terça-feira, 6 de julho de 2021

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2307, do dia 07 de julho de 2021

 

Está no ar a Edição 2307 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Cerca de 1 milhão de doses da vacina contra gripe estão disponíveis

02 Assembleia assina termo de doação de testes Covid-19

03 RS tem 47% do público prioritário vacinado contra a gripe

04 Vacina trabalhadores dos Correios e de bancos serão prioritários

05 Mastologista explica eventuais nódulos após vacina

06 Não se deve escolher vacina, alertam especialistas

07 Iniciativa quer ampliar número de famílias no setor da psicultura

+ Mais Informações ››››››

InformaçãoJornalística Vem aí a Semana Agro Sicredi

 


A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG promove no período de 12 a 16 de julho a Semana Agro Sicredi. A programação conta com eventos diários online gratuitos, sempre às 19 horas, que trarão informações técnicas e de mercado para que o produtor rural aumente sua produção e garanta mais rentabilidade ao seu negócio.

As atividades foram organizadas com base na realidade do agronegócio da região e as palestras serão ministradas por especialistas reconhecidos no mercado. O assessor de agronegócio da Sicredi Região da Produção, Alcione Kinchtner, destaca que a Semana Agro foi pensada com carinho e dedicação para que pudesse ser algo inspirador aos produtores rurais, seus filhos e familiares.

“Queremos também que os produtores rurais possam participar de forma segmentada, de acordo com sua atividade, para que consigam gerar mais resultado, mais renda e lucro líquido ao seu negócio. O objetivo principal é contribuir para que tenham subsídios para faturar mais e, com isso, reconhecer a Sicredi Região da Produção como uma cooperativa que está aí para ajudá-los a progredir cada vez mais”.

PLANO SAFRA 2021/2022

Além de preparar o produtor para os desafios do dia a dia no campo, a Semana Agro Sicredi também trará orientações para a melhor utilização dos recursos do Plano Safra 2021/2022, recém-lançado pelo Governo Federal.

O Plano Safra é uma solução que garante o crédito necessário para o produtor rural, investir e custear sua produção. Somente na safra 2020/2021, a Sicredi Região da Produção liberou mais de R$ 230 milhões de custeio agrícola. Para 2021/2022, a estimativa é liberar mais de R$ 396 milhões de custeio.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA AGRO SICREDI:

SEGUNDA-FEIRA | 12/07 |19 horas | Hortifrutigrangeiros

· “Hortifruti – produzir alimentos saudáveis com sustentabilidade”

Cleber Zortea, sócio proprietário da Zortea Consultoria Agronômica.

· “Sistema de plantio direto de hortaliças/SPDH”

Paulo Francisco Silva, engenheiro agrônomo, analista de extensão rural da Epagri e coordenador estadual de olericultura no Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira de Santa Catarina.

TERÇA-FEIRA 13/07 | 19 horas| Pecuária de leite e corte

· “Caminhos para o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite do Brasil”

Airton Spies, ex-secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, doutor em economia dos Recursos Naturais pela Univerity Of Queensland, na Austrália, Spies é mestre em Ciências Agrícolas pela Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia.

· “Mercado de carnes”

Luiz Carlos Travi, presidente do Sindicato Rural de Chapecó.

QUARTA-FEIRA 14/07 | 19 horas | Integrados – aves e suínos

· “Integrados como alternativa de diversificação na propriedade rural”

Valdir Sangaletti, assistente técnico regional em sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen/RS.

· “Desafios e oportunidades para os segmentos de aves e suínos”

Janice Zanella, chefe geral da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia/SC.

QUINTA-FEIRA 15/07 | 19 horas | Grãos

· “Gestão econômico-financeira da propriedade e os mercados de soja e milho”

Antonio da Luz, economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

SEXTA-FEIRA 16/07 | 19 horas:

· Os desafios do Agronegócio no Brasil

José Luiz Tejon, referência em Agronegócio, com especializações em Harvard. Comentarista da rádio Eldorado, Estadão Agro on-line, e diversas mídias. Autor e coautor de 35 livros.

COMO PARTICIPAR:

Para participar basta fazer o cadastro na página do evento: https://www.semanaagrosicredi.com.br/. A tr

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS

(54) 3361 5300 Ramal 202

(54) 9 99833199

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras Sicredi Região da Produção RS/SC/MG comemora Dia de Cooperar com iniciativas de voluntariado e solidariedade

 

Todos os anos, o Sistema Sicredi comemora o Dia do Cooperativismo – também conhecido como Dia de Cooperar ou Dia C – com iniciativas e ações de voluntariado e solidariedade, buscando demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

A data é celebrada sempre no 1º sábado de julho, com apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Neste ano, a campanha teve como lema “Vamos juntos transformar desafios em esperança?” e, para participar do movimento, a Sicredi Região da Produção desenvolveu diversas iniciativas nos municípios onde atua.

Em Três Palmeiras, a instituição financeira realizou uma campanha do agasalho durante todo o mês de junho, e fez a entrega das arrecadações no último sábado – Dia C – à Secretaria de Assistência Social, que fará a triagem das peças e dará o seu destino, conforme a necessidade.

Segundo o gerente da agência Sicredi de Três Palmeiras, Rudiberd T. Schmitz, a ação provou, mais uma vez, a força do cooperativismo. “Ações como essa reforçam a preocupação e o compromisso da nossa cooperativa com a comunidade. Esse espírito cooperativista em prol do bem-estar social está presente no DNA das cooperativas, e novamente a solidariedade dos colaboradores e associados está fazendo a diferença na vida de famílias que precisam desse apoio nesse momento”, explicou.

Além dessa ação, os colaboradores da cooperativa também doaram tempo e conhecimento, orientando e entregando à comunidade cartilhas com dicas de prevenção aos golpes e fraudes mais comuns, sobretudo no ambiente digital, visando apoiar a população na sua proteção financeira.

Fonte: Comunicação Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS

(54) 3361 1446 / Ramal 222

sicredi.com.br

+ Mais Informações ››››››

CESURG 05 anos: Cinco ações na busca da excelência em Educação

 

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi destaca cinco ações que estão sendo desenvolvidas para o segundo semestre de 2021.

Dando continuidade ao ensino de qualidade que há 05 anos a instituição vem desenvolvendo em Sarandi e região, o CESURG elaborou cinco ações que serão inseridas na comunidade acadêmica, as quais irão auxiliar no desenvolvimento e conhecimento dos acadêmicos e também de toda a população regional.

As ações são: a constituição da Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento; a efetivação da Coordenação de Pós-Graduação e Extensão, que passa a abrigar e inter-relacionar a Extensão como parte de suas ações junto a sociedade de Sarandi e região; a formação do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP); A construção e entrega do Laboratório de Patologia Animal e da Clínica de Grandes Animais. Cada um desses projetos irá contribuir em muito para o crescimento da instituição em conhecimento e desenvolvimento.

A Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento efetiva a necessidade do CESURG em organizar e potencializar a pesquisa através dos trabalhos acadêmicos, convênios com empresas públicas e privadas, e ações com a sociedade, que promovam o conhecimento por meio da construção científica de desenvolvimento e aplicabilidade destes na vida profissional. Entre os objetivos está a junção da pesquisa em um conceito mais amplo de desenvolvimento dentro do ambiente educacional, além de prestação de serviços à comunidade construindo soluções e conhecimento sólido e continuado. Esta coordenação está sob responsabilidade do docente Paulo Roberto Machado e já está em atividade desde julho de 2021, com 03 novos convênios fechados e em planejamento de execução.

A Coordenação de Pós-Graduação, já estruturada e desenvolvida pelo docente Renan Anderson Oliveira, passa a agregar as ações de Extensão, conectando ainda mais diretamente as diversas ações do CESURG com a comunidade. A Coordenação de Pós-Graduação e Extensão será responsável pelas ações sociais desenvolvidas pelos diversos cursos do CESURG, envolvendo acadêmicos, instituições privadas, públicas, bem como diferentes grupos sociais interessados no desenvolvimento regional.

Já o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), em ação desde junho de 2021, dará suporte ao corpo docente e acadêmico. O objetivo é a excelência na educação, pelo auxílio no desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de ensino-aprendizagem capazes de contribuir para a eficiência na formação profissional. Além disso, o NAP caracteriza-se como um núcleo consultivo e de construção de ações para a área de ensino-aprendizagem, com formação e atuação interdisciplinar que pode se estender à toda a comunidade acadêmica da instituição. O NAP conta com um conjunto de profissionais especializado para o atendimento de alunos, professores e principalmente coordenações dos cursos, quanto a demandas e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas, psicopedagógicos e didático-pedagógicas.

Outra ação que o CESURG vai disponibilizar é uma visita virtual ao Laboratório de Patologia Animal, o qual está com sua obra sendo finalizada e fará parte da estrutura do curso de Medicina Veterinária. Este laboratório será fundamental para estudos e análises das causas de mortes dos animais como necropsias, análises laboratoriais, biópsias entre outros, trazendo grande contribuição a qualidade de ensino do curso, bem como a prestação de serviços para toda a região. Na coordenação do laboratório o CESURG tem o prazer de apresentar o renomado docente, recentemente contratado Sérgio Cunha.

E por último, nesta abordagem de cinco ações de aniversário, o CESURG também disponibilizará a possibilidade de visita virtual à estrutura da futura Clínica de Grandes Animais, que deverá ser entregue à comunidade acadêmica até o início do primeiro semestre de 2022. Estrutura também fundamental ao Curso de Medicina Veterinária, este espaço será uma referência regional em clínica e reprodução dos grandes animais, além de ser um espaço didático para a formação dos acadêmicos também irá servir a toda a população.

As visitas virtuais tem o objetivo de concretizar junto a sociedade o trabalho de uma grande equipe de profissionais, permeado de dedicação, conhecimento e comprometimento, aos quais o CESURG remete sua admiração e agradecimento.

De acordo com a diretora de ensino Juçara Elza Hennerich, o CESURG expressa em suas ações cada vez mais o potencial de referência de ensino “Ao assumir a direção de ensino do CESURG, em março de 2021, duas visões me foram claras, a da excelente equipe de profissionais e da vontade e determinação da direção geral e mantenedores em consolidar a instituição como uma base para o desenvolvimento pelo conhecimento. Vejo esta construção de forma coletiva, em diferentes níveis interligados e retroalimentados, desde a equipe, até os acadêmicos e a sociedade em geral, baseada em elos onde o conhecimento é protagonista do desenvolvimento permeado pelas diferentes áreas e especialidades de nossos cursos”.

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG comemora seus 05 anos de existência com muitas ações já realizadas e a realizar, e aponta como forma de devolução e agradecimento a toda a sociedade pela participação e confiança. Essas cinco ações marcam a continuidade da busca pela excelência e referência na educação.

--

+ Mais Informações ››››››

06 de Julho, Terça - Despertar o prazer de viver

187 - 06 de Julho, Terça - Despertar o prazer de viver
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/