quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Laudo revela adulteração em amostra de leite investigada em Dom Pedrito

Produto químico que foi misturado à bebida ainda é desconhecido

A Vigilância Sanitária do Estado confirmou, no início da tarde desta quinta-feira, que houve adulteração em um saco de leite da empresa Pavlat aberto por uma cliente no município de Dom Pedrito, na região da Campanha. O produto químico que foi misturado à bebida ainda é desconhecido e só deve ser revelado nesta sexta-feira à Polícia Civil.

Em 2 de agosto, uma cliente comprou quatro sacos de leite em um mercado da cidade. Na única embalagem aberta, a consumidora sentiu gosto de água sanitária. Os outros três pacotes fechados não apresentaram alteração.

O inquérito está em aberto, uma vez que a delegada Marina Dillenburg ainda não soube apontar se o produto foi alterado de forma proposital ou acidental. Representantes da empresa devem voltar a depor. A Pavlat já tinha examinado o produto e nenhum vestígio foi encontrado. Ao todo, três testes do lote, dois internos e outro em um laboratório terceirizado, foram realizados.
Fonte: Lucas Rivas / Rádio Guaíba 
+ Mais Informações ››››››

Presidenta Dilma entrega retroescavadeiras para 40 prefeituras gaúchas

Em sua segunda agenda neste sábado (10), em Porto Alegre, após inaugurar a linha do aeromóvel metrô-aeroporto, a presidente Dilma Rousseff entregou junto com o governador Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, 40 retroescavadeiras para prefeituras gaúchas, sendo uma para cada município. São equipamentos doados pelo PAC 2 MDA aos pequenos municípios com até 50 mil habitantes.
Durante a solenidade a presidenta Dilma convidou o deputado federal Marcon para que fizesse a entrega da chave da retroescavadeira para a prefeita Margarete Simon Ferretti, do município de Nova Santa Rita. O gesto da presidenta representou o empenho do mandato do parlamentar que através de articulação junto ao INCRA que adquiriu essas máquinas e repassou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, beneficiando municípios da região metropolitana que possuem assentamentos da Reforma Agrária e não foram incluídos no PAC Máquinas, e que agora ganharam uma retroescavadeira, uma motoniveladora e irão receber um
caminhão caçamba.
Para o deputado federal Marcon, esses maquinários que estão chegando para os municípios de até 50 mil
habitantes, melhorará as condições de tráfego e escoamento da produção da agricultura familiar em várias regiões do estado. "Com estradas em boas condições os produtos produzidos pela agricultura familiar irão chegar com mais qualidade no comércio e na mesa da população, desenvolvendo cada vez mais a região", destaca o parlamentar.
Até agora, enquadrados no programa, 395 municípios do Rio Grande do Sul já receberam este tipo de
equipamento e outros 53 ganharam motoniveladoras.
Dilma assinalou, diante de um público de aproximadamente 300 pessoas, que o repasse das retroescavadeiras significa um reforço dos laços federativos da União com os prefeitos e mostra a importância dos pequenos municípios que representam mais de 90% das cidades do Brasil. "Essa é uma iniciativa no sentido de aumentar a autonomia administrativa dos municípios garantindo que eles possam interferir diretamente na realidade econômica e social. Pelas estradas vicinais não só escoa a nossa produção, mas passam também o Samu, os ônibus e transitam as pessoas", lembrou a presidente.
Para o governador Tarso Genro os equipamentos do PAC 2 integram um "importante gesto federativo que dará agilidade e capacidade de resposta com energia política e administrativa aos municípios". Ao agradecer a vinda e as iniciativas do Governo Federal em reforço ao desenvolvimento do RS, Tarso observou que "parecem pequenos, mas são grandes programas que tem enorme capilaridade na base produtiva e que valorizam as estradas vicinais".
Municípios Os 40 municípios que receberam as retroescavadeiras foram: Cerro Branco, Lagoa Bonita do Sul, Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Campos Borges, Cruzeiro do Sul, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mato Leitão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo, Victor Graeff, Araricá, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Capela de Santana, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Mariana Pimental, Nova Santa Rita, Portão, São Jerônimo, Triunfo, Dois Irmãos, Estância Velha, Glorinha, Ivoti, Nova Petrópolis, Nova Hartz, Pinto Bandeira, Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá.
Fonte: Guilherme Bertollo
+ Mais Informações ››››››

Ampliação do aeroporto de Palmeira das Missões é pauta em reunião na Seinfra.

A ampliação do aeroporto de Palmeira das Missões foi novamente pauta de reunião, entre o prefeito Eduardo Russomano Freire; o secretário municipal de Obras, Pedro Santos; o gerente do Gabinete de Programas e Projetos, Silvestre Becker com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Caleb Medeiros de Oliveira, em Porto Alegre. 

Durante a conversa, ficou definido que a arquiteta da Seinfra virá a Palmeira fazer um levantamento de campo, apontando as alternativas para atender as demandas do município para ampliar e aparelhar o aeroporto.
Após isso, uma equipe do Poder Executivo de Palmeira irá a Brasília, juntamente com um grupo do departamento aeroportuário da Seinfra, tentar incluir o projeto do aeroporto da cidade no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). O Programa prevê a ampliação de 15 aeroportos no Rio Grande do Sul.

Além deste assunto, também foi tratado sobre a viabilidade da construção de vias paralelas à RS 569, entre o trevo norte, em Palmeira das Missões, até a entrada do Distrito Industrial, próximo a Polícia Rodoviária Estadual. As vias paralelas seriam asfaltadas e dariam maior segurança para os retornos, entradas e saídas da rodovia.
Quanto ao pleito, a Seinfra mostrou boas perspectivas, sendo que o Município se comprometeu em encaminhar projeto completo para análise. 
 
 
Fonte: A.I. Prefeitura/PM 

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Preço da erva-mate sobe 30% desde janeiro deste ano .

O cenário é preocupante para quem consome e trabalha com a erva-mate. Em pouco tempo, a matéria-prima da bebida-símbolo dos gaúchos pode virar artigo de luxo. Quem bebe chimarrão já sentiu diferença no bolso.

O preço dobrou nos últimos quatro anos, segundo o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). De acordo com levantamento, o valor subiu cerca de 30% desde o início de 2013.
 
A justificativa para o preço mais amargo vem do campo. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado, a redução do cultivo é um dos principais motivos. O baixo valor pago pela indústria fez com que interesse dos produtores diminuísse.



Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar recupera veiculos objeto de furto.


Durante operação da Brigada Militar de Nonoai, no dia 14/08/2013 às 02:30h, Foi abordado um veiculo Ford Fusion de cor preta, placas da Cidade de Passo Fundo, sendo que o condutor portava apenas sua carteira de trabalho e não possuía os documentos do veiculo, 
Após consulta foi constatado que este tinha sido furtado na cidade de Passo Fundo no dia 11/08/2013. Foi dada voz de prisão ao condutor, conduzido até a DPPA de Erechim onde foi lavrado flagrante e posterior encaminhado o condutor ao  Presídio Estadual de Erechim. O veiculo foi recolhido Ao pátio do guincho,onde  aguarda a realização de pericia para posterior ser restituído ao proprietário.

A Brigada Militar de Três Palmeiras, foi informada no dia 14 de agosto de 2013, por volta das 07:30 hs, que um veiculo SU’V  FORD/EDGE, da cidade de Passo Fundo havia sido abandonado nas proximidades da RS 324, deslocado ao local  feito consulta pela placa e constatado que havia sido roubado na data de 13/08/2013 na Cidade de Passo Fundo. Foi efetuado o Registro na Delegacia de Polícia de Ronda Alta e o veículo recolhido para pericia e posterior devolução ao proprietário.
Responsável:
Brigada Militar de Nonoai
3ºSgt Belé

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 15 de agosto de 2013.

Alcione


Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Percentual Por Municipio e Geral PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ 2013.


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/