quinta-feira, 17 de junho de 2021

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2294, do dia 18 de junho de 2021

 

Está no ar a Edição 2294 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Complicações provocadas pelo vírus da gripe podem ser evitadas com vacinação

02 Campanha reforça necessidade de doação de sangue no RS

03 Parlamentares criticam reforma administrativa

04 Governo apresenta estudo para edital de concessão de rodovias

05 Maioria dos brasileiros é a favor do casamento homoafetivo
+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do CESURG realizam Projeto de Extensão com produtores de leite em Coqueiros do Sul.


 


Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, realizou neste primeiro semestre de 2021 um projeto de extensão com produtores de leite do município de Coqueiros do Sul.

A iniciativa do projeto partiu de Extensão II, disciplina do curso que prevê ações de Extensão Universitária com a Comunidade. A instrução e orientação dos projetos ficaram por conta dos docentes Paulo Roberto Machado e José Francisco Xavier da Rocha.

Os acadêmicos selecionaram 33 produtores, os quais responderam um questionário de perguntas simples com o intuito de levantar os principais desafios da propriedade leiteira. O resultado deste levantamento foi que a maioria das propriedades é de pouca extensão de área de terra e é caracterizada por agricultores familiares, em sua maioria produzindo leite a pasto. Outro ponto identificado foi o enfrentamento constante que os produtores têm com a presença da mastite, uma das doenças que mais afetam os rebanhos.

Após o resultado da pesquisa, os acadêmicos perceberam que era necessário levar informações aos produtores referente ao que eles enfrentam com a mastite. E assim surgiu a ideia de veicular instruções e esclarecimentos por meio de podcasts breves, sobre o manejo e cuidados com as vacas de leite. O material gravado será reproduzido pela emissora da Rádio Comunitária de Coqueiros do Sul. A escolha do meio de divulgação é pela preferência dos produtores no seu dia a dia, e pela facilidade de acesso pelos mesmos.

“E aqui é possível, mesmo em momentos de isolamento social, ver atividades de ação de Extensão Universitária que chegam até a comunidade, com integração e compartilhamento de conhecimentos, de troca de saberes de aprendizado. Uma via de mão dupla onde produtores ensinam seus saberes e compartilham sua realidade com os estudantes, e onde os acadêmicos podem demonstrar seu conhecimento e aprender a serem profissionais mais humanos e voltados ao crescimento da comunidade”. Complementa o professor Machado.

O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos Ariéli Schmitt dos Santos, Ellen Elis Griebeler Rucks, Elian Marcon, Juliana Graminho e Thais Quadros Stuermer.

-


+ Mais Informações ››››››

CESURG abre inscrições para Vestibular de Inverno 2021 com prova agendada

 

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, abre inscrições para a prova agendada referente ao Vestibular de Inverno 2021. A partir de sexta-feira, 18 de junho, os candidatos irão poder escolher o dia e horário que desejam realizar a prova de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Neste momento o CESURG irá oferecer vagas para 09 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária, Pedagogia e também terá uma nova turma no curso Técnico em Enfermagem com início para segundo semestre de 2021.

As inscrições iniciam na sexta-feira, 18 de junho, e encerram no dia 06 de agosto de 2021, podem ser realizadas no site cesurgsarandi.com.br, onde o candidato preenche formulário de acordo com a data e hora que tiver disponibilidade em seu tempo.

Além da prova, o candidato também tem outra forma de ingresso nos cursos de graduação do CESURG Sarandi, como utilizando a nota do ENEM (para quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio nos anos de 2016 a 2020).

O Vestibular de Inverno do CESURG traz como tema principal nesta campanha “O Conhecimento que transforma o agora”. O objetivo desta temática é apresentar a qualidade do ensino que a instituição oferece para Sarandi e região, além do mais mostrar que o CESURG está sempre em transformação de acordo com as novas tecnologias e demandas que o mercado de trabalho exige dos profissionais. Dando visibilidade ao conhecimento que o Centro de Ensino Superior Riograndense possui, conhecimento este que ajuda a transformar profissionais de sucesso para os obstáculos que a vida lhe impõe.

Para mais informações os candidatos podem entrar em contato através dos telefones (54) 3460-1000 / (54) 9 9662-5707.

--

+ Mais Informações ››››››

17 de Junho, Quinta - A esperança de que nossas atitudes tenham valor

168 - 17 de Junho, Quinta - A esperança de que nossas atitudes tenham valor
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/