segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Três Palmeiras - As fotos do dia

Veja só nas fotos a festa dos pintinhos por alguns grãos de quirera.







+ Mais Informações ››››››

Mesmo com risco de temporais, RS deve ter máxima de 40ºC ao longo da semana

Temperatura só cai no fim de semana


A terça-feira vai ser mais um dia de predomínio do ar seco e do calor no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, entre a quarta e a quinta-feira, o aumento da umidade provoca risco de pancadas de chuva e temporais. Na quinta-feira, a máxima pode chegar a 40ºC na região Metropolitana de Porto Alegre. Entre a sexta-feira e o fim de semana, o tempo fica instável e a temperatura cai.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Incêndio que destruiu loja no centro de Canoas é controlado pelos bombeiros

De acordo com o major Carlos Daniel, não houve vítimas no incidente

O incêndio que consumiu dois andares de uma loja de eletrodomésticos no centro de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi controlado cerca de uma hora depois pelos bombeiros. 
Segundo o major Carlos Daniel Schultz, comandante do 8º Comando Regional dos Bombeiros, não houve vítimas.
As chamas iniciaram no terceiro pavimento, onde fica o depósito da loja, por volta das 13h30min. Funcionários perceberam o calor e parte do forro derretendo, e evacuaram o local. 
De acordo com Alexandre dos Santos, responsável pela unidade canoense da Benoit, havia em torno de 15 empregados e uma dezena de clientes no momento do incêndio.
Ele suspeita que um problema na fiação elétrica tenha iniciado o fogo, mas não sabe estimar a extensão do prejuízo:
— Em questão de dois minutos o fogo já havia se espalhado pelo terceiro e segundo andares. Mas deu tempo de todos saírem, graças a Deus. Estão todos bem.
O local foi isolado pela Brigada Militar para a atuação de três caminhões de bombeiros — que chegaram cerca de 15 minutos após as primeiras chamas —, já que havia risco de explosão devido ao tipo de material existente. 
No terceiro pavimento, o depósito serve para guardar equipamentos eletroeletrônicos. Já no segundo andar fica o mostruário de móveis e estofados.
— Nada de vítimas ou feridos. Apenas danos materiais. Os dois andares ficaram totalmente destruídos — afirma o major Schultz.
Embora a fumaça formada fosse muito volumosa, não afetou as pessoas que estavam nos prédios vizinhos. Agentes de trânsito bloquearam as ruas Tiradentes, sede da loja, e a 15 de Janeiro. Lojistas da região fecharam as portas e encerraram o expediente mais cedo.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar apreende mais de 35 aves silvestres em cativeiro

Brigada Militar apreende mais de 35 aves silvestres em cativeiro O Comando Ambiental da Brigada Militar apreendeu na manhã
desta segunda-feira (20/01) mais de trinta e cinco aves
silvestres engaioladas em cativeiro, em uma residência no
município de Osório (RS) e realizou a prisão em flagrante da
responsável.
A PATRAM chegou até a residência quando realizava uma
fiscalização de rotina e visualizaram no pátio da residência a
existência de várias gaiolas. Durante a fiscalização foram
encontradas diversas espécies de aves, entre elas: 06
canários-da-terra-verdadeiro, 05 cravinas, 01 coleirinho, 01pintassilgo, 05 azulões, 01 tupi, 11 trinca-ferros, 01 cardeal, 01tico-tico-rei, 03 frades, 01 serrinha, num total de 36 aves
silvestres. A espécie cardeal (Paroaria coronata), uma das apreendidas consta na Lista das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul.
No mesmo local foram também apreendidas 24 gaiolas e 04 delas possuíam alçapões para caça, o que permite a utilização de um pássaro "chamador" para atrair novos exemplares, e pelas condições verificou-se que elas estavam sendo utilizadas para novas capturas. O Sargento Ilton encarregado da prisão afirma que a criação de passeriformes é um hábito que causa enorme prejuízo à fauna, pois no caso constatado não há controle do quantitativo de espécimes capturados e comercializados.
O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que seja obtida a devida autorização para a criação de
passeriformes na forma de legislação vigente, salientando que a pena por manter tais pássaros silvestres em
cativeiro é de detenção de seis meses a um ano e multa que pode chegar a mais de 20 mil reais.
Os pássaros apreendidos, após triagem e a devida identificação por especialista, foram inspecionados e feita à soltura no habitat.
A Brigada Militar atende em todo o Estado através do telefone 190, denuncie casos de crimes ambientais como este.
Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Fumar pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia, aponta relatório

Relatório de saúde nos EUA vincula tabagismo a doenças como câncer de cólon e fígado, cegueira, diabetes e disfunção erétil

O tabagismo pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia anteriormente, inclusive câncer de cólon e fígado, cegueira, diabetes e disfunção erétil, advertiu um importante relatório do governo americano, publicado nesta sexta-feira.
Altos dirigentes de saúde dos Estados Unidos se reuniram na Casa Branca para anunciar as mais recentes descobertas do 'Surgeon General' (autoridade máxima de saúde pública no país) sobre as consequências de fumar para a saúde, cinco décadas depois de o primeiro relatório do tipo alertar ao público que fumar provoca câncer de pulmão.
O tabagismo se mantém como a principal causa evitável de morte prematura nos Estados Unidos e mata cerca de meio milhão de americanos anualmente.
— Surpreendentemente, 50 anos depois ainda estamos descobrindo novas formas em que o tabaco mutila e mata pessoas. O tabaco é inclusive pior do que sabíamos que era — afirmou o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Thomas Frieden.
Segundo o relatório, agora se sabe que o fumo ativo é a causa de treze diferentes tipos de câncer, assim como de diabetes e degeneração macular relacionada com a idade. Fumar também causa tuberculose, disfunção erétil, fissuras faciais em bebês, gravidez ectópica, artrite reumatoide, inflamação, comprometimento da função imunológica e piora a perspectiva para pacientes e sobreviventes de câncer.
As pessoas que não fumam, mas são expostas à fumaça do tabaco sofrem um risco maior de sofrer derrame, acrescentou o informe.
Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos morreram vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo e de doenças causadas pelo fumo passivo. Outras 16 milhões de pessoas sofrem de problemas de saúde vinculados ao tabagismo.
— Já é o bastante. Os fumantes de hoje correm um risco maior de desenvolver câncer de pulmão do que corriam quando o primeiro relatório do 'Surgeon General' foi publicado, em 1964, ainda que fumem menos cigarros — disse o diretor dos CDC, Boris Lushniak, alertando que os cigarros modernos estão mais potentes e mais perigosos do que nunca.
O diretor ainda acrescentou que, como os cigarros são feitos e os produtos químicos que contêm mudaram com o passar dos anos, algumas dessas mudanças devem ser um fator no risco maior de desenvolvimento de câncer de pulmão.
As taxas de tabagismo estão caindo nos Estados Unidos. O país tem 18% de fumantes contra 42% há cinco décadas. Mas, segundo o informe, se a taxa atual de tabagismo não cair ainda mais, uma em cada 13 crianças vivas hoje sofrerá de alguma doença relacionada com o tabagismo.
— Fizemos muitos avanços, mas ainda somos um país muito dependente do tabaco — disse a secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius.
O tabagismo custa aos Estados Unidos mais de US$ 289 bilhões ao ano em cuidados médicos diretos e outras perdas econômicas, destacou o relatório. O documento apontou como responsável pela epidemia "as estratégias agressivas da indústria do tabaco, que deliberadamente enganou o público sobre os riscos de fumar cigarros".
Relatórios anteriores do Surgeon Generals revelaram que a nicotina causa dependência, que os impactos do tabagismo afetam quase todos os órgãos do corpo e que não há nível livre de riscos de exposição dos fumantes passivos.
No geral, o tabagismo é a causa de mais de 13 diferentes tipos de câncer e de um número maior de doenças crônicas.
Um estudo americano publicado na semana passada demonstrou que, apesar de uma redução na taxa global de tabagismo, o número de fumantes no mundo subiu de 721 milhões em 1980 para 967 milhões em 2012, devido ao crescimento populacional e à popularidade crescente dos cigarros no mundo em desenvolvimento.
Fonte:AFP
+ Mais Informações ››››››

Por que os mosquitos ficam voando ao redor da luz? Eles são atraídos?

Por que os mosquitos ficam voando ao redor da luz? Eles são atraídos? Henrique Tramontina/Arte ZHDoutoranda em Zoologia pela Universidade de Cambridge responde a pergunta

Apesar de parecer que os mosquitos são atraídos pela luz, eles não são. Os mosquitos nos detectam de três maneiras: pela visão, e por isso durante o dia ou quando as luzes estão acesas somos diretamente atacados; por sensores químicos que localizam odores e o dióxido de carbono exalado na nossa respiração, e por sensores de calor. Durante o dia, uma dica é evitar roupas escuras, que contrastam com o ambiente quando nos movimentamos e facilitam a nossa localização. Porém não podemos esquecer que somos atacados no escuro também, pois mosquitos conseguem sentir o calor e odores do nosso corpo a uma distância de impressionantes 50 metros.Se vocês já notaram que algumas pessoas atraem mais mosquitos, vocês estão certos. Uma a cada 10 pessoas é altamente atraente para os mosquitos. A razão disso ainda não foi totalmente solucionada, porém já se sabe que a química corporal de cada indivíduo influencia os odores que são liberados pela superfície da pele. Por isso a maioria das receitas caseiras para afastar mosquitos consiste em substâncias com odores bem fortes, tais como óleo de eucalipto, citronela e alho, apesar da eficácia desses métodos ser passageira.
Os insetos que voam em direção às lâmpadas, como mariposas e cascudinhos, também não são atraídos por ela. O que acontece é que os insetos usam a luz para se localizar. E para isso precisam de pontos fixos de luz, como o Sol, a Lua e as estrelas. Quando acendemos a lâmpada criamos uma “lua artificial” que confunde a navegação dos insetos, fazendo com que eles tentem corrigir o voo voando em círculos ao redor da lâmpada, até cansarem e caírem.”
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

MEC divulga primeira chamada do ProUni



Programa registrou um recorde de inscrições nesta primeira edição de 2014


O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã desta segunda o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa registrou um recorde de inscrições nesta primeira edição de 2014, com 1,2 milhão de alunos. 

• Confira o resultado

No dia 3 de fevereiro, quem não foi contemplado terá nova chance de acesso às bolsas, em uma segunda chamada. Candidatos que não forem contemplados em nenhuma das duas chamadas poderão ficar em uma lista de espera. Este ano, no entanto, houve mudança no procedimento para manter o nome na lista. Agora, o estudante que quiser ser incluído terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar.

Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Segundo o Ministério da Educação, a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública da educação básica estão dispensados da comprovação de renda, mas concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. Eles também devem estar no exercício efetivo da função e fazer parte do quadro permanente das escolas.

Além disso, os concorrentes a bolsas parciais têm acesso ainda aos benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Fonte: Correio do Povo e Agência Brasil
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Cientistas encontram baleias siamesas no México

Os animais apresentavam deformações possivelmente decorrentes de um parto mal-sucedido e morreram pouco depois do contato

Cientistas encontram baleias siamesas no México Facebook/Guerrero Negro Verde/Farah Castillo/ReproduçãoNo que pode ter sido o primeiro caso documentado para a espécie, cientistas se depararam com gêmeas siamesas de baleias-cinzentas na laguna Ojo de Liebre, no México.O encontro foi noticiado pelo site Pete Thomas Outdoors, que informou que os animais, que apresentavam deformações possivelmente decorrentes de um parto mal-sucedido, morreram pouco depois do contato. Ainda assim, eles mediam cerca de 4 metros de comprimento, tamanho normal para os filhotes da espécie.Mesmo que os animais tivessem vencido o parto, é provável que não tivessem sobrevivido por muito tempo, devido às limitações impostas pelos dois corpos unidos, que foram recolhidos para estudos.As baleias-cinzentas chegam àquela península californiana após uma longa jornada desde o Ártico. Os partos acontecem durante a viagem rumo ao sul ou em lagunas como a Ojo de Liebre.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Em nota, BM afirma que inquérito foi instaurado para averiguar conduta de policiais que mataram cães em Carazinho

PMs que estiveram na ocorrência, no sábado, devem começar a ser ouvidos nesta segunda-feira

A Brigada Militar divulgou na manhã desta segunda-feira uma nota sobre o caso dos cães mortos a tiros por policiais em Carazinho, no sábado. Um vídeo de quatro minutos mostra a confusão e os disparos. Conforme o comunicado, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para averiguar a conduta dos PMs.
Os policiais devem começar a ser ouvidos nesta segunda-feira. Durante a ocorrência, um homem foi preso. Em entrevista à Zero Hora, ele contou que fugiu porque não tinha habilitação.
Confira a íntegra da nota da Brigada Militar:Em virtude da ocorrência policial em Carazinho, na última sexta-feira (17), envolvendo a prisão de um homem e a morte de dois cães em uma residência, a Brigada Militar esclarece que já foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos. Os policiais militares que atuaram na ocorrência começarão a ser ouvidos na segunda-feira (20).
Conforme o comando do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), guarnições do policiamento ostensivo foram solicitadas a abordar o homem em um veículo, após informações do setor de Inteligência. Na abordagem, o indivíduo fugiu e atirou contra os policiais, que o perseguiram até ele entrar em uma residência, onde resistiu à prisão. 
Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia, junto com o revólver calibre 32, duas munições deflagradas e três intactas, uma quantidade de drogas, joias sem procedência e um rádio transceptor sintonizado na frequência da Brigada Militar, que estavam dentro do veículo. O homem possui antecedentes por roubos a veículo e a estabelecimento comercial, além de furtos.
A abordagem policial está sendo detidamente analisada pelos órgãos competentes da BM e as conclusões serão tornadas públicas, assim que for concluído o inquérito.
Coronel Jorge Reginaldo Petersen Morais - Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto (CRPO Planalto)

Foto:Grupo Gazeta
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Calor não dá trégua e segunda-feira será tórrida

Máximas vão se aproximar dos 40ºC à tarde em diversos pontos do Estado


O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez nesta segunda-feira. Uma massa de ar muito quente, que cobre toda a parte central da América do Sul, será responsável por outra jornada tórrida no Estado. 

As máximas se aproximam dos 40ºC à tarde em pontos do Centro, Oeste e do Noroeste gaúcho. Já na metade da manhã muitos locais devem ter mais de 30ºC. Até na costa, em regra mais amena, fará muito calor. Da tarde para a noite pode ter chuva de verão muito localizada no Estado. 

Onda de calor durante a semana
A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor não dá trégua e que a temperatura vai subir ainda mais nesta semana. As máximas sobem 1ºC a 2ºC na maioria dos municípios entre segunda e quinta, e o pico do calor se dará quinta-feira. As mínimas da madrugada sobem também e as próximas noites serão muito quentes, sobretudo entre quarta e sexta. 

Na madrugada da sexta, Porto Alegre pode ter 30ºC ou mais em alguns bairros durante grande parte da noite. O sol predomina no Estado até a quinta-feira, mas devem ocorrer pancadas isoladas de chuva da tarde para a noite. Entre sexta e o sábado a passagem de frente fria traz chuva ampla e temporais, até fortes em alguns pontos, mas a sexta ainda começará bastante quente. 

Confira a previsão de mínimas e máximas para esta segunda:
Bagé 22 ºC / 34 ºC
Caxias do Sul 19 ºC / 32 ºC
Passo Fundo 20 ºC / 31 ºC
Porto Alegre 23 ºC / 38 ºC
Pelotas 23 ºC / 36 ºC
Santa Maria 22 ºC / 37 ºC
Uruguaiana 24 ºC / 37 ºC
Santiago 22 ºC / 35 ºC
Alegrete 23 ºC / 37 ºC
Santana do Livramento 22 ºC / 36 ºC
Rio Grande 23 ºC / 36 ºC
Santa Cruz do Sul 23 ºC / 39 ºC
Erechim 20 ºC / 31 ºC
Vacaria 16 ºC / 30 ºC
São José dos Ausentes 15 ºC / 28 ºC
Torres 22 ºC / 32 ºC
Capão da Canoa 22 ºC / 33 ºC
Cruz Alta 21 ºC / 34 ºC
Santa Rosa 22 ºC / 38 ºC
Chuí 22 ºC / 35 ºC

Fonte: MetSul
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Polícia investiga queda de mulher do sexto andar, em Santa Maria

Incidente ocorreu na manhã deste domingo


A Polícia Civil de Santa Maria investiga as causas da queda de uma mulher de 28 anos de um edifício, ocorrida neste domingo, às 6h30min, no centro da cidade. A mulher caiu do sexto andar de um prédio localizado nas esquinas das ruas Venâncio Aires e Floriano Peixoto. A ocorrência foi atendida por uma viatura do Corpo de Bombeiros. 
Depois de ser levada para o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, a mulher foi removida para o Hospital Universitário, onde está no setor de emergência. Na queda, ela bateu nos fios de alta tensão e ficou na marquise. A mulher sofreu traumatismo craniano. 

Fonte: Renato Oliveira / Correio do Povo
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Comando Ambiental prende indivíduo com 11 redes de pesca irregulares

A Brigada Militar, através do Comando Ambiental realizou na
data de hoje (18/01) a prisão de um indivíduo que pescava
irregularmente na Lagoa do Peixoto no município de Osório.
A guarnição do policiamento ambiental deslocou até o local,
após receber uma denúncia de que havia pessoas pescando
irregularmente na Lagoa. Constatou-se que no local havia um
indivíduo removendo diversas redes de pesca, com a utilização
de uma embarcação.
O infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia de Osório, haja
vista que neste período é proibida a pesca, pois os peixes
estão se reproduzindo. Também foi realizada a apreensão das
11 redes de pescas, totalizando 240 metros. Havia também
diversos peixes nas redes, da espécie traíra, cascudo e biru.
O Comando Ambiental orienta a população que "denuncie casos de pesca ilegal, assim como quaisquer outros
crimes ambientais que afetem o nosso meio ambiente." O contato para denunciar pode ser feito através do
telefone 190 em qualquer município do Estado

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/