sexta-feira, 21 de março de 2014

Ijuí - Idosa "puxa orelha" de golpistas na DP

Na manhã desta sexta-feira (21) a polícia civil impediu que um golpe fosse aplicado a uma idosa, de 82 anos, o que só foi possível através de uma ligação anônima.
Segundo informações, um homem se aproximou de uma senhora simulando não encontrar um endereço devido ao fato de não saber ler e nem escrever, em seguida chegou um segundo envolvido que ofereceu ajuda, momento em que o primeiro dizia ter uma significativa quantia de dinheiro no banco e que não iria conseguir sacar sem ajuda.
Os indivíduos convenceram a mesma a entrar em um automóvel, assim dando voltas pelo centro da cidade. A vítima percebendo que havia algo de estranho, ameaçou pular do veículo em movimento.
Minutos depois a polícia abordou os criminosos na Rua 21 de abril. Foram encaminhados a DP (Delegacia de Polícia), Marcos Vinicius Zerwef, de 23 anos, e Juares Mendes da Cunha, de 54 anos. Os mesmos iam prestar depoimento, porém no que chegaram ao local à vítima se levantou e puxou a orelha de cada um dos golpistas
Fonte: NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Tarso Genro anuncia mais 23 escolas de turno integral no Estado

Previsão é de que, em 10 anos, metade das instituições de ensino estaduais sejam neste formato

O governador Tarso Genro anunciou, na manhã desta sexta-feira, no Palácio Piratini, a implantação de mais 23 escolas de turno integral durante 2014, o que vai elevar para 53 o total de escolas neste formato no Estado. No evento, o governador voltou a prever que, até 2024, 50% das instituições de ensino fundamental operem neste formato.

Ao fim do evento, Tarso Genro reiterou a importância da integração entre os dois turnos e a necessidade de uma conexão entre os professores para o melhor aproveitamento dos alunos. "O objetivo não é ter mais um turno para os alunos ficarem lá, é ter mais um turno para que os alunos fiquem lá dentro em um processo de aprendizado. É por meio da ciência, do lazer e de práticas extracurriculares que os alunos vão convergir para uma boa formação”, completou o governador.

Das 23 novas instituições em turno integral, cinco delas ficam em Porto Alegre. São elas as escolas Alberto Bins, Maria José Mabilde, Dr. Heróphilo Carvalho de Azambuja, Júlio Bruneli e Euclides da Cunha. Santana do Livramento será a segunda cidade mais contemplada, com duas novas instituições.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Educação, "a proposta pedagógica prevê para as escolas de tempo integral matriz curricular que incorpora a reestruturação curricular que vem sendo feita na Educação Básica, com a perspectiva da educação integral, como é o caso do trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas)". Nestas instituições, a carga horária é de oito horas diárias, prevendo ainda atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas (agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas).

O prazo de 10 anos é colocado pela nova legislação de educação integral, proposta pela deputada Juliana Brizola (PDT). O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 indica que a rede estadual gaúcha conta com 2.364 escolas de Ensino Fundamental.
Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

informativo da Crehnor do dia 21 de março de 2014


Fonte:Jorge André Rogerio
                            Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Câncer de colorretal é o segundo mais comum entre os gaúchos

Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, que inicia nesta sexta-feira em Gramado, discute esse e outros assuntos

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o Rio Grande do Sul deve ter 2.960 novos casos de câncer de cólon e reto neste ano de 2014. É o segundo tipo de neoplastia mais comuns entre os gaúchos, perdendo somente para o de próstata entre os homens e o de mama, entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele não-melanoma. No país, 32.600 casos devem ser registrados em 2014.
Apesar de comum, o câncer colorretal é pouco divulgado, o que dificulta a procura pelo diagnóstico, diminuindo as chances de cura.
— Na maioria dos casos esse tipo de câncer é silencioso e assintomático, mas pode ser diagnosticado precocemente pelo exame de sangue oculto nas fezes e/ou por colonoscopia, o que aumenta a chance de cura dos pacientes. Por isso, é importante que existam campanhas como a do câncer de mama e a do câncer de próstata também voltada para o colón e o reto — defende o gastroenterologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), João Carlos Andreoli.
Para debater essa situação, cerca de 400 especialistas de todo o país, além de convidados internacionais, participam a partir desta sexta-feira do VIII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, em Gramado. O evento segue até o dia 22 de março.
— É um momento de extrema importância para nós, profissionais, pois apontamos o que há de mais novo na área e realizamos uma revisão geral do que temos atualmente — destaca Andreoli.
O câncer colorretal abrange todos os tumores que acometem o intestino grosso (o cólon) e o reto. A maioria desses tumores surge a partir de lesões benignas, os pólipos, que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Quando essas lesões são removidas antes do se tornarem malignas, o câncer pode ser evitado. É um tipo tratável e, quando diagnosticado precocemente, pode ser curado em até 70% dos casos.
Como diagnosticar
Dois exames podem identificar precocemente o câncer colorretal: a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. O primeiro deve ser feito anualmente por todas as pessoas com mais de 50 anos. Caso algo seja identificado, é recomendada a realização da colonoscopia, um exame de imagem que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado). Caso haja histórico da doença na família, é recomendado buscar orientação médica antes dos 40 anos.
Sintomas
Quem tem mais de 50 anos deve procurar ajuda médica caso apresente anemia de origem indeterminada ou suspeita de perda crônica de sangue no exame de sangue. Mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), desconforto abdominal como gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação também são sinais de alerta. Também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.
Prevenção
As causas das lesões que dão origem ao câncer colorretal ainda são desconhecidas, mas alguns fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o surgimento da doença.
A recomendação do INCA para se proteger é realizar atividades físicas e consumir alimentos ricos em fibras como frutas, hortaliças (legumes e verduras) e cereais integrais, além de evitar o consumo de carne vermelha, carnes processadas (como mortadelas, presuntos, salsichas, linguiças) e bebidas alcoólicas e o tabagismo. Realizar os exames preventivos após os 50 anos (ou antes dos 40 para quem tem casos na família) também é fundamental.
Fonte:ZERO HORA
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 21 de março de 2014

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa falando em Saúde

No Programa falando em Saúde,edição do dia 21 de março de 2014, tivemos a presença da Dr.Simone Boza,dentista do Ambulatório Municipal de Três Palmeiras e da Secretária da Educação, Loivani Colares,onde ambas estiveram relatando para a população Trespalmeirense ,sobre um importantíssimo  prêmio que o Município de Três Palmeiras, ganhou, na última semana, na cidade de Porto Alegre.
Confira o  áudio:







Texto, fotos e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

RS terá queda acentuada de temperatura na noite desta sexta-feira

Estado terá aberturas de sol em várias regiões, mas ainda ocorrem períodos de chuva e garoa

O sol aparece em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas no Norte, Nordeste e pontos do Centro do Estado ainda são esperados períodos de nebulosidade em que o céu pode ficar nublado e encoberto com chance de chuva e garoa. Nestas áreas o tempo pode apresentar momentos de aberturas.

Massa de ar frio começa a ingressar no território gaúcho e o dia será agradável, tipicamente outonal. Esfria mais à noite, quando muitas cidades gaúchas devem ter as mínimas desta sexta. O resfriamento será maior no Sul do Estado.

As mínimas devem alcançar 12°C em São José dos Ausentes e 13°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 26°C em Pelotas e Santa Maria. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 25°C.

Forte massa de ar frio cobre o Rio Grande do Sul e derruba a temperatura no fim de semana. A madrugada de domingo será muito fria para março com chance de geada nos Aparados, pontos da Serra e da Campanha. A necessidade de se agasalhar deverá ser compensada, contudo, pela presença mais constante do sol.
Fonte: Metsul
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

SARANDI - POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE CHEFIAR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

Segundo informações da Policia Civil de Sarandi, foi cumprido mandado de prisão preventiva nesta manhã de sexta-feira, 21, com a detenção de um suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região.
A prisão ocorreu as por volta das 7 horas da manhã nas proximidades da RS 404. Com o indivíduo foram encontrados 1,5Kg de crack,  500g de maconha e cerca de 1 Kg de cocaína.
O detido é suspeito de ser o responsável por drogas apreendidas em duas oportunidades em Sarandi nos últimos meses.
Fonte:Jose Leal/ DiárioRS
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Termina hoje prazo de inscrição no Sisutec

Sistema oferece cursos técnicos em instituições públicas e privadas

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). De acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC), até a noite desta quinta-feira o sistema recebeu 815.844 inscrições, sendo que cada candidato pode se inscrever duas vezes.

Em sua segunda edição, o programa oferece 291.338 vagas, um aumento de 21% em relação ao ano passado. O levantamento parcial do MEC mostrou que as mulheres são a maioria das inscritas, representando 58,66% do total.

Nesta etapa, para se inscrever no programa, o candidato precisa ter o ensino médio completo, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não pode ter tirado zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O resultado está previsto para 25 de março.

O Sisutec é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas, de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem. Os candidatos que não fizeram o Enem, mas querem concorrer às vagas remanescentes do Sisutec, terão a oportunidade de se inscrever entre os dias 7 e 13 de abril.

As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no site www.sisutec.mec.gov.br.
Fonte: Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/