terça-feira, 30 de março de 2021

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG firma parceria com startup voltada ao agronegócio

 

Produtores rurais já começam a aderir aos serviços de monitoramento de lavouras por drones da Topview

Na propriedade da família Ferrrari, no interior de Três Palmeiras/RS, aconteceu, no dia 19 deste mês, a primeira demonstração e voo de um drone equipado com câmera de infravermelho – esta é a primeira etapa prática do projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre a Startup Topview e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG.

O projeto busca oportunizar que os produtores rurais façam o monitoramento aéreo das suas lavouras a fim de identificar doenças e pragas, reduzindo, assim, custos desnecessários, e aumentando a lucratividade e renda do produtor.

A grande novidade da parceria entre Topview e Sicredi é a facilidade de adesão, onde o produtor rural pode contratar o serviço junto com o custeio da lavoura, a um custo mínimo. O gerente de Agronegócio da Agência do Sicredi de Três Palmeiras, Cristiano Gavião, explica: “Nossa parceria com a Topview começou no ano passado, e esse ano intensificamos a oferta aos nossos associados, com o propósito de facilitar e incentivar o uso de soluções tecnológicas no campo, uma vez que elas permitem agregar mais renda e melhorar a qualidade de vida deles”.

A sucessão rural na propriedade de 60 hectares foi o que motivou o agricultor Alan Ferrari, de 33 anos, a investir em tecnologia. Ele acredita que o investimento vai otimizar a área, diminuindo os custos de produção e aumentando a produtividade. “Hoje em dia, se tu não investe em tecnologia fica pra trás, e o Sicredi está muito à frente nisso, sempre incentivando o produtor rural”, complementa”.

Como funciona o sistema?

“A Topview é uma solução que utiliza drones e a tecnologia da fotogrametria para diagnosticar se há pragas ou doenças atingindo as lavouras, além de analisar o solo, a qualidade do plantio e propor técnicas para melhorar a produtividade. A empresa identifica pontos que precisam ser tratados nas culturas e direciona o tratamento pontual e específico, sem a necessidade de usar defensivos em toda a plantação, o que reduz custos e melhora a eficiência no plantio.” O CEO da empresa Thales Ricardo Lavandoscki, explica que o programa está em plena expansão, focado agora nas lavouras de inverno que começam a implantadas na região de atuação da Cooperativa.

O produtor rural interessado deve procurar o Sicredi, através da agência mais próxima ou pelo WhatsApp, através do número (51) 3358-4770.

Foto: Produtores começam a aderir aos serviços de Startup parceira da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

Crédito: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

                              




Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS

(54) 3361 1446 / Ramal 222

sicredi.com.br

+ Mais Informações ››››››

Com novo conceito, Cotrisal abre nova Loja Lar & Construção

 

No dia 23 de março, a Cotrisal abriu sua nova Loja Lar & Construção em Sarandi. Em virtude da pandemia, não houve cerimônia de inauguração, pois a cooperativa segue todos os protocolos de saúde e segurança.

Mantendo a proposta de trazer inspiração para transformar a casa, os clientes e associados vão encontrar grandes marcas, variedade de produtos com preços e condições de compra atrativas, além de crediário próprio. A loja conta com profissionais qualificados para realizar um atendimento de excelência.

O empreendimento conta com 1.750 m², distribuídos em três andares, com elevador e escada rolante. Com projeto moderno e arrojado, a Loja Lar & Construção de Sarandi apresenta uma nova experiência de compra que reforça o diferencial da cooperativa no segmento.

Lurdes Silvana de Lima
Jornalista DRT/RS 10.670
Assessoria de Comunicação
Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda.
Fone/Fax (54) 3361-5000
www.cotrisal.com.br

+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos do curso de Agronomia do CESURG iniciam o TCC final

 

A primeira turma do curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG está na fase final do curso, neste momento os acadêmicos estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

São muitos temas que estão sendo pesquisados e desenvolvidos, como no caso dos acadêmicos Diego Spielmann, Dariana Hences e Carine Novello, que estão em processo de experimentação, sendo como temas: análise de solos e de sementes em seus trabalhos de conclusão no curso de Agronomia.

O acadêmico Diego Spielmann está realizando análise de solo dos municípios de Ronda Alta e Três Palmeiras para identificar a forma de ocorrência de doenças que ataca cultivares na região, sendo seu tema de TCC: Coleta, análise e identificação de podridões radiculares em solos e controle biológico com uso de Trichoderma.

Já as alunas Dariana Hences e Carine Novello, estão realizando análise de sementes de milho crioulo, observando a germinação e o vigor, além dos possíveis patógenos presentes nestas sementes. As acadêmicas têm como tema: Análises das qualidades fisiológicas e sanitárias de milho crioulo e potencial tratamento biológico de sementes com extratos de plantas.

As professoras Paloma Sexto e Fernanda Brum, do curso de Agronomia, estão orientando e coorientando os trabalhos. No momento, 09 alunos são supervisionados pelas professoras, que também auxiliam os acadêmicos nos experimentos do laboratório de análise de solos e sementes da instituição, bem como no campo.

Atualmente, o curso de Agronomia está realizando e conduzindo com esses trabalhos de conclusão, uma linha de pesquisa em bioprodutos, o qual tem pretensão em futuramente formar um grupo de estudos nos laboratórios do CESURG, já que é o futuro da agricultura estar em busca de atualizações através da pesquisa, sendo que o Ministério da Agricultura (MAPA), nos últimos meses, tem recebido cerca de 95 novos registros de defensivos de controle biológico que foram

                                             

                                 
                                 
                                 

--

+ Mais Informações ››››››

CESURG recebe representantes do Grupo Fienile

 

CESURG reafirma e alinha próximos passos da parceria com empresa que é a primeira com técnica de suplementação luminosa em pivô no mundo

Na última sexta-feira, 26 de março, representantes do Grupo Fienile, o sócio proprietário Gustavo Grossi juntamente com o coordenador de P&D e pesquisador Dr. Ernane Lemes, vieram até o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi para conhecer a instituição, reafirmar e alinhar os próximos passos da parceria que foi feita há 01 ano. A equipe foi recepcionada pelos diretores Sidnei Piccini, diretor administrativo, e Juçara Hennerich, diretora de ensino.

Durante a reunião realizada no CESURG com os diretores e os coordenadores dos cursos de Agronomia e Gestão de Cooperativas, os representantes do Grupo Fienile apresentaram resultados de pesquisa e prévias da safra 20/21. Além de apresentar sobre o novo módulo de iluminação que está sendo utilizado nos pivôs a partir de agora que permite a dimerização das cores, com isso será possível incrementar mais vitaminas, açúcar, carboidratos nas culturas de interesse. A dimerização das cores permite trabalhar com diferentes intensidades e colorações (luz rosa, azul, amarela, vermelha).

Após toda a explicação e demonstração de como funciona a técnica da suplementação luminosa e, a instituição junto com grupo de alunos e algumas empresas parceiras, já engajadas no projeto, estão alinhando algumas áreas com produtores rurais para instalar o projeto e iniciar os estudos.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta, “Junto com o representante comercial da região serão visitados alguns produtores para explicar e ver se eles estão dispostos a se engajar no projeto, pois não vai ser apenas suplementar luz, é um pacote tecnológico. Pois como as plantas irão estar produzindo mais elas precisam de mais adubação, de um manejo diferenciado, nós precisamos conhecer toda a realidade do produtor para poder montar o pacote tecnológico da suplementação luminosa. E na verdade esse será apenas o primeiro estudo, será a ponta do iceberg, porque existem várias perguntas e muitos estudos pela frente”.

O Grupo Fienile pretende retornar para o Rio Grande do Sul mais ou menos daqui um mês e acompanhar junto com os alunos as visitas nas propriedades dos produtores que aceitaram utilizar essa técnica de suplementação luminosa. Pois, necessita fazer um estudo na propriedade referente às características do pivô do produtor, ou seja, precisa verificar a altura do pivô e o posicionamento para que as plantas recebam a luz necessária para produção, além de mostrar aos alunos a maneira certa da manutenção que deve ser feita durante a produção dos cultivos.

Assim este projeto tende a se ampliar ano após ano, aumentando as oportunidades para os acadêmicos do curso de Agronomia e difundindo novas tecnologias para a região, sempre pensando no desenvolvimento regional.

                                           
                                           
--

+ Mais Informações ››››››

30 de Março, Terça - A Páscoa no início e o Domingo de Ramos

089 - 30 de Março, Terça - A Páscoa no início e o Domingo de Ramos
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2237, do dia 30 de março de 2021

Edição 2237 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade. 
O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351. 
Ouça na Edição de hoje:
01 Secretaria da Saúde orienta municípios a acelerarem vacinação 
02 Jovens passam a ser mais atingidos pela Covid-19 
03 Média semanal de mortes no Brasil bate novo triste recorde 
04 Em meio ao isolamento social, brasileiros estão comprando mais livros 
05 PL tenta retirar direito à pausa térmica de 95% dos trabalhadores de frigoríficos 
06 Bandeira da conta de luz continua amarela em abril
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/