segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ronda Alta - Polícia Civil realiza palestra expositiva sobre Prevenção às Drogas

Na tarde desta segunda-feira, 22, o jornalismo da Rádio Navegantes acompanhou um evento realizado no Clube Brasil de Ronda Alta.
A APOCSER (Associação dos Policiais Civis da Sexta Região), DENARC (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico ) ambos órgãos da execução da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com a RAE (Rede de Apoio á Escola) realizaram palestra expositiva com o tema Prevenção ás Drogas.
Autoridades municipais, regionais e estaduais, representantes de entidades prestigiaram a discussão sobre a questão das Drogas, uma palestra excelente, coordenada pelo Delegado e Diretor da Divisão de Prevenção e Educação/DENARC Sr. Sévio Azambuja Espíndola.
Escolas municipais e estaduais participaram, sendo que, o devido trabalho está sendo realizado a nível regional com o objetivo de explicar a esses jovens de Ensino Fundamental e Médio, que normalmente são público alvo, sobre o que são drogas, os tipos, malefícios e danos físicos e psicológicos, tanto para o indivíduo quanto para a família, que sofre junto com o usuário.
Amanhã, as palestras irão ocorrer no município de Marau-RS.
 

Compondo a mesa (da esquerda para a direita):

-Fabiano Souza (Vice Presidente da APOCSER);
-Exma. Sra. Anabel Pereira (Juíza da Infância e da Juventude de Ronda Alta);
- Exma. Sra. Claudia Massing (Promotora da Infância e da Juventude de Ronda Alta);
- Leandro G. Antunes (Delegado Substituto e Representante da 28ª Delegacia de Polícia Regional);
-Elizete Raimondi (Secretária Municipal de Educação)
-Saulmar Barbosa (Representando o Rotary Clube de Ronda Alta)
-Sévio Azambuja Espíndola (Delegado e Diretor da Divisão de Prevenção e Educação/DENARC)



Reportagem e fotos: Welliton Fortes
+ Mais Informações ››››››

Inicia a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com o tema “O Futuro se faz com a conscientização das Diferenças”, a Federação Nacional das APAEs, em consonância com suas unidades filiadas, realiza, no período de 21 a 28 de agosto de 2016, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
De acordo com a Diretora da APAE de Nonoai, Ivani Vassoler, a programação que está sendo desenvolvida pela comunidade apaeana de Nonoai iniciou com a participação dos alunos na missa dominical. “Já na manhã desta segunda-feira, realizamos uma mateada na escola”, anunciou.
A programação para os alunos de Nonoai segue até o dia 26. Ou seja, dia 23 Palestra na APAE com as agentes de saúde e equipe apaeana sob o tema, “Transtorno do Espectro Autista. A tarde haverá encontro de alunos com balada em Três Palmeiras. Dia 24 gincana, almoço e a tarde com show. Dia 25 “Dia da beleza” de manhã, e a tarde os alunos do grupo de artes farão apresentação em Planalto. Dia 26 (Manhã) hora de estudo com a equipe APAEANA e a tarde o encerramento com a tradicional caminhada de conscientização das diferenças.
Em Nonoai, a APAE atende pelo menos 87 alunos.

Fonte:PN
+ Mais Informações ››››››

Estudantes do CESURG participam de curso de formação sobre Movimento Estudantil


Nos dias 20 e 21 de agosto estudantes do CESURG, unidade Sarandi, estiveram participando de um encontro de formação sobre movimento estudantil em Santa Maria. O encontro foi organizado pelo coletivo Reconquistar a UNE, e reuniu estudantes de diversas universidades e faculdades do estado, com o objetivo de discutir sobre a organização dos estudantes universitários no Rio Grande do Sul e sobre o funcionamento das entidades representativas. Durante o curso, os acadêmicos do CESURG assumiram o compromisso de contribuir com a organização dos Diretórios Acadêmicos, tanto na unidade de Sarandi como na de Marau.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

CESURG realiza Curso de Liderança, Comunicação e Expressão a em Rondinha


No sábado, dia 20/08, o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, esteve no município de Rondinha, desenvolvendo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais a primeira etapa do "Curso de Liderança, Comunicação e Expressão", que tem por objetivo desenvolver as capacidades individuais e de grupo para a comunicação e expressão.
O curso, que será realizado em três etapas, contou com a participação de cerca de 15 lideranças do município, entre jovens, agricultores e dirigentes sindicais, ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondinha.
Na primeira etapa da formação, o professor Msc. Rudimar Barea e o assessor Marcos Lazzaretti trabalharam com o tema: "Como nos comunicamos - potencialidade humana de comunicar-se", onde foi discutido sobre o papel da comunicação na história da humanidade e na organização da sociedade, ressaltando que todo o cidadão tem o direito de expressar e falar sobre a sua opinião e isso, muitas vezes, nos é negado pelo sistema, o que dificulta o desenvolvimento de nossas potencialidades de comunicador, sendo necessário que as pessoas se desafiem a romper com essa lógica.
O "Curso de Liderança, Comunicação e Expressão" faz parte do projeto Conexão CESURG, sendo um compromisso social da instituição com as entidades que representam a comunidade regional.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DA EMATER DE 22-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1559 de 22-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Desentendimento no trânsito termina em tragédia no Goio-Ên

Uma briga de trânsito resultou em morte no final da tarde deste domingo no Distrito do Goio-Ên, às margens da SCT 480. 
Conforme a Polícia, o caso foi registrado por volta das 17h50 nas proximidades da entrada da trilha do Pitoco.
Segundo informações de populares, tudo começou porque ao abrir a porta do veículo, a mesma acabou raspando em uma motocicleta. Um pouco a frente, já próximo de um bar, ambos pararam (veículo e motocicleta), quando iniciou uma discussão.
Em determinado momento o motorista do veículo, Artêmio Heberli, 60 anos, desferiu um tapa no motociclista, quando ele revidou sacando uma faca que atingiu uma artéria do braço direito de Artêmio. 
A vítima procurou por socorro e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros em estado grave ao Pronto Socorro do Hospital Regional do Oeste, porém ao dar entrada, não resistiu e foi a óbito.
A polícia Militar fez buscas ao suspeito de autoria do crime, mas até o momento ele não foi encontrado. O corpo foi deixado aos cuidados do Instituto Médico Legal (IML), para os procedimentos.
O número de homicídios em Chapecó neste ano de 2016, somam 25 casos.

Fonte:CnC
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - Bandidos realizam furto em estabelecimento comercial no centro

Na madrugada do último sábado, 20, bandidos realizaram furto na Loja M&G, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1582.

Por volta da 00h15min a porta de vidro do estabelecimento foi espatifada, fazendo um barulho estrondoso. Nesse momento, moradores de residências próximas a loja chamaram a BM.

Contudo, roupas como: calças, bermudas, moletons, suéteres e outros itens foram levados. O fato foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso.

Foto e informações: Rogério dos Reis
Radio Navegantes Ronda Alta
+ Mais Informações ››››››

Ministério Público denuncia Diretor da Oi por pagar propina a Maurício Dal Agnol

A Operação Carmelinda foi deflagrada em fevereiro de 2014
O Ministério Público Gaúcho denunciou na semana passada o Diretor Jurídico da empresa Oi por formação de quadrilha, estelionato, patrocínio infiel e lavagem de dinheiro. O advogado Eurico Teles e outras três pessoas são acusadas de participar de um esquema fraudulento liderado pelo advogado Maurício Dal Agnol, que lesou mais de 30 mil pessoas no Rio Grande do Sul.
O documento principal que demonstra a fraude criada por Eurico Teles e o advogado de Passo Fundo é um dos tantos papéis que foi encontrado em uma sala secreta da residência de Dal Agnol durante a Operação Carmelina, deflagrada pela Polícia Federal no mês de fevereiro do ano de 2014.
Naquela ocasião, a polícia conseguiu chegar ao esconderijo através de um torpedo anônimo repassado para a Rádio Uirapuru.
A fraude entre o Diretor Jurídico e Dal Agnol, consistiu no pagamento de uma propina no valor de 50 milhões de reais para que o escritório passo-fundense, que defendia 13 mil clientes, encerrasse os processos contra a empresa Oi.
O golpe iniciou quando o Diretor Jurídico Eurico Teles foi convocado para encontrar soluções e reduzir as dívidas na esfera judicial. Porém, o diretor preferiu contratar o escritório de Maurício Dal Agnol, que já possuía ações com valores superiores a R$ 638 milhões contra a empresa.
Neste contrato, a proposta foi o pagamento de 50 milhões de reais e 50% do valor total da dívida. Somente nesta manobra, calcula-se que a Oi conseguiu recuperar aproximadamente 300 milhões de reais.
Mesmo recebendo de forma ilegal os 50 milhões de reais para encerrar os processos, Dal Agnol embolsou mais de 300 milhões de reais que serviriam para ressarcir seus clientes, que em sua maioria de casos já haviam transitado em julgado.
O acusado do golpe milionário possuía uma facilidade para sacar os valores dos depósitos judiciais, pois tinha uma autorização feita no contrato com os clientes.
Durante as investigações da Polícia Federal, os agentes constataram que em quatro anos ocorreu uma movimentação nas contas bancárias do advogado gaúcho com quantias que ultrapassam o valor de 2 bilhões de reais.
A Polícia Federal também aponta que a fraude entre o advogado Dal Agnol e o Diretor Jurídico Eurico Teles era feita inicialmente por funcionários dos escritórios do advogado em Passo Fundo. Eles viajavam em vários municípios do estado na caça a donos de antigas linhas telefônicas e os convencia a processar a Oi.
Depois era só Maurício negociar os valores direto com o Diretor do Departamento Jurídico da empresa de telefonia.

Fonte:RU
+ Mais Informações ››››››

Animal solto na pista resulta em colisão com morte no trecho Passo Fundo/Mato Castelhano

Uma criança de 06 anos está no CTI Pediátrico do HSVP
Na noite desse domingo (21) um grave acidente de trânsito deixou um morto e três feridos no Km 283 da BR 285, no trecho entre Passo Fundo/Mato Castelhano.
De acordo com o relato policial, um veículo Renault Duster, de cor preta, de placas MMB-5964 de Lages/SC, trafegava no sentido Mato Castelhano/Passo Fundo, quando a condutora foi surpreendida por um cachorro na pista e acabou atingindo o animal.
Após o atropelamento, o veículo ficou desgovernado e invadiu a pista contrária vindo a colidir frontalmente em um Ford Belina, de placas IDD-0253 de Mato Castelhano.
Com o impacto da colisão, o Ford Belina ficou destruído e caiu numa ribanceira às margens da rodovia.
O motorista do Ford Belina, identificado como Vanderson da Silva Schio, de 24 anos, foi lançado para fora do automóvel e morreu no local.
A sua esposa, Barbara Schio, de 39 anos, e a filha do casal Rayane Schio, de 06 anos, ficaram feridas e foram socorridas pelas equipes do SAMU e EGR até o Hospital São Vicente de Paulo. A criança está internada no CTI Pediátrico em estado de saúde grave.
A motorista do Renault Duster, identificada como a médica Maria Carolina Saggiorato, de 29 anos, foi conduzida pela ambulância do Corpo de Bombeiros até o Hospital da Cidade, onde permanece em observação.
Vanderson da Silva Schio residia com a família em Mato Castelhano.
Integrantes da Polícia Rodoviária Federal, agentes da Polícia Civil e peritos do IGP realizaram o atendimento da ocorrência.
  Fonte:RU
+ Mais Informações ››››››

771 - 22 DE AGOSTO, SEG - SÓ VEMOS BEM COM O CORAÇÃO

+ Mais Informações ››››››

Previsão do Tempo

Previsão para o Bairro Nossa Senhora Aparecida Três Palmeiras.

+ Mais Informações ››››››

Chuva congelada é registrada em cidade gaúcha e neve em SC

Chuva congelada foi registrada neste domingo, 21, em uma cidade do Rio Grande do Sul e neve em pelo menos três cidades de Santa Catarina.

São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, registrou o fenômeno por volta do meio-dia. Fez frio na maioria das regiões do Estado. Durante a madrugada, a menor temperatura foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde fez 3,7°C. A previsão é de que o frio permaneça no RS nesta segunda-feira. O amanhecer deverá ter geada em praticamente todo o Sul do Brasil, alerta o Climatempo.

Em Santa Catarina, a neve caiu nas cidades de Bom Jesus da Serra, Urubici e São Joaquim. A precipitação deixou o ambiente branco e alegrou turistas que visitavam a região. A polícia lançou um alerta para os motoristas que viajam pelas estradas para terem total atenção. A previsão aponta para a entrada de uma frente fria que fará a temperatura despencar. Com rajadas que podem chegar até 90 km/h, a Defesa Civil alerta também para a ressaca no mar que pode gerar ondas de até 3,5m.

TP News
+ Mais Informações ››››››

Bambu, para que te quero

Foto - Márcia Sarmento
Gramínea de origem asiática coloca o município entre uma das referências de pesquisa quanto aos seus vários usos como produção de móveis, artesanato, alimento e outros derivados.

Ainda utilizado no Brasil de maneira modesta, o bambu tem caído nas graças dos produtores que procuram aprender um pouco sobre a imensa cadeia produtiva, facilidade e baixo custo para cultivo e, ainda, a lucratividade.

Veja a reportagem em vídeo aqui

Em Planalto, uma experiência que não tem mais de 15 anos está mostrando que são inúmeras as possibilidades de produção a partir da gramínea, que vão desde artesanato à alimentação. Com uma capacidade produtiva de 120 anos, a cultura, tradicional na Ásia, pode ser uma aposta rentável para o agricultor que tem algum espaço – mesmo que pequeno – em sua propriedade.

Coordenada pelo artista plástico, ecodesigner, produtor e especialista na cadeia produtiva de bambu, Carlos Ciprandi, a experiência no município revelou algumas frentes de trabalho, que permitem rentabilidade para o agricultor e também para quem vai industrializar o material. Entre os usos de mais fácil adaptação estão, no caso do colmo, como substituto da madeira, para a construção, móveis e utensílios domésticos. O broto é ótimo para a alimentação humana, consumido em conserva, patê, farinha e outros alimentos, enquanto as folhas têm finalidade medicinal, podendo ser aproveitadas na forma de chá.

– Ainda podemos citar os serviços florestais para a contenção de encostas, recuperação de áreas degradadas, quebra vento, sombreamento e produção de créditos de carbono, sem contar que a folha, com 20% proteína, serve como complemento para alimentação dos animais. Na Índia é usado para complementar a alimentação de frangos –, expõe Ciprandi. O produtor lembra ainda que entre as vantagens no cultivo está o alívio da pressão na floresta, pois se trata de um recurso que se renova com o plantio. “É uma madeira nobre, que tem durabilidade. Requer apenas a devida manutenção, como impermeabilização”, orienta.

Fácil cultivo
Nos dois hectares de bambu, tipo gigante, que são cultivados em Planalto, é possível ter uma rentabilidade de R$ 12 mil/ano, com a venda da vara e do broto. A partir dos quatro anos, o colmo atinge a maturidade e pode ser retirado. “A manutenção da lavoura é muito barata. Não precisa maquinário pesado, a motosserra resolve. Mas o melhor é que não usa veneno, nem inseticida, nem herbicida. Ou seja, a rentabilidade é aumentada. Além disso, como gramínea, requer nitrogênio, o que pode resolver a problemática do destino do esterco suíno que muitas localidades enfrentam”, aponta o produtor.

Uma das principais funções do trabalho em Planalto é produzir mudas de bambu, o que ainda é um problema no Brasil. “Não temos ainda como apostar na produção em escala industrial porque não há matéria-prima suficiente. Este é o grande gargalo da atividade no país, já que falamos por enquanto de pequenas plantações. Por isso optamos por esta espécie de laboratório, onde nos propomos a fazer uma série de experimentações. Nesta estrutura estamos provando que é possível fazer carvão de bambu, pasta de dente de carvão de bambu, broto de bambu, farinha do broto do bambu e muito mais. O que temos que aprimorar agora é a questão da escala e padronização desses produtos”, finaliza Ciprandi.

Mais informações podem ser obtidas através dos links
https://www.facebook.com/BambuKaHa e http://bambusc.org.br.
Por: Márcia Sarmento - marcia.sarmento@folhadonoroeste.com.br
Saiba mais sobre Ecologia e Meio Mambiente Visite O AMBIENTALISTA
+ Mais Informações ››››››

Da horta para o buffet

Luiza Frank tem conceitos na permacultura para desenvolver seu trabalho

“Sou cozinheira e da roça”. É assim que Luiza Maria Bottezini Frank começa a contar sua história com o trabalho na horta e seus quitutes. Natural de Frederico Westphalen, a jovem de 28 anos tem formação em técnico em cozinha pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialização em enologia pelo mesmo Instituto, sem mencionar cursos na área de alimentos naturais saudáveis e integrais e orgânicos.

Luiza conta que já trabalhou em diversos lugares do país. “Trabalhei em restaurantes de 8 estados e 3 países da américa da latina, assim, passei a conhecer a cultura local e a gastronomia regional de cada lugar e eu nem sabia que se iniciava uma jornada de mudanças na minha vida”, conta a cozinheira. Foi em 2011 que Luiza teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com a terra, através do amigo Fabio Ferraz, engenheiro agrônomo, que a fez dar importância de se ter alimentos saudáveis na mesa.

A cozinheira dedicou os últimos seis anos à área da gastronomia e há 3 anos cria receitas provenientes de alimentos diretos da roça. “Com minha alma aventureira, a paixão pela gastronomia cresceu durante minhas experiências pelo Brasil afora e, por meio disso, me conectei com a cozinha responsável e regional, com ingredientes orgânicos e sazonais”, contou.

A ideia de transformar a matéria-prima em produção veio quando Luiza começou a sentir a falta de alimentos saudáveis na própria mesa e assim passou a criar receitas com hortaliças, legumes e temperos que cultivava com a tia. Alface, rúcula, manjericão, alho, couve-flor, mandioca, batata-doce, sálvia e diversos temperos são tirados diretamente da horta da família e transformados em quitutes gourmetizados para recepções e eventos em geral. “O trabalho é diário, cuido da horta pela parte da manhã, antes do sol nascer, e depois de o sol se pôr. O manejo com a terra é uma terapia assim como o meu minhocário, que me ajuda a transformar restos de comida em adubo para o plantio das hortaliças e leguminosos que depois são utilizados por mim para os quitutes”, contou Luiza.
A cozinheira tem 30 receitas criadas e reinventadas, inspiradas em renomados chefs de cozinha como Jame Oliver, Marcelo Amaral e até mesmo a famosa a blogueira de culinária Bela Gil. Seguindo o exemplo de Bela Gil, Luiza aprendeu a substituir o açúcar branco pelo mascavo ou açúcar demerara, o sal branco pelo sal mais puro do mundo, o himalaia, além de deixar de fora os produtos provenientes do leite.
Luiza conta que desde que retornou para a região, em Taquaruçu, no ano passado, o trabalho com a horta a estimulou a seguir um caminho e que hoje não se imagina fazendo outra coisa. “Sou cozinheira e da roça, não abro mão de um olhar amoroso para os alimentos. Tenho orgulho de ser cozinheira, não é fácil, mas a arte das panelas é incrível”. Um ótimo insight, pois uma boa iniciativa e prazer no trabalho é igual à qualidade de vida.
Fonte: FN
Saiba mais sobre Ecologia e Meio Mambiente Visite O AMBIENTALISTA
+ Mais Informações ››››››

Polícia Civil investiga a morte de abelhas no interior de São Martinho

A morte de 60 colmeias de um apiário está sendo investigada pela Polícia Civil de São Martinho. A ocorrência foi registrada na última quarta-feira.m Os policiais investigam se algum inseticida provocou a morte das abelhas. A Patrulha Ambiental de Três Passos realizou uma perícia e na próxima semana deve emitir um laudo para apontar as causas do ocorrido. A suspeita de crime ambiental foi levantada em uma propriedade da localidade de São Luiz, no interior do município. Conforme a Polícia Civil, as colmeias estavam instaladas em um mato. A constatação da morte das abelhas ocorreu no dia 12. A penúltima visita ao local tinha sido no dia 28 de julho.
Fonte: RSNORTE
+ Mais Informações ››››››

Assaltantes fazem arrastão em ônibus e trancam passageiros em bagageiro

Foi registrado um assalto a um ônibus na noite na noite de 19 de agosto na BR 386. O alvo dos ladrões foi o ônibus da empresa “M & M”. O condutor do ônibus teve o veículo interceptado quando seguia viagem sentido Boa Vista das Missões Seberi por um veículo Peugeot hatch de cor preta, quando foi interceptado nas proximidades de um posto de combustíveis em Seberi. Os criminosos iluminavam com uma lanterna para dentro do veiculo e efetuaram disparos de armas de fogo forçando a parada do ônibus. O motorista parou o ônibus e três indivíduos armados com arma longa entraram no ônibus.

Os assaltantes ordenaram o motorista a retornar, e em determinado ponto próximo à granja Guará, já em Palmeira das Missões, pediu para acessar uma estrada vicinal (dois veículos escoltavam o ônibus – Peugeot preto e um veiculo prata tipo ou Vectra ou Astra sedan), pediu para entrar na estrada de chão. Todos os tripulantes foram colocados no bagageiro do ônibus. Havia cerca de vinte e dois passageiros no ônibus.

Os assaltantes levaram do motorista a quantia aproximada de R$ 6 mil em dinheiro, um celular blue com o chip, e do outro motorista levaram a quantia de R$ 2.800 mil em dinheiro e o celular. Dos passageiros fora roubado dinheiro, no entanto não soube precisar a quantia, calcula valor aproximado de R$ 80 mil. Os homens ainda efetuaram disparos na frente do ônibus, atingindo o vidro dianteiro. Foram feitas buscas nas imediações do fato não sendo possível localizar os autores do fato.

TP com 39º BPM
Foto: Divulgação/39º BPM
+ Mais Informações ››››››

Nonoai - Automóvel Clube cancela mais uma vez a Etapa da Copa Sul de Arrancadas

Mais uma vez, ela, a Chuva. Em virtude do mau tempo o Nonoai Automóvel Clube transferiu a data das provas de arrancadas previstas para domingo, dia 21 na pista de em Nonoai. De acordo com Ademir de Oliveira, a IVª Etapa será realiza no próximo domingo dia 28. Esta é a segunda vez que a chuva obriga os organizadores da Copa Sul de Arrancadas a transferir a data das provas que pontuam a IVª etapa. Ele estava marcada inicialmente para o dia sete, foi transferida para o dia 21 e novamente remarcada para o dia 28.
De acordo com o calendário, a sexta etapa da Copa Sul ocorre dia 9 de outubro em Guaporé e a final está marcada para Passo Fundo dia 27 de novembro.
Em Nonoai são esperados pelos organizadores entorno de 50 pilotos participantes.
Fonte: PN
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!