrem com o acúmulo de água. Casas foram inundadas e pelo menos 50 pessoas tiveram de se abrigar em uma escola do município. Ruas ficaram intransitáveis, e o serviço de transporte escolar foi suspenso, assim como as aulas na maioria das escolas.
Estradas na região sofreram bloqueios porque a água tomou trechos da BR-116. Principalmente em Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul, além de Tapes. Em Sertão Santana a cabeceira de uma ponte na ERS-713 desmoronou devido à chuva. Com isso, os acessos aos municípios de Mariana Pimentel, Barão do Triunfo e Sentinela do Sul - que também registra problemas - ficam prejudicados.
Além da chuva, o vento também soprou forte em diversas cidades, aumentando a sensação de frio e causando transtornos. Em Porto Alegre, árvores caíram durante a madrugada e complicaram o trânsito no começo do dia. A máxima prevista para a capital fica em torno de 18ºC.
Há risco de ressaca, e as ondas podem alcançar até quatro metros de altura nas praias do Litoral Norte, e sete metros em alto-mar. O vento segue forte e continua chovendo nas próximas horas, mas perde a intensidade já ao longo dessa quinta-feira (28).
Somente nas Missões e na Região Oeste o tempo já fica seco.
Chuva das últimas 48h no estado, segundo o Inmet:
168mm - Camaquã (média histórica do mês é de 122mm)
133mm - Tramandaí (média histórica do mês é de 111mm)
122mm - Caçapava do Sul
101mm - Cruz Alta (média histórica do mês é de 108mm)
95mm - Mostardas
95mm - Santa Maria (média histórica do mês é de 128mm)
92mm - Porto Alegre (média histórica do mês é de 94mm)
88mm - Rio Pardo
86mm - Ibirubá
82mm - Teutônia
80mm - Canela (média histórica do mês é de 118mm)
76mm - Soledade
Rajadas de vento, segundo o Inmet nesta quinta-feira (28):
Mostardas - 82km/h
Tramandaí - 77km/h
Porto Alegre - 52km/h

Ruas apresentam grande volume de água acumulado em Tapes
 (Foto: Alessandro Vasque/Bombeiros Voluntários)

Fonte:Do G1 RS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Rio Grande do Sul é certificado como área livre de peste suína clássica

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta quinta-feira (28), em Paris, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o certificado de área livre de peste suína clássica (PSC). É a primeira vez que a organização reconhece zonas e países livres da doença. Até então, a certificação era emitida pelos próprios países, com normas estabelecidas internamente. O governador José Ivo Sartori, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, e deputados estaduais participaram do ato de entrega, durante a 83ª Assembleia dos Delegados da OIE, aberta dia 24.
Santa Catarina também recebeu a certificação. Os dois estados do Sul respondem por 70% das exportações brasileiras de carne suína. Só o Rio Grande do Sul envia mais de 30% da produção para mais de 60 países. No ano passado, o setor movimentou mais de R$ 13 bilhões no Estado. Considerando o efeito-renda, o Rio Grande do Sul tem mais de 170 mil pessoas envolvidas na cadeia suinícola.
Competitividade
As enfermidades certificadas pela OIE são utilizadas como normatização pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Para obter o status de área livre de PSC, Rio Grande do Sul e Santa Catarina atenderam a uma série de critérios estabelecidos pela OIE, examinados por um comitê técnico. O relatório produzido por autoridades do setor foi remetido ao Conselho Deliberativo da organização.
Ao destacar a importância da certificação para o Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori ressaltou que isso vai permitir maior competitividade ao Estado. "O mercado internacional exige cada vez mais qualidade, boa procedência, inovação e tecnologia no processo produtivo. Sabemos que o setor de suínos é muito importante para o nosso Estado, porque movimentaem média R$ 11 bilhões ao ano. Certamente, é uma grande conquista para o Rio Grande do Sul", comemorou.
O secretário Ernani Polo disse que se trata de uma conquista construída ao longo de dez anos, que só foi possível graças a um trabalho técnico efetivo. "A certificação nos dá um status sanitário diferenciado e vai nos garantir a preferência de países que compram produtos suínos. Precisamos reconhecer a atuação de cada um dos médicos veterinários, técnicos e auxiliares das inspetorias da Secretaria da Agricultura nesta vitória O desafio, agora, é buscar a certificação em outras áreas, para que também tenham mais valor agregado e assegurem mais renda aos produtores", salientou.
Erradicação
Desde 1991, não há registro da PSC no Rio Grande do Sul. A atuação conjunta do poder público e da iniciativa privada proporcionou avanço no controle e na erradicação da peste. O Rio Grande do Sul foi uma das primeiras unidades da federação a serem reconhecidas nacionalmente como áreas livres.
A vacinação foi suspensa em 1992 e se iniciou então o processo de erradicação. A PSC é uma doença viral, de notificação compulsória. Em animais jovens, a taxa de mortalidade pode chegar a 90%. Já em exemplares mais velhos, a doença pode se apresentar de forma mais discreta ou até ser subclínica. Entre os sintomas, estão febre alta, leucopenia severa (contagem de leucócitos abaixo do normal), hemorragias e dificuldade de locomoção. 

Texto: Gabriela Alcantara
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - Ministério da Integração Nacional confirma pagamento de recursos para construção de pontes

O assessor do deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), Sérgio Martins, acompanhou, na tarde de quarta-feira, 28, o prefeito de Ronda Alta, Miguel Gasparetto, no Ministério da Integração Nacional, em audiência com o diretor da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alziro Alexandro Gomes. O prefeito solicitou uma previsão de pagamento do restante do recurso que será destinado para construção de pontes no meio rural de Ronda Alta.
O Ministério da Integração Nacional vai repassar 1 milhão e 430 mil para o município de Ronda Alta, para construção de pontes. Desse valor, uma pequena parcela já foi paga, e o diretor garantiu o empenho do restante do recurso.
De acordo com o prefeito Gasparetto, uma das pontes, na comunidade da Linha Arvoredo já está concluída, serão construídas mais duas - na comunidade Subida Grande e Bela Vista.


Fonte:Marci Hences
Postado por:Elisete Bohrer



+ Mais Informações ››››››

Pipoca com Raspas de Limão








Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga quente
1 1/2 colher (sopa) de cominho e pimenta
1 colher (sopa) de casca de limão ralada (sem a parte branca)
1/2 colher (sopa) de sal
Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque a pipoca pronta e regue com a manteiga.
Junte o cominho e a pimenta. Misture.
Adicione a casca do limão e o sal.
Mexa e sirva.
Fonte:Hora do Almoço


+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Programa Hora Luterana edição do dia 28 de maio de 2015

Programa Hora Luterana da Igreja Evangélica Luterana do Brasil da Congregação Bom Pastor de Três Palmeiras, apresentado pelo Pastor Robson Kaufmann.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal Da Liberdade Edição 1.274 do dia 28 de Maio de 2015

Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael smieski

Confira o que você vai ouvir:
*Senado aprova MP que muda regras do cálculo do fator previdenciário
*MEC adia prazo de renovação de contratos do Fies até 30 de junho
*Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos
*Mais de 3 milhões de pessoas participaram do Dia do Desafio no RS
*Traçado da Ferrovia Norte-Sul que ligará SC ao RS é definido
*REGIÃO - INICIAda A RECUPERAÇÃO DA ERS 404
*Trindade do Sul e Rondinha obtêm licença ambiental para sistemas de esgoto sanitário
*TRÊS PALMEIRAS - conferência intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada no município

E ainda você vai ouvir
A previsão do tempo completa
A cotação dos principais produto agrícolas
E as informações dos esportes


Postegam: Isael Smieski
+ Mais Informações ››››››

Comissão de Direitos Humanos promove discussão sobre Reforma Política

Debate foi solicitado pelo deputado Marcon para dar voz aos movimentos sociais que lutam por um sistema mais plural e democrático.
Na semana em que a Câmara dos Deputados começa a votar a reforma política, a Comissão de Direitos Humanos promoveu Seminário para discutir o tema. O debate foi requerido pelo Deputado Marcon (PT/RS), para dar voz aos movimentos sociais que lutam por um sistema mais plural e democrático.
Alguns projetos da reforma política, se aprovados, trarão consequências para os direitos humanos e para as minorias sociais, por isso a importância da discussão. Um dos objetivos do sistema eleitoral proporcional, que é como são eleitos os deputados no Brasil hoje, é garantir a representação de minorias. Isso estava ameaçado pela proposta de regra majoritária, a do “distritão”, que foi derrotada no Plenário.
Para o deputado Marcon, o financiamento de campanhas também implica nos direitos humanos civis e políticos. “Hoje, as empresas tem um peso grande em determinar quem será eleito, assim, a vontade do povo fica em segundo plano. Somado a isso, essas empresas ajudam alguns políticos a eleger-se, depois cobram a conta,” explicou o parlamentar.
Movimentos Sociais criticam reforma política
A representante da CUT, Rosane Bertoti, do MST, Marcos Araujo, e José Antônio Moroni, da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político afirmaram que a sociedade quer avanços para garantir um sistema eleitoral democrático, o que implica no fim do financiamento empresarial, cotas para mulheres, negros, índios e outras minorias. Para isso, os Movimentos Sociais defendem uma Constituinte Exclusiva.
Fonte:Guilherme Bertollo
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Constantina - missa Italiana

Ga sucesso nel di 20 de magio, giusto nel di dela imigrassion taliana nel Rio Grande do Sul, una messa pregada nel dialeto véneto, el nostro talian. La ze stata una gran celebrassion del prete João Manfro e del Grupo Ricordi Dela Itàlia. E nel sabo drio, el di 23, ei ga fato anca el 1º Filò e Pansa Piena, nela "Linha Savaris", un evento de molar el capel dea testa, chi ga cantà ze stato el Gruppo Italiani in Brasile, ma in verità una dósina de persone ga canta ensieme, come Jairo e Tais Manfrin, Volmir Marcon, Ari Martineli, so dona, so compagno e anca el Prete Jorge. Ve digo che non go parole per scrìvere qua la grandessa de questa festa.

Suito meto qua ancora ritrati, e ei altri tochi dea messa che ga mancà. Li soto ze tuti ei vìdi, varda la messa...
Per: Jaciano Eccher.


+ Mais Informações ››››››

Mais de 3 milhões de pessoas participaram do Dia do Desafio no RS

Nessa edição do Dia do Desafio, Três Palmeiras travou o confronto com a cidade de Calmon SC
Mesmo com chuva, mais de 3,3 milhões participaram, na quarta-feira (27) do Dia do Desafio no Rio Grande do Sul, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras. A 21ª edição do evento, que tem por objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, fez muitas pessoas se movimentarem ao longo do dia, por meio de corridas, caminhadas, aulas de ginástica, dança, futebol, etc.
Em Três Palmeiras, as atividades do Dia do Desafio aconteceram no interior do município, na cidade, nas escolas estaduais e municipais e também nos comércios, que param por 15 minutos para realizarem a prática de exercício físico.
O Rio Grande do Sul teve 100% dos municípios realizando atividades. No Brasil, um total de 1.951 cidades participou do DDD. A proposta é interromper a rotina da população e estimular a prática, por pelo menos 15 minutos, de qualquer exercício físico.
O evento, que acontece em todo o continente americano, propõe um confronto amigável entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Nessa edição do Dia do Desafio, Três Palmeiras competiu com a cidade de Calmon SC
O Sesc/RS realiza o Dia do Desafio desde 1997. No Rio Grande do Sul, foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

 Foto:PM T.P
Fonte:Rádio Guaíba
Edição:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

TRÊS PALMEIRAS - CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SERÁ REALIZADA NO MUNICÍPIO

De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, 2015 é o ano de realização da 5º Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), desta forma os municípios e estados se mobilizam para a organização desse importante processo. As etapas ocorrem num contexto de avanços significativos e de desafios para a implementação da política e consolidação do Sistema (Sisan).
Como parte desse processo o município de Três Palmeiras realiza no dia 11 de junho a 2° Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a qual deve abranger 15 municípios da região. Para organizar esse evento, reuniram-se no gabinete da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras, nesta segunda feira, dia 25, representantes dos municípios, para discutir a organização do evento que tem como lema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”
Objetivo de realizar a conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Politíca e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Participam da 2° Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Três Palmeiras os municípios de Rondinha, Entre Rios do Sul, Trindade do Sul, Ronda Alta, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Engenho Velho, Constantina, Rio dos Índios, Liberato Salzano, Sarandi, Alpestre, pontão, Cruzaltense e Nova Boa Vista.
Fonte:PM T.P
http://www.trespalmeiras.rs.gov.br/noticias/descricao/300
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Traçado da Ferrovia Norte-Sul que ligará SC ao RS é definido

Foi definido nesta quarta-feira (27) o traçado do trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul. A decisão foi tomada em reunião na sede da Valec, empresa pública de engenharia responsável pela obra. A Ferrovia Norte-Sul ligará Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões. As informações são do deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PP). “Ainda temos algumas etapas a cumprir, mas a definição do traçado permite agilizarmos a concretização deste sonho”, comemorou o parlamentar.
O sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conectando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.
Fonte:Do G1 RS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Trindade do Sul e Rondinha obtêm licença ambiental para sistemas de esgoto sanitário

Os municípios de Trindade do Sul e Rondinha,receberam licença ambiental emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para construção de sistema esgotamento sanitário. Juntos, os dois locais terão capacidade para beneficiar mais de 2 mil habitantes.
Em Trindade do Sul, foi autorizada a instalação do empreendimento, composto por rede coletora e estação de tratamento de esgoto (ETE), com capacidade de 432 m³ por dia. Já Rondinha recebeu a permissão para operação, nos mesmos moldes e capacidade de 207 m³ por dia.
Em ambos os projetos, o tratamento do esgoto sanitário deverá atender os padrões estabelecidos pelas resoluções do Consema nº 128/2006 e nº 129/2006 e dimensionamento para vazão máxima.
Texto: Neemias Freitas/Fepam
Edição: Cristina Lac/CCom 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

SES reforça importância da vacinação contra a gripe na Região até 5 de junho

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, fez, nesta quarta-feira (27), uma análise dos números da campanha de vacinação contra a gripe, prorrogada até o dia 5 de junho. O Estado registra 72% de cobertura vacinal e, até o momento, a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), na Região Sul, apresenta uma cobertura de 61,39%, o menor percentual entre as 19 coordenadorias.
Por isso, Gabbardo está conclamando a população dos grupos prioritários dos municípios que integram a 3ª CRS para comparecerem aos postos de saúde em busca da imunização contra a gripe. A vacina leva no mínimo 15 dias para fazer efeito, sendo necessário que a vacinação seja feita antes do início do inverno?, alerta o secretário.
O Ministério da Saúde, que orientou para a prorrogação da campanha de vacinação em todo o país, mantém a meta de imunizar 80% da população dos seguintes grupos de risco: crianças de 6 meses a 5 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas e idosos. A vacina também é dirigida aos portadores de doenças crônicas.
A 3ª CRS abrange 22 municípios: Amaral Ferrador; Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
Texto: Andréa Menezes/SES
Edição: Cristina Lac/CCom
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 748 do dia 28 de maio de 2015

Ouça nesta edição:
DNIT retoma interrupções de pista em Cristal;
70 mil eleitores perderam seus títulos de eleitor no RS;
ONU convoca o Brasil para se r o principal provedor de alimentos do planeta;
Nova lei para a venda de carros e motos começou a valer nesta segunda feira;
Senado aprova MP que restringe acesso a seguro-desemprego e abono salarial.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!