sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Temperatura cai em sábado instável no RS

No domingo, ingresso de massa de ar mais seco provoca melhora no tempo

Frente fria deixa o tempo instável em todo o Rio Grande do Sul, neste sábado. Conforme a MetSul Meteorogia, o calor cede amanhã. No domingo, ingresso de massa de ar mais seco e frio proporciona a melhora do tempo.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras- Tempo se preparando para chover









Fotos:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três servidores da Secretaria de Obras do RS pedem afastamento

Secretário adjunto e dois diretores terão que responder à sindicância

Após reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, o titular da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, secretário Luiz Carlos Busato, anunciou que três servidores investigados pela operação Kilowatt pediram afastamento dos cargos: o secretário adjunto da pasta, Germano Dalla Valentina (PTB); o diretor-geral da secretaria, Eli Pegoraro (PTB); e o diretor de Obras Públicas, Odir Baccarin.
O Governo já tinha conhecimento das denuncias de irregularidades


Busato informou ainda que será aberta uma sindicância para apurar o suposto envolvimento dos servidores em irregularidades. Uma comissão composta por um procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGR), um auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e três servidores da secretaria  – um advogado, um engenheiro e um arquiteto –  terão 30 dias para apurar as denúncias.

“A minha ideia era deixar o governo no mês de dezembro, mas só vou sair depois que todas as denúncias forem esclarecidas. Tenho uma vida pública e neste processo entrei como vítima. Se houver irregularidades tudo será verificado”, destacou Busato. Ele informou ainda que o nome do auditor do TCE, João Carlos Almeida Santos, será sugerido ao governador Tarso Genro, em reunião na segunda-feira, para que assuma como secretário adjunto da pasta.

Nessa quinta já haviam sido afastados outros três servidores da pasta, que estão entre os oito presos pela Policia Civil. A Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investigava há um ano três empresas de engenharia por superfaturamento e pagamento de propina a servidores públicos. As empresas são suspeitas de receberam recursos públicos e não efetuarem as obras ou utilizarem materiais de qualidade inferior, como não substituição de telhados e não substituição de madeiramentos. Apesar de de serem apenas seis os trabalhos investigados, essas empresas têm pelo menso 60 obras contratadas com o governo do Estado.




Fonte: Claudio Isaías / Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

A cada quatro dias, uma mulher é assassinada pelo companheiro no Estado

Pelo menos 90 mulheres foram mortas, no ano passado, conforme dados da polícia

O nascimento da Patrulha Maria da Penha, que monitora vítimas de violência doméstica, e a criação da Rede Lilás, destinada às mulheres e meninas em situação de risco, foram insuficientes para estancar homicídios passionais no Estado.

No ano passado, uma mulher foi morta a cada quatro dias pelo companheiro no Rio Grande do Sul.
Os números da brutalidade cometida quase sempre entre quatro paredes ainda não estão consolidados, mas 2013 deve ultrapassar os 90 homicídios, conforme dados da Delegacia da Mulher. Em 2012, foram 99 mulheres assassinadas.

São milhares as agressões praticadas contra mulheres — apenas Porto Alegre teve registro de 13 mil ocorrências nos últimos 12 meses. Mesmo assim, nem todas conseguem encerrar relacionamentos perigosos. Entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, mulheres reataram com maridos violentos na metade dos 80 casos acompanhados pela Patrulha Maria da Penha, na Capital.

— Quem sofre não é somente a mulher, mas todo o ciclo familiar. A violência doméstica produz o homem que vai sair na rua para roubar e matar — alerta a titular da Delegacia da Mulher no Estado, delegada Anita Maria Klein da Silva, que capitaneou o envio de um veículo de atendimento móvel específico a seis praias do Litoral Norte durante o veraneio.

De acordo com a titular da Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Ariane Leitão, iniciativas foram adotadas para frear os assassinatos passionais. Uma delas foi a reestruturação do Centro de Referência Vânia Araújo, principal porta de entrada para a Rede Lilás, que consiste em um trabalho integrado entre diversas secretarias, Ministério Público, Poder Judiciário, Brigada Militar e Polícia Civil.

— Só vamos conseguir a redução dos homicídios com esse trabalho articulado em rede — diz Ariane.
Este ano, a SPM deve receber mais quatro viaturas exclusivas para a Patrulha Maria da Penha e reaparelhar coordenadorias de atendimento à mulher em pelo menos 50 municípios.

Aprovado na Assembleia, o projeto que prevê a colocação de tornozeleiras em agressores e o uso de um dispositivo eletrônico ligado a uma central, que pode ser acionado em situação de perigo, deve ser sancionado em janeiro. A tecnologia usada para manter a distância definida pela medida protetiva está sendo formatada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Os modelos devem ser utilizados junto à leva de mais 5 mil tornozeleiras a serem adquiridas neste ano.


PREVENÇÃO

Iniciativas ainda não conseguiram estancar homicídios

Observatório da Violência contra a Mulher

- Criado dentro da Divisão de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública, conta com uma equipe de técnicos para fazer levantamento e análise dos índices de violência contra a mulher. O grupo realiza o levantamento de cada ocorrência envolvendo mulheres, enfocando nos seguintes crimes: ameaça, lesão corporal, estupro, homicídio e homicídio tentado.

Patrulha Maria da Penha
 - A patrulha visa a acompanhar os casos de violência contra mulheres e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas. Os policiais visitam os endereços e verificam se as mulheres têm sofrido ameaças ou recebido visitas do agressor, podendo este receber voz de prisão. Em Porto Alegre, é feita nos Territórios da Paz.

Rede Lilás
- Articulações junto às instituições de segurança, saúde, educação e assistência social, entre outros, visando atender às mulheres e meninas em situação de violência. Enfrentamento ao analfabetismo e aproximação ao mercado de trabalho. A central atende pelo telefone 0800-541-0803.

Metendo a colher
- Combate casos de reincidência de violência contra a mulher. A ideia é conscientizar os agressores enquadrados na Lei Maria da Penha de que a segurança pública irá monitorá-los, mesmo em liberdade, além de educá-los para que não voltem a agredir. O trabalho começa dentro das penitenciárias, com entrevistas traçando o perfil do agressor, e prosseguem após sua saída, mediante acompanhamento de diversas entidades, entre elas Ministério Público e Judiciário.

Ciúme fatal em números
50% dos assassinatos são cometidos pelo marido ou companheiro.
25% são cometidos por ex-companheiros.
83% dos crimes ocorrem dentro de casa.
50% dos casos, o motivo principal do homicídio é a separação.

Fonte:Zero Hora
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Inflação oficial fecha 2013 com alta de 5,91%, aponta IBGE

Resultado ficou acima da média do governo de 4,5%

O indicador que mede a inflação no país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano de 2013 em 5,91%. O dado foi divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado ficou acima do centro da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%. Em 2012, a inflação oficial fechou o ano em 5,84%.

O crescimento da inflação em 2013 refletiu no preço de produtos e serviços do grupo alimentação e bebidas em todas as regiões, que subiu 8,48%. A alimentação é uma das maiores fontes de despesas e consome cerca de 30% do orçamento das famílias brasileiras.

No mês de dezembro do ano passado, o IPCA ficou em 0,92% – acima da taxa registrada em novembro (0,54%) e é o maior IPCA mensal desde abril de 2003, quando acresceu 0,97% em um mês. Em dezembro de 2012, o IPCA ficou em 0,79%. O aumento no preço dos combustíveis, em novembro, e das passagens aéreas pressionaram o indicador mensal, de acordo com o IBGE.

Fonte: Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 10 de janeiro de 2014

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

RECEITA DO CARRETEIRO DAS 18:00 HORAS

INGREDIENTES

1 - 244 pedaços de carne bovina (976 gramas cortado em pedaços pequenos).
2 - 104 pedaços de cebola (2 cebolas grandes cortados em pedaços grandes).
3 - 372 pedaços de tomates (6 tomates grandes cortados em pedaços grandes).
4 - 44 gotas de óleo de soja (1 colher de sopa).
5 - 63.616 grãos de arroz (4 xícaras).
6 - sal a gosto.
7 - tempero verde a vontade.
8 - água quantidade suficiente para dar o ponto.

Modo de fazer
Em uma panela grande coloque o óleo e a carne salgada a gosto para fritar adicione os tomates e a cebola, espere atá amolecer os tomates e a cebola, acrescente o arroz e a água, e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo seguidamente para não grudar na panela, quando estiver quase pronto acrescente os temperos verdes, abafe e teixe terminar o cozimento.
Sirva exatamente as 18:00, rende 8 porções na Rádio Comunitária Liberdade,
Antes de começar o preparo analise a sua equipe, e adeque a receita as suas nescidades.
Bom apetite!
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Encerram-se hoje as matrículas e rematrículas para o ano letivo 2014

Hoje é o último dia para fazer as matrículas e rematrículas para o 1º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, matrículas na Educação de Jovens e Adultos e transferências, na Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato de Três Palmeiras, o atendimento hoje  na escola é no  turno  da manhã e tarde, todos os interessados deverão trazer consigo  a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento.

Texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Secretário da Cultura visita bibliotecas e Pontos de Cultura na região Médio Alto Uruguai

A partir da segunda-feira (13) o secretário de Estado da Cultura (Sedac), Assis Brasil, faz um roteiro pelos municípios da região do Médio Alto Uruguai que foram contemplados nos editais da Sedac para   modernização de Bibliotecas Públicas e dos Pontos de Cultura.
A visita inicia em Frederico Wetsphalen, que recebeu R$ 55 mil para modernização de sua biblioteca pública. Depois o secretário segue para Alpestre, Pinheirinho do Vale e Vicente Dutra, municípios com projetos já aprovados para modernizar suas bibliotecas.
A interiorização cultural continua nos Pontos de Cultura em Tenente Portela, na região Celeiro e Nonai, no Médio Alto Uruguai. Os dois municípios tiveram Pontos de Cultura selecionados no edital da Sedac. Em Nonai serão dois Pontos de Cultura indígena e em Tenente Portela um de cultura indígena e um de oficinas de teatro.
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

4ª Festa da Uva e da Agricultura Familiar

Neste final de semana, dia 11 e 12 de janeiro de 2014, acontece em Três Palmeiras a  4ª Festa da Uva e da Agricultura Familiar, todos os produtos que vão estar na feira,  são  produtos produzidos no nosso município. 


Confira a programação do  do Sábado dia 11 de janeiro de 2014

- 19:00 horas = Recepção pela Comissão, Soberanas e Autoridades;
- 19:30 horas = Abertura do ginásio Municipal para visitações dos espaços dos expositores da Agricultura Familiar com degustação de salame, copa, queijo, vinhos, licores, cachaças, uvas, pêssegos, ameixas entre outros produtos;
- 20:00 horas = Abertura Oficial;
-20:40 horas = Apresentação dos setores produtivos do nosso município ;
- 21:00 horas  = Jantar Típico Italiano com o seguinte  cardápio: Massas temperadas com: salame e rúcula, miúdos, frango, tortei, sacotini, Mini pastel, galeto assado, costela de suíno frita, salame cozido, pien, polenta, saladas diversas e pão e com acompanhamento de uvas, vinhos e chopp de vinho;
22:00 horas = Show com Valdir Anzolin, Coral Municipal Italiano, CTG Coxilha das Palmeiras, Gruppo Italian In Brasile, Grupo de Danças típicos.

Programação do Domingo dia 12 de janeiro de 2014

- 14:00 horas = Abertura do Ginásio Municipal para visitações dos expositores da Agricultura Familiar;
- 15:00 horas = II Etapa das Olimpíadas Coloniais;
- 17:00 horas = Show com a Banda Terceiro Ato e Gruppo  Italian In Brasile.

Realização Governo Municipal de Três Palmeiras


Participe e prestigie este grandioso evento!

Texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Prazo para inscrição no Sisu se encerra nesta sexta-feira

Estudantes que disputam vagas em universidades públicas concorrem com nota do Enem

Os candidatos que buscam uma vaga em instituições públicas de Ensino Superior do País têm prazo até as 23h59min desta sexta-feira (horário de Brasília) para fazer a inscrição on-line no endereço eletrônico do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Até o final da tarde de ontem, o número de inscritos no Sisu somava 2.188.560; e o total de inscrições atingia 4.247.729, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso no sistema.

Minas Gerais é o estado que apresenta, até agora, o maior número de inscritos: 253.473; seguido de São Paulo (246.045); Rio de Janeiro (195.600); Bahia (164.183); e Ceará (160.748). O Rio Grande do Sul está em 8º lugar, com 88.881 inscrições. Nesta primeira edição de 2014, o sistema unificado oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de Ensino Superior no Brasil. Neste processo, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado do Enem 2013, sem que tenha tirado zero na Redação. A classificação parcial e a nota de corte devem ser consultados pelos candidatos ainda hoje, a qualquer hora do dia, on-line, na página do Sisu.

O endereço eletrônico do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para que os candidatos acessem informações e dados, verifiquem concorrências, notas de corte e realizem suas inscrições é o http://sisu.mec.gov.br.
Concorrência é maior entre cotistas

O resultado parcial das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) indica que a concorrência entre candidatos optantes na Lei de Cotas ou em Ações Afirmativas permanece mais acirrada do que a de ampla concorrência.

Segundo o balanço do MEC, pela Lei de Cotas, a relação é de 25 candidatos por vaga. Na ampla concorrência, a proporção é de 23 por vaga. Nos dados da última quarta-feira, o registro era de 22 candidatos por vaga na Lei de Cotas; e de 21 por vaga, na ampla concorrência. Nas Ações Afirmativas das instituições de Ensino, ontem eram 24 inscritos por vaga; e, no dia anterior, 21.

Esta edição do Sisu tem 44% das vagas destinadas a Ações Afirmativas. Das 171 mil vagas ofertadas pelo programa, 37,4% são destinadas à Lei Federal de Cotas, que, neste ano, prevê o preenchimento de, pelo menos, 25% das vagas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escola pública. E, além disso, 6,5% são para Ações Afirmativas próprias das instituições de Ensino.

Até agora, a Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista das dez instituições mais procuradas, com 211.804 inscritos. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em seu primeiro ano no sistema, está em segundo lugar, com 156.571.

A maioria dos inscritos (52,8%) está na faixa etária entre 18 e 24 anos; 24,1% têm até 17 anos; 11,5% estão entre 25 e 30; e 11,6% têm mais de 30 anos.

Dados do Sisu:
• Nesta edição do Sisu, 37,4% das vagas são destinadas à Lei das Cotas; e 44% são reservadas para as Ações Afirmativas.
• Na Lei das Cotas, a relação é de 25 candidatos por vaga; e na ampla concorrência, 23 por vaga.
• A Universidade Federal do Ceará lidera a lista das dez mais procuradas no sistema unificado.
• A maioria dos inscritos neste Sisu (52,8%) está na faixa etária entre 18 e 24 anos de idade.

Fonte: Correio do Povo
Fonte:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Anvisa suspende fabricação e venda de tinta para tatuagem

Agência determinou apreensão e inutilização dos produtos da marca Supreme

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todas as tintas para tatuagem da marca Supreme, fabricadas por Tseva Indústria e Comércio de Tintas Artísticas Ltda.

O texto também determina a apreensão e a inutilização dos produtos em todo o território nacional. De acordo com a publicação, foi constatada fabricação e comercialização irregular das tintas para tatuagem que, segundo a Anvisa, não têm registro ou autorização de funcionamento.

Fonte: Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Polícia alerta para infestação de piranhas no rio Uruguai

A Polícia Ambiental emitiu alerta, ontem ,quinta-feira, para que banhistas evitem o Rio Uruguai nas proximidades da usina hidrelétrica de Machadinho, divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O patrulhamento teria detectado infestação de piranhas na área, durante operação para combater a pesca ilegal.

O animal é carnívoro e agressivo, podendo atacar humanos. Segundo os técnicos, até o fim de janeiro, período de reprodução dos peixes, o número de ocorrências com piranhas aumenta.

Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras- Previsão do tempo para hoje e para o final de semana

 Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada , porém não se descarta risco de chuva forte já que a atmosfera está muito aquecida e instável ,está  é a previsão do tempo para o dia de hoje em Três Palmeiras, as temperaturas vão variam entre 19C° e 30C° e tem probabilidade de 4mm de chuva.

Para o  final de semana a previsão será de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, para o sábado tem previsão de apenas 8mm de chuva e as temperaturas vão oscilar entre  19C° e 29C°, para domingo as temperaturas variam, a mínima deverá  ficar em 20C° e a máxima em 24C° com possibilidade de 17mm de chuva, mas nada que vá atrapalhar à 4ª Festa da Uva e da Agricultura Familiar que acontece neste final de semana em Três Palmeiras.


Foto, texto e postagem:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Sol aparece, mas RS deve ter pancadas de chuva em vários pontos

 Sexta-feira manterá sensação de calor, mas menos intensa que outros dias da semana
O sol aparece com nuvens nesta sexta-feira na maioria das regiões gaúchas, entretanto a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Há chance de pancadas de chuva na maior parte do Estado, especialmente da tarde para a noite. Em pontos do Sul e do Oeste, contudo, já pode chover entre a madrugada e de manhã.

Há o risco de chuva forte isolada e de temporais muitos localizados por conta da atmosfera muito aquecida e instável. O calor segue, mas a temperatura sobe menos do que na quinta-feira em muitas cidades em razão das pancadas à tarde.

As mínimas devem atingir 15°C em São José dos Ausentes e 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem alcançar 35°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 34°C.

Capital registra pouquíssima chuva


O quadro é, tecnicamente, de estiagem em Porto Alegre. A última ocorrência de chuva em superior a 10 milímetros, no Jardim Botânico, foi em 5 de dezembro (31,4 mm). Entre o dia 6 e 8, a precipitação somou apenas 20,4 mm no local. Com chuva tão escassa, o calor extremo e a forte insolação, incêndios em vegetação se proliferaram e a grama virou palha (foto) por toda a cidade.

Apesar disso, o nível do Guaíba não é baixo. Estava em 0,79 metro nesta quinta, muito pela chuva nas bacias dos rios que desembocam no delta. No fim da tarde, choveu em alguns bairros, mas pouco. Novas pancadas podem ocorrer ao longo do fim de semana na Capital, com chance de volumes, enfim, mais altos entre sábado e domingo.

A próxima semana reserva nova chance de chuva na Capital. Parece cada vez mais perto o fim do jejum de um temporal de verão com grandes volumes. 


Fonte: Metsul
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/