terça-feira, 27 de julho de 2021

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2322, do dia 28 de julho de 2021

Está no ar a Edição 2322 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Ao menos oito capitais suspendem 1ª dose por falta de imunizantes

02 Assembleia lança site com conteúdo sobre pós-pandemia

03 Estudo chama atenção para armazenamento de medicamentos em casa

04 Nova onda de frio exige cuidados com a saúde

05 Calculadora gratuita ajuda caminhoneiro a definir preço do frete

06 Projeto dá suporte e visibilidade para ações lideradas por jovens

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CESURG 05 anos: NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico é criado para abraçar demandas de ensino

 


Dentre as suas atribuições, o NAP tem na essência o apoio geral às questões de ensino da instituição.

Com o intuito de suprir e apoiar as demandas de ensino da Faculdade CESURG Sarandi, criou-se o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), no Centro de Ensino Superior Riograndense. O Projeto institucionalizado em alusão aos cinco anos da Instituição de Ensino Superior - CESURG 05 anos, contempla uma das cinco ações na busca da excelência em Educação.

O NAP caracteriza-se como um núcleo consultivo e de construção de ações para a área de ensino-aprendizagem do CESURG Sarandi. Tem formação e atuação interdisciplinar que pode se estender à toda a comunidade acadêmica da Instituição, bem como à sociedade em geral, como destaca a professora Me. Cyntia Castoldi Destri, integrante do núcleo: “Nós temos vários cursos, 10 cursos acontecendo, cada curso com a sua especificidade, mas tem coisas que a coordenação sozinha não consegue pensar, então na verdade, é bem no sentido de um apoio”.

O Núcleo tem por objetivo geral, auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de ensino-aprendizagem, capazes de contribuir para a excelência na formação profissional da Faculdade, sendo formado por um conjunto de profissionais especializados para o atendimento de alunos, professores e, principalmente, coordenações de cursos. Quanto às demandas e desenvolvimento de ferramentas, deixa claro a professora Cyntia; “o NAP vem para auxiliar as demais coordenações, mas também para propor revisões em regulamentos da instituição”.

Para agregar as experiências e setores que envolvem o ensino no CESURG, o NAP foi composto por 4 membros, indicados pelas coordenações de curso e definidos pela direção de ensino e direção geral da instituição. Sendo constituído pela Direção de Ensino, Secretaria Acadêmica, Representação das Coordenações e de Professores, assim, compõe o NAP: o professor Me. Renan Anderson de Oliveira, o professor Me. Paulo Roberto Machado, a Secretária Acadêmica e Procuradora Institucional, Gláucia Debona e a professora Me. Cyntia Castoldi Destri, além da diretora de Ensino, professora Me. Juçara Elza Hennerich.

Nesta formatação atribui-se ao NAP:

· Acompanhar legislação educacional para apoio aos cursos de formação superior da instituição;

· Auxiliar nos processos de análise de documentos educacionais, contribuindo para construção e atualização dos mesmos com efetiva conexão com os processos de ensino-aprendizagem;

· Colaborar, de maneira consultiva, com os Projetos Pedagógicos de Curso, auxiliando na orientação para construção e atualização dos mesmos, esta

consulta deve ter a participação efetiva do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso;

· Orientar para implantação de novos cursos na Instituição de Ensino Superior;

· Atendimento e acolhimento de demandas de discentes e docentes que envolvam questões relacionadas aos objetivos do NAP;

· Construção, análise e desenvolvimento da política de acompanhamento de egressos.

A professora Cyntia cita mais exemplos que foram pautas de umas das primeiras reuniões do NAP; “...algumas demandas já recebidas: retomada/revisão da regulamentação de estágios, da regulamentação da prova de suficiência e prova substitutiva, demandas de discentes no sentido da necessidade em termos uma política de atendimento aos alunos com necessidades especiais e intelectuais”.

O NAP já atende há algumas demandas que estão surgindo, relata a professora Cyntia; “...avalio como positivo o trabalho desenvolvido pelo NAP, pois estamos tendo a oportunidade de avançar nas questões em relação ao ensino e consequentemente a aprendizagem de nossos discentes; aos poucos toda a comunidade acadêmica irá sentir reflexo destas ações. Todos os docentes são convidados a participar e contribuir com este núcleo, pois acreditamos que o diálogo, o estudo e o compartilhamento de ideias, proporcionam avanço na compreensão e pertencimento com o que fazemos”, destaca a educadora.

Todos os coordenadores são convidados para participar com ideias e demandas. O apoio é a essência do NAP e preza por fazer rodas de conversas com alunos, professores e coordenadores. Recordando que, os membros do NAP reúnem-se semanalmente, nas sextas-feiras pela tarde e as demandas são levantadas por meios de comunicação institucional e de forma antecipada.

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27 de Julho, Terça - Ajudar os outros

208 - 27 de Julho, Terça - Ajudar os outros
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