quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Caravana da Inclusão do RS Mais Igual chega à região do Rio da Várzea

O governador Tarso Genro e o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, anunciam neste sábado (23), em Palmeira das Missões, a complementação de renda do RS Mais Igual para 1.581 famílias que vivem em extrema pobreza nos 11 municípios que integram o Corede Rio da Várzea. A atividade acontece às 9 horas, no Ginásio de Esportes da UPF, em Palmeira das Missões.

Por meio do RS Mais Igual, o Governo do Rio Grande do Sul garantirá aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos, uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa. Ao longo do evento serão realizadas atividades artísticas e culturais e a exposição de trabalhos. Em sua primeira etapa, o RS Mais Igual já beneficiou 410 famílias da região. 
Cidade
Famílias beneficiadas
 Barra Funda
 2
 Boa Vista das Missões
 22
 Cerro Grande
 54
 Chapada
                  32
 Constantina
 51
 Engenho Velho
                  63
 Jaboticaba
 97
 Lajeado do Bugre
                  70
 Liberato Salzano
                 103
 Nova Boa Vista
                   2
 Novo Barreiro
                  39
 Novo Xingu
                   8
 Palmeira das Missões
 422
 Ronda Alta
                 159
 Rondinha
                  26
 Sagrada Família
                  61
 São José das Missões
                  58
 São Pedro das Missões
                  54
 Sarandi
 200
 Três Palmeiras
 58

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
+ Mais Informações ››››››

Brasil pode liberar importação de BENZOATO DE EMAMECTINA

Estamos diante do risco de nossos produtores rurais, verem suas plantações atacadas pela temida HELICOVERPA ERMIGERA,  e, pelo fato de que nas regiões onde o ataque tem causado grandes prejuízos, ter sido necessário o uso do Benzoato de Emamectina, queremos mostrar o quanto é danoso esse veneno utilizado para realizar o combate a praga.
Por isso reproduzimos aqui o texto a seguir.
Blog de telmalobao :PÁSSAROS SILVESTRES, BENZOATO DE EMAMECTINA PARALISA E MATA PASSAROS SILVESTRES
BENZOATO DE EMAMECTINA PARALISA E MATA PASSAROS SILVESTRES
O Benzoato de Emamectina, um pesticidade produzido na China, altamente perigoso pois tem ação paralisante, foi liberado pelo Ministerio da Agricultura a sua entrada no Brasil para ser aplicado na Bahia, na cultura de soja e do algodão.
O pesticida já foi utilizado por fazendeiros americanos para matar milhares de passaros silvestres, cujo rebanho atacaram suas plantações de grãos a alguns anos atraz.
 O pesticidade causa paralização dos nervos, e após a aplicação os pássaros caem e permanecem no solo da mesma maneira que caiu, impossibilitados de se mexer ou se locomover, conseguem apenas mover os olhos e podem permanecer nesse estado sem conseguir se alimentar até por uma semana quando então sobrevem a morte. O efeito paralizante do pesticida é irreversivel.
As consequencias do pesticidada sobre animais aquaticos também é devastadora, mesmo a longo tempo ele permanece na agua.
O Benzoato de Emamectina tambem é absorvido pelas particulas do solo e ocupa os primeiros 10 cms de solo, conhecida como a camada viva do solo, e mata todos os microorganismos.
Por não ser um pesticida seletivo ele mata todas as especies de insetos, incluindo pequenos mamiferos.
Em humanos o Benzoato de Emamectina causa paralização dos nervos cerebrais a médio e longo prazo
Telma Lobão é ambentalista e eng. Agrônoma

Postado por Valério Bernardi
+ Mais Informações ››››››

Vida no Sul: 28 anos de luta pela reforma agrária no Brasil‏


+ Mais Informações ››››››

Teste de DNA confirma que restos mortais são de Jango

Exames que analisam suspeita de envenenamento podem demorar um ano

Ficou pronto, nesta quinta-feira, o teste de DNA que comprova que os restos mortais retirados do jazigo da família Goulart são mesmo do ex-presidente Jango. A demora no processo de exumação, na semana passada, foi justificada em função da incerteza sobre o local exato da urna.

No jazigo, há oito caixões das famílias de Jango e do ex-governador Leonel Brizola. De acordo com a viúva do ex-presidente Maria Thereza Goulart, o caixão do ex-presidente havia sido depositado à direita. Os peritos começaram os trabalhos neste setor, mas depois descobriram que a posição do esquife era à esquerda.

O laudo já foi escrito e assinado pela perícia. A partir de agora serão realizados os testes que podem identificar se o ex-presidente foi vítima de envenenamento ou morreu de problemas cardíacos, conforme versão oficial. O resultado pode demorar um ano para ser finalizado.

Na quinta-feira da semana passada, os restos mortais foram recebidos em Brasília. Jango recebeu honras de Chefe de Estado com a execução do Hino Nacional e salva de 21 tiros de canhão. A presidente Dilma Rousseff esteve o tempo todo ao lado da viúva de João Goulart, Maria Thereza Goulart. Os ex-presidentes Lula, José Sarney e Fernando Collor de Mello estiveram presentes na solenidade.

O retorno dos restos mortais do ex-líder trabalhista para São Borja está previsto para 6 de dezembro, data da morte dele em Mercedes, na Argentina.

Sessão anulada

Quase 50 anos após o golpe militar, o Congresso Nacional aprovou no início da madrugada desta quinta um projeto de resolução anulando a sessão do Poder Legislativo que declarou vaga a presidência da República e destituiu Jango do cargo. A matéria foi tratada pelos parlamentares como uma "reparação" e "desculpa" histórica à decisão do Parlamento que, entre a noite dos dias 1º para 2 de abril de 1964, retirou formalmente Goulart da chefia do Executivo e abriu caminho para institucionalizar a ditadura militar.
Fonte: Samuel Vettori/Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

TRE reverte cassação do prefeito e do vice em Novo Barreiro

Pleno entendeu não haver provas comprovando que ambos compraram votos no município do Norte gaúcho

O TRE gaúcho reformou a sentença de 1º grau que havia cassado os diplomas do prefeito de Novo Barreiro, Ivandro da Silva Schlemer, e do vice, Cleomar Furini, no Norte gaúcho. Ambos haviam sido condenados por compra de votos pela 32ª Zona Eleitoral, de Palmeira das Missões. O TRE, ainda assim, manteve o vereador Everaldo Zanete condenado pelo mesmo delito.
O Pleno do TRE inocentou a chapa majoritária depois de apontar, por unanimidade, a ausência de prova segura que ateste a participação do prefeito e do vice na compra de votos, e que ambos sabiam ou concordaram com a conduta ilícita.
Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Homem que enviou secador explosivo deve responder por tentativa de homicídio

Delegado disse que motivo do crime em Rio Pardo seria vingança

O secador que explodiu e feriu gravemente Manuela Martins, de 19 anos, secretária de um médico em Rio Pardo no último dia 4, tinha como alvo a namorada de dono da clínica, segundo o delegado responsável pelo caso, Anderson Ferreira Fatturi. Nesta quinta-feira, a polícia revelou que o suspeito de ter enviado o malote,preso nessa quarta, é um sargento do exército de Santa Cruz do Sul, de 46 anos. Ele seria ex-padrasto da namorada do médico e queria vingança.

O homem, de 46 anos, que está preso no batalhão do exército de Santa Cruz, teria enviado o equipamento com explosivo por considerar a ex-enteada como a responsável pelo fim do relacionamento com sua mãe. Manuela abriu o aparelho para testar quando ocorreu a explosão. Ela perdeu um dedo, parte de outro e a visão do olho direito.

O delegado esperar concluir o inquérito em cerca de 10 dias e indiciar o militar, que está afastado, mas segue ligado ao Exército, por tentativa de homicídio com uso de explosivo. Ele deve ir a júri popular.

A polícia chegou ao militar por meio de provas como fotos, vídeos e outros materiais.  comprovando que a intenção era de vingança. O sargento havia se separado há meses da mãe da namorada do cardiologista. O delegado acrescentou que mãe e filha já haviam, inclusive, registrado queixa.

Fonte:Correio do Povo e Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Motorista que caiu em penhasco é encontrado vivo após quase 48 horas Homem de 39 anos conseguiu se arrastar até a rodovia para pedir socorro no centro do RS

O motorista Antonio Horácio de Souza Bitencourt, de 39 anos, que estava desaparecido desde a tarde de terça-feira foi resgatado com vida por uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de São Pedro do Sul, na região central do Estado, na manhã desta quinta. O condutor teve fraturas na perna e na bacia, além de ter batido a cabeça, e ficou quase 48 horas preso no veículo , no km 307 da BR 287.

Antonio relatou que perdeu o controle do Chevrolet Astra devido à chuva e acabou caindo em um penhasco de cerca de 20 metros de altura. Segundo os bombeiros, o carro ficou encoberto pela vegetação. O homem só foi resgatado nesta manhã depois de conseguir se arrastar pelo penhasco até chegar à rodovia para pedir socorro.

Motoristas prestaram os primeiros atendimentos e depois chamaram o Corpo de Bombeiros. Antonio foi levado para o Hospital de São Pedro do Sul e depois transferido para a cidade de Santiago. Ele vai passar por uma cirurgia na bacia, mas está fora de perigo.

Fonte: Renato Oliveira / Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Especialistas advertem para os riscos do jejum, dieta da moda na França

Repetição da prática durante dias e semanas debilita o organismo

A proximidade das festas de fim de ano e do verão faz com que algumas pessoas busquem métodos radicais na última hora para evitar aqueles quilinhos a mais. Na Europa, a prática do jejum se transformou em um dos temas mais populares nos fóruns da internet.

"Assim como em todos os anos, vou me curar com um jejum de 15 dias", relata com orgulho uma internauta francesa. "Fiz jejum na minha casa durante uma semana e ficou tudo bem", conta outro internauta que alega ter perdido 8 quilos.

Nesse tipo de jejum, a alimentação fica muitas vezes restrita apenas a alimentos líquidos, como sopas e sucos. Enquanto alguns praticam a rígida dieta em casa, outros preferem a adotar em spas e locais especializados.

O "turismo do jejum" custa centenas de euros por semana e inclui estadias no campo ou nas montanhas, inclusive com algumas excursões. Também existem elegantes clínicas privadas que oferecem o serviço. Um site chega a disponibilizar um pacote chamado "Jejum desintoxicante no deserto marroquino".

Raphael Pérez, doutor em Farmácia, realiza consultas em Lyon e organiza estadias para o jejum "em um lugar tranquilo". Segundo ele, o atendimento é destinado apenas a pessoas com boa saúde.

— Se a pessoa quer fazer o melhor jejum possível, então beberá somente água. Geralmente isso é feito por uma semana. Quando jejuamos, o corpo acelera seu ritmo de eliminação de toxinas pelo fígado, rins e pele. Como não recebemos alimentação, o corpo é obrigado a utilizar suas reservas. Mas, se depois do jejum começamos a comer desordenadamente, os problemas voltarão. O jejum não é uma solução mágica — explica Pérez.

Os médicos concordam apenas com a última parte do discurso de Pérez.

Moda do jejum é uma aberração, alertam os especialistas

— Não existe nenhum médico hoje em dia que diga que jejuar faça bem à saúde, a não ser que se trate de um guru. É uma aberração. Foi tão banalizado que se transformou em uma moda — critica o nutricionista Pierre Azam.

Para Jean Michel Cohen, também nutricionista, o jejum "não tem nenhum sentido".

— Jejuar durante 24 horas depois de ter bebido e comido é algo que pode ser feito, mas interromper a alimentação para se desintoxicar não serve para nada — explica.

Cohen lamenta que o jejum tenha recebido um "aval médico" depois que um pesquisador traçou uma relação entre a prática e a cura do câncer. Azam também alerta que a repetição do jejum durante dias e semanas debilita o organismo.

— Quando jejuamos, usamos nossas reservas, às vezes aquelas que não desejamos, como a gordura corporal, mas às vezes também a massa muscular, proteica, que é essencial para o organismo. Imaginemos uma pessoa cardíaca. Se jejua, não obtém as quantidades necessárias de cálcio e potássio, e se expõe seriamente ao risco de sofrer um infarto. O jejum é muito perigoso — explica Jean Michel Cohen.

Ainda de acordo com o especialista, é dito para as pessoas com sobrepeso que as dietas não funcionam. Então, o jejum, uma solução rápida e radical, é visto como a resposta mágica para o problema.

A dieta por intermitência 5:2, em voga há cerca de dois meses, se transformou em uma alternativa ao jejum que também está fazendo sucesso na França. Nela, a pessoa faz uma dieta radical somente durante dois dias por semana, consumindo não mais que 500 calorias diárias, no caso das mulheres, e 600, no caso dos homens.

Fonte:AFP
+ Mais Informações ››››››

Pessoas que ficam com o rosto vermelho após beber têm mais risco de desenvolver hipertensão

Pesquisa aponta que rubor facial indica alta sensibilidade ou até mesmo intolerância ao álcool

O consumo excessivo de álcool já é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento da hipertensão. Ao mesmo tempo, ficar com o rosto vermelho após beber indica alta sensibilidade ou até mesmo intolerância ao álcool. Um novo estudo avaliou a relação entre esses dois fatores e descobriu que pessoas que ficam vermelhas têm mais risco de ser hipertensas que aquelas que não ficam.

— O rubor facial depois de beber é sempre considerado um sintoma de alta sensibilidade ao álcool, ou até mesmo de intolerância, ao menos que o paciente esteja tomando um medicamento especial. O vermelho no rosto ocorre geralmente em pessoas que não conseguem geneticamente quebrar o acetaldeído, o primeiro metabólito do álcool — afirma o chefe do departamento de medicina familiar na Universidade de Chungnam, Jong Sung Kim.

— Ficar com o rosto vermelho difere entre sexo, idade e grupos étnicos. Em geral, é mais comum em mulheres e idosos — acrescentou o coreano Kyung Hwan Cho, presidente da Academia de Medicina de Família.

De acordo com Chon, essa associação ocorre independente do tipo de bebida, mas a quantidade ingerida faz diferença. Beber em excesso durante semanas ou meses pode aumentar a pressão arterial.

— No entanto, a relação pode variar de acordo com o gênero, a raça, a etnia ou a presença de outros fatores de risco para a doença cardiovascular. Muitos estudos têm demonstrado reduções significativas da pressão arterial em pessoas que diminuíram a ingestão de álcool — relata Cho.

Kim e seus colegas coletaram dados de 1.763 homens, sendo 288 que não consumiam álccol, 527 que ficam vermelhos ao beber e 948 que não ficavam vermelhos.

— Após fazer ajustes de idade, índice de massa corporal, prática de exercícios físicos e tabagismo, o risco de hipertensão arterial foi aumentada significativamente quando as pessoas que ficam vermelhas consumiam mais de quatro doses por semana. Em quem não fica vermelho após beber, o risco só aumentou com o consumo de oito doses por semana — afirmou Kim.

O pesquisador acrescentou que os resultados da pesquisa indicam que o rubor facil após a ingestão de álcool pode servir como um marcador de risco para a hipertensão associada a bebida.

— Médicos e pesquisadores devem considerar esse fator em seus pacientes, bem como a quantidade de álcool ingerida — afirma.

Fonte: BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Mulher é baleada ao tentar fugir de assalto em Passo Fundo

Fisioterapeuta de 37 anos foi atingida com um tiro na cabeça

Uma mulher de 37 anos foi ferida gravemente na cabeça ao reagir a um assalto no final da noite dessa quarta-feira em Passo Fundo, no Planalto Médio. A fisioterapeuta Luciana Bortolini Barreto foi abordada por dois homens quando saía de um centro espírita, mas tentou fugir, segundo testemunhas. Um deles atirou quando ela arrancou o carro. Luciana está internada no hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em estado grave. O projétil atingiu a porte superior da cabeça da fisioterapeuta e ficou alojado no crânio.

Luciana ainda seguiu por cerca de 100 metros com o veículo desgovernado até bater em um cordão e cair no pátio de uma residência. Com apoio de outras viaturas, os policiais promoveram buscas, mas os assaltantes não foram localizados. Meia hora antes, ocorreu outro assalto naquela região com roubo de veículo, mas como tinha corta corrente, os marginais abandonaram o carro. A polícia investiga se a relação entre as duas ocorrências.

Fonte: Acácio Silva / Correio do Povo 
Fonte:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 21 de novembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/