terça-feira, 20 de junho de 2017

Saúde confirma primeiro caso de microcefalia associado ao vírus da zika contraído no RS

Mosquito Aedes aegypti é o trasmissor do zika vírus
(Foto: John Eisele/Colorado State University Photography)
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta terça-feira (20), o primeiro caso de microcefalia em decorrência do vírus da zika contraído no Rio Grande do Sul. De acordo com a pasta, o caso estava sendo monitorado desde a gestação, quando a mãe apresentou um quadro da doença.

A paciente reside em Ijuí, no Noroeste, e não viajou para fora do estado, o que caracteriza o caso como autóctone, ou seja, contraído em solo gaúcho. Segundo a secretaria, a criança está recebendo atendimento de reabilitação por meio da Linha de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Como havia a suspeita desde o nascimento, em julho de 2016, a criança passou a ser acompanhada pelo sistema de saúde do estado.

Exames clínicos e radiológicos foram realizados pelo Sistema de Informação sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e indicaram alterações compatíveis com a síndrome congênita do vírus da zika.

O Laboratório Central do Estado (Lacen) também confirmou, por testes laboratoriais, que a mãe adquiriu o vírus durante a gestação.

A secretaria informou ainda que o Rio Grande do Sul apresentava dois casos de microcefalia associados ao zika, nos municípios de Cachoeira do Sul e Esteio. Porém, em ambos os casos, o vírus havia sido contraído pelas gestantes fora do estado.

Fonte:G1RS
+ Mais Informações ››››››

Bioquímico é condenado a 54 anos de prisão pela morte da mulher e do filho de cinco anos

Julgamento de bioquímico durou dois dias (Foto: Cristine Fogliati/TJRS)
Foi condenado a 54 anos e 8 meses de prisão o bioquímico Ênio Luiz Carnetti, acusado de matar a mulher e o filho em Porto Alegre. A acusação é de duplo homicídio triplamente qualificado. O crime ocorreu em 2012, na casa onde a família morava no bairro Tristeza, na Zona Sul da capital.

Conforme a decisão do Tribunal do Júri, Ênio foi condenado a 22,8 anos pela morte da esposa e a mais 32 anos pelo assassinato do filho.

O julgamento iniciou na segunda-feira (19) e foi retomado na manhã desta terça (20), com as teses do Ministério Público e do advogado de defesa, Fabrício Guazzelli Peruchin. O réu não estava presente na hora do veredito, lido pela juíza Taís Culau de Barro.

No primeiro dia, ele também não quis acompanhar a sessão, que durou cerca de 11 horas, e foi levado novamente para a Cadeia Pública (novo nome do Presídio Central), onde cumpre pena em uma cela especial.

Márcia Calixto e Matheus, à época com 39 e cinco anos, respectivamente, foram encontrados mortos em casa, na manhã de 26 de julho de 2012. Os corpos tinham marcas de golpes de faca.

No local, a Polícia Civil encontrou bilhetes deixados pelo suspeito, que relatavam uma suposta traição da mulher. Após os crimes, o bioquímico ainda tentou se matar e foi encaminhado sob custódia ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) para, depois, ser preso.

A defesa do acusado chegou a alegar que ele estaria sob surto psicótico, conforme parecer de médico particular. Essa discussão sobre a sanidade mental do acusado teria atrasado o andamento do processo. Em julho de 2014, um laudo emitido pelo Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) atestou a "normalidade" de Ênio.

Relembre o caso

Meses após o crime, o Ministério Público denunciou, em agosto de 2012, à 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre, Ênio por duplo homicídio triplamente qualificado.

Responsável pela denúncia, a promotora Lúcia Helena de Lima Callegari adicionou mais um agravante aos dois que já constavam no inquérito policial: além de motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa das vítimas, os crimes teriam sido cometidos mediante meio cruel.

De acordo com a promotora, o bioquímico teria matado a mulher e o filho motivado por "ciúme e desejo de vingança". Além disso, o crime teria sido cometido com instrumento cortante enquanto ambos estavam dormindo e alguns golpes aplicados no corpo das vítimas foram não letais, com intuito de causar dor e sofrimento.

Após os crimes, o bioquímico ainda tentou se suicidar duas vezes, primeiro com golpes de faca e depois ao se jogar da ponte do Guaíba, na BR-290.

Fonte:G1RS
+ Mais Informações ››››››

Brique da Liberdade - Vende-se Gol Trend 2008 Completo

Este espaço está destinado para divulgação de objetos que estão a venda por seus proprietários pelo programa "BRIQUE DA LIBERDADE".

Nota: A ACCLTP não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.


VENDE-SE VEÍCULO GOL TREND 1.0 ANO 2008 COMPLETO, INTERESSADOS TRATAR COM EVANDRO DA FRUTEIRA PELO TELEFONE 054 99624 1957

Até: 04-07-2017

Nota: A ACCLTP (Rádio Comunitária Liberdade) não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.
Visite nosso Blog e fique bem informado CLIQUE AQUI 
+ Mais Informações ››››››

Ao completar 9 anos, Lei Seca não impede que motoristas dirijam alcoolizados

Entre 2015 e 2016 ocorreu aumento de 32%, em apenas um ano | Foto: PRF / Divulgação / CP memória
Há nove anos, em 19 de junho de 2008, foi sancionada a Lei 1.705, a Lei Seca. Mesmo após a proibição de associar álcool e direção, para muitos brasileiros beber e dirigir ainda é uma prática. Em 2016, 7,3% da população adulta das capitais brasileiras declararam que bebem e dirigem. No ano anterior, o índice foi de apenas 5,5%. Um aumento de 32%, em apenas um ano, segundo os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, por inquérito telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito caiu mais de 11% em todo o país. Em 2015, 38.651 pessoas foram vítimas do trânsito, contra 43.780 óbitos registrados no ano anterior. Há, no entanto, diferenças regionais, enquanto os estados de São Paulo, com 1.169 óbitos registrados, o Rio de Janeiro, com 709, e a Bahia, com 472, apresentaram a maior redução de mortes no trânsito, Paraíba, com 62 mortes, Sergipe, com 39 e Roraima, com 18, tiveram aumento no número de óbitos.

Para o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Pastor Willy Gonzales Taco, especialista em trânsito, em quase dez anos de Lei Seca, infelizmente, mudou pouco o comportamento das pessoas. “Apesar da lei, de campanhas, ainda há um processo lento em se fazer transformações no comportamento das pessoas”, disse. “A lei é um instrumento que leva a refletir sobre a vida das pessoas. Muitos acidentes que acontecem são inconcebíveis. As pessoas tinham formação, tinham conhecimento amplo”.

Ao longo dos anos, a Lei Seca foi ficando mais rígida, com atualização do valor da multa e outras penalidades. Atualmente o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito a multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

Para o delegado de Polícia Civil e professor de Direito Penal do Centro Universitário Marcelo Zago, as pessoas ainda estão se adaptando à nova realidade. “Tem sido feita uma campanha de reeducação progressiva. Quando a lei vem severa em pouco espaço de tempo pode ocorrer um fenômeno que é o de ela não pegar”. Segundo ele, é questão de tempo. Ele compara a situação ao uso do cinto de segurança, que na década de 1980 era inconcebível e hoje todos usam. “Daqui a 15, 20 anos, vamos olhar para trás e ter a mesma atitude com as bebidas. Será inadmissível beber e dirigir”.

Publicidade e fiscalização

Segundo a coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), especialista em dependência química, Erica Siu, houve redução dos acidentes e mortes depois da Lei Seca e isso traz benefício para a população como um todo. No entanto, disse, ainda falta fiscalização. “Precisa ser constante. Em períodos mais propensos, como o carnaval, as férias, festas, as campanhas prevalecem. Elas deveriam ocorrer o ano todo”, defendeu. “As pessoas não podem apenas evitar blitz, mas em evitar acidentes, evitar mortes”, disse.

De acordo com a coordenadora, não existem níveis seguros de consumo e nem mesmo um período exato que a pessoa possa dirigir após beber. “O álcool tem efeito variável em cada pessoa. Pode parecer que não tem efeito nenhum, mas na verdade tem. Quando se ingere uma pequena dose, há estudos que mostram que há efeito na coordenação motora e nos reflexos. Varia se a pessoa comeu ou não, varia de acordo com a idade”.

As campanhas de conscientização, assim como a fiscalização, são feitas tanto a nível nacional quanto local. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta desenvolve, desde 2010, uma ação nos pontos com maiores problemas e maior fiscalização, principalmente no que se refere ao álcool e direção e à velocidade excessiva e ou inadequada.

O programa Vida no Trânsito, segundo o ministério, ressalta a importância da articulação do setor saúde com o trânsito no cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos componentes da vigilância, com informação qualificada, monitoramento das lesões e mortes e fatores de risco, prevenção e cuidado pré-hospitalar, hospitalar e de reabilitação ofertado às vítimas. O programa é praticado em cinco capitais do país: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina. A partir de 2013, foi implantado nas demais capitais, e em alguns municípios, como Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), São José dos Pinhais (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

Distrito Federal

No Distrito Federal, dados da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito mostram que, nesses nove anos da Lei Seca, 93.152 condutores foram autuados por dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. Desses, 9.240 foram presos em flagrante por apresentarem concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

No DF, estudo elaborado pela Gerência de Estatística do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) aponta que houve redução de 37% no número de óbitos ocorridos entre 20 de junho de 2016 e 11 de junho de 2017, quando ocorreram 314 mortes, em comparação ao período de 20 junho de 2007 a 19 de junho de 2008, com 500 mortes. “São 864 vidas poupadas ao longo desses nove anos, um número bem expressivo”, informou o órgão.

Segundo o Detran-DF, a intensificação das operações de trânsito nos dias e nos horários com maior quantidade de ocorrências também contribuiu com a redução de acidentes. Nesse último ano, por exemplo, comparado ao ano anterior à vigência da Lei Seca, foi registrada uma queda de 46% em acidentes fatais nos fins de semana e de 38% nos horários mais críticos, das 18h às 23h59min.

+ Mais Informações ››››››

Receita Federal alerta para golpe da regularização de dados cadastrais

Receita Federal alerta para golpe da regularização de dados cadastrais | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP Memória
A Receita Federal faz um alerta para um novo tipo de golpe realizado por meio dos Correios, e não por e-mail, o que é mais comum. Nesse golpe, o contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Na correspondência há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. Porém, o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita.

"Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado", alerta a Receita.

A Receita Federal adverte ainda que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do órgão - idg.receita.fazenda.gov.br. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar os dados pessoais, bancários e fiscais do contribuinte.

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal no seu estado.

+ Mais Informações ››››››

Inverno 2017 no RS será menos intenso, aponta Metsul

Episódios de frio intenso devem ser mais pontuais
 | Foto: Alina Souza
A estação mais fria do ano, o inverno, começa oficialmente à 1h24min da madrugada desta quarta-feira. No Rio Grande do Sul a tendência é, segundo a Metsul, de um inverno menos frio, na comparação com 2016. As temperaturas devem ficar próximas ou acima da média durante a maior parte da estação. Episódios de frio intenso, com marcas negativas e formação de geada devem ser mais pontuais. A marca dos dias deve ser de tarde agradáveis com frio à noite. Além disso não estão descartadas jornadas de temperatura alta com possibilidade de alguns episódios de calor mais forte, especialmente entre agosto e setembro.

Os fenômenos El Niño e La Niña, aquecimento e resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, respectivamente não devem interferir de forma significativa este ano. No decorrer da estação espera-se que prossiga este cenário no Pacífico sem os fenômenos de grande escala, conforme a meteorologista da MetSul Meteorologia Estael Sias.

A chuva no inverno de 2017 deve apresentar grande variabilidade regional sem excessos generalizados como em 2015, ano de Super El Niño. Haverá regiões do Estado que vão terminar o inverno com chuva abaixo da média enquanto outras regiões gaúchas tendem a ter precipitações próximas ou acima da média. Este ano, é provável que bloqueios atmosféricos sejam mais freqüentes, o que deve levar a períodos de tempo mais seco e temperatura acima da média com chuva concentrada mais ao Sul do Estado.

Jornadas mais frias

As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul e que são responsáveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado. Quando o frio está acompanhado de um ciclone potente, é comum os gaúchos terem o vento Minuano, sensação térmica negativa, minimas muito baixas, geada ampla e em alguns casos neve. Ocorre que mesmo no inverno são normais dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro.

Transição do outono

A transição de períodos amenos ou quentes para frios pode se dar bruscamente com alto risco de tempo severo na forma de temporais com vento forte e granizo, especialmente se estiver presente um fenômeno conhecido como corrente de jato de baixos níveis, que traz ar quente e vento Norte com forte intensidade antecedendo a chuva e os temporais. Essas correntes de vento quente a cerca de 1500 metros de altitude são comuns horas antes da chegada de frente fria intensa associada a um grande ciclone. Em agosto cresce o risco de granizo e setembro tem uma maior propensão a vendavais fortes. O Rio Grande do Sul tem histórico até de tornados graves no inverno, especialmente na Serra.

O último dia do outono teve temperatura de 5ºC abaixo de zero no Rio Grande do Sul e a primeira mínima negativa de 2017 foi registrada ainda no fim de abril. O outono teve duas ocorrências de neve, a maior em 9 de junho e uma inexpressiva em 19 de junho. Neste ano, a temperatura ficou mais perto do normal no Rio Grande do Sul durante o outono e não repetiu a estação extremamente fria de 2016 que fugiu muito aos padrões históricos. Em 2017, o outono no Estado anotou 5 dias com temperatura negativa. No mesmo período do ano passado foram 24 dias.

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1258, do dia 21 de Junho de 2017

Edição 1258, do dia 21 de Junho de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Bebês com Down recebem tratamento especial com ajuda no estado.

· Mais de 1,5 milhão de jovens já fizeram alistamento militar.

· Comissão do Senado rejeita Reforma Trabalhista.

· Mais de 3,3 milhões de crianças trabalham ilegalmente no Brasil.

· Fumar prejudica produção gene que protege artérias, de acordo com estudo.

· Inverno 2017 no RS será menos intenso, aponta Metsul.
+ Mais Informações ››››››

Padrasto é suspeito de estuprar e engravidar enteada em Soledade

Conselho registrou a ocorrência e encaminhou para Polícia Civil 
Foto: Dionatan Lamonato/Rádio Cristal
A Polícia Civil de Soledade está investigando o caso da adolescente de 14 anos, grávida de oito meses, que teria sido abusada pelo padrasto em Soledade.

O fato foi acompanhado pelo Conselho Tutelar de Soledade quando a mãe da adolescente chegou até a sede do órgão para registrar o fato.

Como se tratava de um crime, os conselheiros ouviram a mãe e a adolescente e encaminharam diretamente para a Polícia Civil de Soledade.

De acordo com o conselheiro Getúlio Prates Muniz, a mãe chegou até o Conselho com a sua filha de 14 anos e um outro filho de dois.

Lá, a mãe relatou que recentemente notou diferenças comportamentais com a filha de 14 anos e ao questioná-la, a menina teria afirmado que estava grávida e, quando perguntada quem seria o pai, a adolescente teria dito que seria seu padrasto.

A mãe, ainda conforme o conselho, informou que o padrasto teria confirmado para ela a relação sexual sem consentimento da adolescente.

Segundo a mãe, eles estariam juntos desde o primeiro ano de idade da adolescente abusada e tem outros três filhos. A mulher enfatizou que o homem ficava em casa com as crianças e trabalhava em empregos temporários.

A própria criança teria confirmado para o Conselho Tutelar que de um ano pra cá o padrasto começou a abusar sexualmente dela, mas os abusos teriam começado antes.

O padrasto deverá ser ouvido ainda nesta terça-feira, 20/06, pela Polícia Civil. A adolescente teria confirmado que não manteve relações sexuais com outro homem, e portanto, o padrasto seria o pai da criança. A mãe teria pedido o afastamento do homem de sua casa.

+ Mais Informações ››››››

BR 282 em São José do Cerrito é liberada em meia pista apenas para automóveis



A PRF informa que o quilômetro 253 da BR 282 foi liberado precariamente em São José do Cerrito a partir de hoje. A liberação, em sistema “siga e pare”, é válida somente para veículos leves e foi promovida pelo DNIT.
No entanto, ainda há bastante material sobre a pista e esta possui um desnível importante. Dessa forma, o trânsito no local deve ser evitado. A passagem de ônibus ou caminhões não está autorizada.

A liberação completa da pista ainda não possui previsão e o local ainda está sob observação, podendo vir a ser fechado em caso de piora das condições.

Assessoria/PRF
+ Mais Informações ››››››

BR 116 em Monte Castelo será interditada na tarde desta terça


A PRF e a Autopista Planalto Sul informam que a rodovia BR 116 ficará totalmente interditada em Santa Catarina na tarde desta terça-feira dia 20/06 das 13h às 15h. A interdição será nos seguintes pontos: Pista Sul nos Km 99 e Km 114; Pista Norte no Km 119,5.

O motivo da interdição é a realização de serviços de terraplanagem, que por segurança demandam o bloqueio total da rodovia. A PRF Orienta os usuários que programem a viagem e obedeçam a sinalização.

Para maiores informações, ligar no 0800 6420116, acessar o perfil da concessionária no Twitter @Arteris_APS ou pelo site www.autopistaplanaltosul.com.br.

ALTERNATIVAS SENTIDO NORTE

1) Acessar Km 245 (em Lages) para seguir até a BR 101 via BR 282

2) Acessar Km 184 (em São Cristóvão do Sul) para seguir via BR 470

ALTERNATIVAS SENTIDO SUL

1) Acessar a BR-280 no km 12 (em Mafra) e seguir até Porto União, desviando para a SC-350 e retornando no km 133

2) Acessar a SC-477 no km 60 (em Papanduva) e seguir até Canoinhas, desviando para a BR-280 até Porto União e posteriormente para a SC-350 e retornando no km 133.

Assessoria/PRF/SC
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 20-06-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1764 de 20-06-2017

+ Mais Informações ››››››

Achados e perdidos 20-06-2017



Foi encontrado Certidão de Casamento em parada de ônibus em Ronda Alta na saída para Três Palmeiras, em nome de Sebastião Freitas e Marlene Wolger Freitas.
Os documentos estão na Rádio Comunitária Liberdade de Três Palmeiras, o dono com carteira de identidade pode retirar o documento.
+ Mais Informações ››››››

Faculdade de Passo Fundo tem atividades administrativas parcialmente suspensas pelo MEC

Nesta segunda-feira (19), foram suspensas parcialmente algumas atividades administrativas em quatro instituições de ensino do Rio Grande do Sul. A informação foi publicada em despacho no Diário Oficial da União (DOU). A decisão suspende as relações das faculdades com o Ministério da Educação, até o fim do processo.

As faculdades são: o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), a Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), a Faculdade Ecoar (FAECO) e a Faculdade Santo Augusto (FAISA). O MEC não informou quais seriam as práticas irregulares praticadas.

Uma delas está localizada em Passo Fundo, a Faculdade Ecoar (FAECO) - Sociedade Educacional Portal das Missões. Com aulas presenciais, oferece os cursos de Sistemas de Informação, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Ambiental. Além de 19 cursos de Pós-Graduação e Extensão.

A Rádio Uirapuru tentou contato com a direção da Faculdade Ecoar para falar sobre o fato, mas não obteve resposta.

Entre as irregularidades citadas estão faculdades oferecendo cursos superiores sem possuir a permissão do MEC, universidades que utilizam indevidamente instalações físicas da rede pública estadual e municipal, além da comercialização de diplomas e de instituições de ensino que ministram cursos de extensão como se fossem de graduação. Há ainda aquelas que terceirizam os serviços de ensino.

Ao todo são 27 faculdades e institutos por todo o país.

O MEC ressalta que os alunos não serão prejudicados, já que trata-se de uma medida cautelar. Apenas processos administrativos envolvendo as instituições e o governo federal estão interrompidos. As aulas nos locais continuam normalmente.

O caso começou com uma denúncia de um grupo de estudantes em Pernambuco e foi levado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que fez uma denúncia a respeito. A decisão do MEC é um desdobramento da apuração na Assembleia Legislativa do Recife.

Acesse o despacho publicado no Diário Oficial da União.

+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar de Nonoai recuperou veículo furtado

A Brigada Militar de Nonoai, na data de 19 de junho de 2017, às 16:14, recuperou o veículo Ford Focus, placas DCM 9467, o qual estava abandonado na estrada de acesso ao Município de Rio dos Índios, na ERS 406. Após consulta ao sistema informatizado foi constatado que estava em ocorrência de furto na cidade de Constantina-RS. Foi removido ao pátio do guincho e será restituído ao proprietário.

Nas abordagens, em Nonoai nas últimas 24 horas, foram abordados 17 veículos e identificadas 33 pessoas. Autuado os seguintes veículos:

- GM Corsa no art. 167 (Condutor sem cinto de segurança) e art. 230 IX (Equipamento ineficiente ou inoperante);

Informações Sgt Belé
+ Mais Informações ››››››

Caminhão com placas de Santo Augusto tomba no trevo de Novo Barreiro

Fotos: Flávia Nilson
Na tarde deste domingo, 18 de junho, por volta das 15h, um caminhão Ford/Cargo placas INU6976 de Santo Augusto,carregado de papelão para reciclagem que seguia para Caxias do Sul, tombou no trevo de acesso ao municipio de Novo Barreiro, na ERS 569.
Segundo o motorista do caminhão, o tombamento ocorreu pelas más condições do asfalto, que no local apresenta um buraco e elevação do asfalto.
O acidente resultou em danos materias, no veículo estavam três pessoas que não se feriram.
O caminhão permaneceu no local aguardando o guincho, não obstruindo o trânsito na via.



Fonte:RádioComunitáriaNovoBarreiro
+ Mais Informações ››››››

Polícia é recebida a tiros e mata um bandido em esconderijo de assaltantes

Na tarde desta segunda-feira (19), uma ação conjunta deflagrada por policiais da DEFREC e integrantes da Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo teve o saldo de um bandido morto e outro preso, além da recuperação de uma carga de cigarros e quatro carros roubados. O confronto aconteceu no interior do município de Gentil.

Um ouvinte da Rádio Uirapuru repassou informações de que presenciou a movimentação de veículos em alta velocidade no interior de Gentil e poderiam ser os carros roubados no início da manhã (19) no bairro Vera Cruz em Passo Fundo.

Imediatamente a denúncia foi encaminhada para as autoridades policiais, que iniciaram as diligências. Foi descoberto que uma propriedade rural abandonada poderia estar servindo de esconderijo para a quadrilha.

Uma equipe de policiais da DEFREC, coordenados pelo Delegado Regional Adroaldo Schenkel, foram ao local juntamente com agentes da PRF.

No momento em que as viaturas se aproximaram do galpão, dois bandidos encapuzados e fortemente armados saíram do prédio efetuando vários disparos contra os policiais, que revidaram e iniciou um intenso tiroteio. Rapidamente um dos bandidos foi desarmado e o outro acabou morrendo no confronto.

Dentro do galpão estavam todos os veículos roubados durante o assalto na distribuidora, além da carga de cigarros. Armas também foram apreendidas.

O bandido preso foi identificado como Alisson Odinei Bonetta da Luz, de 19 anos, e o morto trata-se do Angelo Jonas Soares dos Santos, de 24 anos. Os dois são moradores do bairro São José em Passo Fundo.

A área foi isolada pelos policiais da DEFREC até a chegada de peritos do IGP, que realizaram o atendimento da ocorrência.

O preso Alisson Odinei Bonetta da Luz foi levado até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante. Posteriormente, o acusado foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

O corpo do bandido foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal e depois liberado para os familiares procederem com os atos fúnebres.

O caso segue a ser investigado pelos agentes da DEFREC, que agora buscam a identificação dos outros bandidos envolvidos no assalto.



Fonte:RádioUirapuru
+ Mais Informações ››››››

Processo Decisório é tema de segundo livro lançado pelos professores do CESURG

A tomada de decisão é uma atividade constante para um empreendedor, compreender como esse processo funciona e qual contexto leva a decisões com maior eficácia é fundamental para toda organização. Decisões bem fundamentadas tendem a gerar melhores resultados, minimizando a instabilidade em uma empresa.
“Processo Decisório: como decidem os empreendedores?” é o segundo livro lançado pela professora Daiana Ransan Martins e pelo diretor de ensino do CESURG em Marau, professor Eduardo Toledo Martins. Na obra, os autores utilizam como base de estudo o processo decisório de três empreendedores, um com atividade vinculada à indústria, outro no comércio varejo, e um terceiro com a prestação de serviços. Os motivos que os levaram a empreender e principalmente a tomar a decisão quanto à implantação do seu empreendimento foi minuciosamente estudado, sendo possível identificar como ocorreu cada processo decisório.
Segundo Eduardo Martins, a leitura da obra irá proporcionar “um momento de reflexão sobre como decidimos e o que levamos em conta durante esse processo, sendo possível que o leitor compreenda ainda os riscos de uma decisão em um ambiente instável”. O livro estará disponível para aquisição já no mês de julho no site da Amazon.


Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

987 - 20 DE JUNHO, TER - CIÊNCIA E FÉ, TEM SENTIDO QUERER EXPLICAR TUDO PELA CIÊNCIA

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!