quinta-feira, 17 de maio de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1495, do dia 18 de Maio de 2018

Edição 1495, do dia 18 de Maio de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Inscrições para o Enem terminam hoje.

· MPT pede rejeição de projeto que flexibiliza uso de agrotóxicos.

· Petrobras acelera privatização e já soma R$ 27,2 bi em ativos vendidos.

· Atividades do Congresso do Povo já mobilizaram quase 600 municípios no país.

· Dívida pública, rentistas lucram, investimentos caem e a conta não fecha.

· Médicos veterinários possuem papel fundamental no combate a toxoplasmose.
+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 17-05-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS

FALECIMENTO

OS FAMILIARES DE FRANCIS LUIZ ZORZI COMUNICAM COM PESAR O TRÁGICO FALECIMENTO DO MESMO OCORRIDO HOJE AS 03 HORAS DA MADRUGADA.

SEU CORPO SERÁ VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA PADRE GUILHERME DE RONDA ALTA A PARTIR DAS 16:30.

ATOS FÚNEBRES SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE POR ESTA EMISSORA.
NOTICIAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE FRANCIS LUIZ ZORZI HOJE OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERÁRIA SANTO ANTÔNIO DE TRÊS PALMEIRAS.


INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS.

+ Mais Informações ››››››

Programa 140 17-05-2018 CEL São Lucas da Vila Progresso - I Pedro 2.1-3


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1989 de 17-05-2018

+ Mais Informações ››››››

Colisão transversal deixa vítima fatal na BR 386 em Almirante Tamandaré do Sul

Uma colisão transversal entre veículo de passeio e caminhão deixou um homem morto na madrugada desta quinta-feira (17), na BR 386, em Almirante Tamandaré do Sul, há cerca de 20 quilômetros de Carazinho. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 3h, no quilômetro 157 da rodovia.

Segundo a PRF, o motorista de um caminhão truck, com placas de Paraná, transitava no sentido Carazinho – Sarandi, quando colidiu transversalmente com um veículo Pálio, com placas de Chapecó, que saia do trevo de acesso ao município de Almirante Tamandaré do Sul.

O motorista do veículo Pálio ficou preso às ferragens e precisou ser retirado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Carazinho. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O motorista do caminhão saiu ileso.

A vítima fatal foi identificada pelo Corpo de Bombeiros como Francis Luis Zorzi, de 30 anos, natural de Ronda Alta.

Fonte: Diário da Manhã
+ Mais Informações ››››››

Polícia Militar evita que homem se jogue de viaduto na BR-282 em Chapecó

Uma ação eficiente na Polícia Militar de Chapecó no final da manhã desta quarta-feira, dia 16, evitou o suicídio de um homem que ameaçava se jogar de um viaduto na BR-282, no acesso ao município de Chapecó.

De acordo com a PM, ele já tinha jogado uma mochila quando a guarnição iniciou a tentativa de aproximação. O homem seguiu irredutível, mas após muita conversa, os policiais conseguiram segurá-lo e puxá-lo.

Depois de ser retirado da beirada do viaduto, o rapaz foi acalmado pela PM. Ele ainda tentou se debater e correr, mas foi contido e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a PM, o homem relatou que problemas com emprego, financeiros e familiares estavam entre os motivos para atentar contra a própria vida.

Fonte: Oeste Mais
+ Mais Informações ››››››

Confirmadas duas mortes fetais em Santa Maria

Mais três óbitos suspeitos seguem sob investigação
Coletiva de imprensa reuniu autoridades da saúde e representantes do MPF. | Imagem: Reprodução
Autoridades de saúde estaduais e do município de Santa Maria confirmaram, hoje, em entrevista coletiva, que pelo menos duas mortes fetais registradas na cidade tiveram como causa o surto de toxoplasmose, detectado na metade de abril. Já o Ministério Público Federal, que emprestou a sede para a coletiva, divulgou ter aberto um procedimento administrativo para investigar as medidas utilizadas pela Prefeitura para combater o surto, após infectologistas do município terem emitido uma nota técnica (veja a íntegra abaixo).

"A médica infectologista Jane Costa afirmou que Santa Maria registra, ainda, mais três óbitos fetais com suspeita de toxoplasmose sob investigação. Além disso, ela frisou que um informativo repassado hoje aos moradores esclarece que o tempo de fervura da água necessário para matar o protozoário toxoplasma gondii, causador da doença, é de um minuto, e não de dez, como se dizia até então."

Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Oeste de Santa Catarina guarda relíquia de 11 mil anos

Arqueólogos de cinco países pesquisam vestígios de populações ancestrais que habitavam terras próximas às margens do Rio Uruguai, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Foto: ANGÉLICA LÜERSEN
Pesquisadores de cinco países – França, Rússia, Itália, Canadá e Brasil – tentam desvendar a pré-história em Santa Catarina em escavações nas margens do Rio Uruguai, próximo à barragem da hidrelétrica Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó e Alpestre (RS). Eles estão escavando nos dois lados da margem, mas no lado catarinense está o sítio mais antigo do Estado, com 11,7 mil anos.

— Esses são sítios bem importantes, pois temos basicamente toda a sequência da pré-história regional, que vai desde os grupos mais recentes que viveram 500 anos atrás até os grupos que viveram aqui em torno de 11 mil, 10 mil anos atrás — afirma Mirian Carbonera, doutora em Arqueologia e coordenadora do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), vinculado à Unochapecó.

A escavação faz parte do projeto Povoamentos Pré-históricos do Alto Rio Uruguai, iniciado em 2013 com recursos do Ministério das Relações Exteriores da França. A partir de 2014, começaram as expedições internacionais. Durante um mês, os arqueólogos ficam instalados numa estação de piscicultura do Instituto Goio-Ên, também ligado à Unochapecó, que fica ao lado da barragem, em Águas de Chapecó.

Neste ano, os trabalhos começaram no último dia 30 e vão até 25 de maio. A escavação é bem cuidadosa para não danificar materiais como ossos, carvão, cerâmicas e pontas de flecha, entre outros. Além disso, antes de retirar a peça, é mapeada a disposição dos itens, com a colocação de alfinetes coloridos para posterior anotação em papel.

De acordo com o professor do Museu de História Natural de Paris, Antoine Lourdeau, é importante anotar a disposição dos objetos para entender a organização e o contexto da população que passou pelo local.

— Aqui onde estamos escavando encontramos as ferramentas de pedra, que eram o objetivo da produção, e também as lascas que correspondem ao resíduo da produção. Cada uma dessas categorias de objetos dá uma informação. Além disso, esse sítio de 10 mil anos tem uma tecnologia diferente da que era utilizada em níveis mais antigos. Com 11,7 mil anos, a gente já sabia que tinha gente aqui. Mas podemos ter sítios mais antigos — afirma.

Características inéditas para a região sul do país
Conforme o pesquisador Marcos César Pereira dos Santos, que concluiu doutorado em Arqueologia na Universidade de Ferrara, na Itália, com tese sobre a arqueologia no Alto Rio Uruguai, chamam atenção as lascas de pedra compridas utilizadas pelos povos que habitaram a região:

— É uma tecnologia muito específica, de lâminas feitas com pedras alongadas, como se fossem facas, que eram retocadas para serem utilizadas como diferentes instrumentos, seja para cortar, para furar e para raspar. Essa é uma característica inédita para o sul do Brasil — aponta Santos.
Além dessas lascas, a atual escavação encontrou também outros tipos de pedra que eram utilizadas como um martelo, para retirar essas lascas.

Heranças de distintas épocas no mesmo sítio

Outro aspecto ressaltado por Marcos dos Santos é que nas margens do Rio Uruguai, do lado gaúcho, foram encontrados seis níveis de ocupação num único sítio arqueológico.

— Pela primeira vez, a gente tem a sobreposição de níveis arqueológicos com um mais antigo, entre 10,5 mil e 9,5 mil anos, depois uma ocupação há 8,5 mil anos, depois um lapso e uma reocupação com 5,5 mil anos, depois uma com 4,5 mil, uma com 3 mil e a chegada dos ceramistas 500 anos antes do presente — destaca.

Povos eram atraídos pelo curso das águas
O Rio Uruguai funcionava como um coletor de águas e também de levas humanas. A presença de povoamentos distintos é observada nas diferentes camadas de terra. A doutora Mirian Carbonera explica que as manchas mais escuras são o indicativo de uma ocupação, nas quais existem restos de fogueiras e material orgânico que foi depositado.

Os pesquisadores também encontraram pedaços de cerâmica Guarani, pontas de flecha, carvão e até ossos. Todo o material passa por limpeza e é levado para o acervo do Ceom, onde é catalogado e ficará disponível para pesquisa.

— A gente tem uma ideia geral de quais eram os grupos e em que período eles viveram. Agora, o objetivo das escavações é poder detalhar cada uma dessas sequências. Nesse período de 12 mil anos a 8 mil anos, não eram um grupo homogêneo que ficava fazendo as mesmas coisas. O objetivo é perceber as mudanças culturais. Temos também um lapso temporal de 6 mil anos a 3 mil anos e queremos entender melhor essa faixa e, por fim, entender as ocupações Guarani — explica Carbonera.

O levantamento começou por outro motivo: inicialmente a pesquisa no local levantava informações para instalação da hidrelétrica, que iniciou o canteiro de obras em 2006 e começou a operar em 2010, trazendo grande impacto para a região. Hoje, lado a lado, convivem toneladas de concreto da hidrelétrica com a tecnologia milenar da pedra lascada.

Fonte: Diário Catarinense
+ Mais Informações ››››››

Sargento da Brigada Militar é preso por apoiar bandidos em Nova Araça

A corregedoria já possuía investigações contra o Sargento
Nessa terça-feira (15), um Sargento da Brigada Militar foi preso em flagrante acusado de fornecer informações sigilosas a criminosos em Nova Araça, município distante 94 Km de Passo Fundo.

Trata-se do Douglas Rodrigues, de 46 anos, que desempenhava o comando do policiamento naquela cidade.

O comandante do CRPO/Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso, confirmou que já havia suspeitas do comportamento do policial. A sua prisão foi efetuada após dois bandidos terem assaltado um estabelecimento comercial em Vila Maria. Durante o flagrante, a dupla disse que recebeu informações privilegiadas do Sargento.

Devido a corregedoria já ter investigações em andamento contra o Sargento, os detalhes fornecidos pelos assaltantes culminou com a sua prisão. O acusado foi levado para o Presídio Militar em Porto Alegre.

Em nota de esclarecimento, o Coronel Cardoso destacou que a Brigada Militar reitera seu compromisso com a sociedade, fortalecendo os preceitos da ética e da moral, ratificando sua trajetória com a retidão de comportamento, nunca sendo tolerante ou admitindo desvios dessa natureza.

A Justiça Militar Estadual (JME) deverá definir nas próximas horas se homologará a prisão. Além da prisão, como consequência, o policial poderá excluído da Corporação.

+ Mais Informações ››››››

Polícia faz operação contra pedofilia em 25 estados brasileiros

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou hoje (17) a Operação Luz na Infância II. Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com nota do ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

A operação está sendo deflagrada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de 24 estados.

 Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Cotrisal realiza 1º Sorteio Tempo de Sorte Cotrisal 2018 neste sábado

A Cotrisal realizará neste sábado, 19 de maio, o 1º Sorteio da “Promoção Tempo de Sorte Cotrisal – 2018”, a partir das 10 horas, no estacionamento do Supermercado Loja 01, na Av. 7 de setembro, 1667, em Sarandi/RS.

A cooperativa entregará um vale compras no Valor de R$ 1.000,00 para a APAE de Boa Vista das Missões e sorteará um automóvel FIAT STRADA Cabine Dupla 0 KM e 9 Lavadouras de Roupas 16 kG aos associados e clientes que entregaram a produção de soja, milho, trigo, leite e fizeram suas compras nas lojas da rede Cotrisal.

Participe!

+ Mais Informações ››››››

Médicos veterinários possuem papel fundamental no combate a toxoplasmose

Em palestra no CESURG em Sarandi, doutora Cristiane Beck abordou atuação dos médicos veterinários na saúde pública
A cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, vive hoje o maior surto de toxoplasmose do mundo, com mais de 600 casos de toxoplasmose aguda registrados até esta quarta-feira, dia 16 de maio. Essa situação alarmante tem preocupado não só autoridades gaúchas, mas pesquisadores e infectologistas de todo país.

A programação da III Semana Acadêmica da Medicina Veterinária do CESURG em Sarandi debateu, na noite desta quarta-feira (16), o tema “Toxoplasmose e o impacto na saúde pública”, em palestra ministrada pela doutora Cristiane Beck. O médico veterinário possui, de acordo com a palestrante, um papel fundamental no combate a essa doença. “A atuação do médico veterinário é muito importante nesse processo, pois cabe a ele esclarecer informações precisas sobre a transmissão do parasita, explanando que a transmissão ocorre através do manuseio e consumo de alimentos mal lavados, alimentos crus, água contaminada”, explica Cristiane.

O gato tem um papel importante na epidemiologia da toxoplasmose, mas não é ele o causador do surto em Santa Maria. Segundo a doutora em Clínica Médica, neste momento a suspeita em Santa Maria é de contaminação da água – são aguardados os laudos dos laboratórios oficiais. “É importante desmitificar que a doença é transmitida somente pelos gatos e cabe aos médicos veterinários a explanação dessa informação, bem como da forma de controle. Cada um pode fazer a sua parte, consumindo alimentos bem lavados, água potável, carne bem passada, evitando contato direto das mãos com a terra que pode conter fezes de gatos contaminadas com o parasita. As fezes enterradas pelos gatos podem permanecer por até oito anos com o parasita, e o problema é essa terra com a qual o humano tem contato direto, o alimento que vem dessa área e a água que passa por esse local”, esclarece a palestrante.

Em relação aos sintomas de pessoas positivadas com o parasita, Cristiane alerta que gestantes – humanas ou animais – correm o maior risco. “A doença não é letal, mas prejudica muito principalmente as gestantes. No caso das mulheres gestantes, pode ocorrer má formação do feto, doenças neurológicas no feto ou até aborto. Humanos adultos podem apresentar doenças oculares. No caso dos animais, podem haver doenças neurológicas, oftalmológicas, digestivas, e as gatas gestantes podem sofrer aborto”, pontua a médica veterinária.

O debate da palestra dialogou diretamente com a temática da III Semana Acadêmica da Medicina Veterinária, que estuda a atuação do médico veterinário na saúde pública. O coordenador do curso, professor Rafael Pandolfi, destaca a relevância da discussão da temática junto à comunidade acadêmica do curso. “Esse é um tema extremamente atual e de uma realidade próxima a nossa. Médicos veterinários são agentes ativos na saúde pública, principalmente em relação às zoonoses, doenças transmissíveis entre os animais e o homem. Esse surto que acomete a população de Santa Maria e tem deixado todo Rio Grande do Sul em estado de alerta, demonstra também que não são somente os profissionais já formados que podem atuar no esclarecimento e disseminação das informações corretas sobre a toxoplasmose, mas também os estudantes do curso”, frisa o coordenador Pandolfi, ao acrescentar que “a proposta pedagógica da Medicina Veterinária do CESURG preconiza justamente essa aproximação entre teoria e prática, possibilitando aos acadêmicos uma maior proximidade com os desafios da atuação profissional dos médicos veterinários”.



Assescom/CESURG
+ Mais Informações ››››››

Casa Prisional de Sarandi recebe kit de equipamentos do Governo Municipal

Na tarde de segunda-feira, dia 14, ocorreu na Prefeitura de Sarandi, a entrega de um kit de equipamentos para melhorar a vigilância do Presídio Estadual de Sarandi. O kit é composto por uma TV 40 polegadas, 2 telefones e 2 câmaras de vídeo monitoramento.

Participaram do ato, o Prefeito Leonir Cardozo, Vice-Prefeito Glauber Kunzler, Presidente do Legislativo Airton Ortiz, Vereador Edson Tadeu Cezimbra, o novo administrador da referida casa prisional Isaías Rabello, o repórter Rogério Machado e ainda colaboradores da Prefeitura.

O Vice-Prefeito Glauber, o Presidente do Legislativo Airton e o vereador Cezimbra se manifestaram na ocasião e salientaram que além da ação do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores, o grande articulador foi o repórter Rogério Machado, o qual agradeceram o empenho e dedicação no que tange a segurança pública.

Por sua vez, Rogério agradeceu as menções e relatou sobre sua alegria e felicidade em poder contribuir com município, especificamente neste caso com a segurança pública e com a Casa Prisional de Sarandi.

O novo administrador, Isaías Rabello, agradeceu o empenho mútuo de todos os envolvidos e afirmou que os equipamentos serão de grande valia e utilidade. Relatou ainda que espera contar sempre com o auxílio dos Poderes Constituídos de Sarandi, Executivo, Legislativo e Judiciário para o bom andamento do trabalho na casa prisional.

“Agradecemos ao articulador desta iniciativa, repórter Rogério Machado ao presidente da câmara Airton Ortiz e ao delegado e vereador Cezimbra, pelo apoio. Nosso objetivo com esta iniciativa foi contemplar a segurança de nossa população”, disse Cardozo na ocasião.



P.M.Sarandi - Joel De Brito
+ Mais Informações ››››››

1243 - 17 MAIO, QUINTA - DIANTE DA FRAGILIDADE E DA DOENÇA, EU TENHO VALOR

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!