segunda-feira, 23 de maio de 2011

JORNADA NACIONAL DE LUTAS DO MPA




Nos dias 16 a 19 de maio de 2011, o Movimento dos Pequenos Agricultores saiu às ruas na Jornada Nacional de Lutas. Ocorreram protestos em várias regiões do país (Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Sergipe, Goiás, Santa Cataria e Paraná), onde o MPA junto com a Via Campesina somaram mais de 15 mil agricultores e agricultoras na rua para reivindicar os seus direitos.
No RS o MPA junto com o Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) colocaram nas ruas mais de 5 mil agricultores e agricultoras. A jornada iniciou no dia 16 com marcha pela BR 386 (de Tabaí a Esteio) onde foi trancada por mais de uma hora. A marcha seguiu dia 17 (de Esteio a Canoas), onde foi feito protesto em frente a metalúrgicas em Esteio, que estão demitindo funcionários alegando baixas venda de máquinas e equipamentos agrícolas.
No dia 18 a marcha seguiu de Canoas para a Capital, onde somaram se força duas marchas a do MPA e a do MST que vinha de outras regiões do Estado, fazendo a marcha no centro da capital chegando até o Ministério da Fazenda, onde foi fechado até o dia 19, com o povo acampado no local.
No dia 19 a tarde a marcha saiu do Ministério da Fazenda pelo centro da cidade rumo ao Palácio Piratini, onde houve uma audiência com o Governador Tarso Genro e também um plenário sobre o Endividamento Agrícola na Assembléia Legislativa puxado pelo Deputado Estadual Edgar Pretto.

Audiências realizadas:

- Audiência com a Ministra do Meio Ambiente para discutir o pagamento por serviços ambientais e também discutido o lançamento de um Programa Nacional de Agroecologia;
- Com a CONAB também foi realizado encontro com o presidente para propor melhorias aos programas e investimento da CONAB na agricultura familiar para a produção de alimentos;
- Com Ministro da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho houve uma audiência para a entrega da pauta de reivindicações;
- Também foram discutidos com a Caixa Econômica Federal alguns melhoramentos no Programa Nacional de Habitação Rural.


Com o Governador Tarso Genro foi assumido o compromisso de fazer uma agenda com o Ministro da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho (delegado pela Presidenta da Republica, Dilma Roussef, para tratar do assunto) para discutir e encaminhar a pauta de reivindicações junto com a comissão montada. No RS foi montado uma comissão com integrantes do Governo do Estado (Tarso Genro e Ivar Pavan), Via Campesina, Fetraf – Sul, Contag e alguns Deputados Estaduais.
O Movimento dos Pequenos Agricultores de Três Palmeiras participou com Vereadores (Paulo Farias Pires e Gilmar Bosa), Giovani Gasparetto da Secretaria de Agricultura, Glaucia G. Bremm Técnica do MPA Regional Sarandi, e mais 11 agricultores familiares.



Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA
Coordenação Municipal Três Palmeiras
ORGANIZAR – PRODUZIR - ALIMENTAR

Adriana Friedrich
Rádio Comunitária Liberdade FM
+ Mais Informações ››››››

Prefeito de Três Palmeiras participou da XIV marcha dos Prefeitos em Brasília

O Prefeito Municipal de Três Palmeiras Sr. Luiz Getulio Conrado Machado participou da XIV marcha dos prefeitos em Brasília. Numa iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Os assuntos predominantes da XIV Marcha dos Prefeitos foi o Presal, emenda 29 e restos a pagar.
Em entrevista à Rádio Comunitária Liberdade na manhã de hoje o Prefeito informou sobre essa viagem que segundo ele foi muito produtiva e que com certeza ira trazer muitos benefícios ao nosso município.

Adriana Friedrich
Rádio Comunitária Liberdade FM
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/