terça-feira, 20 de setembro de 2016

Emater-RS-Ascar promove ação de inclusão com famílias indígenas do município de Ronda Alta

Através do Plano Socioassistencial, de promoção à inclusão social e produtiva, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar de forma planejada e continuada, 25 famílias da aldeia indígena Pedras Brancas, de Ronda Alta, recebem capacitações e participam de atividades e oficinas em diversas áreas. Um dos objetivos do Plano é incentivar ações de segurança e soberania alimentar.
“Desenvolvendo o tema conforme cronograma realizamos palestra e o resgate dos pratos da base alimentar da cultura Kaingang, através de depoimentos das participantes”, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marli Bernardi. Durante a atividade, as famílias participaram de oficinas demonstrativas de beneficiamento de alguns alimentos, contando com a contribuição das integrantes do grupo indígena.
Grupos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Ronda Alta participaram da atividade para conhecer mais da cultura indígena. “Essa atividade foi muito proveitosa, agregou muito conhecimento ao público visitante e serviu para aproximar as culturas”, salientou Marli.
Os Planos Socioassistenciais são desenvolvidos nos 42 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, beneficiando centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, assessorados pelas equipes dos escritórios municipais. As ações visam promover a inclusão social e produtiva e a garantia e defesa de direitos das famílias assistidas.

Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto
+ Mais Informações ››››››

Banco de Sangue retoma atendimento na próxima segunda-feira

Na última sexta-feira (16), o administrador judicial do Banco de Sangue de Erechim, cirurgião dentista Jackson Arpini, esteve reunido em reunião extraordinária, com os representantes das entidades que tem assento na Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim: CDL, Sindilojas, Hospital de Caridade, Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Cotrel, Accie, URI Campus de Erechim, Lions Centro e AABB.
Em pauta diversos assuntos pertinentes ao Banco de Sangue, entre eles, a retomada dos atendimentos, sendo que foi acertada a reabertura do serviço hemoterápico para a próxima segunda-feira (26).
Conforme Arpini, diante dos fatos o Banco de Sangue firmou convênio, em caráter emergencial, com o município de Erechim, para aquisição dos utensílios de uso diário, para prover o serviço com os insumos necessários. Com a chegada dos insumos ficou decidido que, a partir desta quarta feira (21), a unidade iniciará a agenda dos doadores, pelo turno da manha, das 8 às 12 horas, tanto na unidade ou através do telefone 3522-5366.
As coletas começarão a ser realizada na próxima segunda-feira (26), oportunidade em que se iniciam os fluxos e processos de trabalhos práticos visando à coleta, processamento, armazenagem e abastecimento de sangue aos prestadores de serviços de saúde (hospitais).
O administrador ressalta que o serviço vive um novo momento, com todos os apontamentos devidamente regularizados, com investimentos superiores a R$ 350 mil em equipamentos e mobiliários, e com diversas capacitações realizadas, pela equipe multiprofissional, em áreas afins.
Arpini solicita a compreensão da comunidade em geral, em especial aos doadores, pela alteração das metodologias de trabalhos. Por fim esclarece que serão repassadas à comunidade informações complementares com relação aos novos fluxos de trabalho.

+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 20-09-2016

+ Mais Informações ››››››

792 - 20 DE SETEMBRO, TER - PREOCUPAR-SE E CONFIAR

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!