terça-feira, 13 de março de 2018

Jornal da Liberdade Edição 1945 de 13-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1448, do dia 14 de Março de 2018

Edição 1447, do dia 13 de Março de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Comissão de Assuntos Econômicos aprova permissão para que rádios comunitárias captem recursos pela Lei Rouanet.

· Um ano após tornado, São Francisco de Paula ainda está em reconstrução.

· Nascidos em maio e junho recebem abono do PIS 2017-2018 a partir desta quinta.

· Fórum Social Mundial acontece em meio à retirada de direitos e ataques à democracia.

· Assédio sexual no trabalho é obstáculo para mulheres.

· Uma em cada 100 mulheres recorreu à Justiça por violência doméstica em 2017.

+ Mais Informações ››››››

Projeto de Paim que inclui as rádios comunitárias na Lei Rouanet é aprovado pela CAE

As rádios comunitárias poderão vir a ser beneficiadas pela Lei de Incentivo à Cultura, segundo determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 629/2011, do senador Paulo Paim (PT-RS), que foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposição inclui o serviço de radiodifusão comunitária entre as atividades passíveis de receber recursos por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Instituído pela Lei Rouanet (8.313/1991), o programa permite que empresas e pessoas físicas destinem a projetos culturais, como doação ou patrocínio, parte do Imposto de Renda devido.

Paim argumenta que o problema do financiamento das rádios comunitárias nunca foi resolvido adequadamente. As emissoras prestam serviços de utilidade pública e de integração das comunidades onde estão instaladas, mas muitas têm dificuldade em se manter e correm o risco de encerrar suas atividades, afirma o senador.

“Agradeço a todos os setores que dialogaram com a senadora Lúcia Vânia. A rádio comunitária fala na base, com o nosso povo e a nossa gente. Projeto bom é projeto aprovado”, declarou Paim.

Restrição
A lei que instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária (9.612/1998) impede essas rádios de obterem receita por meio de propaganda comercial, para que sua função não seja deturpada por interesses econômicos.

A legislação permite apenas que recebam patrocínio (sob forma de apoio cultural) de estabelecimentos situados na área da comunidade atendida. Essa fonte de recursos, porém, tem se mostrado insuficiente para manter as emissoras, diz Paim. Na opinião dele, uma das maneiras de garantir recursos ao setor é incluir as rádios comunitárias na Lei de Incentivo à Cultura.

Relatora do projeto na CAE, Lúcia Vânia (PSB-GO) deu parecer favorável. A senadora afirma em seu relatório que é importante buscar fontes alternativas para o financiamento da radiodifusão comunitária. Ela propõe uma emenda para determinar que as rádios passíveis de receber o apoio deverão ter pelo menos 80% da programação de caráter cultural. O objetivo da emenda, explica, é reforçar o papel das emissoras na difusão da cultura.

Debates
Na fase de debates os senadores apoiaram a iniciativa. O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) lembrou que já visitou várias emissoras comunitárias no interior do Tocantins e citou as dificuldades enfrentadas por radialistas, voluntários e outros profissionais do setor.

— O Tocantins sofre com falta de internet e sequer há TV em alguns lugares. Há localidades em que a troca e a difusão de informações são feitas somente por rádios comunitárias — afirmou.

A senadora Simone Tebet destacou a importância das rádios comunitárias, principalmente no interior do Brasil. Ela defende o apoio as rádios para que se mantenham e tenham condições mínimas de trabalho. “Quero parabenizar o autor do projeto, senador Paim, pois essas rádios, em sua maioria, são o único meio de comunicação dessas comunidades”, disse.  

Tramitação
Depois de passar pela CAE, o texto segue agora para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que terá decisão final sobre a proposta. Como a CE é presidida por Lúcia Vânia, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) sugeriu que a colega mesma pegue para si a relatoria a fim de que o projeto tramite o mais rápido possível.

Com informações da Agência Senado 
+ Mais Informações ››››››

Operação Conexão 324 coloca três bandidos na cadeia de Passo Fundo

No início da manhã desta terça-feira (13), três indivíduos com extensa ficha criminal foram presos pela Polícia Civil durante a Operação “Conexão 324”, desencadeada em Passo Fundo. As investigações estiveram a cargo da DEFREC e DP de Ronda Alta, sob coordenação dos Delegados Diogo Ferreira e Leandro Antunes.

Os criminosos foram capturados nos bairros São Luiz Gonzaga e Manoel Corralo. Eles são acusados de praticarem vários roubos de veículos, assaltos a residências, estabelecimentos comerciais, entre outros. Os delitos ocorreram recentemente em Passo Fundo e municípios da região.

Durante o cumprimento dos treze mandados de busca e apreensão, dois investigados que estavam foragidos da justiça acabaram presos. Trata-se do Edson Felipe de Oliveira Pess, o vulgo “Lipe Loco” de 28 anos, e Jorge Leonardo Dal Monte da Silva, conhecido como “Queixinho” de 25 anos.

O terceiro acusado, identificado como Paulo Barbosa Ouriques, de 21 anos, foi preso em flagrante com um revólver calibre 38 de numeração raspada, além de munições.

O trio foi levado até a DEFREC e depois recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Os Delegados afirmaram que as investigações estão avançadas e novas prisões deverão ocorrer nos próximos dias.



Fonte: Rádio Uirapuru
+ Mais Informações ››››››

Garoto de programa de Passo Fundo é morto com 100 golpes de faca em Porto Alegre

Os assassinos filmaram a execução e mandaram o vídeo para os mandantes
O resultado da investigação sobre um crime bárbaro na zona norte de Porto Alegre foi divulgado nesta terça-feira (13) pela 5ª Delegacia do Departamento de Homicídios. Um corpo foi encontrado com mais de 100 perfurações, no dia 16 de dezembro do ano passado, na Estrada Martim Félix Berta, no bairro Mario Quintana.

A polícia descobriu que se tratava de Fernando Chaves Gomes, de 21 anos, morador de Passo Fundo, que atuaria como garoto de programa. A vítima foi torturada e executada com golpes de facas. Tudo foi gravado e enviado para dois mandantes motivados por ciúmes.

Uma mulher de Parobé, que foi presa na última sexta-feira (9), e um empresário de São Paulo, encontrado morto na semana passada no dia em que policiais gaúchos iriam prendê-lo.

Os agentes também prenderam três executores e apontaram o envolvimento de dois adolescentes, sendo um deles uma jovem de 16 anos usada para atrair a vítima.

Crime planejado
Conforme a polícia, um homem levou uma jovem para Passo Fundo uma semana antes do crime para um programa com a vítima. Até então, Gomes achava que a mulher, na verdade uma adolescente, tinha ido sozinha. Dias depois ela fez contato para ele ir até Porto Alegre para outro programa com ela e uma amiga. Pagaram adiantado uma parte do valor. Tudo não passava de uma armação para atrair a vítima.

O garoto de programa chegou na Capital por volta de 23h do dia 15 de dezembro e foi encontrado morto por volta de 6h do dia 16.

Investigação
O crime passou a ser solucionado a partir da identificação da vítima e da obtenção de imagens de câmeras de segurança. Um dos executores, identificado, foi preso e um homem que participou da logística para atrair a vítima acabou revelando a história durante depoimento. A partir disso, a 5ª Delegacia de Homicídios obteve mais provas sobre o envolvimento de dois ex-namorados de Gomes.

Além disso, conseguiu na Justiça a prisão preventiva de cinco pessoas: os dois mandantes e três executores. Os nomes não foram divulgados. Também foi apontado o envolvimento de dois adolescentes, mas o caso deles foi encaminhado para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

Tortura
A delegada Luciana Smith, responsável pela investigação, diz que o jovem foi amarrado e torturado com golpes de faca. Ele sofreu dezenas de facadas pelo corpo antes de morrer. Um dos executores gravava tudo em vídeo. Outro ainda perguntava se a vítima sabia por que iria morrer.

- Foram muitos os requintes de crueldade, com tortura física e psicológica. Mataram ele depois de contarem os motivos - diz Luciana.

A polícia apurou que as imagens foram enviadas para os dois mandantes. Após elucidar o caso, agentes foram para São Paulo prender o empresário. Ao chegar na cidade, a polícia local informou que ele cometeu suicídio ao pular do 13º andar de um hotel.

Temendo que os demais suspeitos pudessem fugir, a polícia prendeu os outros executores em Porto Alegre e a outra mandante do crime em Parobé.

Fonte: Rádio Gaúcha
+ Mais Informações ››››››

Um ano após tornado, São Francisco de Paula ainda está em reconstrução

O tornado que atingiu São Francisco de Paula completou um ano nessa segunda-feira, mas boa parte dos moradores do município serrano ainda não conseguiu voltar à vida normal. Apesar do decreto de emergência, nenhuma das 500 moradias danificadas recebeu aporte financeiro federal. “Foi tudo reconstruído com doações de empresas privadas, da prefeitura, da comunidade e recursos dos próprios moradores”, afirma o prefeito Marcos Aguzzolli. Conforme ele, 25 residências destruídas totalmente ainda não foram reerguidas. “São famílias que ainda estão fora de casa. Ou estão vivendo de aluguel social e na casa de parentes ou pagando aluguel por conta própria.”

O tornado, que teve velocidade de 150 quilômetros horários, deixou 1,6 mil pessoas desabrigadas, 80 feridos e um morto. Com prejuízo total estimado em R$ 31 milhões, entre danos nas moradias, bens públicos, agricultura e indústria, São Francisco recebeu até o momento R$ 178 mil, para reforma da Escola Municipal Castelo Branco, no Loteamento Santa Isabel, cujo trabalho já foi realizado. Aguzzolli destaca que o Ministério da Integração Nacional liberou mais R$ 1,3 milhão para reconstrução do ginásio poliesportivo coberto e do refeitório da escola. Essas obras estão em fase de licitação.

Dano de R$ 8 milhões
Conforme o prefeito, o dano estimado para a reconstrução das moradias e bens públicos foi calculado em R$ 8 milhões. No entanto, após um ano, Aguzolli diz ter perdido as esperanças de receber verbas federais para reconstrução das residências. Quanto ao Minha Casa Minha Vida, ele afirma que a maior parte das famílias não conseguiria atender às exigências, em razão de regras que limitam o acesso ao benefício.

+ Mais Informações ››››››

Grêmio irá avaliar pedido de desconvocação de Geromel

Por um ótimo motivo, o Grêmio ganhou um importante desfalque para o segundo Gre-Nal das quartas de final do Campeonato Gaúcho. No final da manhã dessa segunda-feira, Tite anunciou os convocados para os amistosos da Seleção Brasileira diante de Rússia e Alemanha. Na relação de 25 nomes, estava incluído o do zagueiro Geromel. 

Como a apresentação acontece no domingo à noite, o jogador pode participar da partida de ida contra o Inter, mas está fora do jogo de volta, na quarta-feira, dia 21. Se por um lado a direção comemora o reconhecimento do jogador, por outro não esconde a preocupação com a ausência de uma peça tão importante na equipe de Renato Portaluppi. Por isso, até o momento, nem mesmo um pedido de desconvocação do jogador está descartado, ainda que a hipótese seja bastante improvável. “Não sei ainda, vou falar com o presidente para avaliarmos esta questão”, afirma o diretor de futebol Alberto Guerra.

Por meio de suas redes sociais, o jogador comentou com brevidade a convocação para a Seleção Brasileira. “Ser convocado para a Seleção é uma grande honra. Feliz pela oportunidade de representar o Brasil”, escreveu. Além de Geromel, foram convocados para a zaga Thiago Silva, Marquinhos, Miranda, Rodrigo Caio. Com os três primeiros praticamente certos para a lista final de Tite, a tendência é que o jogador do Grêmio dispute vaga com Rodrigo Caio e Jamerson (ausente na lista de ontem).

Em outra frente, o Grêmio espera para ainda essa semana a chegada de documentos por parte do Barcelona para assinar a negociação envolvendo o volante Arthur. Uma vez selado formalmente o acordo, o clube espanhol deve pagar o Tricolor. De forma quase imediata, parte da verba deve ser direcionada para a contratação do atacante André, do Sport. As conversas entre as três partes (os dois clubes e o atleta) estão adiantadas. Ainda falta, no entanto, alguns detalhes, como a definição dos jogadores do Grêmio que serão incluídos na compra do novo centroavante.

+ Mais Informações ››››››

Para jogar no Inter “tem que comer grama”, diz Rossi na apresentação

A segunda-feira após o clássico Gre-Nal 413 foi de anúncio e apresentação no CT Parque Gigante. Pouco depois de confirmar a contratação do lateral Fabiano, o Inter apresentou o atacante Rossi, que chegou do Shenzhen, da China.

Em sua apresentação, Rossi não fugiu ao seu estilo e mostrou personalidade. Questionado sobre como deve jogar no Inter, ele disse que sabe que no clube é preciso “comer a grama”.

“Sou um jogador de personalidade. Gosto de ganhar. Para jogar no Inter tem de ter esse espírito. Jogador com a camisa do Inter entrar em campo sem ser para comer grama não merece vestir. Chego com vontade de colocar o Inter onde merece, que é conquistando título. Acredito que já tem um grande elenco aqui”, afirmou o atacante, que acredita ter encontrado um grupo com um pensamento parecido com o dele.

“Os caras estão com muita vontade de colocar o Inter brigando por títulos. Nos treinos se percebe isso. Antes do Gre-Nal se notou e depois também. Os caras estão loucos para jogar o Gre-nal de novo e reverter a imagem deste último”, avaliou.

Em relação ao seu posicionamento em campo, Rossi deixou claro que prefere jogar aberto pelo lado do campo. “O meu forte é pela direita, dando assistência para o centroavante. Quero encher o Damião e o Roger de gols, ou o Nico López e quem tiver ali na frente. Prefiro jogar pela direita, mas atuo também pela esquerda”, declarou.

O Inter ainda pode fazer duas alterações na lista de inscritos no Campeonato Gaúcho. Além de Rossi e Fabiano, o clube deve confirmar nas próximas horas a contratação de Richely. O Sport já oficializou a saída do volante para jogar no Colorado.

+ Mais Informações ››››››

Suspeitos de homicídio ocorrido em Trindade do Sul são presos em Nonoai

Durante ação da Polícia Civil em combate a crimes contra a vida, dois homens foram presos, na manhã desta segunda-feira (12), no município de Nonoai.

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela Delegacia de Polícia de Nonoai, com o apoio da Delegacia de Polícia de Erechim. Os indivíduos, de 36 e 20 anos, são suspeitos de um homicídio ocorrido na cidade de Trindade do Sul.

De acordo com o delegado Marino Franceschi, o crime ocorreu no último dia 06. "Na ocasião, os indivíduos suspeitos teriam abordado a vítima, que estava com sua esposa e sua filha, e efetuado contra ela pelo menos oito disparos de arma de fogo. Em cumprimento aos mandados, uma espingarda e o veículo utilizado no crime foram apreendidos", relatou o delegado.

+ Mais Informações ››››››

Caminhão carregado com suínos tomba em estrada que liga municípios de Entre Rios do Sul e São Valentim

Um caminhão que transportava suínos tombou no interior de São Valentim no fim da madrugada desta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta de 5h 30, em Linha São Pedro, na estrada que liga Entre Rios do Sul a São Valentim. O caminhão caiu em uma lavoura. O motorista foi removido para atendimento médico.

Bombeiros de São Valentim continuam trabalhando na ocorrência. A primeira equipe que chegou ao local foram socorristas que imobilizaram e removeram o motorista do caminhão para avaliação médica em São Valentim.

O motorista, que ainda não foi identificado pela reportagem, não aparentava ferimentos graves. Outra equipe dos bombeiros permanece no local, onde muitos suínos estão feridos ou mortos por esmagamento.



Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Dois jovens morrem afogados durante banho em rio na cidade de São Domingos

Uma tragédia envolveu dois jovens de uma mesma família na tarde deste sábado (10). Marcos e Vinícius Gonçalves estavam se banhando nas águas de um lago na comunidade de Quebra-Queixo no interior do município de São Domingos, quando desapareceram nas águas por volta das 12h30min.

Os irmãos tinham 17 e 24 anos, sendo que o menor residia com a família e o mais velho morava em Curitiba, mas estava visitando seus familiares. A esposa do mais velho tentou resgatar os dois, porém não obteve êxito. Ela acionou o Corpo de Bombeiros logo em seguida.

Os corpos foram localizados por volta das 18h a nove metros de profundidade. A busca durou cerca de 30 minutos e foi feita pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Xanxerê com apoio dos batalhões de São Domingos e Quilombo.

Informações – ClicRDC
+ Mais Informações ››››››

Plantação de maconha é localizada em Iraí

Policiais militares localizaram na tarde deste domingo, 11, após recebimento de denúncia, cinco pés de maconha próximo à área onde está instalada a antena de uma emissora de rádio.

As plantas foram arrancadas pelos policiais e encaminhadas à Polícia Civil. O fato está sendo apurado e o responsável pelo cultivo ainda não foi identificado.

Há cerca de 15 dias, a Brigada Militar encontrou uma plantação de maconha em Ametista do Sul.

+ Mais Informações ››››››

Patram apreende redes e petrechos de pesca em Vicente Dutra

A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar apreendeu 850 metros de redes de diversas malhas, 215 metros de espinhéis e 120 esperas no município de Vicente Dutra, durante operação contra pesca predatória no rio Uruguai.

A partir do desmonte dos petrechos de pesca, os policiais devolveram às águas 33 peixes, das espécies Cascudo, Grumatã e Piava. A ação ocorreu no dia 10 de março.

A Patram lembra que pescar em período no qual a atividade seja proibida ou em lugares interditados pelo órgão competente é considerado crime, como dispõe a Lei dos Crimes Ambientais. A pena prevista é detenção de um a três anos, multa ou ainda as duas penalidades juntas.

É permitido apenas que pescadores profissionais utilizem espinhéis e redes nas malhas adequadas. Para a pesca amadora, podem ser usados apenas linhas de mão ou carretilhas. Nesse caso, o responsável pelos petrechos não foi localizado.

Fonte: Folha do Noroeste
+ Mais Informações ››››››

Policiais apreendem madeira retirada de reserva em Taquaruçu do Sul

Denúncia anônima levou policiais a encontrarem diversos pontos de extração de madeira em uma reserva na linha Pessegueiro, zona rural do município de Taquaruçu do Sul.

Quando foi ao local indicado, na última sexta-feira, 9 de março, a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar constatou que havia madeiras cortadas na medida para uso como palanques de cerca.

Em uma propriedade próxima, a menos de um quilômetro de distância, os profissionais ainda flagraram uma carroça puxada por bois carregada com 38 palanques em madeira compatível à da reserva.

Uma pessoa assumiu a autoria do fato e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência.

Fonte: Folha do Noroeste
+ Mais Informações ››››››

Tite anuncia convocados para últimos amistosos antes da convocação final da Copa do Mundo

Na manhã desta segunda-feira (12), o técnico da Seleção Brasileira, Tite, anunciou os convocados para os amistosos contra Rússia e Alemanha.

O zagueiro do Grêmio, Pedro Geromel, foi um dos chamados e irá desfalcar o tricolor no Gre-Nal de volta das quartas de final do Gauchão.

Confira a lista:

Goleiros
Alisson (Roma)
Ederson (Manchester City)
Neto (Valencia)

Defensores
Dani Alves (PSG)
Geromel (Grêmio)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Fagner (Corinthians)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)

Meio-campistasCasemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Anderson Talisca (Benfica)
Willian (Chelsea)

AtacantesDouglas Costa (Juventus)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Taison (Shakhtar Donetsk)
Willian José (Real Sociedad)

Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Morre o gaiteiro João Mico, aos 89 anos

Faleceu na tarde de sábado (10), o gaiteiro João Maria de Jesus, mais conhecido como "João Mico", aos 89 anos. O músico teve um infarto no sítio de um dos filhos, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e não resistiu.

Ele era pai de João Luiz Corrêa e cunhado de Gildinho, do grupo Os Monarcas. João Luiz Corrêa, interrompeu a agenda de shows em Santa Catarina para se despedir do pai.

Fonte: G1
+ Mais Informações ››››››

Rotação de culturas é alternativa para manter qualidade do solo e melhorar a produtividade das lavouras

Pensar em manter uma boa qualidade do solo também é essencial para uma boa safra. Umas das formas proteger as lavouras é através do plantio direto com a rotação de culturas.

O tema foi amplamente discutido na última semana com a Expodireto. Presente também no programa Uirapuru Ecologia de sábado, o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Tiago Recalcatti, destacou a importância do produtor fazer um plantio direto bem-feito com a rotação de culturas.

Explica que a insistência em cultivar apenas soja, por exemplo, possibilita o aparecimento de plantas daninhas, o que implica na aplicação de mais fungicidas nas lavouras.

Recalcatti frisa que o giro de diferentes cultivares aumenta a palhada, o que traz uma boa cobertura para o solo, evitando que possíveis perdas de produtividade.

+ Mais Informações ››››››

Idosa desaparecida em Barros Cassal é encontrada morta

Um casal que auxiliava nas buscas de Nelcinda Amélia Ebiling, 87 anos, que estava desaparecida há cinco dias no município de Barros Cassal, encontrou o corpo da idosa próximo de um rio por volta das 13h deste domingo (11).

O corpo da Nelcinda estava em estado de decomposição, em um barranco, a cerca de 1 km da residência da mesma, na localidade de Linha São Pedro. A Brigada Militar foi comunicada, e realizou o isolamento do local para realização da perícia.

Além da BM, a Corporação de Bombeiros de Soledade foi acionada para auxiliar na retira do corpo, tendo em vista que o local é de difícil acesso.

Fonte: ClicSoledade
+ Mais Informações ››››››

Mais um corpo parcialmente carbonizado é desovado nos arredores do Presidente Vargas

​Semelhança entre duas mortes pode confirmar briga de facções do tráfico em Erechim
O corpo encontrado na tarde desta segunda-feira(12) na área rural de Erechim, na região do Bairro Presidente Vargas, pode ser do jovem de 21 anos, Luiz Felipe Machado, que está desaparecido há uma semana. Ele é morador do bairro Cristo Rei.

Já em estado de decomposição e parcialmente queimado, o corpo foi encontrado por moradores das proximidades, coberto com plástico. "Os indícios encontrados no local e as investigações que vem sendo feitas desde o momento em que a família informou o desaparecimento, indicam se tratar de Luiz Felipe", disse o delegado Gustavo Seccon, titular da Defrec.

O delegado foi ao local com todos seus investigadores e acredita que a vítima vítima tenha sido executada em outro local. Este é o terceiro homicídio em Erechim em pouco mais de uma semana. Fontes da polícia também acreditam que todos tenham relação com o tráfico de drogas.

Após o levantamento pericial do IGP de Passo Fundo, que já veio a Erechim no fim da madrugada de hoje, o corpo será encaminhado para o IML.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Ex-vereador de Entre Rios do Sul condenado por roubo a banco é morto após saída de festa

Um homem condenado por assalto a banco foi morto a tiros em Erechim, no norte do Estado, na madrugada desta segunda-feira (12). Conforme a Brigada Militar (BM), Adriano Ribeiro dos Santos, de 37 anos, foi alvo de uma emboscada em uma rua sem saída do bairro São Cristovão.

A vítima, que era conhecida na região pelo apelido de "Beiço" e também por ter sido vereador pelo PMDB em Entre Rios do Sul, foi achada morta próximo do seu carro, um Audi A4. Marcas de tiros foram encontradas no corpo e no rosto de Santos.

Moradores relataram que ouviram cerca de 10 tiros. A BM acredita que os disparos tenham sido feitos com um revólver calibre 38. Guarnições fizeram buscas no bairro, mas nenhum suspeito foi localizado.

Em 2010, Santos foi condenado com outros três homens por fazer parte de uma quadrilha que teria participado de uma sequência de arrombamentos em estabelecimentos bancários no Norte. O julgamento, que ocorreu em São Valentim, durou 16 horas e mobilizou o município que tinha, à época, 3,9 mil habitantes.

Em 2015, "Beiço" foi novamente preso acusado de envolvimento no arrombamento de caixas eletrônicos do Banrisul, em São Valentim. Ele era dono da Boate Las Panteras, na rua Sidney Guerra, em Erechim. O corpo dele foi encaminhado para o IML, Em Passo Fundo, momentos depois de concluído o levantamento pericial do IGP.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Primeiro fim de semana sem Operação Verão registra cinco mortes por afogamento no RS

O primeiro fim de semana após o fim da Operação Verão, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, foi marcado por cinco mortes por afogamento nas praias gaúchas. Quatro delas aconteceram no Litoral Norte, sendo três em Torres e uma em Capão da Canoa. Outra foi em Pelotas, no Sul do estado.

Os primeiros casos foram em Torres. Fabrício Matos Cardoso, de 45 anos, entrou no mar para tentar salvar um menino de 15 anos, mas acabou morrendo afogado pouco antes do meio-dia de sábado (10). Pouco depois, por volta das 15h, Adler Marcelo Cargnelutti, de 43 anos, se afogou na região da praia de Torres conhecida como Prainha.

O terceiro caso na cidade aconteceu no início da tarde deste domingo (11), no local conhecido como Pedra da Santinha. De acordo com os bombeiros, a vítima ainda não foi identificada porque ninguém procurou as autoridades para dar queixa do sumiço da pessoa, que estava sem os documentos.

Também no Litoral Norte gaúcho, o corpo de Jonas Henrique Kist, de 24 anos, foi encontrado por um pescador nas proximidades da guarita 92, na beira da praia de Xangri-Lá, por volta das 13h deste domingo. Ele foi identificado por familiares, que relataram à polícia que o jovem era natural de Venâncio Aires, mas morava em Lajeado.

Conforme o relato de testemunhas às autoridades, ele estava desaparecido desde sábado (10), quando foi tomar um banho de mar com amigos em Capão da Canoa e se afogou.

Já no Sul do estado, a vítima foi um adolescente de 14 anos, identificada como Gustavo Mota Ortiz. Ele foi localizado por volta das 14h de sábado, próximo da colônia de pescadores Z3, na praia do Laranjal, em Pelotas.

Segundo os bombeiros, ele estava em uma embarcação com o avô e caiu na água. A corporação foi acionada por volta das 10h30 e iniciou as buscas, com a ajuda de diversos pescadores da região. No entanto, o menino foi encontrado mais de três horas depois, já sem vida.

A Operação Verão encerrou no fim de semana passado com redução recorde no número de salvamentos e afogamentos, comparando com os dados dos últimos 10 anos. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do estado, houve queda tanto no índice de salvamentos quanto no de mortes por afogamento, que foi só uma em todo o período.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Datas dos jogos de ida das quartas de final do Gauchão são divulgadas pela FGF

Primeiro Gre-Nal será às 16h deste domingo (18), na Arena
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nesta segunda (12) a tabela das quartas de final do Gauchão.

O primeiro clássico Gre-Nal do mata-mata será no próximo domingo, às 16h, na Arena.

Os jogos de volta ainda não tiveram as datas e horários divulgados oficialmente, porém, a tendência é que o Gre-Nal do Beira-Rio seja no dia 21, quarta-feira, às 21h45min.

Jogos de idaSábado (17), 18h: Avenida x Caxias
Domingo (18), 16h: Grêmio x Inter
Domingo (18), 19h30min: Veranópolis x São José
Domingo (18), 19h30min: São Luiz x Brasil-Pel

Fonte: GaúchaZH
+ Mais Informações ››››››

Nascidos em maio e junho recebem abono do PIS 2017-2018 a partir de quinta

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio e junho com direito ao abono salarial do PIS 2017-2018 (ano base 2016) poderão receber o dinheiro a partir da próxima quinta-feira (15) na Caixa Econômica. No caso do Pasep, pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem finais da inscrição 8 e 9.

Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento. Nascidos em outros meses e que ainda não receberam o abono também podem sacar o dinheiro até este data. O pagamento para nascidos em março e abril começou em fevereiro.

Para o exercício 2017/2018 serão destinados R$ 16,9 bilhões para pagamento do abono salarial a 24,3 milhões de trabalhadores. Só dentro do PIS são R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários, segundo a Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.

Valores do abono salarial

O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2016. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

O valor do abono é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2016 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2016 completo.

Por exemplo, se o período trabalhado foi de 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 954). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 80), e assim sucessivamente.

Calendários

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Veja calendário do PIS abaixo:

Nascidos em Julho recebem a partir de 27/07/17 até 29/06/18;

Agosto: a partir de 17/08/17 até 29/06/18;

Setembro: a partir de 14/09/17 até 29/06/18;

Outubro: a partir de 19/10/17 até 29/06/18;

Novembro: a partir de 17/11/17 até 29/06/18;

Dezembro: a partir de 14/12/17 até 29/06/18;

Janeiro e Fevereiro: a partir de 18/01/18 até 29/06/18;

Março e Abril: a partir de 22/02/18 até 29/06/18;

Maio e Junho: a partir de 15/03/18 até 29/06/18.

Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

E se não sacar o dinheiro?

De acordo com a Caixa, quando o saque do PIS não é efetuado, o valor é incorporado ao saldo de quotas. Ao final do exercício financeiro (29 de junho de 2018), após a atualização do saldo, os rendimentos são disponibilizados para saque no novo calendário. Os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta do PIS vinculada ao trabalhador.

Segundo o governo, os recursos do abono salarial ano-base 2016 que ainda não foram sacados chegam a mais de R$ 9,84 bilhões, e envolvem 13,4 milhões de trabalhadores em todo o país.

Fundos PIS/Pasep para idosos

Desde o dia 22 de janeiro, está liberado o pagamento do Fundo PIS/Pasep para beneficiários com idade a partir de 60 anos. São 3,2 milhões de cotistas com R$ 5,6 bilhões disponíveis.

Tem direito aos recursos do fundo de cotistas o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo. Além dos idosos a partir de 60 anos, estão contemplados aposentados, herdeiros, quem foi transferido para a reserva remunerada ou reforma ou casos de invalidez.

O total liberado previsto é de R$ 21,5 bilhões para 11,2 milhões de beneficiários. Foram sacados R$ 3,9 bilhões, ou 18,2% do total, por 2,9 milhões de cotistas (25,5% do total), até 31 de janeiro, de acordo com o Ministério do Planejamento. A maior parte dos saques foi feita pelos aposentados (54,4%). O dinheiro ficará disponível para todos os beneficiários - não há prazo para saque.

Fonte: G1
+ Mais Informações ››››››

1186 - 13 MAR, TERÇA - O AMOR DAS MAES

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!