quinta-feira, 6 de julho de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1270, do dia 07 de Julho de 2017.

Edição 1270 do Jornal Comunitário a Voz da Comunidade.
Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

NA EDIÇÃO DE HOJE:




  1. PEC das Diretas - OAB poderá se somar à campanha
  2. Denúncia contra Temer por compra de votos deve ser encaminhada à Procuradoria
  3. Esponja de louça acumula milhões de bactérias em poucos dias
  4. Empresa pública paga salário médio quase R$ 1.500 maior do que o setor privado
  5. Sustentabilidade - reaproveitamento da água da chuva
  6. Aprovada Lei na AL que beneficia Rádios Comunitárias
  7. Escolas públicas de educação básica vão receber verba para conservação

+ Mais Informações ››››››

Aprovado na Assembleia Legislativa nesta quinta feira, Lei que permite a formalização de convênios entre a AL e Rádios Comunitárias

Demanda histórica dos movimentos sociais e dos ativistas pela democratização da comunicação, foi aprovada nesta quinta lei que estabelece a possibilidade de celebração de convênios entre a
Assembleia Legislativa e entidades mantenedoras desses veículos de comunicação.
Ouça A entrevista com o Presidente da AL:

Entenda a Lei:

Projeto de Lei nº 101 /2017

MESA

Estabelece a possibilidade de celebração de convênios entre a Assembleia Legislativa e entidades mantenedoras de rádios comunitárias.

Art. 1.º A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul poderá, com a finalidade de  apoio cultural, celebrar convênios com entidades mantenedoras de rádios comunitárias, nos termos do art.

18 da Lei Federal n.º 9.612, de 19 de fevereiro de 1998.

Art. 2.º O acesso aos convênios se dará por chamamento público realizado pela Assembleia Legislativa sempre no mês de outubro de cada ano, com vistas à celebração válida para o ano civil seguinte.

§ 1.º Excepcionalmente, no exercício de 2017, o chamamento público ocorrerá 10 (dez) dias após
a publicação desta Lei.

§ 2.º As demais normas referentes ao chamamento de que trata o “caput” deste artigo serão
disciplinadas por Resolução de Mesa.

Art. 3.º Somente poderão celebrar os convênios estabelecidos por esta Lei entidades mantenedoras
que possuam autorização de funcionamento por meio de Decreto Legislativo.

Art. 4.º Anualmente, serão selecionadas 60 (sessenta) rádios comunitárias para a celebração dos
convênios.

Art. 5.º As despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias
próprias da Assembleia Legislativa.

Sala das Sessões, 
+ Mais Informações ››››››

DOMINGO DIA 09 DE JULHO TERÁ INICIO 1º RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE SINUCA EDIÇÃO 2017 (CLUBE GUARANI)

1º Jogo terá início às 14 horas, os jogos da sequência tolerância de 10 minutos.






 CHAVE B

FRANCISCO KISSE                              X                  JAIR SILVEIRA                       
JOACIR ZICO                              X                        VOLNEI GNICK
LUIS PACHECO                       X                        AILTON RONCALIO                             FOLGA:  SILVANIO A.DIAS

CHAVE A

CLOVIS GOMES                              X                          LUIS F.SANTOS
LUCAS PULTER                               X                     MARCELO GOMES
RAMIRO VORMA                     X                    JEAN FEDERICI
DJON ARAUJO                         X                        AMAURI DAGHETI                   

CHAVE D 

AIRTON SOARES                         X                       ALAZIR DE OLIVEIRA
GILMAR CHIKINHO                      X                      CELSO LEMES                                                
CEZAR PUFI                         X                      NEOMAR SO ALEGRIA                   
 FOLGA: DILSON GROMAN
CHAVE   C

TIDE PEDROZO                          X                        NEURY TOTOYA
ISMAEL DE PAULA                                 X                     JORACI JORA
GILSON PECO                        X                          LUCIMAR CHIMIA
CLAUMIR MAGAL                         X                           AURY BERGAMAN               

Premiação do campeonato:
CAMPEÃO à TROFÉU + 700,00 REAIS
VICE-CAMPEÃO à TROFÉU + 400,00 REAIS
3º LUGAR à TROFÉU + 250 REAIS
4º LUGAR à TROFÉU + 150 REAIS

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras


+ Mais Informações ››››››

Operação São Roque foi deflagrada em Constantina

Constantina teve um amanhecer agitado nesta quinta-feira, 06 de julho de 2017, onde os moradores ouviram a ação da Polícia Civil com apoio da Brigada Militar que cumpriu 7 mandados de busca e um mandado de prisão preventiva.
Uma pessoa foi presa por tráfico de drogas, outra pessoa foi presa por ter vínculo à tentativa de homicídio de Marcos Roberto Gaspar Laureano, ocorrida no bairro São Roque, em 20/05/2017, outro preso tem envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio em Carazinho/RS e, também, tráfico de drogas e, o menor apreendido por envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio em Carazinho/RS, de Urian Lindomar Subtil e Mauro Rafael Subtil.
Além do menor apreendido P.M.S. que será encaminhado para Carazinho/RS, foram presos Erivelton de Jesus Silva Costa, Luiz Eduardo de Bairros Rodrigues Tomaz, vulgo “Corvinho” e, Rodrigo Eleutério Leite, vulgo “Digão”, que serão encaminhados para o presídio de Sarandi/RS. 
A operação São Roque teve à frente o Delegado de Polícia Leandro Evandir Guimarães Antunes e envolveu 29 policiais civis das cidades de Constantina, Carazinho, Ronda Alta, Rondinha e Liberato Salzano, apoiados por 10 Policiais Militares da Região, movimentando 10 viaturas da Polícia Civil e 3 viaturas da Polícia Militar.
Cabe ressaltar a importância da comunidade para o sucesso deste tipo de operação, ajudando as autoridades com denúncias anônimas e informações relevantes aos casos, ficando ainda um alerta para que todos fiquem atentos à pessoas estranhas, de outras cidades ou mesmo locais com atividades e atitudes suspeitas, comunicando tais atitudes aos órgãos de segurança.
Também devemos ressaltar a mobilização de todos os policiais mesmo em tempos difíceis para o efetivo, tendo em vista o desaparelhamento e os salários parcelados de muitos desses policiais que garantem a segurança de nossas comunidades e realizam operações de combate ao tráfico de drogas e tiram das ruas suspeitos de cometerem homicídios ou tentativas de homicídios.A operação São Roque teve à frente o Delegado de Polícia Leandro Evandir Guimarães Antunes e envolveu 29 policiais civis das cidades de Constantina, Carazinho, Ronda Alta, Rondinha e Liberato Salzano, apoiados por 10 Policiais Militares da Região, movimentando 10 viaturas da Polícia Civil e 3 viaturas da Polícia Militar.
Cabe ressaltar a importância da comunidade para o sucesso deste tipo de operação, ajudando as autoridades com denúncias anônimas e informações relevantes aos casos, ficando ainda um alerta para que todos fiquem atentos à pessoas estranhas, de outras cidades ou mesmo locais com atividades e atitudes suspeitas, comunicando tais atitudes aos órgãos de segurança.
Também devemos ressaltar a mobilização de todos os policiais mesmo em tempos difíceis para o efetivo, tendo em vista o desaparelhamento e os salários parcelados de muitos desses policiais que garantem a segurança de nossas comunidades e realizam operações de combate ao tráfico de drogas e tiram das ruas suspeitos de cometerem homicídios ou tentativas de homicídios.
Fonte: Constantina Web
+ Mais Informações ››››››

Programa 095 06-07-2017 CEL São Lucas da Vila Progresso - Provérbios 24.11-12

+ Mais Informações ››››››

TAÇA COTRISAL 60 ANOS - Convite Jogos em Trindade

Fonte:Lurdes Silvana de Lima Jornalista DRT/RS 10.670 Assessoria de Comunicação Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda. Fone/Fax (54) 3361-5000 www.cotrisal.com.br
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1776 de 06-07-2017

+ Mais Informações ››››››

Inter trabalha pressão sobre o adversário

A temporada já chegou ao seu sétimo mês, mas o Inter ainda não conseguiu montar uma equipe confiável e minimamente organizada. Guto Ferreira, que chegou há 40 dias para ser o segundo técnico do ano, segue fazendo testes tanto no desenho tática quanto na escolha dos 11 titulares. Nessa quarta-feira, ele mexeu mais uma vez no time e deu mostras de que mandará um Inter remodelado para enfrentar o Criciúma, sábado, no Beira-Rio, pela 12ª rodada da Série B.
O treino de ontem pela manhã foi usado por Guto para azeitar a movimentação tática, principalmente no setor ofensivo. Ele treinou também a marcação alta, para tentar roubar a bola do adversário mais próximo do seu gol. Além disso, mexeu no time e observou os rendimentos de Cláudio Winck na lateral direita e de Nico López no ataque, ao lado de Pottker. Ou seja, com relação à formação mostrada no treinamento da véspera, Fabinho e Eduardo Sasha perderam suas vagas.

A principal preocupação de Guto e dos jogadores é encontrar uma forma de furar o bloqueio dos times que invariavelmente jogam no Beira-Rio retrancados. Uendel, eleito para conceder as entrevistas ontem, lembrou que Luiz Carlos Winck, técnico do Criciúma, comandou o Caxias, que impôs muitas dificuldades ao Inter no Gauchão.

“Enfrentamos o Winck com o Caxias e sabemos que será uma equipe fechada aqui. Eles não vão marcar pressão. Vão deixar a gente com a bola, trabalhando e com o domínio do jogo para buscar o contra-ataque. Vão tentar fazer o tempo passar para que o nervosismo entre em campo e nos atrapalhe”, enfatizou.

O esquema, pelo menos contra o Criciúma, deve ser um 4-4-2 tradicional, com um losango no meio-campo. Neste caso, Dourado seria o jogador mais defensivo do setor, e D’Alessandro, o mais ofensivo. A defesa teria, além de Winck e Uendel, Klaus e Victor Cuesta, que retorna após recuperar-se de lesão. “Todas as equipes vieram jogar aqui no Beira-Rio fechadas. Então, encontramos dificuldades. Por isso, estamos procurando alternativas para sair com um pouco mais de força para o ataque. Os últimos jogos foram muito complicados. A bola tem que chegar um pouco mais redonda na frente”, segue Uendel.

Fonte: Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

CBF muda horário de Grêmio x Avaí

A CBF anunciou nesta quarta-feira a mudança de horário da partida entre Grêmio e Avaí, marcada para o próximo domingo na Arena. O jogo será disputado às 16h e não mais às 19h, como estava inicialmente marcado.
De acordo com a CBF, a mudança se deve por conta da televisão. O jogo não fará mais parte da grande do Sportv e, por isso foi antecipado.
Grêmio e Avaí se enfrentam pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 22 pontos, o Tricolor busca recuperação após duas derrotas para tentar se aproximar do líder Corinthians – que tem 29. O Avaí é o penúltimo, com nove pontos.

Fonte correio do Povo



+ Mais Informações ››››››

Banrisul de Três Palmeiras tem Novo Gerente


+ Mais Informações ››››››

Uma professora de escola municipal está entre os presos durante operação contra o tráfico de drogas na região

Capinzal – Sete pessoas (cinco homens e duas mulheres) foram presas na manhã desta quarta-feira (5) em mais uma operação da Polícia Civil em Herval d´Oeste, Lacerdópolis e Ouro. As prisões foram decretadas pelo juiz criminal de Capinzal após investigações que apontaram a existência de uma associação criminosa vinculada ao tráfico de drogas na região. Seis delas possuíam mandado de prisão preventiva, mas uma mulher acabou sendo conduzida para apurar seu envolvimento.

Na operação, foi apreendida uma grande quantidade de maconha, buchas de cocaína, balanças de precisão, dinheiro, celulares, armas e munições. As drogas foram apresentadas durante entrevista coletiva com os delegados Daniel Régis, André Cembranelli, Deyvid Tranche Lima e Fernanda Gehlen da Silva.

“Ficou demonstrado que eles atuavam em conjunto para comercializar a droga em toda a região, tanto em Lacerdópolis, como Herval d´Oeste e Ouro”, destacou a delegada Fernanda. Segundo ela, os entorpecentes foram apreendidos nas resistências onde foram cumpridos os mandados de prisão, além de um volume considerável de maconha no forro do veículo de um dos detidos.

Além das apreensões desta manhã, a Polícia Civil, através do Setor de Investigação Criminal de Catanduvas, apreendeu 15 kg de maconha e 50 gramas de cocaína na noite desta terça-feira (4), quando montou barreira no posto da Polícia Rodoviária Federal de Campos Novos. Na ocasião, dois indivíduos que estavam em um Fiat Palio Weekend, jogaram o veículo contra os policiais e só pararam depois que os agentes atiraram contra os pneus.

“Na minha concepção foi um duro golpe contra os traficantes. A região precisava de uma operação como essas”, elogiou o delegado regional Daniel Régis. “O consumo e venda de drogas estão ligados aos índices de criminalidade. Infelizmente, os usuários que contribuem para este comércio ilícito estão afetando a vida de um grande número de pessoas na sociedade”, completou o delegado.
 Fonte: (Caco da Rosa)

+ Mais Informações ››››››

Rinha de galo era comum na região de Machadinho; 10 pessoas foram presas, sendo nove de Concórdia

RS – A rinha de galo é um crime ambiental comum na região, mas que pouca gente sabe que acontece. Segundo a Patrulha Ambiental de Erechim – Patram – o jogo clandestino movimenta muito dinheiro e, normalmente, só é descoberto quando há uma denúncia. No último fim de semana onze homens foram presos em Machadinho durante operação do POE – Pelotão de Operações Especiais do Comando Rodoviária da Brigada Militar, de Passo Fundo.

O grupo foi abordado em uma barreira policial quando regressava para Santa Catarina e transportavam em três carros, galos que teriam sido usados em rinhas. Os animais estavam amarrados em sacolas.

Com um dos homens, os policiais encontraram ainda um revólver, calibre 38, que teria sido furtado em 2005, no município de Sananduva. Os homens foram encaminhados para registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Erechim e devem responder por crime ambiental e maus tratos a animais. O indivíduo que estava com o revólver foi preso em flagrante e responderá ainda por receptação e posse de arma de fogo.

As aves foram apreendidas. A polícia trabalha agora para localizar o rinheiro em Machadinho e responsabilizar seus proprietários.

A rinha de galo

A Patram de Erechim não soube precisar o número de casos registrados nos últimos anos envolvendo rinhas de galo, mas, as denúncias acontecem com frequência. “É muito difícil pegar. Tudo é feito de forma clandestina por grupos organizados até porque envolve muito dinheiro durante as rinhas”, explica a Sargento da Patram de Erechim, Ivanise Vial.

O crime revolta pela forma como acontece. “As aves são criadas no escuro, recebem medicamentos e a maioria tem as garras serradas e substituídas por garras de plástico ou de ferro. Os criadores também costumam colocar bicos de aço por cima dos bicos de galo. Assim os ferimentos provocados durante a rinha são muito graves. Normalmente o galo que perder, morre”, pondera.

Prisão para envolvidos

Essa prática pode render para o cidadão de três meses a um ano de prisão. Podem responder pelo crime de rinha de galo os proprietários dos animais, o dono do local onde a prática é realizada, bem como os eventuais apostadores. Nenhum cidadão flagrado praticando o jogo pode alegar o desconhecimento da lei em sua defesa.

Denuncie

As denúncias podem ser anônimas e podem ajudar a polícia a desarticular os grupos envolvidos com o crime de rinha de galo. Para denunciar basta ligar para a Brigada Militar pelo 190 ou para a Patram de Erechim pelo fone 3519-9723. (Informações Atmosfera Online)
+ Mais Informações ››››››

Captação de água da chuva economiza 60 mil litros por ano

O professor Eduardo Simões, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveu e instalou em sua casa um sistema inteligente de automação residencial para aproveitar a água da chuva. Com capacidade de armazenamento de 5 mil litros, o sistema tem como principal inovação o duplo reuso: é possível encher a banheira com a água da chuva aquecida por aquecedor solar e, após o banho, uma canalização leva a água do ralo da banheira para os sprinklers (dispositivos de irrigação) do jardim. A instalação do sistema teve custo aproximado de R$ 4 mil e permite uma economia de quase 60 mil litros de água durante o ano, além de uma redução mensal de até R$ 300 na conta de água.

Simões conta que o sistema é fruto de uma combinação de projetos de iniciação científica de mais de dez alunos de graduação que ele supervisionou. “Ele utiliza calhas coletoras da água da chuva nos beirais do telhado, sistema de filtração, cisterna subterrânea de 5 mil litros para armazenamento e uma bomba elétrica para elevar a água até a caixa d’água do telhado”, descreve. “A partir da caixa d’água, a água é distribuída para descarga nas privadas, e para várias torneiras no jardim, na lavanderia, entre outros pontos da casa. Dá até mesmo para encher a banheira com a água da chuva”.

A água da chuva é armazenada em uma cisterna, uma caixa d’água normal adaptada para ser enterrada, de modo a reduzir custos, e coberta por uma laje de alvenaria feita com material que sobrou da obra da casa. “Como chove muito no verão e pouco no inverno, não é necessário uma capacidade de mais do que 5 mil litros no verão e no inverno seria necessário mais de 100 mil litros se não fosse realizado o uso inteligente da água”, afirma o docente do ICMC

O professor explica que a água da banheira, depois do banho, é utilizada para irrigação do jardim, pois o ralo da banheira leva direto aos sprinklers. “Isso consiste no duplo reuso da água da chuva”, ressalta. “Porém, a cidade de São Carlos, onde fica a casa, possui um clima de cerrado e chove muito pouco durante o inverno. Sendo assim, é preciso utilizar esses recursos com inteligência, e por isso o sistema inteligente de automação residencial é muito importante para economizar a água de irrigação do jardim”.

Irrigação – O sistema possui um computador central RaspberryPi, que utiliza o sistema operacional Linux, conectado a vários microcontroladores Arduino e uma câmera. “A câmera coleta imagens do gramado, que são analisadas por uma Rede Neural Artificial embarcada, a qual detecta quais as regiões que precisam ser molhadas pela tonalidade do verde”, aponta Simões. “Os Arduinos, espalhados em diversos pontos estratégicos do jardim, para coletar dados dos sensores de umidade e controlar os motores dos sprinklers, verificam a umidade e a decisão de irrigar ou não o gramado é tomada”.

De acordo com o professor, antes dos sprinklers serem acionados, o sistema consulta na internet a previsão do tempo para os próximos três dias. “Com esses dados, analisa-se a situação: se a probabilidade de chuva é maior que 90%, o sistema não molha; se é baixa, a irrigação é acionada”, destaca. “Se é difícil prever se vai chover, o que acontece com frequência, o sistema irá molhar somente um pouco, para que a grama sobreviva mais alguns dias até que possa se saber com boa precisão se chove ou não”.

Quando a irrigação é acionada, os sprinklers robotizados, desenvolvidos especialmente para o projeto, são controlados pelos Arduinos e direcionam o jato somente para a área que precisa ser irrigada, com precisão de um metro quadrado. “Isso faz com que a água coletada das escassas chuvas de inverno seja suficiente para manter o jardim em um ‘modo de sobrevivência’ até que volte a chover com abundância em outubro”, enfatiza Simões. O funcionamento do dispositivo para irrigação é descrito no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tiago Vilela Tapparo, apresentado no ICMC em novembro do ano passado.

Como o sistema tem baixo custo de instalação, as despesas são cobertas por recursos do próprio professor. A calha custou R$ 500, a cisterna R$ 1.500 (mão-de-obra incluída), a caixa d’água extra para água da chuva R$ 300, dispositivos eletrônicos e processadores R$ 400 (o computador central custou R$ 150), o encanamento R$ 400, os sprinklers e servomotores R$ 400, e o material de consumo e outros itens R$ 300. O sistema permite uma economia de cerca de R$ 300 na conta de água nos meses de inverno e cerca de R$ 120 nos meses de verão.

Fonte: O SUL
+ Mais Informações ››››››

Atropelamento com vítima fatal na RS 323 em Boa Vista das Missões

Na noite desta quarta-feira (05) um homem morreu vítima de um atropelamento na RS 323 no município de Boa Vista das Missões. O acidente ocorreu na rodovia que liga BoaVista das Missões a Jaboticaba por volta das 21h30min.

Segundo informações preliminares e de populares a vitima Daniel Santi, de 54 anos, estava chegando de viagem de Porto Alegre e se deslocava a pé para sua residência que fica ao lado rodovia, momento em que foi atingido por um veiculo Corolla de placas de Novo Tiradentes. A Policia Civil e a Brigada Militar estão no local orientando o trânsito.

Fonte: Rádio Missões
+ Mais Informações ››››››

Captopril 25mg do Lafepe tem 10 lotes suspensos

Os lotes interditados do medicamento Captopril, do laboratório Lafepe, tiveram problemas no teor do princípio ativo. Produto é destinado ao controle da pressão alta.

Dez lotes do medicamento Captopril 25mg foram interditados pela Anvisa nesta segunda-feira. Os lotes são do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), que identificou o problema durante o controle de qualidade dos produtos.

De acordo com o teste de estabilidade, que avalia a qualidade do medicamento depois de pronto, a quantidade de princípio ativo dissulfeto de captopril nos comprimidos estava diferente do padrão. O princípio ativo é a substância que dá a identidade do medicamento e faz ele agir no corpo do paciente.

O que fazer?

O produto teve a suspensão da distribuição, comércio e uso. Por isso, os pacientes que estejam utilizando algum dos lotes suspensos devem fazer a troca do medicamento. Esta é uma medida preventiva para garantir que as pessoas não tenham problemas em seus tratamentos, utilizando um produto que gera menos efeito.

Os pacientes podem ligar no serviço de atendimento da empresa para saber como fazer a troca do produto ou, se preferir, consultar o seu médico para avaliar a alteração do tratamento. Os outros lotes do produto produzido pelo Lafepe continuam liberados. No mercado também existem diferentes marcas do medicamento disponível.
A suspensão está na resolução RE 1.776/2017 publicada hoje no Diário Oficial da União.
Confira os lotes interditados:

15081401 (validade: agosto/2017), 15081402 (validade: agosto/2017), 15081403 (validade: agosto/2017), 15090230 (validade: setembro/2017), 15090231 (validade: setembro/2017), 15090232 (validade: setembro/2017), 15121446 (validade: dezembro/2017), 16030251 (validade: março/2018), 16030254(validade: março/2018) e 16030255(validade: março/2018).

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e no Facebook @AnvisaOficial
Encontrou algum problema nesta notícia? Mande um e-mail para noticias@anvisa.gov.br
Fonte: Ascom/Anvisa
+ Mais Informações ››››››

999 - 06 DE JULHO, QUI - O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTA

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!