sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tempo seco predomina no fim de semana no RS

Tardes devem ser agradáveis e cai a temperatura à noite e de madrugada

O tempo seco predomina nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, sol e nuvens devem se revezar no fim de semana. A expectativa é de temperaturas baixas nas noites e madrugadas e de tardes agradáveis, com máximas que atingem 30ºC no domingo.
Fonte: Rádio Guaíba
                                                   Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

REALIZADA A ASSEMBLÉIA DE NÚCLEO DO SICREDI


Na noite de ontem dia 13 de fevereiro aconteceu a assembléia de núcleo da Sicredi de Três Palmeiras, o evento aconteceu no CTG COXILHA DAS PALMEIRAS, estiveram presentes o vice presidente da Sicredi região da produção o senhor Adelir Nicola, Luiz Francisco Sander diretor executivo da Sicredi região da produção, autoridades municipais como o Prefeito de Três Palmeiras Silvanio Antonio Dias, vereadores e claro muitos associados que estiveram acompanhando os números apresentados referentes ao exercício de 2013, para encerrar o Sicredi serviu um delicioso jantar aos presentes.



 







   









Fotos e Texto: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Agricultores do Médio Alto Uruguai receberão protetores solares do Governo do Estado

Agricultores dos Municipios de Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Jaboticaba, Rodeio Bonito e Trindade do Sul, na região Médio Alto Uruguai ,vão receber protetores solares na fase piloto do programa Saúde na Pele, do Governo do Estado.

O programa vai distribuir gratuitamente 300 mil bisnagas com fator de proteção solar 30, para cem mil trabalhadores rurais, da pesca e da aqüicultura do RS.

No total, são 129 municípios beneficiados, em um investimento de R$ 2 milhões da Secretaria Estadual da Saúde.

Cada agricultor cadastrado deverá receber uma média de três frascos do produto uma vez por ano.
O cadastro organizado pela Secretaria segue os seguintes critérios de preferência para o fornecimento do protetor solar: jovens entre 14 e 18 anos filhos de agricultores, pescadores ou aquicultores; adultos agricultores, pescadores ou aquicultores e a precedência do cadastro de beneficiário.

Para validar o cadastro, o beneficiário deverá realizar a cada doze meses consulta médica.

O Rio Grande do Sul, de acordo com os dados do instituto Nacional de Câncer, possui a maior incidência de câncer maligno da pele no Brasil, com 6.38 novos de melanoma para cada 100 mil habitantes por ano.
Em 2012, foram registrados 199 óbitos por este tipo de câncer no Estado.

O lançamento oficial do programa ocorre no dia 24 de fevereiro, no município de Santa Cruz do Sul, com a presença do governador Tarso Genro.

O programa Saúde na Pele é fruto de lei estadual nº 13.469, regulamentada em novembro de 2013, que dispõe sobre a prevenção e combate às doenças associadas à exposição solar dos referidos trabalhadores.
A Secretaria realizará ainda ações educativas sobre as medidas e os cuidados para proteção à exposição solar, bem como divulgará material ao corpo médico do SUS para auxiliar na identificação de sinais característicos de câncer de pele.

O filtro solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias ensolarados, seu uso é indicado mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos.
Deve ser aplicado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como mãos e braços.

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Informativo da Crehnor edição do dia 14 de fevereiro de 2014



Fonte:Jorge André Rogerio
  Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 14-02-14


Postado por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Curiosidades: Por que alguns países celebram o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro?


Por ser especialmente comemorada em países como os Estados Unidos, a Austrália e o Canadá, a data que celebra o amor ficou mundialmente conhecida por seu nome em inglês: Valentine’s Day. Isso significa que, todo dia 14 de fevereiro, pessoas espalhadas em diferentes partes do mundo trocam doces, flores e presentes com aqueles que amam – tudo em nome de São Valentim. Mas você sabe quem é esse santo ou imagina de onde vem essa tradição?
Na véspera do Dia dos Namorados do ano passado, preparamos um  artigo com algumas curiosidades sobre a origem da data no Brasil e em outros países. Mas, dessa vez, vamos nos aprofundar no tema para entender melhor a história por trás dessa data que já é comemorada há séculos, então não deixe de conferir essa matéria!
A lenda de São Valentim

Assim como acontece com muitos outros aspectos culturais, nem sempre é possível recuperar os registros que comprovam a origem de uma tradição. Dessa maneira, histórias diferentes sempre acabam surgindo e se espalhando, sendo que a verdadeira origem da celebração se mantém um mistério. E com o Valentine’s Day não foi diferente!

Sabe-se que fevereiro é considerado o mês do amor há muito tempo e que o Valentine’s Day (da maneira como conhecemos hoje) contém vestígios tanto do cristianismo quanto das festividades pagãs romanas. Mas a pergunta é: quem foi São Valentim e por que seu nome foi associado com essa data?

Para começar a entender a história, é importante saber que a Igreja Católica reconhece pelo menos três santos diferentes com o nome de Valentim ou Valentinus, sendo que todos eles foram martirizados. Uma das lendas conta que Valentim era um padre que viveu durante o século 3 em Roma. Nessa mesma época, o imperador Cláudio II decidiu que os homens solteiros davam melhores soldados quando não tinham esposa e filhos e, por esse motivo, proibiu o casamento para os mais jovens. Achando que aquilo era uma injustiça, o padre Valentim continuou celebrando o casamento dos jovens pombinhos em segredo. Quando ele foi descoberto, o imperador ordenou sua morte.

Já uma outra história sugere que Valentim foi morto por tentar ajudar alguns cristãos a escapar das duras prisões romanas, onde eram frequentemente castigados e torturados. E a terceira lenda conhecida diz que Valentim estava preso quando se apaixonou por uma jovem garota – que possivelmente era a filha do carcereiro – que o visitava durante o confinamento. Ele mesmo teria sido o primeiro a mandar uma carta de amor usando a expressão “from your Valentine” (do seu Valentim, em tradução livre), que é usada até os dias de hoje nas cartas e cartões que são tradicionalmente enviados nessa data.
Independente de qual dos Valentins deu origem à celebração, as três histórias nos mostram uma figura simpática, romântica e, em um certo sentido, heroica. Na Idade Média, essa boa reputação fez com que São Valentim se tornasse um dos santos mais populares na Inglaterra e na França.
A origem pagã

Enquanto alguns acreditam que o Valentine’s Day é celebrado em meados de fevereiro para comemorar o aniversário de morte de Valentim – que se estima que tenha ocorrido por volta do ano 270 –, outros defendem a ideia de que a Igreja Católica decidiu estabelecer a data no meio de fevereiro na tentativa de cristianizar uma tradicional celebração pagã conhecida como Lupercália.
Celebrada por volta do dia 15 de fevereiro, a Lupercália era o festival da fertilidade dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura, e aos fundadores de Roma. A celebração consistia na reunião dos lupercos – ordem de sacerdotes romanos – que faziam sacrifícios para afastar os maus espíritos e promover a fertilidade das pessoas. A lenda ainda conta que todas as jovens da cidade colocavam seus nomes em uma grande urna. Ali, os solteiros escolhiam um nome para que a moça fosse sua companheira durante um ano. Era comum que os relacionamentos que começassem no festival acabassem em casamento.
A Lupercália sobreviveu até o século 5, que foi quando, com o crescimento do cristianismo, o festival foi proibido por ser considerado pagão. Foi então que o Papa Gelásio I declarou que o dia 14 de fevereiro seria o Dia de São Valentim, como uma espécie de homenagem. Nessa época, a data ainda não tinha nenhuma ligação com o amor.
Durante a Idade Média, acreditava-se na Inglaterra e na França que o dia 14 de fevereiro marcava o começo da temporada de acasalamento dos pássaros. Foi a popularidade dessa ideia que deu origem ao lado mais romântico da data.

Amor ao redor do mundo
Além dos Estados Unidos, o Valentine’s Day é comemorado no Canadá, no México, no Reino Unido, na Espanha, na França e na Austrália. No Reino Unido, a data começou a ganhar popularidade por volta do século 17. Na metade do século 18, era comum que amigos e namorados de todas as classes sociais trocassem pequenos presentes ou cartões escritos à mão. Com a chegada do século XX e a evolução das técnicas de impressão, os cartões impressos ganharam espaço. Os baixos custos de postagem também contribuíram para a popularidade do envio de cartões.
Acredita-se que os americanos tenham começado a trocar as primeiras mensagens escritas à mão no início da década de 1700. Já em meados de 1840, Esther A. Howland começou a vender os primeiros cartões produzidos em massa na América. Suas criações eram elaboradas e tinham rendas, laços e imagens coloridas, o que acabou lhe rendendo o título de “mãe dos cartões de São Valentim”.
Valentine’s Day em números
Confira abaixo mais curiosidades e números interessantes sobre o Valentine’s Day:
Os homens costumam gastar o dobro do valor desembolsado pelas mulheres nessa data. Em média, um homem gasta 150 dólares (362 reais), enquanto uma mulher investe 74 dólares (178 reais);
Cerca de 8 bilhões de balinhas de coração – um dos doces mais tradicionais da época – são produzidas por ano. Essa quantidade é suficiente para ligar Roma (Itália) até Valentine (Arizona, Estados Unidos) 20 vezes.
Essa é a 4ª época em que mais se consomem espumantes, ficando atrás apenas do Ano Novo, Natal e Dia de Ação de Graças. Os americanos gastam 8,6 milhões de dólares (20,7 milhões de reais) e consomem cerca de 640 mil litros da bebida durante a semana do Valentine’s Day;
61% dos homens compram flores, sendo que os buquês de flores mistas são os mais vendidos. Em segundo lugar, estão as rosas vermelhas e, em terceiro, as rosas coloridas;
448 milhões de dólares (mais de 1 bilhão de reais) são gastos em doces na semana do dia 14 de fevereiro. Na mesma época, são vendidos 26 milhões de quilos de chocolate e 36 milhões de caixas em formato de coração;
As mulheres compram aproximadamente 85% de todos os cartões de São Valentim;
Apenas nos Estados Unidos, nos últimos anos a data movimentou cerca de 15 bilhões de dólares (36 bilhões de reais) anualmente. Isso coloca o Valentine’s Day em segundo lugar, perdendo somente para o Natal, na lista das datas em que os consumidores mais gastam.



Fonte: Megacurioso
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Concurso MAPA 2014 - Edital e Inscrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abriu o período de inscrições do concurso público regido pelo edital 01/2014, com oferta total de 796 vagas, 46 delas reservadas às pessoas com deficiência. As oportunidades serão para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior e os novos servidores do MAPA farão jus a remuneração que varia entre R$ 2.818,02 e R$ 12.539,38, para uma carga horária de 40 horas
semanais.


Cargos

As vagas são para Engenheiro Agrônomo (80), Farmacêutico (13), Químico (22), Veterinário (110), Zootecnista (07), Agente de Atividades Agropecuárias (50), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100), Auxiliar de Laboratório (70), Técnico de Laboratório (184), Administrador (25), Agente Administrativo (110), Bibliotecário (02), Contador (06), Economista (04), Engenheiro (Civil ou Elétrico, 03 vagas), Geógrafo (03), Psicólogo (02) e Técnico de Contabilidade (05).

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela página da organizadora Consulplan (www.consulplan.net) até 06 de março de 2014. O valor da taxa de inscrição será de R$ 38,50 para o cargo de nível fundamental, R$ 50 para nível médio e técnico e de R$ 71 para os cargos de nível superior, lembrando que será possível realizar mais de uma inscrição, desde que seja para cargos e turnos distintos.

Seleção

O edital prevê a aplicação de prova objetiva e prova discursiva para todos os cargos, e também avaliação de títulos, mas apenas para os candidatos que concorrerem às vagas de nível superior com opção de lotação para as unidades do LANAGRO - Laboratório Nacional Agropecuário.

As provas serão realizadas nas 27 capitais provavelmente no dia 04 de maio, em locais e horários que serão
divulgados a partir de 28 de abril deste ano. Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados pela
Consulplan a partir das 16 horas do dia subsequente ao da realização das provas escritas.

O prazo de validade do concurso MAPA será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Fonte: concursosnobrasil.com
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Economia cresce 2,52% em 2013

O Banco Central (BC) divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo índice, a economia em 2013 cresceu 2,52%. É importante observar, no entanto, que o índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.



O IBC-Br é uma forma de avaliar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica.
Se for considerada a dessazonalização do índice, ou seja, sem efeitos momentâneos do período, o resultado foi ainda melhor. Pelo IBC-Br, o PIB brasileiro cresceu 2,57%.

PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.

O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido. Exemplo: uma geladeira e não o aço utilizado em sua fabricação. Assim, evita-se a contagem dupla de bens industriais.

Fonte: Daniel Lima/ Argência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Palmeira das Missões - Preso homem foragido do presídio de Carazinho

Por volta das 21horas dessa quarta-feira (12), um homem foragido foi preso em uma residência no Bairro Westphalen, em Palmeira das Missões, norte do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo informações, uma denúncia anônima indicou a localização do criminoso, de 22 anos, que havia fugido do Presídio Estadual de Carazinho.

O mesmo foi preso e encaminhado a Delegacia e depois ao presídio local.



Foto: Foto 39° BPM
Fonte: Vilson Antunes dos Santos - 39º BPM / NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Teste que agiliza identificação de HIV e hepatite C passa a ser obrigatório em todos os bancos de sangue do país

Exame reduz a janela imunológica, tempo em que os vírus permanecem indetectáveis

A partir de ontem, quinta-feira,13.02.2014, é obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (Nat) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país. O kit Nat já era oferecido em 100% dos bancos públicos brasileiros e agiliza a identificação dos vírus HIV e da hepatite C no sangue de doadores.
O exame reduz em média de 35 para 12 dias a janela imunológica — tempo em que o vírus permanece indetectável — no caso da hepatite C e de 22 dias para dez dias, no caso do HIV. O presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Tadeu Covas, é importante que os órgãos responsáveis garantam a plicação do teste em todo sangue a ser transfundido no Brasil.
— Agora a Vigilância Sanitária, por meios dos órgão municipais, deve observar essa necessidade. Não seria admissível haver sangue com e sangue sem Nat, após essa portaria. Quem não respeitar a normativa estará fora da lei — disse o médico.
Para Covas, o próximo passo é que Nat inclua também o vírus HBV, da hepatite B, doença transmissível por relações sexuais, contato com sangue e materiais cortantes infectados.
— A ABHH luta há mais de dez anos para que essa medida fosse implementada, então é um enorme avanço para a segurança transfusional no país. Mas continuamos lutando para que o Nat seja ampliado para incluir a hepatite B, que é tão importante quanto a hepatite C — afirma.
O médico informou que, com base nas prevalências sorológicas, a estimativa é de que cerca de dois bilhões de pessoas no mundo tenham hepatite B e 300 milhões apresentem infecção crônica por este vírus, sendo 600 mil o número das mortes decorrentes direta ou indiretamente desta infecção. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 800 mil pessoas tenham o vírus tipo B.
A hepatite B e a dengue serão os novos alvos do teste segundo o BioManguinhos, laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, que desenvolve o Kit no Brasil. De acordo com a Fiocruz, foram identificadas mais de dez janelas imunológicas [bolsas de sangue contaminadas com o vírus da aids ou da hepatite C de 2,5 milhões de bolsas de sangue triadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, de 1999 a 2011 foram notificados 343.853 casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença. A hepatite A é a mais comum (138.305), seguida da B (120.343), C (82.041), D (2.197) e E (967). A maior parte dos casos notificados no período foi registrada nas regiões Nordeste (31,2%) e Norte (23,3%). Crianças menores de 13 anos representam o grupo mais acometido pela hepatite A e compreendem 75,6% dos casos notificados no país.
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Horário de verão acaba no próximo domingo

 Na madrugada do próximo domingo (16) termina o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.

No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.

Fonte: Sabrina Craide- Réporte da Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer



+ Mais Informações ››››››

Porto Alegre - Curso Gestão de pontos de Cultura

Teve reinicio na manhã de hoje o Curso Gestão de Pontos de Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o Pontão de Cultura COMUNA S.A de Belo Horizonte MG, estão presentes ao referido os representantes, Claudinara e Eloidemar, da ACCLTP de Três Palmeiras entidade gestora do Ponto de Cultura Liberdade de Expressão de Três Palmeiras RS.
O evento ocorre até amanhã sabado dia 15-02-2014 junto a Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre.

















+ Mais Informações ››››››

No dia 14 de fevereiro é comemorado o dia do Radiodifusor Comunitário

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Gabinete de Consultoria Legislativa

LEI Nº 14.011, DE 13 DE JUNHO DE 2012.

(publicada no DOE n.º 114, de 14 de junho de 2012)

Institui o “Dia do Radiodifusor Comunitário” no

Estado do Rio Grande do Sul.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do
Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º Fica instituído o “Dia do Radiodifusor Comunitário”, no âmbito do Estado do
Rio Grande do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 14 de fevereiro.

Art. 2º O “Dia do Radiodifusor Comunitário” deverá fazer parte do Calendário Oficial
de Eventos do Estado.

Art. 3º O Poder Público poderá, conjuntamente com entidades afins sediadas no Estado
do Rio Grande do Sul, promover atividades alusivas à data.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 13 de junho de 2012.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

RS segue com chuva e marcas amenas nesta sexta-feira

Litoral Norte seguirá com chance de temporal e alerta de ressaca

O tempo não firma no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Muitas nuvens continuam sobre o Estado e trazem chuva para áreas do Centro para o Norte. Já no Sul e no Oeste, o tempo apresenta melhoria e o sol até aparece. 

Da tarde para a noite, o tempo pode apresentar melhoria gradual em outras regiões. O dia é ameno e será ventoso, sobretudo no Leste do Estado. A MetSul considera preocupante o cenário no Litoral Norte, onde seguirá chovendo forte a torrencialmente, com vento, sobretudo entre Capão e Torres. Segue o alerta de ressaca forte do mar na orla gaúcha. 

Poderá fazer frio pela manhã em pontos altos, com 12°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, são amenas com 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 26°C.

O avanço da frente fria trouxe chuva intensa a extrema para vários pontos do Estado nesta quinta-feira. Choveu forte com alagamentos em Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Gravataí. Entre a quarta e a quinta, São Leopoldo teve 53,6 mm, quase a metade da média histórica de chuva do mês. 

A chuva foi torrencial também em pontos do Litoral Norte com alagamentos e deslizamentos na BR 101 e em vários balneários. Choveu muito ainda no Oeste. Volumes ao redor de 100 mm foram anotados em Uruguaiana. 
Fonte: Metsul
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/