segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Três Palmeiras - II Conferência Municipal pelo Meio Ambiente

Aconteceu na manhã da ultima quarta feira dia 25 de setembro nas dependências do Centro de Eventos de Três Palmeiras II Conferência Municipal pelo Meio Ambiente, veja a seguir as imagens e ouça as principais palestras proferidas no evento:















































Produção edição e imagens: Eloidemar Guilherme

+ Mais Informações ››››››

Preço da gasolina deve fechar o ano com aumento de 5%, prevê Banco Central

Diretor de Política Econômica do BC admitiu que inflação está alta

O preço da gasolina, que já subiu 2,15%, em 2013 até agosto, para o consumidor teve apresentar reajuste total de 5%, no acumulado do ano. A previsão é do Banco Central (BC), que divulgou nesta segunda-feira o Relatório Trimestral de Inflação.

A gasolina é um dos produtos com preços administrados, que têm apresentado alta menor que a de preços livres, segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo. Mas, de acordo com o diretor, é natural que adiante haja um estreitamento dessa distância entre os produtos com preços administrados e livres.

“Na medida em que os administrados passam a subir mais e os outros diminuem, isso não é um problema. Tem que olhar o conjunto como um todo. Estamos trabalhando para que a inflação como um todo venha abaixo”, disse o diretor.

Araújo acrescentou que ainda há bastante trabalho a ser feito no combate à inflação. “A inflação está alta. Está desconfortável, como o próprio presidente [do BC, Alexandre] Tombini reconheceu. Mas isso é uma situação que pode evoluir para melhor, a depender das ações que forem tomadas ao longo do tempo”, disse.

Com a alta da inflação, neste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, em abril, e em 0,5 ponto percentual em maio, julho e agosto. Atualmente, a taxa está em 9% ao ano. A próxima reunião do Copom será nos dias 8 e 9 de outubro. A Selic é usada para influenciar a atividade econômica, e por consequência, a inflação.

Fonte: Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Hoje é o último dia para pagar o ITR

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) do exercício de 2013 termina hoje (30). 

Um guia com perguntas e respostas está disponível na página da Receita Federal na internet.

O imposto devido poderá ser pago por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais, no caso de pagamento feito no Brasil; Título da Dívida Agrária (TDA) do tipo escritural, ou seja, custodiado em uma instituição financeira, correspondente a até 50% do valor devido; transferência eletrônica de fundos mediante sistemas eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Receita Federal a operar com essa modalidade de arrecadação.

Devem apresentar a declaração do ITR o proprietário, o titular do domínio útil ou possuidor, a qualquer título, de imóvel rural, exceto o imune ou isento. Também deve apresentar o titular do domínio útil ou possuidor, a qualquer título, de imóvel rural, imune ou isento, para o qual houve alteração nas informações cadastrais correspondentes ao imóvel rural.

A multa para quem perder o prazo é 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica multa de R$ 50,00.

Fonte: Rádio Comunitária FW

Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Rádio Comunitária Liberdade é destaque da publicação Criar Brasil


Vozes Cidadãs - Rádio Comunitária Liberdade



Equipe: Criar Brasil 25/9/2013
RádioA Associação de Comunicação Comunitária Liberdade de Três Palmeiras iniciou as atividades de rádio em janeiro de 2008 com a transmissão da 2ª Festa da uva de Três Palmeiras, no Rio Grande do Sul, ao vivo, através da internet Radio Web. No dia 1º de agosto de 2009, a partir do sinal 104,9 começou suas atividades em FM, com o nome de Rádio Comunitária Liberdade.
Com uma intensa participação na vida publica e social do município, a emissora oferece
Eleidomar
informação e cultura locais. A Liberdade produz 98% de sua programação, tendo programas voltados para a participação popular.
Mas a internet ainda é um referencial como afirma Eloidemar Guilherme, presidente da associação mantenedora da RádioComunitária Liberdade, que utiliza o Radiotube:
“O Radiotube é mais uma ferramenta que utilizamos para socializar os nossos conteúdos de áudio produzidos por nossa equipe. A partir de nosso material postado na rede temos a possibilidade de agregar esses mesmos conteúdos em nosso site/blog liberdadetrespalmeiras.blogspot.com.br “ disse o também apresentador da rádio comunitária. Para conhecer mais a rádio, acesse:http://liberdadetrespalmeiras.blogspot.com.br/.
Fonte: CRIAR BRASIL

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 30 de setembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Bebê morre em hospital de Porto Alegre com suspeita de maus tratos

Pai é suspeito de agredir menino de um ano e três meses

Um bebê de um ano e três meses morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital da Criança Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, supostamente vítima de maus tratos. O menino sofreu uma parada cardíaca por volta das 3h.

Como a criança apresentava fraturas e lesões internas, o hospital acionou o Conselho Tutelar, que foi até a casa da família na avenida Circular, Vila Jardim. Outras duas crianças – um menino de quatro anos e uma menina de dois anos – foram retiradas da residência e encaminhadas a um lar de acolhimento provisório.

Segundo a polícia, o bebê foi levado até o hospital por vizinhos. A mãe estaria trabalhando e o pai é suspeito de provocar as agressões. O caso será investigado pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente.
Conselheiros Salete Passo e Renato Rocha atenderam ocorrência / Foto: André Ávila
Fonte:Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Conheça as principais causas do zumbido no ouvido

Alimentação e uso de medicamentos são fatores que podem contribuir para o problema

Diversos fatores desencadeiam o zumbido no ouvido, um sintoma que acomete adultos de todas as idades e já aparece também em adolescentes e até em crianças. Erros alimentares, uso de medicamentos tóxicos e até o hábito de escutar músicas com som alto, especialmente com fones de ouvido, são fatores que podem contribuir para o problema.

O primeiro passo para o tratamento do zumbido é a realização de exames auditivos e de sangue para análise das particularidades do paciente, como explica a otorrinolaringologista especializada em zumbido, Tanit Ganz Sanchez.

— São realizados exames como a audiometria e a acufenometria, que identificam o grau de perda de audição, o tipo e o volume do zumbido. Exames de sangue que demonstram se há anemia, aumento de glicose, colesterol ou triglicérides. Ainda é possível identificar com tomografia ou ressonância magnética eventuais tumores no nervo auditivo — explica a especialista.

Fazer jejum prolongado, comer doces com frequência ou ingerir alimentos gordurosos são hábitos alimentares que podem interferir no problema. Além disso, a ingestão de mais de quatro xícaras diárias de café, chá preto, refrigerante ou chocolate também pode atrapalhar. Algumas pessoas têm alergia alimentar ou intolerância a lactose/glúten e as manifestações podem afetar o ouvido.

— Qualquer alteração metabólica pode estar por trás do zumbido. Nesses casos, é indicado que o paciente interrompa o consumo desses alimentos por cerca de 30 dias para reavaliação do quadro. Se o zumbido começar a diminuir é um indício que os agentes causadores sejam eles — complementa Tanit.

Segundo a especialista, o sintoma também pode aparecer por desequilíbrio hormonal no organismo.

— Pode ser tanto um problema dos hormônios da tireoide, o hipotireoidismo, como dos hormônios femininos e masculinos a menopausa e a andropausa. Nesses casos, é recomendada a reposição hormonal, desde que esteja de acordo com a orientação correta dos médicos — afirma Tanit.

Se o zumbido não ocorre devido à alimentação inadequada ou alterações hormonais, os pacientes podem receber outros tratamentos, sejam medicamentosos ou com aparelhos auditivos, entre outros.

— Há vários tipos de medicamento com potencial para ajudar mas, curiosamente, nenhum deles foi inventado com esse propósito. A maioria foi descoberta de forma acidental, como no caso dos medicamentos para circulação, dor, convulsão, ansiedade e depressão. Em qualquer um dos casos é necessário uma avaliação e acompanhamento do quadro — explica Tanit.

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver certas doenças oculares

Especialista dá dicas de como prevenir problemas causados aos olhos em decorrência da doença

Atualmente, as estatísticas revelam que já contamos com 300 milhões de diabéticos em todo o mundo e podemos chegar a 380 milhões nos próximos 15 anos. A estratégia é educar para prevenir. Para muitos especialistas, o melhor que se pode fazer é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Acredita-se que 80% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de medidas dietéticas e a prática de atividades físicas.

Para a oftalmogista Roberta Valletri, é fundamental importância que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Endocrinologistas, nutricionistas, oftalmologistas, cardiologistas, dentre outros profissionais de saúde têm o seu papel específico no enfrentamento desta doença.
— Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente precisa ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a sua visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente — alerta a oftalmologista.

Confira cinco dicas para prevenir o desenvolvimento dessas doenças:

01. Faça um exame abrangente de fundo de olho pelo menos uma vez por ano
— Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Um exame de fundo de olho permite que o seu oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, visando identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão. Acompanhe regularmente a saúde dos seus olhos para que o seu oftalmologista possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, mesmo que os sinais da doença ainda não sejam tão evidentes — recomenda a médica.

02. Controle o açúcar no sangue
— A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes dos exames de visão, para evitar a prescrição desnecessária de óculos. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos. Manter um bom controle de açúcar no sangue ajuda a prevenir estes problemas — alerta Roberta.

03. Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis
— A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral — ensina a médica.

04. Parar de fumar
— Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior. Desistir do tabaco vai ajudar a reduzir esse risco — afirma Roberta.

05. Faça exercícios físicos
— Exercício físico é bom para os olhos. Também é bom para o seu diabetes. O exercício regular pode ajudar seus olhos a ficarem mais saudáveis, ajudando no controle do diabetes. Um conselho? Caminhe de 30 a 45 minutos, pelo menos três vezes por semana — diz a oftalmologista

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

II Conferência Municipal pelo Meio Ambiente de Três Palmeiras




Na última quarta-feira dia 25 de setembro de 2013 aconteceu no Centro Municipal de Eventos de Três Palmeiras a II Conferência do Meio Ambiente, com apoio do  SMEC/Três Palmeiras, Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato, Escola Estadual de Ensino Fundamental  Joaquim Nabuco , Escola Municipal de Ensino Fundamental  Indígena Fág Ror ,Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, EMATER, Secretaria de Agricultura, Departamento de Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Rádio Comunitária Liberdade FM.
Na entrada todos que participaram da conferência receberam de acolhimento uma folha e puderam ver já na entrada trabalhos feitos de reciclagem. Após os alunos das escolas fizeram apresentações de seus projetos sobre o meio ambiente,entre outros  projetos também foram apresentados com o objetivo de conscientização sobre a reciclagem, o reaproveitamento e a preservação do meio ambiente,no final houve  palestras sobre os seguintes temas:Propriedade Legal(Código Florestal ),Plano Municipal de Saneamento Básico e  Coleta Seletiva com o Biólogo responsável pelo CONIGEPU( Consórcio Intermunicipal de Cooperação e Gestão Pública), especialista da EMATER e Departamento de Meio Ambiente de Três Palmeiras.
Na saída da conferência os participantes levaram para casa  amostras de vários tipos de chás e mudas de varias espécies, como incentivo à conscientização e preservação do meio ambiente.









































 Fotos e texto :Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!