quinta-feira, 28 de junho de 2012

El Niño surge no Oceano Pacífico

Fenômeno costuma causar chuvas intensas no Rio Grande do Sul

El Niño começa a se desenvolver no Pacífico
Crédito: NOAA/CP
El Niño começa a se desenvolver no Pacífico<br /><b>Crédito: </b> NOAA/CPDados divulgados pelo Bureau de Meteorologia da Austrália, nesta quarta-feira, indicam que a anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) na chamada região Niño 3.4 (Pacífico Central) atingiu o patamar de El Niño. A confirmação do fenômeno deverá ser ratificada na próxima semana pelo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) dos Estados Unidos, tal como a MetSul já sinalizava no início da semana.
A anomalia na região Niño 3.4 é de +0,7, além do patamar mínimo de +0,5ºC para de definição de condições oceânicas de El Niño. Para que haja, porém, a caracterização de um episódio de El Niño, tais condições devem permanecer durante os próximos meses, o que os modelos climáticos sinalizam. A grande questão é qual vai ser a intensidade do do fenômeno. A maioria dos modelos climáticos sinaliza evento fraco, mas a MetSul não afasta um episódio ao menos com intensidade moderada, tal como se deu entre 2009 e 2010.
“Historicamente, o aquecimento do Pacífico traz aumento da chuva para o Rio Grande do Sul”, avaliou o meteorologista Eugenio Hackbart. Na segunda metade de 2009, o Estado foi castigado por muita chuva, enchentes e freqüentes temporais. “Com o El Niño, cresce o risco dos gaúchos enfrentarem períodos de chuva em excesso nos próximos meses”, alertou.

Elevação das temperaturas segue no RS

Enquanto os fenômenos climáticos se desenvolvem no Pacífico, o tempo no Rio Grande do Sul segue a tendência apontada na segunda-feira. O Estado continua sob predomínio de sol e aumento do calor, mas com formações ocasionais de nuvens.
As mínimas deverão ser bem mais amenas em quase todos os pontos, com o frio da manhã girando entre 9°C e 10°C nos pontos mais acentuados. O calor, enquanto isso, poderá até superar os 30°C, em locais como Santa Maria e até mesmo na Capital. A previsão para Porto Alegre indica marcas entre 13°C e 30°C.
O tempo quente segue na sexta-feira e no começo do final de semana. No sábado, contudo, é previsto aumento da instabilidade e chuva em alguns pontos do RS.

Fonte: MetSul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/