quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Emater/RS-Ascar e UFSM realizam ações para incentivar a Piscicultura

A parceria, entre o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões - vai possibilitar a realização de ações para desenvolver a piscicultura nas regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. 

No plano de trabalho, está prevista a realização de dois cursos para os técnicos dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e para piscicultores da região. Em Frederico Westphalen, o curso acontece nos dias 13 e 20 de dezembro, e em Sarandi, dias 16 e 17. O professor da UFSM, Ivanir Coldebella, ministrará essa capacitação, que tem duração de 20 horas. O curso tratará sobre sistemas de cultivo, instalações, principais espécies para o cultivo e hábito alimentar, qualidade da água, alimentação natural e artificial, despesca, doenças de peixes e a prática de piscicultura. 

Outra proposta dessa parceria é realizar a instalação de três unidades de observação nessa área de abrangência dos 42 municípios que compreendem o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Além disso, pretende-se realizar intercâmbios entre os técnicos e os piscicultores com a Universidade e a organização de seminários, simpósios, dias de campo e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento da piscicultura nessa região. 

Segundo o assistente técnico estadual em aquicultura da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, essa iniciativa é uma forma de aprofundar e complementar as atividades que já estão sendo desenvolvidas nesse setor, através do Programa RS Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Ao mesmo tempo, a presença da Universidade em dois campi, na abrangência do escritório regional, proporciona e facilita essa parceria. 

A UFSM disponibilizará professores, alunos e funcionários para assessorar e participar dos projetos. A Emater/RS-Ascar envolverá na atividade seus técnicos e fará o contato com os agricultores interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos na área. 

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/