segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Rio Grande do Sul pode ter neve na madrugada de quarta-feira



Baixas temperaturas e sistema de baixa pressão dão condições para a ocorrência do fenômeno
Pode ser que gaúchos e catarinenses sejam surpreendidos pela neve nesta primeira semana de primavera no hemisfério sul. Como no ano anterior, a estação começou com temperaturas baixas e a possibilidade do fenômeno não está descartada para as regiões serranas dos dois estados do sul do país, entre a noite de terça e a madrugada quarta-feira.

O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira. De acordo com a meteorologista Márcia Seabra, a entrada de uma frente fria pelo oeste do Rio Grande do Sul, associada a um sistema de baixa pressão no litoral gaúcho, dá condições tanto para neve quanto para a chuva congelada (abaixo, entenda a diferença dos fenômenos).

— No entanto, ainda que haja a possibilidade de neve, o fenômeno não deve ter a mesma intensidade de quando ocorreu no inverno deste ano — afirma a meteorologista.

Em 2013, a primeira semana de primavera no Rio Grande do Sul foi marcada pela queda de neve em São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Bom Jesus.


Diferenças

Dois fenômenos climáticos do frio:

- Neve: quando as nuvens se encontram com temperatura inferior a 0°C. O vapor de água se condensa, formando cristais de gelo, que podem apresentar formas variadas. Os flocos de gelo são mais leves do que as gotas de chuva e, ao chegarem à superfície, se mantêm no formato de gelo.

- Chuva congelada: é quando a chuva se congela em algum momento na viagem da nuvem até a superfície, virando líquido novamente assim que entra em contato com algum material.
 Fonte:ZERO HORA
Postado Por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Mortalidade por Aids no Brasil cai 38,9% em 11 anos

O número de mortes causadas pela Aids no Brasil caiu 38,9% entre 2001 e 2012, aponta relatório da Unaids - agência da ONU de combate à doença - divulgado nesta segunda-feira. Ainda assim, no mesmo período, a população brasileira infectada pelo HIV saltou de um mínimo de 430 mil pessoas para 530 mil, alta de 23,3%.

Os dados indicam que no Brasil os portadores do HIV têm vivido mais tempo graças ao maior acesso aos medicamentos - em 2012, foram no mínimo 11 mil mortes, ante 18 mil em 2001.

Os dados da Unaids mostram que a queda estimada da mortalidade causada pela aids no Brasil está acima da média global. Segundo o estudo, as mortes registradas no mundo caíram 15,7%, de 1,9 milhão de pessoas em 2001 para 1,6 milhão no ano passado.

Na Nigéria e na África do Sul, morrem 240 mil pessoas por ano. Por outro lado, o aumento do número de infectados mundialmente é inferior ao do Brasil: 17,6%. Ao todo, estima-se que 35,3 milhões de pessoas vivam no mundo com o vírus, ante 30 milhões em 2001. Na África do Sul são 6,1 milhões de pessoas.

Fonte:Rádio Comunitária FW
 
+ Mais Informações ››››››

Suspensas aulas em escolas de Nonoai por causa de temporal

 Granizou danificou 2,1 mil casas na área urbana e rural.

Um levantamento dos prejuízos causados pela chuva de granizo que caiu na madrugada desse sábado em Nonoai, na zona da Produção, está sendo realizado por equipes da prefeitura com apoio de entidades ligadas ao setor primário. Apesar de a energia elétrica ter sido estabelecida, as aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta segunda-feira por tempo indeterminado.

Milhares de metros de lonas foram distribuídas aos moradores que tiveram a cobertura de suas casas afetadas. Telhas de fibro-cimento começam a ser entregues aos moradores. Muitos habitantes recuperam os telhados por conta própria.

O temporal durou cerca de 15 minutos, mas foi tempo suficiente para atingir 2,1 mil casas na área urbana e no interior do município, além de escolas e do Hospital Comunitário (HC). Também foram registradas perdas na agricultura em razão do mau tempo.

A prefeitura de Nonoai decide à tarde, após a conclusão de um pré-levantamento, se decreta situação de emergência ou calamidade pública. O temporal também causou prejuízos em Planalto e outras cidades do Médio Uruguai. Equipes da Defesa Civil visitam hoje os municípios afetados.

Fonte: Agostinho Piovesan / Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 23 de setembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Sopa de capeletti

Ingredientes

1 kg de capeletti (carne ou frango)
2 dentes de alho bem amassados
1 colher de sopa de cebola bem ralada
1 colher de chá de orégano
Azeite suficiente para encher bem o fundo da panela de pressão (dois dedos)
Salsa a gosto
Sal a gosto
1 copinho de cogumelos (champignon de 150 a 200 g)
1 pitada pequena de cominho (para frango)
1 pitada de pimente do reino (para carne)
1 peito de frango pequeno cortado em cubos ou
1/2 kg de carne em cubinhos pequenos (não moída)
1 cubo de caldo knorr do sabor escolhido carne ou frango

Modo de preparo

Reserve previamente 1 litro de água fervente
Em uma panela de pressão, coloque bastante azeite enchendo bem o fundo da panela
Coloque o alho e o orégano no azeite ainda frio
Leve ao fogo
Quando o alho ficar branco, coloque rapidamente a cebola bem ralada
Mexa um pouco e coloque os cogumelos partidos ao meio
Coloque a carne escolhida (ou frango), e frite superficialmete
Coloque a salsa, o sal e os temperos referentes ao tipo de carne escolhida
Coloque meio litro de água já fervente
Deixe cozinhar até um pouco antes da carne ficar macia (o tempo depende da carne escolhida)
Tire a panela da pressão antes da carne completar o cozimento
Acrescente o capeletti
Coloque o restante da água fervente
Retorne para pressão por cerca de dez minutos
Retire da pressão e verifique se a massa já esta cozida
Caso não esteja termine de cozinhar sem a pressão
Sirva bem quente acompanhado com pães de azeite e alho e queijo ralado

Boa apetite!
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre pílulas anticoncepcionais

Desde que passou a fazer parte do universo feminino, na década de 60, a pílula anticoncepcional esteve ns pauta das conversas femininas. No entanto, seu uso ainda gera muitas dúvidas na cabeça das mulheres e muitos mitos se propagam.
O ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís responde as principais questões sobre o tema. Confira a entrevista:
Qualquer pessoa pode tomar pílula anticoncepcional?
José Bento -
 Não. A mulher, antes de tomar pílula, precisa passar por uma consulta com o ginecologista a fim de saber se ela pode ou não tomar o medicamento. Existem algumas contraindicações que só um médico pode avaliar.
Há algum modo de prever a compatibilidade da pílula com a pessoa que não seja por tentativa e erro?
Bento -
 Não. Não tem jeito, só mesmo tomando o contraceptivo para saber se haverá algum efeito colateral. O que existem são algumas contraindicações que o médico vai detectar para melhor orientar a paciente, como por exemplo: mulheres com doenças hepáticas, antecedentes de trombose, câncer de mama, câncer de útero e câncer de ovário não devem tomar pílula. Nestes casos, o médico indicará outros métodos contraceptivos.
Como é feita a escolha do melhor contraceptivo para a mulher?
Bento -
 A mulher sempre deve escolher o contraceptivo junto com seu médico. Somente um profissional pode indicar uma pílula que tenha menos efeitos colaterais, com menor taxa de hormônios e que seja mais adequada para aquela paciente específica. Por exemplo, para uma paciente que tenha a pele oleosa, o médico vai escolher uma pílula que vai ajudar a melhorar a pele; para aquela que tenha fluxo muito aumentado, ele vai indicar uma pílula que vá diminuir o fluxo; e assim por diante. Portanto, é o médico que vai escolher junto com a paciente, e após exames ginecológicos, qual o método contraceptivo mais indicado.
Quais são os anticoncepcionais mais indicados?
Bento -
 Aqueles com menor dosagem hormonal. É sempre preferível escolher a pílula com menor dosagem, porque, em tese, terá menor efeito colateral para o organismo da mulher. Porém não é regra, é preciso conversar com um médico para que ele possa identificar quais os métodos mais indicados para aquele organismo.
Pessoas que sofrem com problemas de circulação podem utilizar a pílula? 
Bento -
 As pílulas anticoncepcionais não são recomendadas para pessoas com problemas de circulação. No entanto, é necessário que a mulher converse com um ginecologista para avaliar o caso. Normalmente, os médicos recomendam as pílulas de baixa dosagem, que contêm menos hormônios e têm menos efeitos sobre a circulação.
Existe alguma pílula no mercado que ofereça maior risco para a saúde, como aumentar as chances de desenvolver trombose ou outras doenças?
Bento -
 Não. Todas as pílulas, independente do fabricante, podem aumentar o risco de trombose, dependendo do perfil da mulher, ou seja, se ela é obesa, tem histórico familiar ou é fumante. Vale lembrar que também existe risco de trombose para quem engravida ou anda de avião por longos períodos.
Tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade?
Bento - 
Não, pelo contrário. A pílula anticoncepcional preserva a fertilidade da mulher e diminui os riscos de desenvolver endometriose, cisto no ovário e o aparecimento de mioma e pólipo uterino.
Existe algum malefício no uso contínuo de contraceptivo?
Bento -
 Não, pelo contrário. Existe uma evidência muito bem estabelecida de que a pílula protege a mulher contra o câncer do ovário e câncer de endométrio. Ao tomar a pílula, a mulher fica protegida também contra o aparecimento de miomas, endometriose, pólipos, cistos no ovário, alguns tipos de infecção e alterações benignas das mamas.
A pílula pode interromper o crescimento de pelos pelo corpo e rosto?
Bento -
 Pode. Existem algumas pílulas que têm este efeito: diminuem a quantidade de pelos, principalmente aqueles anormais, que crescem em locais em que a mulher não está acostumada, como na face ou no abdômen.
Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional?
Bento -
 Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral.
Por que é necessário tomar a pílula sempre no mesmo horário?
Bento -
 Porque a quantidade de hormônio existente nas pílulas modernas é muito pequena. Então, se a usuária começar a variar o horário de tomada da pílula, além de ser mais fácil de esquecer, ela pode alterar também a quantidade de hormônio que vai inibir a formação de um folículo, interferindo, assim, na sua eficácia.
Se a pessoa tomar por muito tempo a mesma pílula, ela perde o efeito? De tempos em tempos é preciso trocar de marca? 
Bento -
 Não, pelo contrário. Não é porque saiu uma pílula nova no mercado ou sua amiga está se dando bem com outra pílula que você deve trocar. O importante é: se você está se dando bem com a sua pílula, está fazendo o seu controle médico a cada seis meses e não tem nenhuma contraindicação, você deve continuar com a marca do seu anticoncepcional habitual. Não troque. Quanto mais tempo a mulher tomar a pílula, maior o efeito contraceptivo. E a indicação do uso da pílula depende de quanto tempo se quer evitar filhos.
Na troca de anticoncepcional há riscos de uma gestação?
Bento -
 Não. Se o anticoncepcional for trocado sem interromper sua orientação de uso, não tem risco nenhum.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

São José das Missões – Pequeno agricultor é homenageado pelo programa de TV Vida no Sul

O poeta e pequeno agricultor Celso Moretti do município de São José das Missões, recebeu na noite de ontem, 20 de setembro, uma homenagem durante a gravação do programa Vida no Sul da TV Aparecida. A gravação reuniu autoridades, amigos e admiradores do trovador.
O programa será exibido no dia 26 de outubro as 22h.
Fonte: NorteRS
+ Mais Informações ››››››

Começo de primavera tem cara de inverno no RS

Previsão é de chuva e garoa nesta segunda em várias regiões, principalmente no Norte e Leste

O primeiro dia cheio da primavera terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva e garoa nesta segunda-feira em várias regiões, especialmente nas Metades Norte e Leste. A instabilidade será também irregular na distribuição, tanto que algumas áreas podem registrar aberturas.

Uma massa de ar frio ingressa no Estado e o dia tem temperatura baixa para o fim de setembro. Nesta terça, deve esfriar ainda mais em um dia com temperatura baixa, chuva e vento em muitos pontos do RS, especialmente na região Leste.

O sol vai aparece no território gaúcho na quarta-feira e na quinta, mas a chuva deve retornar no sábado. Em Porto Alegre a temperatura deve ficar entre 10 ºC e 15 ºC nesta segunda. A mínima no Estado deve ocorrer em Santana do Livramento, com 6 ºC. A previsão de máxima chega a 16 ºC em Capão da Canoa.
Fonte: MetSul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/