sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Jornal da Liberdade Edição 2057 de 24-08-2018

+ Mais Informações ››››››

1335 - 24 AGOSTO, SEX - PARA ENCONTRAR PAZ INTERIOR

+ Mais Informações ››››››

Polícia Civil participa de Setembro Amarelo na prevenção do suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população

Setembro é o mês da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo, desenvolver estratégias de prevenção eficazes, assim como auxiliar na redução do estigma associado ao suicídio em todos os meses do ano, mas com atenção especial no mês de setembro.


O suicídio é um fenômeno complexo e multidimensional, provocado pela interação de múltiplos fatores: biológicos, psicológicos, socioculturais e ambientais, deixando marcas profundas nos sobreviventes (familiares e pessoas próximas) e na comunidade em geral. O suicídio constitui um grave problema de saúde pública do qual, historicamente, o Rio Grande do Sul vem apresentando os maiores índices de morte por suicídio do país, com uma taxa quase duas vezes maior que a brasileira.

Alinhado às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerando que o fenômeno do suicídio demanda ações multidisciplinares e intersetoriais de enfrentamento, o governo do Estado instituiu o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, do qual a Polícia Civil faz parte, pelo Decreto nº 53.361, de 22 de dezembro de 2016.

O Comitê instituído por este Decreto é composto por representantes, titular e suplente, indicados pelos titulares das secretarias da Saúde, de Comunicação, da Educação, da Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Saúde e Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul.

Compete ao Comitê elaborar a Política Estadual de Promoção da Vida e da Prevenção do Suicídio, articular e conduzir ações de governo visando à implantação das diretrizes e das estratégias de prevenção do suicídio estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, garantir a implantação das Diretrizes Nacionais para a Prevenção do Suicídio instituídas na Portaria nº 1.876, de 14 de agosto de 2006 para a esfera estadual, além de buscar o aperfeiçoamento das ações de vigilância epidemiológica do registro do suicídio e das tentativas de suicídio no Rio Grande do Sul.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sobre total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento podem ser verificadas pelo número 188.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/