sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

RS deverá registrar calor intenso nas comemorações de Natal

RS deverá registrar calor intenso nas comemorações de Natal<br /><b>Crédito: </b> Bernardo Bercht/Especial CP Previsão indica máximas de até 37°C em Porto Alegre no dia 25

RS deverá registrar calor intenso nas comemorações de Natal
Crédito: Bernardo Bercht/Especial CP
As comemorações de fim de ano devem incluir o famoso "calorão" de Natal na próxima semana. Os termômetros já registram mais de 30°C nesta sexta-feira e a tendência de aquecimento deve continuar. Alguma instabilidade deverá ocorrer entre domingo e segunda-feira, mas o sol continua aparecendo e as temperaturas altas serão a marca de terça e quarta.

O tempo seco e quente e a temperatura alta acentuam o risco de fogo em vegetação. As condições atmosféricas ainda criam condições para proliferação de algas no Guaíba, que está com seu nível baixo, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Depois de um fim de semana com predomínio de sol, mas o domingo parcialmente nublado, a Região Metropolitana terá de conviver com máximas bem acima dos 30°C. Na terça, véspera de Natal, as máximas podem alcançar 34°C. Mesmo na hora da ceia para muitos, os termômetros devem marcar 25°C.

No dia 25, a massa de ar quente ganha muita força, num verdadeiro "calorão". São esperadas máximas entre 35°C e 37°C na maioria dos bairros, mas nada próximo dos 40°C registrados no ano passado.

Fonte:
Metsul

 Postado Por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Gaúchos são os que menos casam no País, indica IBGE

Taxa de nupcialidade foi de 4,6 para cada mil habitantes em 2012

Os gaúchos casam menos do que o restante da população brasileira. Segundo as Estatísticas do Registro Civil 2012 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, a taxa de nupcialidade do Rio Grande do Sul é a menor entre os estados: 4,6 para cada mil habitantes. Já a média de casamentos no Brasil é de 6,9 por mil. Um dos motivos seria o aumento das uniões informais.


Brasileiros casam mais tarde

Em 2012, foram registrados 1.041.440 no Brasil, 1,4% a mais que no ano anterior. O analista de informações do IBGE no Estado, Riovaldo Alves de Mesquita, explica que o índice é estável comparado com o ano passado. Porém, se forem considerados os dados da década de 1970, é muito inferior. No período, a taxa ficava em 13 por mil.

Além da tendência da informalidade, as mulheres estão casando mais tarde. A média de idade, há uma década, era de 23 anos. No ano passado, subiu para 25 anos. “As mulheres nas regiões Sul e Sudeste tendem a ser mais velhas do que as do Norte e Nordeste”, salientou. Uma das hipóteses é uma relação o aumento da escolaridade e da presença no mercado de trabalho cada vez maior. “É preciso cruzar os dados, mas é uma possibilidade. Como as mulheres estão mais inseridas no mercado de trabalho e estão estudando mais, adiam a união formal e a maternidade”, explicou. Já para os homens, a média passou de 26 para 28 anos no Brasil.

Fonte: Karina Reif / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Campeonato Municipal de Futsal 2013 de Três Palmeiras

14ª Rodada dia 20 de dezembro de 2013 - Sexta-feira

19:00 horas Final Sub 13
                Street Boys X As Mina Pira

20:00 horas Final Feminino
                 ATPF X União Trespalmeirense

21:00 horas Final Sub 16
                 Borrussia  Dortmund X Linha Nova

22:00 horas Final do Vôlei Misto


15ª Rodada dia 21 de dezembro de 2013 - Sábado

Semi Final Veteranos 

 19:00 horas  JAF School X Tudo Torto
 20:00 horas Scariot Agronegócios X Vira Copo

Semi Final Livre

21:00 horas  Mercado Ecker X Progresso
22:00 horas DJCBF Refugos X Associação Indigena


16ª Rodada dia 28 de dezembro de 2013 - Sábado
Final Livre e Veteranos 

19:00 horas  3° e 4º Veteranos
20:00 horas 3º e 4ª Livre
21:00 horas Final Veteranos
22:00 horas Final Livre

Texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Dieta rica em tomate pode reduzir risco de câncer de mama

Pesquisa demonstrou que alimento interfere nos níveis de hormônio que regula o açúcar e a gordura no organismo

A ciência já havia anunciado que manter uma dieta rica em tomate é uma forma de prevenir o câncer de próstata. Agora, um estudo publicado na revista da Sociedade de Endocrinologia da Clinical Endocrinology & Metabolism também dá um motivo para as mulheres inserirem esse alimento em seu cardápio: o tomate ajuda a proteger do câncer de mama após a menopausa.

O risco de desenvolver câncer de mama aumenta no período pós-menopausa, especialmente por causa do aumento do índice de massa corporal. O estudo mostrou que uma dieta rica em tomates pode ter um efeito positivo no nível de hormônios que regulam o metabolismo da gordura e do açúcar.

— As vantagens de comer tomates e também produtos à base da fruta em grandes quantidades, mesmo que por um curto período, eram claramente evidentes em nossos resultados — disse a autora principal da pesquisa e professora da Rutgers University, Adana Llanos.

Segundo Adana, comer frutas e legumes, que são ricos em nutrientes essenciais, vitaminas, minerais e fitoquímicos como o licopeno, traz benefícios significativos.

— Com base nesses dados, acreditamos que o consumo regular desses alimentos pode prevenir o câncer de mama em uma população em situação de risco — afirma.

A pesquisa examinou os efeitos da dieta em 70 mulheres no período de pós-menopausa. Durante dez semanas, elas comeram produtos com tomate contendo pelo menos 25 miligramas de licopeno por dia. Antes do período de teste, as mulheres foram orientadas a evitar o consumo do tomate por duas semanas.

Quando elas seguiram essa dieta, os seus níveis de adiponectina (hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue e gordura) subiu 9%. O efeito foi um pouco mais forte em mulheres que tinham um índice de massa corporal inferior.

— Os resultados demonstram a importância da prevenção da obesidade. Consumir bastante tomate teve um impacto maior sobre os níveis de hormônios em mulheres que mantiveram um peso saudável — observou Llanos.

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Cientistas conseguem reverter envelhecimento em ratos

Testes com seres humanos podem começar em 2014

Cientistas australianos e norte-americanos conseguiram reverter o envelhecimento muscular em ratos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e esperam poder realizar testes semelhantes com pessoas no fim de 2014, informou nesta sexta-feira a imprensa da Austrália.

A equipe, liderada por David Sinclair, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), que desenvolveu o trabalho na Universidade de Harvard, criou um composto químico que poderá permitir que uma pessoa de 60 anos se sinta como uma de 20.

O produto deu maior energia aos ratos, tonicidade aos músculos, reduziu as inflamações e melhorou significativamente a resistência à insulina.

“Estudo o envelhecimento em nível molecular há quase 20 anos e nunca pensei constatar que o envelhecimento pode ser revertido. Pensava que teria sorte se conseguisse desacelerá-lo um pouco”, disse Sinclair, citado pela cadeia australiana ABC.

De acordo com o cientista, a investigação, publicada na revista Cell, permitiu verificar em ratos velhos, com problemas de saúde relacionados à idade, um retrocesso “em uma semana”.

A pesquisa favoreceu ainda a identificação de uma nova causa do envelhecimento, principalmente dos músculos, que é a comunicação entre os cromossomas do ADN do núcleo da célula e os do ADN das mitocôndrias, responsáveis por fornecer a maior parte da energia necessária à atividade celular. “O que descobrimos é que no processo de envelhecimento esses cromossomas não se comunicam”, informou Sinclair.

Para mudar essa situação, os investigadores usaram uma molécula que elevou nos ratos os níveis de nicotinamida adenina dinucleótido (NAD), que se mantém em níveis altos na idade jovem com dieta adequada e exercícios, mas diminui com o envelhecimento até 50%, como se verificou nos ratos.

Fonte: Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Banda Doce Pecado

Esteve hoje dia 20 de dezembro de 2013, no programa Estação da Manhã. apresentado por Alcione Gondorek, o Diretor de Marketing da Banda Doce Pecado,Anselmo Luis, divulgando o novo trabalho da banda.


Fotos e texto:Elisete Bohrer






+ Mais Informações ››››››

Brasileiros estão casando mais tarde, mostra levantamento do IBGE

 Os brasileiros estão indo cada vez mais tarde para o altar. A idade média dos solteiros na data do casamento, que era 26 anos para os homens, em 2002, subiu para 28 anos, em 2012. Entre as mulheres, no mesmo período, a idade média no dia de núpcias subiu de 23 para 25 anos.
O dado faz parte do levantamento Estatísticas do Registro Civil, divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, 29% das mulheres estão dizendo “sim” entre 25 e 29 anos de idade. Outros 20% das noivas têm de 30 a 34 anos. Mesmo para aquelas mais maduras, entre 35 e 39 anos, o matrimônio continua uma realidade concreta, representando 12,2% do total.  
Se para elas a subida ao altar vai se tornando uma experiência cada vez mais tardia, para eles a idade aumenta ainda mais. Segundo o IBGE, 31,3% dos noivos têm entre 25 e 29 anos de idade e 24,6% trocam alianças entre 30 e 34 anos. Já os quarentões (de 40 a 49 anos) correspondem a 18,2% dos casados. Os números são referentes ao ano de 2012 e mostram forte tendência ao casamento tardio. Na faixa dos quarenta, em 2002, o número de casamentos era de 9,1%.
Outra informação apontada no levantamento mostra que é crescente em todas as regiões do país a proporção de casamentos em que as mulheres são mais velhas. Em 2002, esses casos eram 20,7% do total e passaram para 24% em 2012. Ou seja, em quase um quarto dos casamentos, as mulheres são mais velhas que os homens.
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Vida no Sul Especial Fim de Ano


+ Mais Informações ››››››

Presidente Dilma vai inaugurar nesta sexta a Rodovia do Parque

BR 448 interligará quatro municípios Crédito: Fabiano do AmaralBR 448 interligará quatro municípios

BR 448 interligará quatro municípios
Crédito: Fabiano do Amaral
A presidente Dilma Rousseff inaugura às 10h desta sexta-feira, em Canoas, a BR 448 – a Rodovia do Parque –  uma das principais alternativas, a partir de agora, para desafogar a BR 116, no trecho entre Porto Alegre e o Vale do Sinos. Saindo de Sapucaia do Sul, a nova pista absorverá entre 30% e 40% do tráfego que atualmente circula pela BR 116, segundo estimativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O tráfego será liberado a partir das 12h de sábado.

No total, são 22,3 quilômetros de pista dupla, com três faixas cada, com capacidade de receber cerca de 37,5 mil veículos por dia. Orçada em R$ 824 milhões, em 2008, a construção da rodovia teve custo efetivo de R$ 1 bilhão. De acordo com o governo federal, 149 propriedades foram indenizadas e 599 famílias tiveram de ser reassentadas.
A obra, uma das mais aguardadas por quem mora ou viaja à região Metropolitana, começou a ser construída em setembro de 2009. À época, a previsão de conclusão da obra era abril de 2012, prazo estipulado que não foi cumprido e que acabou sendo adiado para dezembro do mesmo ano.

No prazo definido, novo adiamento. Desta vez, para o fim de 2013. Entre as principais dificuldades que atrasaram os trabalhos estiveram, segundo a construtora e o Dnit, as desapropriações e remoção de famílias em áreas de construção.

Em novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU)chegou a recomendar a paralisação de sete obras, incluindo a pavimentação da BR 448. A decisão foi tomada com base no relatório de consolidação das obras. Conforme o documento, haveria a prática de sobrepreço na rodovia. A recomendação irritou a presidente, que chegou a questionar quem arcaria com os prejuízos da paralisação. No entanto, a obra não foi interrompida.

Novo trecho vai desafogar trânsito
Concebida para desafogar a congestionada rodovia BR 116 e o caótico trânsito da região Metropolitana de Porto Alegre, a BR 448, conhecida como Rodovia do Parque, pretende aliviar a vida de milhares de motoristas que trafegam diariamente em direção à Capital em cerca de 130 mil veículos. Por ser uma via expressa com poucos acessos, será um reforço ao escoamento da produção gaúcha, especialmente para os produtores da Serra e do Vale do Sinos, do Caí e do Paranhana.

Os primeiros passos para a construção da rodovia foram dados em dezembro de 2005, com a aprovação do Plano Nacional de Viação (PNV). Foi incluída no PNV a rodovia de ligação BR 448, subtrecho entre a BR 116 e a BR 290. Nos seus mais de 22 quilômetros de extensão, a BR 448 liga os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre, formando um anel rodoviário que tenta ajudar a região Metropolitana de Porto Alegre, terceiro polo industrial mais importante do país, com cerca de 40% do PIB do Estado, e caminho para escoamento da maior parte da produção do Estado, a deixar para trás os enormes engarrafamentos diários.

Em novembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff disse, em entrevista coletiva, que se tratava de uma estrada emblemática. 'A Rodovia do Parque é emblemática para o meu governo, e não tem nada a ver com eleição. Eu era ministra-chefe da Casa Civil quando nós viabilizamos essa obra, e eu não esqueço o olhar de incredulidade: 'Essa obra não sai'. E ela está saindo, e ela é uma obra difícil. Eu estive aqui, era um areião. E aqui também, ninguém dizia, em 2003, que era possível fazer uma indústria naval. É possível, e ela está lá, gerando emprego e tecnologia', declarou na ocasião.

Planalto montou palanque para Dilma
Um palanque para a solenidade de inauguração da BR 448 foi montado ao lado da ponte estaiada, no trecho final pertencente a Canoas, próximo à entrada da Capital e da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá. Do governo federal, além da presidente Dilma Rousseff, estarão presentes na inauguração os ministros gaúchos Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, além do titular da Pasta dos Transportes, César Augusto Rabello Borges.

Segundo o Dnit, a rodovia estará liberada para o tráfego a partir do meio-dia deste sábado. O trajeto está 100% concluído, entretanto, os acessos ao bairro Mato Grande, em Canoas, e ao parque Assis Brasil, em Esteio, só serão liberados em 2014.

Fonte: Iuri Ramos / Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

RS segue sob domínio do sol e calor nesta sexta-feira

Chuva continua escassa e semana do Natal deverá ter calorão em diversos pontos

O Rio Grande do Sul vai ter, nesta sexta-feira, mais do sol e calor que tem dominado as condições climáticas. Repetindo o padrão que durou toda a semana, as nuvens serão esparsas e a possibilidade de chuva muito isolada, especialmente em horas da tarde e do começo da noite, em poucas cidades do interior.

A massa de ar quente mantém a temperatura em níveis bastante altos e volta a fazer calor na maior parte do território gaúcho, inclusive nas praias. Marcas perto ou acima de 35ºC são esperadas no Centro e no Oeste. Entre domingo e segunda deverá aumentar a chance de chuva de verão isolada.

As mínimas podem chegar a 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, atingem os 36°C em Uruguaiana e região. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.

Os períodos de instabilidade que poderão ocorrer entre domingo e segunda-feira não afastam grande probabilidade de calorão nas comemorações de Natal. Projeções indicam máxima de 37°C em Porto Alegre, no dia 25.

A proximidade do verão agrava os problemas hídricos em vários pontos da América do Sul. A província argentina de Córdoba, uma das mais relevantes produtoras de grãos do país, experimentou chuva volumosa em novembro que amenizou o quadro de escassez hídrica que perdurava por meses, mas a situação ainda é preocupante. Estão mais baixos que nesta mesma época do ano em 2012 os níveis de rios e córregos, e se não bastasse a chuva voltou a diminuir nos últimos dias.

No Uruguai, ainda não existem problemas, mas estes devem aparecer em breve. O governo já contratou um milionário seguro anti-seca para a estatal de energia UTE. O Paraguai, especialmente no Chaco, foi outra área que sofreu recentemente com escassez de chuva e pode ter mais problemas no decorrer deste verão.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/