sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

 

Ações terão como principal pilar o Programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, que busca levar educação financeira para público de todas as idades

Tendo a educação financeira como uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, o Sicredi marca presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que será realizada entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, a instituição irá intensificar suas ações voltadas ao tema em todo o país, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades.

Para iniciar a Semana ENEF deste ano, o Sicredi promove a live “Vida Financeira Sustentável”. Com apresentação da jornalista Paula Valdez, e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira, orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, e Eduardo Amuri, autor dos livros “Dinheiro sem Medo” e “Finanças para Autônomos”. A live abordará a nossa relação com o dinheiro, com dicas práticas sobre como podem ser desenvolvidos comportamentos que ajudem a alcançar uma vida financeira sustentável. A apresentação acontece no dia 08 de novembro, às 19h30 horas (horário de Brasília) no canal do Sicredi no YouTube.

Para finalizar a semana, no domingo, 14, a partir das 18h o Sicredi em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções promoverá a live Turma da Mônica e Educação Financeira, a ação tem como principal objetivo falar com as crianças sobre a importância da educação financeira e também será transmitida no canal da instituição no YouTube. Além das apresentações, durante toda a Semana ENEF, as cooperativas que integram o Sicredi realizarão inciativas locais e regionais em prol do tema.

“Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o nosso objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente”, afirma João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi e diretor presidente da Fundação Sicredi.

A participação do Sicredi na edição deste ano será norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país. 

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS

(54) 3361 1446 / Ramal 222

sicredi.com.br


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2804 de 05-11-2021

+ Mais Informações ››››››

Acadêmicas iniciam estágio no Centro de Saúde Animal Prof. Guilherme

 

Estagiárias vão atender animais de pequeno e grande porte

O Centro de Saúde Animal Prof. Guilherme - CSA conta com novas estagiárias que vão colocar em prática o aprendizado adquirido durante o curso de Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG. Onze acadêmicas que estão cursando entre o segundo e o décimo semestre do curso iniciaram as suas atividades recentemente. Quatro delas estão atuando na Clínica de Grandes Animais e sete na Clínica de Pequenos Animais.

Na Clínica de Grandes Animais, as estagiárias vão acompanhar o manejo de equinos e ovinos, participar da elaboração das pastagens, organizar materiais para as aulas práticas de clínica médica de equinos ortopedia e reabilitação e realizar curativos. Rômulo Oliveira Fernandes, coordenador da clínica, afirma que a realização do estágio é importante para a formação acadêmica, já que as alunas acompanham a rotina clínica e de manejo dos animais que estão internados, o que possibilita correlacionar com a teoria que é passada em aula. “Além da aprendizagem prática, também é importante formar um time unido e que trabalha em equipe, pois cada uma tem a sua responsabilidade para alcançar os objetivos traçados”, ressalta o coordenador.

Cursando o oitavo semestre do curso de Medicina Veterinária, Karolini de Quadros é uma das estagiárias que está atuando na Clínica de Grandes Animais. Ela afirma que a experiência teórica que o CESURG proporciona, aliada a orientação dos profissionais que trabalham na clínica e a troca de informações com os colegas tem sido essencial para o seu aprendizado. “No estágio conseguimos visualizar a profissão na prática, os desafios dos casos clínicos, a evolução e melhora dos pacientes”, relata a acadêmica.

Já na Clínica de Pequenos Animais a demanda de trabalho cresce a cada dia. Entre os serviços que a clínica oferece estão: cirurgias, castrações, consultas veterinárias, exames de raio x e ultrassonografias. De acordo com o diretor do CSA, Rafael Pandolfi, tanto no setor de pequenos animais, quanto no setor de grandes animais, os acadêmicos têm à disposição uma estrutura capaz de receber, diagnosticar e tratar as principais patologias das espécies, possibilitando uma relação próxima do animal e do tutor. “Além de estrutura, o acadêmico tem um contato direto com o docente responsável do setor, o que amplia ainda mais a sua capacidade de discussão e entendimento de determinada patologia, fazendo com que tenha uma experiência completa de ensino teórico e prático”, afirma o diretor.

A acadêmica do quarto semestre do curso de Medicina Veterinária, Érica Tonello, veio para somar no time do CSA. Esse é o primeiro estágio da jovem e ela está atuando na área de internação da clínica. “Cada paciente que está passando por mim deixa um pouco da sua história, sempre acrescentando para minha evolução pessoal e profissional. Com certeza vou ser uma veterinária melhor com esse estágio”, afirma Erica.

Segundo o diretor do CSA, os estágios extracurriculares proporcionam ao acadêmico uma formação diferenciada desde os primeiros semestres do curso, uma vez que ele consegue vivenciar a rotina veterinária, aprendendo com os seus professores as

diferentes formas de tratamento de uma mesma enfermidade ou afecção, e principalmente gerando a discussão acadêmica sobre os casos clínicos, cirúrgicos e laboratoriais. “Isso faz com que tenhamos profissionais cada vez mais experientes e aptos a ingressarem no mercado de trabalho”, ressalta Rafael.

Central de Relacionamento/Comercial/Imprensa

Faculdade CESURG Sarandi

(54) 9 9949 3977


+ Mais Informações ››››››

309 - 05 de Novembro, Sexta - Seja aquilo que você é

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2395, do dia 05 de novembro de 2021

Está no ar a Edição 2395 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Quase 75% das famílias brasileiras possuem alguma dívida

02 Anvisa libera dois medicamentos a base de maconha com até 0,2% de THC

03 Conheça os 5 pontos principais sobre o novo Auxílio Brasil

04 Campanha de multivacinação é prorrogada no RS

05 Vacina 200 milhões de doses devem ser entregues até dezembro

06 Câncer de próstata diagnóstico precoce aumenta chance de cura

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/