terça-feira, 22 de novembro de 2016

1º Dia de negócios Casa do Agricultor


A Casa do Agricultor traz mais uma novidade para Trindade do Sul e região.
Vem aí o 1º Dia de Negócios Casa do Agricultor!

São dois dias de ofertas e oportunidades imperdíveis.
Produtos Stihl em até 10 vezes.
Demonstração de maquinas e equipamentos Stihl.
Produtos com até 20% de desconto nas compras à vista.
Sorteio de brindes para os visitantes.
Dias 02 e 03 de novembro de 2016, 1º Dia de Negócios Casa do Agricultor, um show de oportunidades!

Casa do Agricultor, presente no campo e na sua vida!

Telefone (54) 3541-1034, rua Umbú, 28 Centro – Trindade do Sul.
+ Mais Informações ››››››

Jogos de confraternização no CESURG | MARAU contam com a participação do ex-jogador Sandro Sotilli

No último dia 14 de novembro, o CESURG | MARAU realizou uma janta com jogos de confraternização entre equipes de acadêmicos dos cursos de graduação e estudantes dos cursos técnicos e do EJA, além do time dos professores que contou com a participação do ex-jogador Sandro Sotilli.
Os jogos sediados na unidade do CESURG em Marau foram um grande sucesso, uma vez que propiciaram a integração das diversas turmas e entre discentes e docentes. De acordo com o Diretor Presidente Rafael Rossetto, atividades como essa continuarão a ser realizadas com o total apoio da direção. “Nós sentimos a necessidade de promover ações assim, de modo a que o CESURG esteja sempre próximo dos seus estudantes”, afirmou.
Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

Sicredi Região da Produção RS/SC realiza Seminário de Coordenadores de Núcleo

João Tavares, Diretor Administrativo e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi.
No dia 18 de novembro, mais de 470 pessoas estiveram presentes no CTG Porteira da Querência em
Sarandi/RS, para o Seminário de Coordenadores de Núcleo da Sicredi Região da Produção RS/SC. O evento, que teve a presença de conselheiros, coordenadores, colaboradores do Sicredi e autoridades, contou com a palestra de João Tavares, Diretor Executivo de Administração e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi, que falou sobre o momento atual da instituição.
O Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, após as boas vindas aos convidados, apresentou ao público a nova marca que será divulgada oficialmente a partir de 2017 e mostrou o cronograma das próximas ações da cooperativa, como as assembleias que acontecerão a partir de fevereiro e com ações previstas até 2020, de acordo com o planejamento estratégico.
O palestrante da noite, João Tavares, expôs numa breve apresentação, o momento atual do Sicredi e as transformações da instituição nesse novo cenário econômico brasileiro. Tavares explicou o porquê o Sicredi se manteve imune e sólido ao que aconteceu com o restante das instituições nessa fase da economia: “O Sicredi manteve um crescimento de 20% ao ano, mesmo num cenário de retenção. E o fato que justifica nós não termos participado da crise que acontece há dois anos no nosso país é o nosso posicionamento em sermos uma cooperativa, antes de sermos uma instituição financeira”.
"O trabalho na comunidade e na economia local nos fez ter uma performance financeira melhor do que outras instituições. Quando a gente fala que é cooperativa, que temos objetivos em comum, isso não é uma poesia. Isso é um diferencial competitivo da nossa empresa”, reafirmou Tavares.
Após abordar assuntos como a economia atual, números da instituição, gestão e governança, João Tavares finalizou o encontro reforçando a importância do cooperativismo e do orgulho que todos os que estão envolvidos com a instituição tem em fazer parte desse sistema. O encontro de Coordenadores de Núcleo da Sicredi Região da Produção RS/SC reuniu representantes das 22 unidades de atendimento que a Cooperativa atua nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Mais de 470 convidados se reuniram no dia 18 de novembro para o Seminário de Coordenadores de Núcleo da Sicredi Região da Produção
João Tavares, Diretor Administrativo e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi; Saul João Rovadoscki, Presidente do Conselho de Administração Sicredi Região da Produção; Eugênio Poltronieri, Conselheiro da Central Sicredi Sul e Luis Francisco Sander, Diretor Executivo da Sicredi Região da Produção.


Kellen M. Hoehr
Assessora de Comunicação e Marketing
Superintendência Regional Sicredi Região da Produção RS/SC- Sarandi-RS
Fone: 54- 3361 1446 Ramal- 222
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 22-11-2016

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1619 de 22-11-2016

+ Mais Informações ››››››

Palestra de Juremir Machado aborda perspectivas da educação

Ao lado do diretor presidente do CESURG Rafael Rossetto, jornalista e historiador também destacou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade


Tida como um dos pontos altos de toda a programação da 1ª Festa Literária de Sarandi, a palestra Educar Para Melhorar, ministrada pelo jornalista e historiador Juremir Machado, lotou o auditório do CESURG|SARANDI na noite da última quinta-feira, 17 de novembro. Juremir, conhecido pela sua coluna diária no jornal Correio do Povo e por apresentar ou participar de diversos programas na Rádio Guaíba, também é autor de inúmeros livros que tratam da história do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Tema recorrente no cenário atual, os desafios da educação no Brasil foi o centro da discussão da noite. Utilizando-se de passagens da sua vida, Juremir exemplificou diversas mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos presenciadas por ele, além de fazer um prognóstico das mudanças que estão por vir com a nova reforma do Ensino Médio. Um dos pontos defendidos pelo palestrante foi a importância da educação para modificar as bases da sociedade, ressaltando ele que o ensino deve ser libertador e promover o desenvolvimento humano ao invés de reafirmar as antigas estruturas sociais.
Ao lado do diretor presidente do CESURG Rafael Rossetto, Juremir respondeu ao final da noite diversas perguntas dos presentes sobre a conjuntura política atual e sobre os rumos tomados pela sociedade, sendo diversas vezes elogiado pelo público. A palestra foi encerrada às 22h15.

Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

Torneio de Vôlei de Areia do CESURG fecha a 1ª Festa Literária de Sarandi


Após cinco dias de intensas atividades, a 1ª Festa Literária de Sarandi chegou ao fim neste domingo, 20 de novembro, com as disputas do Torneio de Vôlei de Areia do CESURG nas categorias feminino e masculino, coordenado por Lucas Daniel Müller do Sarandi Vôlei Clube. A Festa Literária é uma realização do produtor cultural Juliano Oliveira em parceria com o Centro de Ensino Superior Riograndense, com o apoio de GR Som e Luz e da Acisar.
Aberto no último dia 15, a Festa Literária promoveu inúmeras atrações ao longo da semana, como a palestra do jornalista e escritor Juremir Machado e o Caldeirão da Juventude, grandes sucessos do evento entre os participantes. Ponto alto também foram as apresentações de Peças Teatrais, que encantaram o público. No final de semana, para fechar a programação com chave de ouro, foi realizado o Torneio de Vôlei de Areia do CESURG. “Eu gostaria de agradecer ao CESURG, em especial ao diretor presidente Rafael Rossetto, e às empresas sarandienses que apoiaram o evento”, declarou o organizador do torneio Lucas Daniel Müller.
Os jogos da categoria feminino foram realizados no sábado e os da categoria masculino no domingo. Os vencedores de sábado foi a dupla Ângela e Ingridi de Passo Fundo, que levaram o primeiro lugar, Carina e Andréia também de Passo Fundo em segundo e Micheli e Miriane de Carazinho em terceiro. No masculino, O primeiro lugar foi para Duda e Alex, de São Carlos/SC, Maicou e Carlos de Passo Fundo e Alexandre e Marcelo de Xanxerê.

Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

Caldeirão da Juventude debate temas do universo jovem


Na última sexta-feira, 18 de novembro, o CESURG promoveu o Caldeirão da Juventude no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte, destinada a ser um debate sobre os principais temas do universo jovem, desde a sexualidade até outros assuntos pertinentes à faculdade e futuro profissional. Para discutir esses temas e responder perguntas dos jovens, foram convidados o diretor presidente do CESURG Rafael Rossetto, a psicóloga Alexandra Salton Castoldi, o capitão da Brigada Militar Willian Ragnini, o médico Jainer Tegeda de nacionalidade cubana e Ana Graciela Antunes.
O mediador do debate e organizador da Festa Literária Juliano Oliveira relembrou a metodologia das atividades. Segundo ele, todo o Caldeirão foi pensado de forma a ser dinâmico, de forma a eliminar formalidades e promover maior contato entre os debatedores e os estudantes. Rafael Rossetto, um dos convidados, afirmou ter se sentido bastante grato em poder participar e se envolver diretamente, compartilhando um pouco da sua visão sobre o mundo com os jovens. “A alegria e a irreverência, sem dúvida, foram as duas maiores marcas dessa atividade. Foi importante fazer o Caldeirão dessa forma porque o nosso desejo era conversar abertamente, sem tabus”, disse.

Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

Peça Branca de Neve e os Sete Anões é apresentada para mais de 200 alunos da rede pública de Sarandi


Mais de 200 alunos das escolas Dr. João Carlos Machado e Dom José Coutinho de Sarandi e região se deslocaram até o CESURG na última quinta-feira, 17 de novembro, para as duas exibições da peça Branca de Neve e os Sete Anões às 9h e às 14h30.
As encenações, realizadas pelo Grupo Artístico Municipal de Engenho Velho, contaram a história da jovem Branca de Neve e da sua madrasta Rainha Má, que nutre uma grande inveja da enteada por ter perdido o posto de a mais bela do reino. Contando com figurino e cenários, além do apoio da GR Som e Luz nos efeitos sonoros e iluminação, a apresentação foi um grande sucesso entre a garotada.
Assim, o CESURG cumpre seu papel de promoção de arte e cultura com uma peça teatral muito bem encenada, desejando sinceros parabéns ao Diretor Artístico Juliano Oliveira e Grupo Artístico, bem como ao Curso de Pedagogia pela organização.

Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

CESURG marca presença no Rodeio Cidade de Sarandi

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam vistoria técnica dos animais
Nos últimos dias 18 a 20 de novembro, o CTG Porteira da Querência e o Piquete Raízes da Terra promoveram o Rodeio Cidade de Sarandi, oportunidade na qual o Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) esteve presente realizando a vistoria técnica dos animais. O curso de Medicina Veterinária, através do coordenador Henrique Silla Lopes de Almeida e acadêmicos, estiveram checando documentação de vacinas de bovinos e equinos e dos exames obrigatórios. Todos os esforços foram em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado.
De acordo com o diretor presidente do CESURG Rafael Rossetto, foi uma grande oportunidade para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária terem uma visão prática da profissão, demonstrando a importância do cuidado com os animais. “No rodeio, existe uma preocupação muito grande com o bem estar dos equinos e bovinos, além de toda uma política de saúde que deve ser rigorosamente cumprida”, afirma. “Desse modo, eles podem conhecer os processos envolvidos na promoção de um evento que lida diretamente com animais, como o Rodeio, por exemplo”.

Giovani Menegon Jr.
Depto. de Comunicação e Marketing CESURG
+ Mais Informações ››››››

Criança de 6 anos sofre fraturas após ser atropelada no centro de Nonoai

A Brigada Militar de Nonoai registrou na tarde desta segunda-feira, (dia 21/11), por volta das 17 horas, um caso de Lesão Corporal Culposa na direção de veículo automotor. O acidente ocorreu na Rua Travessa Miguel Pereira – Centro de Nonoai.
De acordo com a Polícia, uma criança identificada pelas iniciais J.R. 6 anos de idade, foi vítima de atropelamento, o que resultou em uma fratura na perna esquerda. Ainda segundo a Polícia, a condutora do veículo de iniciais Â. M. B. prestou socorro à vítima encaminhando até o Hospital Comunitário de Nonoai.
A Brigada Militar que esteve no local fez contato com os responsáveis pela vítima e encaminhou as partes para registro e após foram liberadas.

Fonte:PnNoticia
+ Mais Informações ››››››

Prefeitura de Chapecó anuncia reajuste no Transporte Coletivo Urbano

A Administração Municipal de Chapecó decretou na última sexta-feira (dia 18/11) o reequilíbrio das tarifas do serviço de utilidade pública do Transporte Coletivo Urbano. A correção será de 9,96%. O valor do passe de estudante não muda. As novas tarifas passou a vigorar a zero hora deste domingo (20).
O sindicato que representa as empresas concessionárias solicitou um acréscimo de 20% na tarifa embarcada. O Município considerou o aumento do custo do sistema com o acréscimo de 10% nos salários da categoria, além do aumento do vale refeição no dissídio coletivo de maio de 2016 e o reajuste em insumos como pneus, peças e acessórios dos veículos.
Após análise do pedido e realização dos cálculos, o Município considerou que houve desequilibrou no custeio do serviço, devendo a tarifa ser revisada para os seguintes valores: Estudantes o preço permanecerá R$1,10. Antecipada com cartão subirá de R$2,67 para R$2,98. Para a adquirida na hora o valor mudou de R$2,90 para R$3,25.
A Prefeitura irá subsidiar a revisão que seria aplicada aos estudantes para beneficiá-los e, ao mesmo tempo, não injetar o custo sobre todo o sistema. A última correção nas tarifas em Chapecó foi realizada em julho de 2015.

Fonte: TUDOSOBRECHAPECO
+ Mais Informações ››››››

Mudanças anunciadas pelo Banco do Brasil não afetarão a região

Em todo o Brasil, 402 agências serão encerradas e outras 379 se transformarão em postos de atendimento
Os municípios do Alto Uruguai não serão afetados pela reorganização institucional anunciada no último domingo (20) pelo Banco do Brasil. Por meio de comunicado, a empresa declarou que em todo o Brasil um total de 402 agências serão desativadas e outras 379 se transformarão em postos de atendimento. No Rio Grande do Sul, a reorganização contempla 31 agências bancárias, sendo que 16 serão encerradas e 15 se tornarão postos de atendimento. A maioria delas está localizada em Porto Alegre.
A reorganização, conforma consta em nota enviada pela assessoria de imprensa do Banco do Brasil, vai ao encontro da nova proposta do BB que é se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, com otimização de estruturas e ampliação de serviços digitais. O redimensionamento da estrutura de organização atinge todos os níveis: estratégico (direção geral), tático (superintendências nos estados), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências).
Ainda no domingo, o banco havia anunciado as medidas e também a aprovação de um plano extraordinário de aposentadoria incentivada, que prevê incentivo aos funcionários que reúnam condições para se aposentar. Segundo o comunicado, atualmente, até 18 mil funcionários estariam aptos a aderir voluntariamente ao plano. Todas as mudanças serão implantadas no decorrer de 2017. O informe anunciava ainda que as mudanças “não comprometerão a presença do BB nos municípios em que atua”.
Economia anual de R$ 750 milhões
Só com a desativação das agências e a transformação em postos de atendimentos, o Banco do Brasil estima uma economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, de R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras.
Quanto à economia com pessoal, o comunicado informa que os impactos financeiros do plano serão divulgados ao mercado após o encerramento do período de adesão voluntária, que se estende até 9 de dezembro deste ano.
Ainda relacionada às medidas com pessoal, haverá mudanças destinadas à adesão à jornada opcional de trabalho de 6 horas diárias. Desde ontem (21), cerca de seis mil assessores da direção geral e superintendências também poderão aderir voluntariamente à nova jornada. A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os funcionários que aderirem. A jornada de seis horas já foi anteriormente oferecida a funcionários que ocupam cargos comissionados não gerenciais na rede de agências e em órgãos regionais, com 71% de adesão.
Sem prejuízos aos clientes
Conforme comunicado da assessoria de imprensa do BB, o encerramento das agências e a implantação das demais medidas terão ampla divulgação. O Banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas e 0800 729 5281 para empresas. A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.

+ Mais Informações ››››››

Governo lança portal para apresentar medidas de reestruturação do Estado

Após a apresentação de medidas para reestruturar o Estado e enfrentar a situação de calamidade financeira do setor público, o governo do Rio Grande do Sul colocou no ar, nesta terça-feira (22), o portal “Novo Estado”. A iniciativa tem como objetivo informar e mostrar de forma detalhada o projeto para modernizar o setor público gaúcho.
Na plataforma, é possível acessar tópicos sobre a reorganização do Estado, as as novas normas para o serviço público, ampliação do ajuste fiscal e segurança. Além de consultar as medidas anunciadas, a população também poderá se informar a respeito da atual realidade financeira do Rio Grande do Sul e compreender, passo a passo, como será desenvolvido o projeto. O portal pode ser acessado pelo endereço http://www.novoestado.rs.gov.br/.

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Idosa é esfaqueada dentro de casa ao reagir assalto

Fato aconteceu na manhã desta segunda-feira no centro de Erechim
Uma mulher de 72 anos foi alvejada por três golpes de faca, dois no abdômen e um no pescoço, ao reagir um assalto dentro da própria casa, na Av. Pedro Pinto de Souza, em Erechim. Terezinha Omizzolo Bassegio mora sozinha e teve a casa invadida por um homem ainda não identificado. Os vizinhos acionaram a polícia que encontrou a idosa ferida. Ela foi removida com ferimentos graves por socorristas do Corpo de Bombeiros e permanece internada no hospital Santa Terezinha. Ninguém foi preso. A polícia não teria feito a identificação do agressor.

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Começam buscas a lojista desaparecido

Começou hoje entre Erechim e Campinas do Sul, as buscas ao empresário do comercio Maurício Cezar Pain (39), que está desaparecido desde o último dia 15, quando foi visto nas proximidades do lago da barragem do rio Passo Fundo. Há quem afirme ter visto Mauricio na noite do dia 15 em um bar de Jacuntiga e que de lá saiu em direção a Erechim.
Na tarde daquele dia, que era feriado da Proclamação da República, ele estava na casa dos pais em Campinas do Sul e foi as margens do lago para ver um terreno que pretendia comprar. Na casa dos pais, Mauricio deixou a carteira com todos os documentos pessoais, cartões de crédito e dinheiro.
Testemunhas teriam avistado o empresário saindo das margens do lago dirigindo uma caminhonete Hyundai, Santa Fé de cor preta, placa ITZ 4649, em direção a cidade.
O pai de Maurício disse hoje para pessoas próximas da família, que demorou para comunicar o desaparecimento por que era muito comum o filho viajar por vários dias sem contato com a família. Maurício é pai de dois filhos, um dos quais nasceu no inicio deste mês e reside em Erechim.
A Polícia Rodoviária Estadual com duas equipes, fez novas buscas em toda a extensão da RS 211, trajeto que era feito quase que semanalmente pelo empresário que mora em Erechim e tem familiares em Campinas do Sul.
Familiares também confirmam que Maurício supostamente comprou uma lancha em Marcelino Ramos.
Há informações de que muito recentemente Maurício trocou de aparelho telefônico e também de chip, que agora teria outro número. Todas as informações publicadas pelo AU, até o momento, são baseadas em fatos narrados por pessoas muito próximas da família, em Campinas do Sul. Essas mesmas fontes garantem que Mauricio estava usando medicamentos antidepressivos, do tipo "tarja preta".

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Diretor do Departamento de Polícia do Interior do RS visita Passo Fundo

Na manhã de hoje (21) a Câmara de Vereadores de Passo Fundo recebeu a visita do diretor do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil do RS, delegado Fernando Sodré de Oliveira. O encontro reuniu as 19 delegacias de Polícia Civil, dos 27 municípios de abrangência da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Passo Fundo.
Em entrevista a Rádio Uirapuru, o delegado Fernando Sodré destacou que após assumir o departamento, há pouco mais de 2 meses, um dos focos da gestão é visitar todas as delegacias de polícia regional.
Segundo ele, nas visitas é possível conhecer os agentes e delegados, mantendo o diálogo sobre os rumos da polícia, da atividade profissional, e sobre o comprometimento institucional. Ele explicou que apesar do momento ser de dificuldades, e escassez de recursos do Estado e país, os policiais civis seguem atuando com responsabilidade e zelando pela segurança das comunidades.
Disse ainda que Passo Fundo é umas das cidades com maior incidência criminal, por isso a importância da visita e de acompanhar a incentivar o trabalho dos policias.
O diretor de Polícia do Interior explicou que o município está na lista das cidades prioridades da região. De acordo com ele, novos policias devem vir para a região para reforçar o efetivo.
Conforme o delegado responsável pela Defrec de Passo Fundo Adroaldo Schenkel, a vinda do maior departamento da Polícia Civíl ao interior do Estado é de extrema importância para o trabalho do efetivo policial.
Segundo ele, por meio da visita é possível conhecer a realidade das regiões para que o Estado possa gerenciar e distribuir os recursos humanos e materiais em prol da comunidade.

Fonte:RádioUirapuru
+ Mais Informações ››››››

Com alto custo de produção, criadores de suínos vão fechar o ano em vermelho

O alto custo de produção e o baixo preço de vendas da carne suína no mercado externo vai fazer com que produtores fechem o ano no vermelho. A análise é do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador. No ano passado, o custo para a produção de suínos era infinitamente menor que o atual.
Em 2015 a saca do milho custava em média R$ 29, nesse ano o produtor teve que desembolsar em média R$ 48. Folador explicou que aqueles que carregaram um estoque de milho com o valor do ano passado conseguirão cobrir os gastos da produção, os demais terão prejuízo.
Sobre a exportação de carne suína, Folador conta que houve um acréscimo de 40% do volume de exportações, mas com preços abaixo do praticado em 2015. O mercado interno também não conseguiu melhorar o preço da carne por causa do baixo consumo.
Para Folador, a redução de consumo está associada a crise financeira do país e a taxa de desemprego. O presidente da Acsurs estima que a entrada do décimo terceiro e a tradição do consumo da carne suína no final de ano influenciem no aumento das vendas.
Para o consumidor, o preço da carne está um pouco mais barato do que em 2015. A carne suína in natura custava entre R$ 9 a R$ 16 o quilo. Nesse ano o valor está entre R$ 8 a R$ 12 o quilo. Atualmente 60% da carne de porco consumida são de embutidos. Nesses não se percebeu uma queda nos preços.
Valdecir Folador acredita que quando a crise do mercado passar, a atividade vai melhorar e trazer rentabilidade ao produtor. A suinocultura é uma atividade que oscila, num ano o produtor pode ter lucro, no outro prejuízo, mas, segundo Folador, este é um setor esperançoso.

+ Mais Informações ››››››

Sananduva: índios dizem que agricultores terão respeito se eles também forem respeitados

Sananduva segue vivendo momentos de tensão envolvendo agricultores e indígenas. No último domingo (20) diversas lavouras de trigo foram invadidas e incendiadas por indígenas , na localidade da Linha Bom Conselho, em Sananduva. Cerca de 200 índios atacavam as lavouras aleatoriamente e ateavam fogo.
De acordo com a Brigada Militar, os índios manifestavam contra a prisão de um cacique pela Polícia Federal, ocorrida na última semana.
Em entrevista na Uirapuru, o repórter do jornal Informativo Regional, de Sananduva, Clóvis Ravizoni, atualizou a situação na tarde de ontem. Conforme ele, os indígenas não realizaram novas ações, mas houve um comunicado na imprensa local, feita por um dos líderes, onde ele apontou que o ato foi um protesto contra a demora na regularização das terras.
Neste comunicado, o líder indígena afirmou que respeitarão os agricultores, mas querem também respeito para que isso aconteça. A polícia está em alerta, mas até o momento a cidade não teve reforços consideráveis, mesmo com um decreto de calamidade pública.

+ Mais Informações ››››››

Exército realiza barreiras na região

Militares do 27° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), de Ijuí, estão atuando na BR-386, em Seberi, junto a PRF
Fiscalização nesta segunda-feira, 21, é no quilômetro 50 da BR-386, em Seberi (Fotos: Rádio Fortaleza FM/Divulgação)
O 27° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), sediado em Ijuí, está realizando barreiras na região com objetivo de combater os crimes de fronteira. Nesta segunda-feira, 21, os militares estão atuando na fiscalização dos veículos que trafegam pela BR-386, em Seberi. As abordagens estão acontecendo junto com a Unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 50 da rodovia.

+ Mais Informações ››››››

837 - 22 DE NOVEMBRO, TER - SOBRE AMORES E ILUSÕES

+ Mais Informações ››››››

Mostra Pedagógica 2016 VII

Apresentação da Escola Estadual de Educação Básica Joaquin Nabuco de Vila Progresso.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!