terça-feira, 7 de junho de 2016

CESURG participa de formação de professores em Ronda Alta

Na manhã segunda-feira, dia 06 de junho de 2016, a Secretaria Municipal de Educação de Ronda Alta, em parceria com o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, esteve realizando uma formação para mais de 100 professores de rede pública de ensino, onde o professor Dr. Claudio Alberto dos Santos trabalhou com o tema: "Doenças Emergentes", debatendo com os participantes sobre as principais doenças infectocontagiosas que vêm preocupando a comunidade internacional, como por exemplo, o zika vírus, o ebola e a gripe H1N1.

Na ocasião os professores puderam tirar várias dúvidas em relação ao surgimento e características dessas epidemias, bem como, construir apontamentos sobre como trabalhar com a prevenção de doenças infectocontagiosas dentro do ambiente escolar e familiar.

A atividade realizada faz parte do programa: "CESURG na Comunidade", onde o Centro de Ensino Superior Riograndense se dispõe a trabalhar, de forma gratuita, em parceria com as prefeituras, sindicatos, cooperativas e associações da região, visando contribuir com o fortalecimento da educação e da construção do conhecimento, juntamente com a comunidade regional.
Fonte: Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Dezenas de soldados do Exército se instalam em Rio dos Índios

Cerca de 50 soldados do Exército Brasileiro estarão se instalando a partir desta quarta-feira, (dia 08) no município de Rio dos Índios para desenvolver uma operação especial de combate a criminalidade.
De acordo com o Prefeito Salmo Dias de Oliveira, a ação especial das Forças Armadas no município foi requisitada ao Ministério da Defesa ainda na última viagem feita no mês de maio a Capital Federal. “A expectativa é que neste período seja retomada a sensação de segurança da comunidade rioindiense, que vem sendo alvo de assaltos, furtos e roubos”, relatou.
Os soldados do exército estarão no município de Rio dos Índios por aproximadamente 30 dias fiscalizando veículos, armas, pessoas e combatendo principalmente o contrabando e o descaminho de mercadorias que entram no Rio Grande do Sul pelo Rio Uruguai, através da Barca da Linha Caxambu.
O grupo formado por 50 homens e 8 viaturas ficará instalado na comunidade de Posse dos Linhares.
Fonte: PNNoticias
+ Mais Informações ››››››

Estudantes podem fazer inscrições para o ProUni a partir de hoje

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje (7) e vão até as 23h59 de sexta-feira (10), no site do programa. Ao todo, serão ofertadas 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Neste segundo semestre vão ser oferecidas 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais.

As bolsas estão disponíveis para consulta. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia somados têm 14.410 vagas.

O número de bolsas é 8,1% maior em relação às 116 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. No entanto, é a primeira vez desde 2008 que o número de bolsas parciais supera as bolsas integrais.

O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Para se inscrever na segunda edição de 2016, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

Fonte: EBC
+ Mais Informações ››››››

Festa da Padroeira da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Três Palmeiras

No vídeo a seguir estão os momentos da festa na tarde deste ultimo domingo,  em vídeo e áudio das mesmas, captadas por nossa reportagem na Festa da Padroeira Imaculado Coração de Maria de Três Palmeiras que aconteceu neste domingo dia 05 de Junho de 2016, e teve a cobertura da reportagem da Rádio Comunitária Liberdade e do Ponto de Cultura Liberdade de Expressão, assista até o final para ver tudo oque aconteceu.

+ Mais Informações ››››››

Procissão e Missa da Festa da padroeira Imaculado Coração de Maria

No vídeo a seguir estão os momentos da procissão e missa em vídeo e áudio das mesmas, captadas por nossa reportagem na Festa da Padroeira Imaculado Coração de Maria de Três Palmeiras que aconteceu neste domingo dia 05 de Junho de 2016, e teve a cobertura da reportagem da Rádio Comunitária Liberdade e do Ponto de Cultura Liberdade de Expressão, assista até o final para ver tudo oque aconteceu.
Em breve estaremos postando mais  vídeo aqui no blog, fique ligado.
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1508 de 07-06-2016

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Lançado o Projeto Plantanto Liberdade 02

+ Mais Informações ››››››

Cotrisal inaugura supermercado em Nonoai

A Cotrisal inaugurou seu mais novo supermercado na sexta-feira, dia 03 de junho. A 17ª loja da rede foi aberta no município de Nonoai.

Presidente Walter Vontobel, prefeito municipal de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, vereadora Salete Sperry, padre Evandro Lazaretti, Gerente local, Lério Tedeschi, conselheiros Avelino Zanata e Dilceu Bringhentti descerram a fita inaugural.

Pronunciamento do presidente Walter Vontobel
Momento da bênção pelo padre Evandro Lazaretti


A cerimônia contou com a presença do presidente Walter Vontobel, do prefeito municipal de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, da vereadora, Salete Sperry, do padre Evandro Lazaretti, do Gerente local, Lério Tedeschi, dos conselheiros Avelino Zanata e Dilceu Bringhentti. A inauguração também foi prestigiada por vários órgãos de imprensa local e regional, por representantes de instituições financeiras e entidades do município, além de gerentes e funcionários da Cotrisal, associados, clientes e comunidade local.
“Na semana em que o município de Nonoai comemora seus 57 anos de emancipação político-administrativa e a Cotrisal 44 anos de atuação no município, temos a grata satisfação de presentear a comunidade de Nonoai e região com este investimento, um novo supermercado com a marca da qualidade Cotrisal,” ressaltou Walter Vontobel no início de seu pronunciamento ao destacar a importância do apoio dos 478 associados e líderes de Nonoai. “A reciprocidade por parte da comunidade é muito positiva, em virtude disso estamos investindo novamente no município, pois a Cotrisal procura manter firmes os ideais cooperativistas e a isto se deve o seu crescimento sustentável”, destacou.

Equipe de funcionários no Supermercado Cotrisal Nonoai


Numa área de 2.000 m² o supermercado foi projetado de acordo com a política de excelência que norteia todas as ações e negócios da Cotrisal, sempre com a intenção de servir bem ao público e somar esforços ao desenvolvimento local e regional.
O Supermercado Cotrisal Nonoai conta com uma comunicação visual que facilita a localização dos produtos e promove leveza ao ambiente. O mix de produtos oferecidos ultrapassa os 10 mil itens. Tudo distribuído em seções, como padaria, confeitaria, açougue, hortifrutigranjeiros, adega, depósito de produtos e central de congelados com câmaras frias. Portas automáticas dão acesso ao supermercado. O estacionamento disponibiliza segurança e comodidade aos associados e clientes. O novo supermercado conta com 30 colaboradores, todos treinados para atender os clientes com excelência.
“Num período difícil em que nosso país enfrenta, com muitas empresas fechando portas e demitindo, nós estamos aqui investindo, gerando 30 novos empregos. Acreditamos na força do trabalho, este sim é o nosso grande desafio, trabalhar cada vez mais e é por isso que esses novos postos de trabalho foram abertos, o Supermercado Cotrisal Nonoai conta com 30 funcionários, todos treinados para atender os clientes e associados com excelência e qualidade”, observou o presidente Vontobel.
Este investimento beneficia a todos os envolvidos, seja direta ou indiretamente, criando um círculo virtuoso de crescimento e melhora contínua de qualidade de vida para as pessoas.






















+ Mais Informações ››››››

717 - 07 DE MAIO, TER - UM RITUAL PARA AS REFEIÇÕES

+ Mais Informações ››››››

CESURG Promove palestra na Semana Nacional do Meio Ambiente

Por ocasião da comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente, o CESURG promoveu na noite de quarta-feira - dia 01/06 a PALESTRA: "CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE" proferida pela BiólogaSIMONE CARLA TOMAZI.

Na abertura, o Diretor de Ensino Prof. Aluisio Oliveira contextualizou o evento em razão da necessidade de se reforçar a conscientização e a preservação ambiental, lembrando que no dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data esta estabelecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Com brilhantismo a Bióloga Simone apresentou um panorama da realidade atual, relatando diversas agressões ambientais que nossa região e nosso país tem sofrido. "Se faz necessário tomar consciência de que os desastres ambientais são causados por nós mesmos", comentou a Bióloga.

De forma instigante, a palestrante alertou sobre práticas que todos podemos adotar em nosso dia-a-dia tais como: separar o lixo orgânico do lixo seco, não jogar papel de balas e embalagens nas rodovias, não depositar lixo em local inadequado, preservar a mata ciliar, etc.

Mais ainda, Simone, apresentou imagens impactantes de poluição do Rio que abastece a Cidade de Sarandi, pelo depósito de lixo nas suas margens, destruição da mata ciliar e falta de tratamento de esgoto sanitário, comentando sobre ações do poder público municipal para a educação ambiental das famílias envolvidas.
Ficam os especiais agradecimentos à Bióloga Simone, pela excelente contribuição nesse esforço conjunto em prol da defesa do meio ambiente e aos alunos e professores pela participação no evento.

"O CESURG não se isenta de sua responsabilidade em promover ações dessa natureza em favor das gerações presentes e futuras, na construção da sustentabilidade ambiental", comenta o Diretor de Ensino Prof. Aluisio.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/