terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1408, do dia 17 de Janeiro de 2018

Edição 1408, do dia 17 de Janeiro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Centrais sindicais definem agenda de ações contra reforma da Previdência.

· Cpers acusa Sartori de não cumprir acordo com a categoria e ameaça nova greve.

· Se reforma trabalhista fere Constituição, deve ser questionada, diz magistrado.

· Mídia esconde recessão, desemprego e reajuste do salário mínimo abaixo da inflação.

· Mais de 220 caravanas de todo o País já confirmaram presença em Porto Alegre para julgamento de Lula.
+ Mais Informações ››››››

Ganhadores dos Prêmios da Farmácia Líder Farma

 Primeiro prêmio foi para João Lara
 Segundo prêmio foi para Silvana Porto
 Terceiro prêmio foi para Lurdes Salvador
 Quarto prêmio foi para Marcia Goffi











Fotos: Ana Paula Dias
+ Mais Informações ››››››

Programa do STR de 16-01-2018

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1906 de 16-01-2018

+ Mais Informações ››››››

PRECISA SE DE DOADOR DE SANGUE

Edemar Plínio Scherer está precisando de doadores de sangue (urgente) Qualquer tipo. 
Interessados em doar deverão se escrever no ambulatório municipal de três palmeiras. 
+ Mais Informações ››››››

10ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi é apoiada pelo CESURG

Mais de 50 famílias de produtores rurais estiveram direta ou indiretamente envolvidos na produção dos alimentos comercializados na 10ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e região, evento promovido entre os dias 12 e 14, de sexta-feira a domingo, em estrutura montada na Avenida Expedicionário, junto a Praça Farroupilha, em Sarandi.

O evento, já tradicional no calendário regional, contou novamente com o apoio do CESURG – Centro de Ensino Superior Riograndense. Os visitantes foram recepcionados em um espaço institucional da faculdade, onde puderam esclarecer dúvidas sobre os três novos cursos lançados neste vestibular – Ciências Contábeis, Educação Física e Engenharia Civil –, e também sobre os cursos de Administração, Agronomia, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Pedagogia, cursos técnicos e de pós-graduação.

O diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, acompanhou o evento. “Acredito muito no potencial e no trabalho desse povo empreendedor e ordeiro. Valorizar as potencialidades locais, como as agroindústrias familiares, também é desenvolver os nossos municípios, e por isso o CESURG é parceiro e apoiador da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar”, comenta o professor Rafael Rossetto, que também participou da abertura oficial, na manhã de sábado (13).


Assescom CESURG
+ Mais Informações ››››››

MPA prepara IV Festa da Semente Crioula

Evento será realizado dia 28 de janeiro, em Seberi
Imagens do III encontro em 2017
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) confirmou a realização da IV edição da Festa da Semente Crioula, a ser realizada nas dependências da Cooperbio, na Linha Tesoura, em Seberi. A data referencial é o domingo, 28 de janeiro, com atividades durante todo o dia. Embora a programação ainda esteja sendo formulada, já foram confirmadas a feira de produtos orgânicos e agroecológicos pela manhã, almoço com cardápio típico camponês ao meio dia, exposição e partilha de amostras de sementes crioulas, bem como festejos populares com música e apresentações culturais.
            Uma das atrações da festa é a Caravana Clodomir de Moraes, ação de ativismo cultural executada durante o ano de 2017 em estados do Nordeste e que pela primeira vez vem ao sul, trazendo intervenções teatrais, música e a partilha das experiências vividas no percurso percorrido em meio as comunidades camponesas. Também serão realizadas as tradicionais rodas de conversa, troca de experiências e palestras que trazem como temas centrais a preservação da semente crioula e a adoção do sistema de produção agroecológico.
            Mais informações podem ser obtidas com os representantes locais do MPA, pelo telefone (55) 999 634 234 ou pelo e-mail cooperbio.alimergia@gmail.com.


            O que são sementes crioulas?

            São sementes guardadas, reproduzidas e melhoradas milenarmente por comunidades tradicionais. Elas são mantidas e selecionadas por várias gerações através dos agricultores camponeses. Guardam em si a riqueza da seleção natural e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas. Normalmente são sementes que vieram de plantas cultivadas organicamente, sem uso de pesticidas, inseticidas ou adubos químicos, comprovando que é possível descartar esse tipo de produtos nocivos, bem como evitar que se recorra a sementes geneticamente modificadas. Os fundamentos dessa cultura estão na tradição passada de pai para filho, na troca, na agroecologia, na defesa da diversidade de plantas e cultivos e na preservação das espécies nativas.

            


Fotos: Daniela Prado
Jornalista: Marcos Antonio Corbari
+ Mais Informações ››››››

16 JAN- TER - NOS FRACASSOS POSSO ENCONTRAR DEUS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/