quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tarso visita 1ª Festa e Feira da Agricultura Camponesa



Aconteceu na manhã do ultimo domingo, 13, a visita do governador Tarso Genro à 1ª Festa e Feira da Agricultura Camponesa, promovida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em parceria com a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), no Centro de Formação, Produção de Alimento e Energia São Francisco de Assis, em Capão da Cruz Oeste. Após uma breve caminhada, acompanhado de autoridades locais, entre elas a prefeita Kelly Moraes e o deputado federal Sérgio Moraes, Tarso participou de uma solenidade com representantes do MPA, onde houve assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida e entrega de chaves a proprietários que adquiriram máquinas, como tratores, com financiamentos proporcionados pelo governo.
Na ocasião, Tarso recebeu as pautas nacional e estadual de reivindicações dos agricultores. Um dos pedidos principais é que o governo de atenção especial aos jovens agricultores, com incentivos para que eles permaneçam no campo.
Mesa da democracia
Tarso comparou o atual período do governo à mesa da democracia. Segundo ele, em governos anteriores, os agricultores, sentados à mesa em cadeiras baixas, não enxergavam o plano da mesa, onde estavam os alimentos e os direitos dos trabalhadores. Em cadeiras altas, sentavam os grandes empresários, banqueiros e latifundiários, o que gerava desigualdades para produzir projetos democráticos. Com o governo do PT, iniciado por Lula, todos permanecem na mesa, mas agora todos sentam a uma mesma altura e tem possibilidade de discutir os projetos e fazer planejamentos.
Tarso foi aplaudido ao afirmar que, na sua gestão, entre o governador e o MPA não vai estar a Brigada Militar, a não ser para proteger os direitos de cada um.
Segundo Tarso, a base do país é a capacidade que tem de produzir alimentos para o seu povo e a questão não é mais urbanizar a sociedade. Isso, conforme ele é um símbolo do capitalismo. "Agora nós temos que fazer as comodidades do desenvolvimento urbano chegar ao campo", afirmou. "Nós temos que entender que a mesa da democracia tem que ser melhor repartida", completou.


POSTADO POR:ADRIANA FRIEDRICH
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM
TRÊS PALMEIRAS-RS
+ Mais Informações ››››››

Realizada a primeira festa e feira da agricultura camponesa nos dias 11,12 e 13 de fevereiro de 2011



A Primeira Festa e Feira da Agricultura camponesa aconteceu no município de Santa Cruz do Sul, no Centro de Produção e Formação Camponesa, São Francisco de Assis, do Movimento dos Pequenos Agricultores, nos dias 11,12 e13 de fevereiro de 2011.
A Feira serviu como um espaço de exposição e comercialização dos produtos produzidos por pequenos agricultores, cooperativas e associações, produtos estes coloniais e artesanais. Além destes, teve também a exposição de máquinas e implementos agrícolas, sendo estes adequados a agricultura camponesa, todos de pequeno porte.
Também na Feira, foi inaugurado um sistema de secagem e armazenagem de grãos, uma agroindústria de óleos vegetais, de mamona e de tungue e também uma agroindústria de derivados da cana para a produção de açúcar mascavo,cachaça, melado e álcool.
Também houve um espaço onde aconteceram oficinas e assembléias.
As oficinas foram ministradas pela Embrapa de Pelotas, onde explicaram sobre a produção de sementes crioulas. A outra oficina realizada pela Embrapa foi sobre a produção e o beneficiamento da mamona para a produção de óleo.
Dentre as várias assembléias realizadas, 3 se destacaram:
Uma foi a assembléia das mulheres do MPA, onde foi debatido sobre a luta das mulheres camponesas, sobre o dia 8 de março, dia Internacional das mulheres, sendo que este dia é um dia onde se realizam atos de reivindicações, buscando a igualdade e os direitos das mulheres.
Outra assembléia foi sobre a luta pela terra. Um encontro com todos que querem lutar por terra, sendo que esta luta não será em longos acampamentos, mais sim serão apresentadas áreas de terras ilegais ao INCRA e ao governo, para depois realizar as negociações com o governo. Neste ponto se enquadrariam agricultores que não tem terra e agricultores que tem pouca terra.
Também teve a assembléia para apresentar e estudar a pauta de luta nacional e estadual do MPA para 2011.
Na feira também teve o acampamento da juventude, onde reuniu cerca de 500 jovens, onde foram discutidos temas referentes a permanência da juventude no campo.
No domingo teve a presença de autoridades locais, e também a presença do governador do Estado, Tarso Genro, onde houve um ato político com a entrega da pauta nacional e estadual de reivindicações dos agricultores ao governador.
Neste mesmo ato foram assinados mais 100 contratos habitacionais, de vários municípios do estado, pelo Programa Minha Casa minha Vida, do Governo Federal. O MPA já está passando de 800 contratos assinados neste Programa em convenio com a Caixa Econômica Federal.
Na feira também houve espaço cultural e festivo onde buscou-se valorizar os artistas locais que cantam a moda do campo e também a musica gaúcha.

POSTADO POR:ADRIANA FRIEDRICH
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM
TRÊS PALMEIRAS-RS
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/