sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Programa Talentos da Liberdade de sexta feira dia 07-02-2014

Confira as imagens do Programa desta sexta feira:










+ Mais Informações ››››››

Toda sexta feira tem Talentos da Liberdade

Confira as imagens do programa de sexta feira dia 31 de janeiro, em breve estaremos postando o áudio também nesta postagem.



























+ Mais Informações ››››››

Saiba o que fazer para amenizar os efeitos do calor no organismo

Nesta quinta-feira, Porto Alegre registrou a temperatura mais alta dos últimos 71 anos

Não está fácil suportar o forte calor que tem feito no Estado neste verão. As temperaturas no dia nesta quinta-feira mais uma vez sufocaram os gaúchos e Porto Alegre registrou a temperatura mais alta dos últimos 71 anos: 40,5°C. Só perdeu para o ano de 1943, quando a Capital alcançou 40,7°C.
Enquanto os termômetros seguem atingindo marcas históricas, o nosso organismo parece pedir socorro: a temperatura do corpo também sobe e incômodos como tontura, dor de cabeça e indisposição chegam para completar o indigesto cenário destes dias escaldantes.
— O calor causa um maior relaxamento das artérias, que se dilatam em todas as áreas do corpo, inclusive na cabeça. Essa vasodilatação pode gerar sensação de cansaço, fadiga, queda na pressão arterial e até desmaios — explica o chefe do serviço de geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS, Rodolfo Schneider.
A temperatura elevada também aumenta o metabolismo do organismo, que passa a produzir mais suor para se proteger. Mas essa proteção se torna um problema quando o líquido perdido não é reposto. Com menos líquido, o corpo perde seu equilíbrio, tem mais dificuldade para o sangue circular no rim e desidrata. As consequências podem ser sérias, indo desde a indisposição, a falta de consciência ou até a morte, nos casos mais críticos.
— Os idosos e as crianças são os mais atingidos pela desidratação. Os mais velhos já dispõem naturalmente de menos água no organismo e também sentem menos sede. Já os bebês são prejudicados pelo excesso de pele, que os leva a suar e perder mais líquido. É preciso uma oferta constante de água a esses dois grupos para evitar o problema — alerta Schneider.

Doenças gastrointestinas são comuns nesta época
Nos postos de saúde, são as doenças gastrointestinais que levam as pessoas a formar filas em busca de atendimento. O calor facilita muito a decomposição dos alimentos e, consequentemente, a contaminação. Além disso, algumas viroses sazonais típicas desta época do ano também podem levar a quadros de desidratação.
— As altas temperaturas são ideais para o desenvolvimento de vírus, bactérias e parasitas que causam as infecções gastrointestinais. Se os alimentos ficam foram do armazenamento adequado, mesmo que por apenas uma hora, a decomposição já começa — explica o infectologista do Hospital de Clínicas Luciano Goldani.
Náuseas, vômitos, dor de barriga e diarreia são os sintomas mais comuns. A maioria dos casos se resolve facilmente, mas é preciso atenção para que o problema não evolua para uma infecção ou mesmo uma hemorragia. Ingerir bastante líquido e ter cuidado redobrado com a higiene são formas de evitar as complicações.
A alimentação adequada é uma grande aliada para amenizar o calor nos dias quentes. Alimentos leves como as frutas, verduras, legumes, folhas verdes têm são ricos em água, vitaminas e minerais, ajudando a hidratar o corpo e facilitam a digestão.
— O organismo tende a digerir os alimentos mais lentamente no calor. Por isso, alimentos gordurosos e industrializados podem causar desconforto abdominal, cólicas e mal estar — pondera a nutricionista Ana Carolina Bragança.
Já que São Pedro não está ajudando os gaúchos neste verão, a solução é buscar a forma mais amigável de conviver com o calor. Veja algumas dicas.
As doenças mais comuns do verãoA médica de família Claudia Silbermann dá dicas para evitar os principais problemas que levam pacientes a procurar postos de saúde durante o verão.
1. Desidratação Aumentam os casos de diarreia, causados por viroses sazonais, típicas desta época do ano, que podem levar a quadros agravados de desidratação, principalmente em crianças e idosos. Recorrer a uma alimentação leve e ingerir água fervida são alguns dos cuidados.
2. Intoxicação alimentar O calor facilita a proliferação de bactérias, que podem contaminar alimentos e causar intoxicações, inclusive com necessidade de internação. É preciso prestar atenção na procedência e na conservação dos alimentos, além da higiene no preparo.
3. Insolação Queimaduras de pele graves são raras, mas ainda surgem casos de tontura ou vômito causados pelo excesso de exposição ao sol. A recomendação é evitar os horários de sol mais forte (entre 10h e 16h) e sempre usar protetor solar, chapéu ou boné.
4. Bicho de péÉ causado por uma pulga que circula no ambiente durante o verão. Se tiver animais domésticos, é importante dar banho com frequência, pois eles carregam o inseto nas patas. Vale também evitar andar de pés descalços, principalmente na areia.
5. DengueFebre alta e dor de cabeça são os principais sintomas. O combate aos focos do mosquito transmissor da doença passa por evitar acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas e vasinhos de plantas, além de manter piscinas tratadas.
Como evitar a contaminação dos alimentos e as infecções gastrointestinais:
— Não deixe nenhum alimento fora do armazenamento por mais de uma hora
— Redobre a atenção ao comer em restaurante que oferecem bufê, observando se a comida está exposta em um local bem refrigerado, especialmente aqueles alimentos que levam maionese
— Lavar as mãos é simples e fundamental para evitar a proliferação das viroses. Uma pessoa que está com infecção pode contaminar os alimentos pelas mãos
— O álcool gel, tão usado no inverno para evitar as doenças respiratórias, também deve estar sempre disponível no verão. Ele é uma ótima opção para higienizar as mãos antes de consumir um alimento na beira da praia, por exemplo, onde nem sempre há lavatórios disponíveis
— Não subestime a indicação dos locais impróprios para banho. A água contaminada é uma fonte de infecções
Para evitar a desidratação e amenizar o calor:
— Beber água é a chave para evitar a desidratação. A recomendação dos especialistas é de, pelo menos 1,8 a 2 litros por dia. O ideal é que ela esteja abaixo da temperatura ambiente, o que possibilita a troca de calor e refresca o corpo
— O banho gelado também ajuda a refrescar. A lógica é a mesma da ingestão de água: se a temperatura estiver abaixo do registrado no ambiente, proporciona troca de calor
— Colocar uma toalha molhada no pescoço, pulsos e virilha é outra forma de gerar a troca de calor e amenizar as altas temperaturas. É uma forma de amenizar o calor na hora de dormir
— Se o calor causar mal estar, o melhor a fazer é procurar algum lugar para deitar. Permanecer na posição horizontal faz o sangue circular melhor e chegar mais facilmente ao cérebro, evitando o desmaio
Os alimentos amigos do organismo no calor:
Água mineral, água de coco, chás e sucos de frutas sem açúcar
Frutas: melão, melancia, kiwi, abacaxi, laranja, mirtilo, framboesa, morango, pêssego e uva
Vegetais: alface, tomate, pepino, abobrinha, chuchu
Doces: sobremesas e picolés à base de frutas
E os inimigos:
Alimentos processados industrializados
Queijos gordos
Carnes gordas
Vísceras
Creme de leite
Doces a base de ovos
Maionese
Embutidos (linguiça, salsicha, mortadela e salame) 
Bebidas alcoólicas
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Informativo da Crehnor do dia 07 de fevereiro de 2014


Fonte:Jorge André Rogerio
                            Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 07-02-14


Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Horário de verão chega ao fim dia 16 de fevereiro

Na noite de sábado, 15, para domingo, 16 chega ao fim mais um horário de verão, todos os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Por conta da forte onda de calor, o consumo de energia cresceu 6,3%. Deputados pedem pelo fim do horário de verão, pois os benefícios com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não atingem a maior parte dos cidadãos.
O horário de verão é a alteração do horário de uma determinada região, designado apenas durante um período do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado durante o verão, quando os dias são mais longos em função da posição da Terra em relação ao Sol.
O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.
Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.

Fonte:Radio Comunitária 97.9 FM
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Calor mata mais de 139 mil frangos no Vale do Taquari

Energia elétrica do município foi interrompida por mais de três horas

Mais de 139 mil frangos morreram nessa quinta na região do Vale do Taquari em virtude da falta de energia elétrica que atingiu a região entre as 13h40min e 16h45min. As aves não resistiram a falta de refrigeração e ao forte calor da tarde passada. 
 
Em Encantado, foram contabilizados mais de 60 ml frangos mortos. Em Roca Sales, os produtores perderam 56 mil aves e em Nova Bréscia as perdas totalizaram 22 mil. Em Muçum, mil frangos morreram. 
 
Segundo o vice-prefeito de Encantado, José Calvi, a administração municipal está orientando os produtores a fazerem boletim de ocorrência nas delegacias da região para registrar as perdas. Calvi destacou que a prefeitura está acompanhando a situação e dando suporte aos afetados.   

Fonte: Correio do Povo
Postado por:Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

Escolas da 39ªCRE recebem 13 novos professores

Os municípios de abrangência da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Carazinho, foram contemplados com 13 novos professores para as escolas da rede estadual. Aprovados no ultimo concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os educadores tomam posse no dia 21 de fevereiro, em condições de atender ao ano letivo de 2014.
 Esta é a segunda etapa de nomeação de professores aprovados no concurso realizado em 2013. Nesta fase, o número de professores nomeados foi definido a partir do cruzamento de dados entre número de turmas e dos quadros das escolas. O total de 540 educadores inclui 30% (162 professores) referentes ao atendimento de cotas e de professores que já têm vínculo na rede estadual. 

Os empossados no dia 21 receberão o primeiro salário na folha de março, em decorrência do mutirão organizado pela Seduc com essa finalidade. Com mais esta etapa de nomeação, a Seduc ultrapassa o número de 5,5 mil professores aprovados em concurso nomeados para atuação na rede estadual. 

Entre 2012 e 2013, a Seduc realizou dois concursos públicos para nomeação de professores. No primeiro, 5,5 mil candidatos foram aprovados e nomeados, sendo que 4,9 mil foram empossados. Neste segundo concurso, o número de professores a tomar posse chegará a 625 no dia 21, pois, no segundo semestre do ano passado, foram empossados 85 professores, visando ao fechamento de quadros para conclusão do ano letivo. 

A secretária em exercício da Educação, Maria Eulalia Nascimento, enfatiza que a Seduc dará prosseguimento ao processo de nomeação dos 13 mil aprovados no concurso de 2013, ao longo do prazo de vigência do certame. Em março, deve ser iniciada a terceira etapa de nomeação, que prevê a substituição gradativa dos contratos emergenciais. 

A posse coletiva do dia 21 será realizado na sede da Seduc, em Porto Alegre (Avenida Borges de Mederios, 1501). 
Heloise Santi 
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
+ Mais Informações ››››››

Escolas da 20ªCRE recebem 15 novos professores

Os municípios de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Palmeira das Missões, foram contemplados com 15 novos professores para as escolas da rede estadual. Aprovados no ultimo concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os educadores tomam posse no dia 21 de fevereiro, em condições de atender ao ano letivo de 2014.
 Esta é a segunda etapa de nomeação de professores aprovados no concurso realizado em 2013. Nesta fase, o número de professores nomeados foi definido a partir do cruzamento de dados entre número de turmas e dos quadros das escolas. O total de 540 educadores inclui 30% (162 professores) referentes ao atendimento de cotas e de professores que já têm vínculo na rede estadual. 

Os empossados no dia 21 receberão o primeiro salário na folha de março, em decorrência do mutirão organizado pela Seduc com essa finalidade. Com mais esta etapa de nomeação, a Seduc ultrapassa o número de 5,5 mil professores aprovados em concurso nomeados para atuação na rede estadual. 

Entre 2012 e 2013, a Seduc realizou dois concursos públicos para nomeação de professores. No primeiro, 5,5 mil candidatos foram aprovados e nomeados, sendo que 4,9 mil foram empossados. Neste segundo concurso, o número de professores a tomar posse chegará a 625 no dia 21, pois, no segundo semestre do ano passado, foram empossados 85 professores, visando ao fechamento de quadros para conclusão do ano letivo. 

A secretária em exercício da Educação, Maria Eulalia Nascimento, enfatiza que a Seduc dará prosseguimento ao processo de nomeação dos 13 mil aprovados no concurso de 2013, ao longo do prazo de vigência do certame. Em março, deve ser iniciada a terceira etapa de nomeação, que prevê a substituição gradativa dos contratos emergenciais. 

A posse coletiva do dia 21 será realizado na sede da Seduc, em Porto Alegre (Avenida Borges de Mederios, 1501). 
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

+ Mais Informações ››››››

Cinegrafista é atingido por bomba durante protesto no Rio de Janeiro

Profissional trabalha para a TV Bandeirante e está hospitalizado

O cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, foi atingido por uma bomba durante manifestação desta quinta-feira no Rio de Janeiro, nas proximidades da Central do Brasil. O profissional gravava o protesto quando uma bomba explodiu ao lado de sua cabeça.
Andrade foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi operado no centro cirúrgico. De acordo com colegas, o estado de saúde é grave. Não se sabe, até o momento, de onde teria partido a bomba.
A Polícia Militar (PM) prendeu 28 manifestantes que participavam de um protesto contra o aumento das passagens de ônibus na Central do Brasil. O grupo foi colocado em um micro-ônibus da PM e levado para a 19ª Delegacia de Polícia.
O protesto começou pacífico às 18h30 com uma passeata pela Avenida Presidente Vargas até a Central do Brasil, mas terminou em um grande tumulto, quando os manifestantes invadiram o prédio da central e forçaram a liberação das roletas. Policiais da tropa da choque interviram com o objetivo de esvaziar a estação e houve confronto.
Em nota divulgada na noite de ontem, o Grupo Bandeirantes lamentou o caso:
"Durante as manifestações na Central do Brasil, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o cinegrafista Santiago Andrade da Band foi ferido na cabeça por um artefato — não se sabe, por enquanto, se uma bomba de gás lacrimogênio ou de fabricação caseira. O cinegrafista, que perdeu muito sangue, foi levado sem sentidos, num carro da polícia, para o Hospital Souza Aguiar, onde passou por uma tomografia e está sendo submetido a uma cirurgia. Seu estado é grave. A Band espera no hospital, junto á família de Santiago, os resultados da cirurgia e poderá voltar com novas informações".
Fonte: AGÊNCIA BRASIL
+ Mais Informações ››››››

Constantina - Curso de Pós-Graduação em Mídias na Educação

Público Alvo: Concluintes de curso superior especialmente os
formados em licenciatura e professores que já atuam na
educação.
Documentação para Inscrição: Diploma do curso de
graduação, documentação pessoal (CPF, RG, Certidão de
Nascimento ou Casamento) memorial descritivo e currículo
vitae.
Período de Inscrição: 01 de dezembro de 2013 até 15 de
Fevereiro de 2014.
Local da Inscrição: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Constantina.
Local das Aulas: Polo de Apoio Presencial de Constantina.
Endereço: Av. Amândio Araújo, nº 1125- Centro – Constantina/RS
Telefone: 54 3363 8100
E-mail: educacao@prefeituradeconstantina.com.br

Fonte: Patrick Alexander Caumo Savaris
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Modernices

Veja as Modernices da antguidade que se encontram na internet.


Andava eu na minha voltinha habitual pelas terras da freguesia e não me passou despercebida uma máquina de concepção algo estranha, mas que deixava adivinhar tratar-se de utensílio de corte agrícola, por apresentar à sua frente um pente de corte, qual máquina gigante de cortar cabelo. Confesso que sou um apaixonado por tudo o que é movido a motor. As máquinas fascinam-me!  Peguei na máquina fotográfica e registei este belo e curioso exemplar  que agora partilho convosco. Estou na Foz da Moura e  vou logo ao encontro do proprietário, o amigo Victor, que me explica ao pormenor tratar-se de uma máquina de ceifar trigo, centeio, cevada ou aveia, e que de uma forma mecânica formava molhos do respectivo cereal cortado. Desconhece a sua idade, mas  ainda está no activo. Digna de museu.
Fonte: Rouxinol dos pomares
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/