sexta-feira, 27 de julho de 2018

2ª Expo BB do Banco do Brasil é realizada em Três Palmeiras

Fotos: Eduardo Santos
Nesta sexta 27-07-2018 está sendo realizada em Três Palmeiras a segunda edição da EXPO BB.

A Agência do Banco do Brasil de Três Palmeiras, em parceria com empresas do agronegócio do município e da região, estão promovendo o evento.

A feira de máquinas e implementos agrícolas do Banco do Brasil, está sendo realizada em frente a agência na Avenida das Palmeiras.

O evento vai até as 16:00 de hoje, onde tem ofertas imperdíveis, condições de pagamento diferenciadas e onde está sendo divulgado o novo plano safra 2018/2019.

+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 27-07-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS

FALECIMENTO

OS FILHOS ARTEMIO, ARSENIO, ARTÉLMO, ARLETE E ARGILDO BEULTER  COMUNICAM COM PROFUNDO PESAR O FALECIMENTO DO PAI GENOR BANGARTNER BEUTLER, OCORRIDO HOJE AS 10 HORAS EM SUA RESIDÊNCIA NA LINHA PROGRESSO TRÊS PALMEIRAS.

SEU CORPO ESTA SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA DA VILA PROGRESSO. 

O CULTO DE CORPO PRESENTE SERÁ AMANHÁ AS 08:30 NA CAPELA MORTUÁRIA SEGUINDO APÓS PARA SEPULTAMENTO NO CEMITÉRIO COMUNITÁRIO DE LINHA PROGRESSO.

NOTICIAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE GENOR BANGARTNER BEUTLER HOJE OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERÁRIA SANTO ANTÔNIO DE TRÊS PALMEIRAS.

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2038 de 27-07-2018

+ Mais Informações ››››››

1307 - 27 JULHO, SEXTA - A VIDA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

+ Mais Informações ››››››

Chuva deixa regiões do Rio Grande do Sul em estado de atenção

A chuva que cai no Rio Grande do Sul desde o começo da semana já deixa regiões em atenção para enchentes, conforme a Somar Meteorologia. O alerta vale para os rios do Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Tramandaí, Lago Guaíba, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Litoral Médio, Mampituba e Apuaê-Inhandava, no Sul e na parte Leste do estado.

Em Porto Alegre, já foram registrados 169mm de chuva até o dia 25 de julho, o que representa 19,6% acima da média histórica, também de acordo com a Somar Meteorologia. É o mês de julho mais chuvoso em três anos na capital.

Na quarta-feira (25), uma casa desocupada desabou na Zona Leste de Porto Alegre, devido ao acumulado de chuva. Não havia ninguém no local ou nas proximidades. Segundo o coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil da capital, Telmo de Castro Soares Filho, a cidade tem 118 áreas de risco, sendo que "11 são de muito alto risco de enchentes e deslizamentos de terra, movimentos de massa, e as demais são de alto risco."

"São todas obras que não são autorizadas pelo município para construir, não têm responsável técnico por essas obras. A pessoa vai lá e constrói. A água vai arrancando e tomando o espaço que foi tomado indevidamente. Isso que acontece", explica.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Veículo despenca em ribanceira após colisão com caminhão na BR-282 em Joaçaba

Um Peugeot 207 de Jaborá acabou despencando em uma ribanceira após colidir em um caminhão Mercedes-Benz de Chapecó na tarde desta quinta-feira (26) na BR-282, em Joaçaba. O acidente foi registrado por volta das 16h próximo ao CASEP (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório).

Com o impacto, o caminhão saiu da pista e ficou escorado nas placas de sinalização. De acordo com informações, apesar dos danos de grande monta, o condutor sofreu apenas alguns arranhões nos braços.

O veículo, que caiu em um barranco de aproximadamente 20 metros, foi içado pelo Guincho Só a Vista, que utilizou duas plataformas para resgata-lo.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar a ocorrência e apurar as causas do acidente. 

Fonte: Caco da Rosa
+ Mais Informações ››››››

Sábado é Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

O próximo sábado (28) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. A doença, que causa uma inflamação no fígado, apresentou queda no Rio Grande do Sul entre 2016 e 2017 nos tipos B e C, mas percebe-se um aumento considerável de casos confirmados de hepatite A. Há mais casos da doença até junho de 2018 que todo o ano passado. As hepatites B e C, porém, são ainda as de maior incidência. A vacinação, hábitos de higiene e o uso de preservativo em relações sexuais são as principais formas de proteção para os diferentes tipos da doença.

A hepatite A costuma ter um tratamento mais simples e pode melhorar até mesmo sem que seja necessário algum cuidado maior. As hepatites B e C podem começar como uma infecção aguda. Se o vírus permanecer no corpo sem o tratamento adequado, pode resultar em doenças crônicas e evoluir para problemas graves no fígado, como câncer. Pode ocorrer a hepatite fulminante com insuficiência hepática aguda e levar à morte.

Segundo o Programa Estadual de Hepatites Virais, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foram 80 casos de hepatite A já registrados em 2018 contra 60 ao longo de todo o ano passado. Mais da metade dos casos foram em adultos (dos 20 aos 39 anos). Em 63% dos casos a fonte de infecção identificada foi por alimento ou água infectados. Contra a hepatite A, as crianças devem receber uma dose de vacina preconizada aos 15 meses de idade ou até completar os 5 anos.

Os registros de hepatite B caíram no estado de 1.601 casos em 2016 para 1.434 ano passado e 582 em 2018, até junho. Já o tipo C ainda é o com maior incidência no RS. Foram 2.670 casos em 2016, passando para 2.039 no ano seguinte e 612 neste ano. Em ambos os tipos, a fonte de infecção mais comum foi a via sexual, com 15% e 14% respectivamente. Contra a hepatite B, a criança recebe uma dose ao nascer e os adolescentes e adultos tomam três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Ainda não há vacina contra o tipo C de hepatite.

O estado possui hoje 457 municípios onde ao menos uma unidade de saúde oferece os testes rápidos para hepatite B e hepatite C. Os exames de triagem são uma das principais ferramentas para o diagnóstico precoce dessas patologias. Eles contribuem para um maior controle da doença, possibilitando interromper a cadeia de transmissão por meio dos métodos de prevenção e tratamento.

Como medidas de prevenção para as hepatites virais recomenda-se:

- Sexo seguro: uso de preservativos masculinos ou femininos;

- Higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais;

- Evitar compartilhamento de objetos pessoais: lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, alicates de unha e outros;

- Evitar compartilhamento de instrumentos de drogadição;

- Frequentar locais (consultórios e clínicas médicas e dentárias, estúdios de tatuagem e colocação de piercings, salões de beleza) que seguem as normas de biossegurança estabelecidas pela Vigilância Sanitária;

- Alertar a comunidade estimulando hábitos como lavar as mãos, beber água tratada ou fervida e comer apenas alimentos higienizados.

Fonte: Ascom SES
+ Mais Informações ››››››

ONS diz que bandeira tarifária vermelha continuará em agosto

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata, informou nesta quinta-feira, (26) que a bandeira tarifária deverá continuar vermelha em agosto, uma vez que o país enfrenta adversidades climáticas em razão da falta de chuva, predominante agora em julho.

A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) tem o custo adicional na conta de luz de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A repetição da bandeira do mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A bandeira vermelha deve continuar em agosto e a tendência é de que ela deva permanecer até o final do período seco. A situação hidrológica encontra-se em situação adversa de norte a sul do país e a chuva não cai”, explicou.

Eduardo Barata, no entanto, afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica. “A energia estará mais cara, embora não haja risco de desabastecimento. Mas com certeza a um custo [da energia] bem maior. Isto significa que é importante que se reduza o consumo, o que também consequentemente acarretará na redução do custo para o consumidor final. Reduz o consumo, reduz o custo”, disse.

El Niño

O diretor geral disse que trabalha com a expectativa da chegada do fenômeno conhecido como El Niño, que vem trazendo chuvas para o Sul do país e deverá melhorar a situação hidrológica da região e, consequentemente, também melhorar a oferta de energia elétrica nos estados da região.

“O que tem acontecido hoje é que como não vem chovendo nesse período, e as chuvas no Sul estão muito escassas, o Sudeste é que está tendo que fornecer energia para a região. Na medida em que começar a chover no Sul, a gente começa a gerar [energia] por lá. E aí o Sudeste é desonerado”.

Eduardo Barata disse que o que vem, em parte, contribuindo para o fornecimento de energia no país, é a Região Nordeste, uma vez que as usinas eólicas estão “bombando”. “E este é um fenômeno que deverá continuar pelos próximos dois meses, uma vez que esse período que vai até setembro é o ponto alto dos ventos nos estados do Nordeste. São as eólicas instaladas em grande quantidade na região, aliada às térmicas [usinas] que seguram o suprimento de energia nos estados da região e ainda permite a exportação do excedente pelo Sistema Interligado Nacional”.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Ciclista morre atropelada na BR-386

A Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente que causou a morte de uma ciclista. O acidente aconteceu em Montenegro, às 19h14 desta quinta-feira (26), no quilômetro 411 da BR-386.

De acordo com levantamento realizado no local, uma ciclista ainda não identificada, com idade aproximada de 35 anos, cruzava a via quando foi atingida por um Ford Ka que vinha no sentido capital-interior da rodovia.

A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do automóvel, que tem placas de Porto Alegre, não se feriu. O motorista tem 32 anos e reside em Mormaço. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, cujo resultado foi negativo.

A faixa da esquerda no sentido capital-interior foi bloqueada. A equipe aguardou a chegada da perícia e posterior liberação do corpo. Moradores da localidade disseram que conheciam a vítima. Alegaram, ainda, que ela também era moradora da região.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal

+ Mais Informações ››››››

Polícia uruguaia apura morte de mãe e filha gaúchas após caírem de prédio em Punta del Este

A polícia de Maldonado, no Uruguai, apura as circunstâncias da morte de uma mulher de 44 anos e da filha dela, uma criança de quatro anos, após ambas caírem do 21º andar do Torrelobos, edifício de 24 andares localizado na rambla Lorenzo Pacheco, em Playa Brava, em Punta del Este.

Luciane Tessmann Osvaldt e a filha, Laura Tessmann Osvaldt, naturais de Camaquã, moravam em Porto Alegre.  A queda ocorreu  na noite de terça-feira, por volta das 21h.

De acordo com a embaixada brasileira no Uruguai, Luciane estava na cidade de férias com a filha e o marido, Alessandro Osvaldt, que é médico e trabalha nos hospitais Moinhos de Vento e Clínicas, na Capital. Ele não estava no apartamento no momento da queda.

A principal hipótese, segundo a polícia, é de suicídio. No apartamento, os investigadores apuraram que a tela de proteção da sacada foi cortada.

A embaixada brasileira no Uruguai informou que está em contato com a família e prestando a assistência necessária. Conforme a vice-cônsul adjunta do Brasil no Uruguai, Ellen Barros, a previsão é de que os corpos sejam liberados pelas autoridades locais na sexta-feira (27) e, posteriormente, transladados para Porto Alegre.

— Estamos acompanhando desde o começo e prestando toda a assistência para o marido e para a família. O irmão da Luciane já entrou em contato com a funerária. É um momento bastante triste. A ideia é que, após todos os trâmites necessários, os corpos sejam liberados na sexta-feira — disse.

Câmeras de segurança estão sendo analisadas. A perícia foi realizada ainda na noite de terça-feira (24). Conforme a polícia local, o apartamento estava trancado por dentro. Alessandro teria saído para comprar comida e, quando voltou, encontrou os policiais em frente ao prédio atendendo à ocorrência.  Luciane e o marido são naturais de Camaquã.

A mulher é filha do empresário Helmut Tessmann, proprietário do grupo HT Nutri. As empresas do grupo são conhecidas na região de Camaquã. Elas atuam na extração de óleos vegetais e são especializadas na produção e comercialização de óleos brutos de arroz e soja.

Fonte: Gaúcha ZH
+ Mais Informações ››››››

Eleitores com deficiência podem pedir transferência de local de votação

Começou no dia 17 e segue até o dia 23 de agosto o prazo para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida peçam a transferência temporária da seção em que votam para um local acessível.

Para isso, o eleitor deve comparecer, pessoalmente, ao cartório eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor do município em que estiver inscrito, levando um documento oficial com foto, e requerer a sua habilitação.

Depois desse período, não será mais possível pedir para que a seção de votação seja transferida temporariamente.

Fonte: ASCOM/TRE-RS
+ Mais Informações ››››››

Mãe e filho morrem em incêndio em Salto do Jacuí

Na madrugada desta quinta-feira (26), um incêndio em uma residência matou mãe e filho em Salto do Jacuí, na Região Central do estado. Segundo a Brigada Militar, Letícia Mello da Silva, de 29 anos e o filho, de 4 anos, estavam dormindo quando o fogo começou. O marido dela, Marcelo Souza Logoch, de 30 anos, conseguiu sair e está internado no hospital da cidade.

Ainda de acordo com a Brigada Militar, os bombeiros não foram acionados, pois quando os policiais chegaram ao local a casa já estava totalmente destruída pelo fogo. O município não tem Corpo de Bombeiros, sendo necessário o deslocamento da corporação de Cruz Alta.

O local foi isolado para a perícia apurar como o fogo começou.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Motorista fica ferido após atropelar um bovino na BR-163

Divulgação/CB/SC
O motorista de um Corsa de Chapecó sofreu ferimentos ao atropelar um boi na BR-163, em Dionísio Cerqueira no início da manhã desta quinta-feira(26), próximo ao Trevo de Idamar, no Extremo-Oeste de SC.

O condutor do automóvel não teve a identidade revelada pela Polícia Rodoviária Federal.  O motorista viajava sozinho e continua recebendo atendimento médico.               

A Polícia Rodoviária Federal vai procurar identificar o proprietário do bovino que estava sobre a pista.

Fonte: Fronteira Oeste
+ Mais Informações ››››››

Trabalhadores já podem sacar abono do PIS/Pasep de 2017

Começou nesta quinta (26) o pagamento do abono salarial referente ao ano base 2017. A estimativa é que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores.

Conforme o calendário de pagamento, quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque no ano que vem. Em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.

Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador já deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor que cada trabalhador tem para sacar é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Para saber se tem algo a receber, a consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726-0207.

Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729-0001.

O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), abastecido por depósito feitos pelos empregadores do país. Além do abono salarial, o FAT custeia o programa de Seguro-Desemprego e financia programas de desenvolvimento econômico. Os recursos do abono que não são sacados pelos trabalhadores no calendário estabelecido todos os anos retornam para o FAT, para serem usados nos demais programas.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta

Olhar para o céu no início da noite de amanhã (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.

“Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou.

O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.

No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.

Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.

“Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora.

O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.”

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Ministério da Saúde confirma 822 casos de sarampo no Brasil

O Ministério da Saúde informou na quarta-feira (25) que foram confirmados 822 casos de sarampo no Brasil até o dia 17 de julho. O novo levantamento utiliza informações repassadas pelas secretarias estaduais sobre a situação da doença no país, que enfrenta surtos em Roraima, com 519 confirmações, e no Amazonas, com 272.

O órgão afirma que todos os episódios estão relacionados à importação do vírus de países vizinhos. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", disse o ministério em nota.

Outros casos isolados também foram detectados nos Estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2).

Campanha de vacinação

Entre os dias 6 e 31 de agosto, o Ministério da Saúde vai retomar uma campanha específica de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, com o dia D em um sábado (18). O objetivo é conter a doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil. O público-alvo desta estratégia são as crianças entre um e cinco anos.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Ponte que liga Cotiporã e Bento Gonçalves é interditada após cheia do rio das Antas

Foto: divulgação/Facebook prefeitura de Cotiporã
A Prefeitura de Cotiporã, na Serra, confirmou ter bloqueado, de forma preventiva, a ligação com a cidade vizinha de Bento Gonçalves através da ponte sobre o rio das Antas, em função da alta de nível.

A alternativa é utilizar a ERS-470, por Veranópolis, até que a situação se normalize. De acordo com o secretário de Obras, Valdir Falcade, desde outubro de 2017 as chuvas não interrompiam o acesso. A estimativa para a liberação da via é de dois dias.

Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!