quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pediatras indicam cuidados com a saúde das crianças no calor

Alimentação, proteção solar e segurança são fatores importantes

Tradicional período de descanso e lazer, os meses de verão exigem dos pais o reforço em alguns cuidados com as crianças. Além da segurança no mar, piscina ou rios, é preciso prestar atenção em fatores como alimentação, vestimenta e exposição ao sol.
De acordo com a pediatra Roseli Kripka, a alimentação das crianças nos dias muito quentes deve ser variada, composta de legumes, verduras, carbodratos (arroz, batata, polenta), proteína animal (carnes, aves, peixes) e proteína vegetal (feijões, lentilha, grão de bico).
— As carnes, os peixes e as aves devem ser cozidos, assados ou grelhados. É importante sempre ter cuidado na aquisição e conservação dos alimentos, para afastar o risco de contaminação — indica a pediatra.
Ainda segundo Roseli, um prato colorido é sempre mais atraente para as crianças. Uma dica é colocar os alimentos em porções pequenas, adequadas a idade da criança, sem forçar a alimentação. Também é importante nunca guardar para outra refeição o resto da comida que sobrou no prato pelo alto risco de contaminação.
O calor pode diminuir o apetite das crianças. Nesses casos, é recomendado que os pais ofereçam frutas frescas da estação, sucos naturais sem adição de açúcar e muita água. Se a comida ou a bebida forem rejeitadas, o indicado é oferecer os alimentos com maior frequência. Para o preparo dos pratos, não esquecer de higienizar adequadamente frutas, legumes e verduras, além de sempre lavar bem as mãos.
Cuidados na viagem
Para quem vai aproveitar os meses quentes para viajar deve levar na mala roupas leves e realizar a viagem em horários de menor intensidade do trânsito. Se o trajeto for longo, é recomendado organizar paradas para descanso e não esquecer de oferecer água e alimentos para as crianças. Verificar se a criança está com a carteira de vacinação em dia também é importante antes de embarcar.
— Conforme a idade da criança, é aconselhável preparar algum tipo de entretenimento para o trajeto da viagem e protegê-la da incidência direta do sol — lembra o pediratra Marcelo Pavese Porto.
Se for viagem de avião, o especialista recomenda ter alguma mamadeira para a criança sugar na aterrissagem. Aqueles que mamam no peito, oferecer especialmente durante os procedimentos de aterrissagem, para não causar dor no ouvido. Para os maiores é indicado oferecer um chiclete.
Se o destino da viagem tiver praia ou piscina, é preciso ficar atento à segurança e sempre acompanhar os pequenos. Também recomenda-se evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, sempre com fotoprotetores, e utilizar outras formas de proteção como roupas com tecidos protetores, chapéus e óculos.
— Todas as partes do corpo devem ser protegidas, mas especialmente as mãos, o rosto, nariz, orelhas, pernas e pés, que são mais expostos ao sol que as outras partes. Lembrar sempre de utilizar chapéus ou bonés — lembra o pediatra.
As crianças podem e devem usar óculos escuros, desde que sejam com boas lentes. Os protetores solares são recomendados para crianças a partir de seis meses de idade. Porém, não é recomendado expor bebês menores de seis meses ao sol, exceto por períodos curtos e respeitando o horário do sol, sempre protegidos com roupas e chapéus.
Outra dica é que os pais desenvolvam atividades na sombra para diminuir o período de exposição ao sol. Reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou menos, se a criança estiver brincado muito na água.
Fonte:Bem Estar
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Temperatura fica próxima dos 40ºC na Grande Porto Alegre

Sexta-feira deve ser mais um dia de calor no RS

A sexta-feira vai ser mais um dia de calor no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, na grande Porto Alegre, a temperatura volta a se aproximar dos 40ºC.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Passo Fundo - Homem atropelado morre após ficar internado por 11 dias

Nessa noite de quarta-feira (29), um homem morreu após ficar 11 dias internado depois de ser atropelado, em Passo Fundo, norte do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo informações, Candido da Cunha Saraiva, de 76 anos, foi atropelado na manhã do sábado (18/01), e foi encaminhado ao Hospital da Cidade. O mesmo não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
O motorista que teria atropelado Saraiva fugiu do local sem prestar socorro. A Polícia de Homicídios de Passo Fundo investiga o caso.
Fonte: NorteRS
Postado por:Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

Sarandi - Novas medidas são impostas pelo Departamento de Trânsito do município

Construtores com obras em andamento ou a se iniciar tem 10 dias para se adequar
Entra em vigor nessa quinta-feira (30) algumas regras impostas pelo Departamento de Trânsito de Sarandi destinado aos construtores com obras em andamento ou a se iniciar, com o objetivo de garantir a segurança. Os mesmos tem o prazo de 10 dias após o recebimento do aviso para se adequar.
As medidas que devem ser adotadas:
* Não será permitida, sob pena de multa, executar a obra com a utilização de material de construção na via pública, por tempo maior que o necessário para descarga ou remoção.
* Nenhuma construção ou demolição será executada no alinhamento predial sem que seja, obrigatoriamente, protegida por tapumes que garantam a segurança de quem transitar pelo logradouro público.
* Área de Segurança é a parte da via necessária á segurança das edificações públicas ou consideradas especiais, com extensão igual á testada do imóvel, nas quais a parada e estacionamento são proibidos, sendo vedado o seu uso para estacionamento por qualquer veículo.
Fonte: NorteRS / Cristiano Oleszczuk, Diretor Municipal de Trânsito
+ Mais Informações ››››››

Irrigação ganha espaço em pequenas propriedades de São José das Missões

A implantação de um sistema de irrigação por aspersão foi aposta do casal de agricultores Claudenir e Ivanice Birk, moradores da Linha Santa Lúcia, em São José das Missões, para irrigar áreas de pastagem na pequena propriedade. Com uma área de 14 hectares destinada à atividade leiteira, o casal possui um rebanho de 40 vacas, sendo que, destas, 24 estão em lactação. A família decidiu investir na irrigação para ampliar a produção de leite a pasto, buscando melhorar sua renda, uma vez que a atividade leiteira é a principal fonte de renda da propriedade.
Em uma área com um pouco mais de dois hectares foi instalado um sistema de irrigação por aspersão, utilizando como depósito o açude existente na propriedade. A família Birk conseguiu instalar o sistema através do Programa Mais Água Mais Renda, do Governo do Estado. O que mais motivou a família a apostar na irrigação foi pela manutenção de oferta de forragem durante todas as estações do ano. Além disso, o sistema irá potencializar a produção de leite, garantindo mais estabilidade. O incentivo conquistado através do Mais Água Mais Renda foi fator decisivo na decisão da família.
O Programa oferece subvenção de uma fração significativa do custo de implantação e facilita o licenciamento do sistema. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, a Instituição tem papel fundamental nesse processo, pois operacionaliza o Programa à medida que elabora os projetos de açudes e irrigação fundamentados em critérios técnicos, encaminha a documentação para licenciamento e, acima de tudo, oferece a assistência técnica constante, para que o sistema seja manejado de forma adequada, melhorando sua eficiência no que se refere à produtividade das culturas irrigadas, bem como à eficiência do uso da água.
Assessoria Emater
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 30-01-14


Postado Por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Café da manhã pobre na juventude aumenta chances de síndrome metabólica na fase adulta

Pesquisa sueca indica que incidência de desenvolver o problema pode ser até 68% maior

Certamente você já ouviu falar que o café da manhã é uma uma refeição importante para a saúde. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Umeå, na Suécia, e publicado na Public Health Nutrition reforça ainda mais essa ideia. A pesquisa revelou que adolescentes que tinham um café da manhã pobre apresentaram maior incidência de síndrome metabólica 27 anos depois.
Síndrome metabólica é um termo que abriga todos os fatores ligados a um maior risco de sofrer doenças cardiovasculares. A síndrome metabólica inclui obesidade abdominal, altos níveis de triglicérides, níveis baixos de colesterol HDL (o "bom"), pressão arterial alta e altos níveis de glicose no sangue.
A pesquisa começou em 1981, quando os pesquisadores pediram a adolescentes para relatar o que eles comiam no café da manhã. Os entrevistas foram submetidos a um exame de saúde 27 anos depois, que investigou a presença de síndrome metabólica.
O estudo mostrou que os jovens que não costumavam tomar café da manhã ou tinham uma refeição pobre tiveram uma incidência 68% maior de síndrome metabólica quando adultos. A conclusão foi levou em consideração os fatores socio-econômicos e os hábitos de vida dos participantes. Obesidade abdominal e altos níveis de glicose no sangue foram os fatores mais claramento relacionados ao café da manhã pobre.
— Outros estudos são necessários para que possamos entender os mecanismos envolvidos na relação entre a síndrome metabólica e o café da manhã, mas nossos resultados demonstram que dispensar ou negligenciar essa refeição pode ter efeito negativo na regulação do açúcar no sangue — disse Maria Wennberg, principal autora do estudo.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Consumo de energia elétrica cresce 4,9% em dezembro de 2013

Puxado pelo setor de comércio e serviços, a demanda por energia elétrica cresceu em dezembro do ano passado 4,9%, em relação ao mesmo mês de 2012, registrando a maior alta do ano – 1,4 ponto percentual superior à alta acumulada de 2013 que foi 3,5%.
Dentre as principais classes de consumo de energia elétrica, a do setor comercial e de serviços foi a que apresentou a maior taxa de crescimento em dezembro, com alta de 7,1% sobre o mesmo mês de 2012 - totalizando 7.585 gigawatss-hora (GWh). A alta se dá mesmo sobre a base elevada de dezembro de 2012: 9%.
Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (29), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e indicam que o Sudeste destacou-se entre as regiões, com alta de 8,0%. A Região Sul, com alta de 1,5%, foi a única região a registrar taxa de crescimento baixa. Na região, a demanda de climatização ambiental em 2013 foi relativamente menos intensa do que em dezembro de 2012. Nas demais regiões, os destaques foram a Região Nordeste, onde o consumo de energia elétrica cresceu 8,4%; com destaque para a Bahia (10,9%); Centro-Oeste (8,4%), com Mato Grosso (12,2%) na dianteira; e a Região Norte, com alta de 11,9%.
O consumo de energia nas residências brasileiras totalizou 10.675 GWh em dezembro de 2013, acréscimo de 5,3% sobre igual período do ano anterior. Além do bom desempenho da Região Nordeste (10,3%), destacaram-se também as Regiões Norte (14,4%) e Centro-Oeste (10,1%).
O consumo industrial em dezembro atingiu 15.301 GWh apresentando crescimento de 3,1% ante dezembro de 2012, quando a taxa foi negativa em 2,9%. O Sudeste, que concentra 54% do consumo de energia industrial na rede e foi a região que mais contribuiu para o resultado de dezembro. Houve elevação de 3,5% no consumo regional. A base de comparação estava deprimida: houve contração de 6,0 no consumo industrial de energia da região em dezembro de 2012.
Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Homem é preso depois de atear fogo no próprio pai em Ametista do Sul

O Caso de tentativa de homicídio ocorreu nesta quarta-feira, dia 29,  na Linha São Valentin da Gruta, interior de Ametista do Sul.
A Brigada Militar recebeu a informação de que um elemento havia ateado fogo em seu pai e que havia fugido do local. A vitima foi conduzida ao Hospital São Gabriel. 
Depois de colher informações de que o autor do crime teria fugido por uma estrada e provavelmente estaria em um bar, os policiais o prenderam há cerca de 500 metros da residência. Ele não apresentou resistência à prisão, e confirmou que era o autor do fato. 
Foi dada voz de prisão e conduzido até a Delegacia de Polícia. De acordo com informações do Hospital São Gabriel e conforme atestado médico, a vítima apresenta queimaduras de 2° grau e permanece internada. Após  o registro de flagrante o acusado foi conduzido ao Presídio de Frederico Westphalen.
 Fonte:Radio Comunitaria Frederico 97.9
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Dermatologista esclarece as principais questões sobre câncer de pele

Forma mais comum da doença pode ser evitada com medidas simples

A exposição ao sol sem proteção é um risco que muitas pessoas ainda não levam a sério. Mas o câncer de pele é a forma mais comum de câncer e uma das principais causas de morte. No mundo, são quase 3,5 milhões de casos por ano, que levam pelo menos 12 mil pessoas à morte.
Durante as estações da primavera e verão, a exposição aos raios solares é ainda mais intensa. Por isso, a dermatologista da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida, Anokhi Jambusaria, especializada em câncer de pele, explica algumas questões que as pessoas devem conhecer e levar em conta. Confira:
O que é câncer de pele?Câncer de pele é qualquer crescimento maligno na pele. De uma maneira geral, há dois tipos principais: melanoma e não melanoma. No caso do câncer de pele não melanoma, também há dois tipos mais comuns, o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer diagnosticado em todo o mundo. Na verdade, é mais comum do que o câncer de mama, câncer de pulmão e mesmo o câncer de cólon. O carcinoma de células escamosas, por sua vez, é o segundo tipo de câncer mais comum em todo o mundo.
O que é melanoma?O melanoma é a forma mais fatal de câncer de pele, porque ele tende a se disseminar e atingir outros órgãos. Outros tipos de câncer de pele raramente se espalham para outras áreas que não a superfície da pele. Mas o melanoma, por ter essa capacidade de entrar em metástase, é o mais letal. Ele se distingue porque é uma proliferação das células que contêm grânulos de pigmento. Mas ele também pode ser originar de diversas partes do tecido mucoso, incluindo os da cabeça e do pescoço, bem como do trato gastrintestinal. Ele também pode aparecer nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
Quais são os sintomas desse tipo de câncer?Frequentemente, as pessoas notam que alguma coisa está crescendo em suas peles ou notam alguma mudança. Essa é a primeira coisa a ser observada. Tipicamente, esse câncer tende a ser assintomático, ou seja, ele não dá sinais de sua presença. Algumas vezes, esse crescimento pode sangrar ou doer um pouco, quando pressionado.
Quais são os tratamentos para os diversos tipos de câncer de pele? Os tratamentos para o câncer de pele são individualizados. Depende de cada paciente, do tipo de câncer e como ele é visto no microscópio. Para um câncer de pele pequeno, em estágio inicial, muitas vezes um tratamento tópico ou um simples procedimento de raspagem podem ser o suficiente. Para um câncer mais agressivo, o médico pode recomendar que a lesão seja removida cirurgicamente.
Qual é a probabilidade de cura de um paciente com melanoma?No estágio 1, a probabilidade de cura de um melanoma é de cerca de 95%. Por isso, a detecção precoce é fundamental. No caso de um melanoma mais denso (grosso, volumoso), confinado na pele, mas que ainda não se disseminou para os gânglios linfáticos ou para outro órgão do corpo (em estágio 2), a cura também é possível — a probabilidade de cura é de 70 a 80%. No estágio 3, o melanoma já "escapou" de seu confinamento na pele e atingiu os gânglios linfáticos. Nesse caso, há três fases diferentes — A, B e C, conforme a quantidade de gânglios linfáticos que foram atacados pelo melanoma. A probabilidade de cura pode cair muito, para níveis tão baixos quanto 20%, se houver muitos gânglios linfáticos envolvidos. Mas pode cair apenas para 60 a 70%, se houver apenas um gânglio linfático atingido. O melanoma de estágio 4 é o que já se disseminou para além dos gânglios linfáticos e atingiu outros órgãos do corpo. Nesse caso, a probabilidade de sobrevivência é muito baixa. Em média, um paciente pode sobreviver de alguns meses a um ano. Mas novas terapias estão melhorando essas situações.
Como a exposição ao sol ajuda a contrair essa doença?A exposição ao sol é um fator de risco muito importante no desenvolvimento do câncer de pele. Sabemos que a exposição que uma pessoa sofreu em sua infância e, particularmente, um histórico de queimaduras de sol excessivas são fatores importantes. No entanto, muitos médicos concordam que é importante minimizar a exposição ao sol na vida adulta, porque isso reduz ainda mais o risco de câncer de pele.
Há pessoas com um risco maior do que outras de contrair a doença?Os genes também exercem um papel importante. Pessoas com predisposição genética podem contrair câncer de pele mais facilmente. Há certos grupos de pacientes com maior probabilidade de sofrer esses tipos de câncer. Por exemplo, as pessoas com pele mais claras tendem a se queimar, em vez de se bronzear, e, por isso, correm um risco maior. Normalmente, essas pessoas que correm os maiores riscos são ruivas, com olhos azuis. Mas, pessoas com pele mais escura também podem ter câncer de pele, embora o risco seja menor. Na verdade, qualquer um pode desenvolver câncer de pele.
Que outros fatores podem influenciar?O local onde você vive também exerce um papel, em termos de riscos de desenvolvimento do câncer de pele. Raios ultravioletas, que causam o câncer, são mais fortes em áreas mais próximas ao equador e mais fracos em áreas longínquas do equador. A altitude também tem influência no desenvolvimento do câncer de pele. Pessoas que vivem em regiões mais altas, por muitos anos, tendem a ser mais expostas aos raios ultravioletas do que as que vivem em regiões de menor altitude ou a nível de mar. Portanto, tudo isso deve ser levando em conta quando uma pessoa quer determinar seus parâmetros de risco de contrair câncer de pele.
Como uma pessoa pode se proteger das radiações solares?As principais diretrizes para a proteção solar ou para a prática do "sol seguro" são:
— Aplique protetor com um fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30, e se assegure de que ele tenha um amplo espectro protetor, isto é, que proteja contra a radiação ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB)
— Aplique o protetor aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol e volte a aplicá-lo a cada duas horas e imediatamente depois de nadar ou suar em excesso. Protetor solar à prova de água ou de suor é um mito.
— Aplique uma quantidade equivalente a um copo de drinque pequeno em todo o corpo, incluindo embaixo da roupa.
— Torne a aplicação do protetor solar uma rotina. As mulheres devem aplicar protetor solar diariamente, sob a maquiagem.
— Invista em um chapéu de abas largas, que cubra não apenas a cabeça, mas também as orelhas e a parte de trás do pescoço. Use óculos de sol. Para as atividades ao ar livre, existem roupas que protegem contra o sol, com tecidos tratados com protetor solar. Isso reduz a quantidade de protetor solar que você precisa aplicar na pele.
— Não se esqueça de que os raios solares são mais intensos entre 10h e 16h. Portanto, é preferível realizar atividades ao ar livre fora desse período.
Quando é preciso ver um médico para prevenir o câncer de pele?É recomendável que qualquer pessoa, desde a que está entrando na puberdade à que está entrando na vida adulta seja examinada por um dermatologista, para um exame de avaliação dos parâmetros de risco, particularmente se tem um histórico familiar de câncer de pele ou um histórico de exposição excessiva ao sol. Com base no que for descoberto no exame, o médico irá recomendar a frequência dos exames. Tudo depende do nível de risco de cada pessoa.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Taxista é baleado na cabeça em Canoas

Tiro produziu apenas um ferimento superficial

Um taxista foi baleado na cabeça durante uma tentativa de roubo em Canoas, na Região Metropolitana, por volta das 21h30min desta quarta-feira. O crime ocorreu na Rua Allan Kardec, no Bairro Fátima. 
De acordo com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade, o assaltante fugiu com uma quantia em dinheiro não informada.
Segundo a polícia, a vítima, identificada como Jovezino Samuel Prates, 38 anos, foi atingida de raspão na cabeça mas conseguiu conduzir o veículo até o HPS de Canoas, onde foi socorrida.
Fonte:Zero Hora
+ Mais Informações ››››››

Funcionários dos Correios entram em greve no Rio Grande do Sul

Trabalhadores da estatal defendem manutenção do atual plano de saúde da categoria

Os trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Sul (exceto Santa Maria e região) decidiram nesta quarta-feira à noite, em assembleia, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da zero hora de quinta-feira. Os funcionários defendem a manutenção do atual plano de saúde da categoria, o Correios Saúde.
A empresa avalia mudar o plano de saúde. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintect/RS), Vítor Rittman, a empresa age de forma unilateral, descumprindo cláusula do acordo coletivo, precarizando o atendimento na saúde da categoria e contrariando as expectativas dos trabalhadores.
Os trabalhadores também defendem que a entrega das correspondências seja realizada pela manhã. Atualmente, começa por volta do meio-dia. Com a mudança, seria evitado o calorão.
Os funcionários devem se reunir nesta quinta-feira em frente ao prédio-sede dos Correios no Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, na Rua Siqueira Campos, às 10h. Às 14h, planejam realizar manifestação a partir do local. 

Os trabalhadores dos Correios em Santa Maria são representados pelo Sintect de Santa Maria e Região.
Outras assembleias estão sendo realizadas em outros Estados para definir sobre o movimento.
PRESTE ATENÇÃO
Como proceder durante a greve dos Correios:
– Dependendo do nível de adesão à greve, as correspondências poderão sofrer atraso.
– Consumidores devem ficar atentos para não atrasar o pagamento de contas. De acordo o com o Procon, a paralisação dos correios não isenta o consumidor de pagar as contas até a data do vencimento.
– Caso costume receber contas neste período do mês, é recomendável contatar fornecedores de produtos e serviços para saber o valor e como pagar.
Fonte:Zero Hora
+ Mais Informações ››››››

Pesquisadores conseguem combater alergia a amendoim entre crianças

Pacientes conseguiram tolerar doses diárias de 800 mg

Um grupo de médicos conseguiu dessensibilizar crianças alérgicas a amendoim fazendo-as ingerir pequenas doses deste alimento, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista médica britânica The Lancet.
Depois de seis meses de tratamento, elas conseguiram tolerar doses diárias de 800 mg de amendoim em pó, o equivalente a cinco amendoins, o suficiente para salvar sua vida em caso de ingestão acidental, segundo os autores da pesquisa.

"O tratamento permitiu que crianças muito alérgicas consumam quantidades de amendoins muito superiores às encontradas nos alimentos contaminados acidentalmente, algo tranquilizador para os pais que temem reações alérgicas fatais em seus filhos", resumiu o coordenador do estudo, Andrew Clark, da Universidade de Cambridge.

Um total de 99 crianças e adolescentes alérgicos, de 7 a 16 anos, participaram do estudo. Um em cada cinco sofreu efeitos não desejados, que na maioria dos casos se traduziu em coceira moderada na boca. A alergia a amendoim afeta uma criança em cada 50.

Fonte: AFP
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Vírus da gripe H7N9 já foi detectado este ano em 111 pessoas na China

Seis novos casos da gripe aviária H7N9 foram detectados nas últimas horas na China, elevando para 111 o número de contágios registrados este ano e que resultaram em pelo menos 20 mortes. O novo vírus foi descoberto pela primeira vez em humanos no ano passado, no Leste da China.
Hong Kong registrou nessa quarta-feira (29) a terceira morte em consequência da gripe H7N9.
Em Macau, apesar de alguns casos suspeitos, ainda não foram detectados casos da doença.
A galinha é muito usada em pratos típicos da gastronomia chinesa. Neste momento, em que o país se prepara para celebrar o Ano Novo Lunar, a maior e mais importante festa das famílias, as autoridades pedem à população que redobre os cuidados para evitar o contágio.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Erechim - Três casos de violência doméstica são registrados no mesmo dia

Às 05h53, uma guarnição da Brigada Militar foi deslocada até a Rua Generino Strapasson, Bairro Aeroporto, para atendimento de desentendimento familiar. A vítima relata que foi agredido pela sua companheira com socos e ameaçado de morte. Conduzido ao hospital e posterior à delegacia para registro.
ÀS 19h30, na Rua Euclides Grazziotin, Bairro Progresso, desentendimento entre irmãos. As Partes foram conduzidas ao Hospital e posterior até a Delegacia para registro.
Às 20h35, a Sala de Operações da Brigada Militar foi informada de ocorrência de violência doméstica na Rua Adélio Bonfante, Bairro Copas Verdes. No local a guarnição tentava localizar a vítima, momento em que o autor das agressões investiu contra a guarnição, sendo necessário o uso moderado da força para conter mesmo. Neste
momento a vítima acompanhada pela mãe realizou contato com a guarnição relatando que foi agredida fisicamente pelo irmão. No momento em que as partes envolvidas eram encaminhadas para a viatura, alguns familiares tentaram evitar que o agressor fosse conduzido tentando retirar o mesmo da guarda da guarnição, sendo necessário a utilização da TASER. No interior da viatura o autor desferiu pontapés contra as portas não causando danos. As partes foram conduzidas ao Hospital e posterior à delegacia para o registro.
Fonte: BM Erechim
+ Mais Informações ››››››

Piso salarial dos professores tem reajuste de 8,32%

O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (29), oficialmente, o reajuste do piso salarial do magistério. O valor, que é reajustado anualmente, como determina a Lei do Piso (Lei 11.738/2008), aumentará 8,32%, chegando a R$ 1.697.
Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do ano passado, em relação a piso de 2012. O valor é a remuneração mínima do professor de nível médio com jornada de 40 horas semanais.
O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro de 2013, passou para R$ 1.567. O maior reajuste foi o de 2012: 22,22%.
Além do valor do salário, a lei trata das condições de trabalho, estipulando, por exemplo, jornada de no máximo dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos.
Fonte: Agência Brasil
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!