sábado, 10 de maio de 2014

Três Palmeiras - Operação Ágata 2014


ENTREVISTA COM O SR ALEXANDRE SARAIVA NASCIMENTO, TENENTE-CORONEL COMANDANTE DO 29º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA AUTOPROPULSADO


O QUE O EXÉRCITO ESTÁ FAZENDO EM TRÊS PALMEIRAS?
O EXÉRCITO BRASILEIRO ESTÁ PARTICIPANDO DA OPERAÇÃO ÁGATA 2014.

O QUE É A OPERAÇÃO ÁGATA E QUAL É O SEU OBJETIVO?
A OPERAÇÃO ÁGATA É UMA AÇÃO CONJUNTA ENTRE OS MINISTÉRIOS DA DEFESA E DA JUSTIÇA COM PARTICIPAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PARA PREVENIR E REPRIMIR DELITOS TRANSFRONTEIRIÇOS E AMBIENTAIS NA FAIXA DE FRONTEIRA.

ESSA OPERAÇÃO ACONTECE ONDE?
A OPERAÇÃO ÁGATA OCORRE EM TODA A REGIÃO DE FRONTEIRA DESDE O RIO GRANDE DO SUL ATÉ O MATO GROSSO DO SUL. A ÁREA DE OPERAÇÕES DO 29º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA AUTOPROPULSADO (29º GAC AP) COMPREENDE 14 CIDADES DA REGIÃO.


POR QUE AS OPERAÇÕES ESTÃO OCORRENDO NA REGIÃO DE TRÊS PALMEIRAS?
A REGIÃO É CONSIDERADA “ÁREA DE FRONTEIRA”, POR ESTAR A MENOS DE 150 KM DO MARCO DIVISÓRIO COM OUTROS PAÍSES.
A OPERAÇÃO TEM ALGUMA RELAÇÃO COM A DIVULGAÇÃO RECENTE DE VÁRIAS NOTÍCIAS ABORDANDO O TRÁFICO DE DROGAS E O TRÁFICO DE ARMAS E MUNIÇÕES NAS FRONTEIRAS DO BRASIL?
TODA INFORMAÇÃO SOBRE ILÍCITOS NA FAIXA DE FRONTEIRA BRASILEIRA DE CERTA FORMA CONTRIBUI PARA A ADOÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DESTA ENVERGADURA, BEM COMO DA OPERAÇÃO EM QUESTÃO.

QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA A OPERAÇÃO?
A OPERAÇÃO INICIA NO DIA 10 DE MAIO E NÃO TEM DATA DEFINIDA PARA O SEU ENCERRAMENTO.
QUANTOS HOMENS ESTÃO ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO?
ATUALMENTE CERCA DE 200 HOMENS ESTÃO PARTICIPANDO DA OPERAÇÃO EM TRÊS PALMEIRAS, MAS NA OPERAÇÃO O MINISTÉRIO DA DEFESA E DEMAIS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS ESTÃO EMPREGANDO CERCA DE 10.000 MILITARES E CIVIS.

DE ONDE VÊM ESSES MILITARES?
A MAIORIA DELES SERVE NO 29º GAC AP, EM CRUZ ALTA, MAS HÁ MILITARES DE URUGUAIANA, SANTA MARIA E IJUÍ.

QUEM ESTÁ NO COMANDO DA OPERAÇÃO?
A OPERAÇÃO ESTÁ SOB A DIREÇÃO DO COMANDO MILITAR DO SUL (PORTO ALEGRE-RS), PORÉM PARA A EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES, EXISTE A PARTICIPAÇÃO DO COMANDO MILITAR DO OESTE (CAMPO GRANDE-MS) E DE REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, COM SEDES NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ, SANTA CATARINA E MATO GROSSO DO SUL.
EXISTEM OUTROS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO?
ESTE É UM TRABALHO CONJUNTO QUE ENVOLVE DIVERSOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. EU DESTACO A PARTICIPAÇÃO DOS MINISTÉRIOS DA DEFESA, DAS RELAÇÕES EXTERIORES, DA JUSTIÇA, DA SAÚDE, DO MEIO AMBIENTE, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DAS MINAS E ENERGIAS, DO MINISTÉRIO DA PESCA.
ALÉM DOS MINISTÉRIOS, DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DA MARINHA DO BRASIL E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, DIVERSAS ÓRGÃOS COMO A AGÊNCIA BRASILEIRA DE INFORMAÇÕES (ABIN), A POLÍCIA FEDERAL, A RECEITA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, DO IBAMA, DA ANAC, DA FUNAI, DA AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, PARTICIPAM DA OPERAÇÃO.
NO ÂMBITO ESTADUAL TEMOS A PARTICIPAÇÃO DA BRIGADA MILITAR.

QUAL O MAIOR PROBLEMA DAS FRONTEIRAS COM PAÍSES VIZINHOS? É O NARCOTRÁFICO, A CRIMINALIDADE?
DESTACA-SE O TRÁFICO DE DROGAS, O CONTRABANDO E/OU DESCAMINHO DE ARMAS, MUNIÇÕES E COMBUSTÍVEL, ALÉM DA EXTRAÇÃO VEGETAL E MINERAL DE FORMA ILEGAL.

JÁ HOUVE ALGUMA APREENSÃO?
NOSSA OPERAÇÃO COMEÇOU ESTA MANHÃ E ATÉ O MOMENTO NÓES NÃO TIVEMOS NENHUMA APREENSÃO.

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE OS MILITARES ENFRENTAM AO REALIZAR UMA OPERAÇÃO DESTE PORTE?
- OS MAIORES DESAFIOS SÃO A LOGÍSTICA E O COMANDO E CONTROLE.
- BUSCA-SE APERFEIÇOAR A INTEROPERABILIDADE ENTRE TODOS OS ÓRGÃOS PARTICIPANTES DA OPERAÇÃO.

OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREPARADOS PARA ESSE TIPO DE OPERAÇÃO?
OS MILITARES ESTÃO MUITO BEM PREPARADOS PARA CUMPRIR A SUA MISSÃO LEGAL E CONSTITUCIONAL. TEMOS INSTRUÇÕES PROGRAMADAS DURANTE O ANO, VISANDO AO ADESTRAMENTO DE NOSSAS TROPAS PARA EVENTUAIS AÇÕES DESSA NATUREZA.

COMO A POPULAÇÃO PODE AJUDAR AS FORÇAS ARMADAS E OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NESTE TIPO DE OPERAÇÃO?
APOIANDO AS AÇÕES DAS FORÇAS ARMADAS, DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DAS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS NO COMBATE AOS DIVERSOS TIPOS DE DELITOS NA FAIXA DE FRONTEIRA.
ALÉM DO COMBATE AOS CRIMES, O EXÉRCITO BRASILEIRO FARÁ ALGUMA OUTRA ATIVIDADE NO MUNICÍPIO?
NÓS REALIZAREMOS DUAS AÇÕES CÍVICO-SOCIAIS NA PRAÇA 12 DE MAIO. A PRIMEIRA SERÁ REALIZADA AMANHÃ, NO DOMINGO DAS MÃES (11 MAIO), E A SEGUNDA SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (16 MAIO).

QUAIS ATIVIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS?
NO DOMINGO NÓS FAREMOS UMA SOLENIDADE MILITAR COM DESFILE DA TROPA E TAMBÉM TEREMOS A APRESENTAÇÃO DE VIDEOS INSTITUCIONAIS, DISTRIBUIÇÃO DE REVISTAS INFANTIS, PASSEIO DE VIATURA, PINTURA DE CAMUFLAGEM NAS CRIANÇAS, PISTA DE CORDAS, ATENDIMENTO MÉDICO E DISTRIBUIÇÃO DE PIPOCA.
NA SEXTA-FEIRA NÓS TAMBÉM TEREMOS UMA APRESENTAÇÃO CULTURAL DA BANDA DE MÚSICA E O CORTE DE CABELO MASCULINO PARA ADULTOS E CRIANÇAS.
NA ÁREA DE SAÚDE NÓS TEREMOS ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO EM DUAS ESCOLAS DE TRÊS PALMEIRAS.
NA PRÓXIMA SEMANA NÓS RECEBEREMOS A VISITA DO CAPELÃO MILITAR, PE FERNANDO, QUE VIRÁ REALIZAR ATENDIMENTO ESPIRITUAL PARA OS MILITARES E NÓS FAREMOS UMA MISSA NA PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.

QUEM PODE PARTICIPAR DESSA ATIVIDADE CÍVICO-SOCIAL?
TODA A COMUNIDADE ESTÁ CONVIDADA PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE, EM ESPECIAL AS CRIANÇAS.

QUAL FOI A SUA IMPRESSÃO DO NOSSO MUNICÍPIO?
ACHAMOS O MUNICÍPIO DE TRÊS PALMEIRAS EXTREMAMENTE AMIGÁVEL E DEDICADO. FOMOS RECEBIDOS COM MUITA CORDIALIDADE, COM TODO O APOIO DO EXECUTIVO MUNICIPAL.


MAIORES INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS NO SITE
http://agata8.defesa.gov.br/index.shtm
Postado por:Elisete Bohrer





+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!