quinta-feira, 9 de março de 2017

Casa Assombrada em Ronda Alta RS, vídeo viraliza na internet

A história da família que vive momentos de drama em Ronda Alta você já deve conhecer né? Caso não conheça, clique aqui. Mas agora esse fato ganhou proporções tão grandes que vários e vários veículos de comunicação veicularam a noticias e postaram a sua maneira, veja como o site assombrados.com.br tratou do assunto no vídeo abaixo:

 
+ Mais Informações ››››››

32° Carijo: Inscrições iniciam dia 14 de março

Os músicos que têm interesse em concorrer no 32° Carijo da Canção Gaúcha poderão se inscrever a partir do dia 14 de março no site oficial do festival, pelo endereço www.carijo.rs. O prazo final é às 23h59min do dia 16 de abril de 2017. No site é possível encontrar o regulamento e a ficha de inscrição on-line, bem como diversas informações.
Os inscritos pelo site receberão automaticamente pelo e-mail informado o número do protocolo de inscrição, para um processo mais transparente e profissional. Além da possibilidade de realizar as inscrições on-line, os músicos também poderão se inscrever presencialmente, diretamente no Centro Cultural Mozart Pereira Soares ou via correio, postando a documentação necessária no endereço especificado no regulamento.
Na fase local poderão participar compositores, intérpretes e instrumentistas naturais de Palmeira das Missões ou aqui radicados no mínimo há seis meses antes da realização do evento. Para a fase local, a triagem selecionará 10 músicas para serem apresentadas na 1ª Ronda, sendo que destas, quatro serão escolhidas finalistas. Já para a fase geral poderão se inscrever concorrentes de todo o Brasil e de países do Mercosul. Neste caso, a triagem selecionará 18 composições, das quais 12 irão à final.
Após o prazo de inscrição, a comissão julgadora do festival – composta pelos jurados Adans Cezar, Vaine Darde, Carlitos Magallanes, Adão Quintana e Aurélio Moraes – se reunirá para a triagem, quando serão anunciadas as canções concorrentes do 32° Carijo da Canção Gaúcha. O festival, que é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, é um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e acontece de 25 a 28 de maio de 2017, no Parque de Exposições.
ShowsOs shows que animarão o público desta 32ª edição serão, na quinta-feira, dia 25, Luiz Marenco; na sexta-feira, dia 26, Caravana Chamamecera, com Os Fagundes, Helton Saldanha e Alejandro Brittes; no sábado, dia 27, acontece o show baile com o Grupo Rodeio, que promete até cinco horas de apresentação. Já no domingo, dia 28, o público prestigiará o espetáculo do Guri de Uruguaiana, que mistura música, tradicionalismo e humor.
+ Mais Informações ››››››

Preso em Seberi líder de quadrilha que assaltou banco

Foto: Divulgação
A Brigada Militar acaba de informar que foi preso o último integrante da quadrilha que assaltou o Banrisul de Rodeio Bonito em 3 de março. Apontado como líder do grupo, ele foi capturado no fim desta manhã, perto de um motel situado às margens da ERS­587, na linha Nova, em Seberi. As buscas das forças de segurança foram iniciadas no mesmo dia e já duram quase uma semana. Os cinco ladrões fugiram em meio a um matagal em Cristal do Sul após o roubo. Todo o dinheiro subtraído já foi recuperado. Ainda foram apreendidas armas de uso restrito durante as ações. O homem está sendo encaminhado à Delegacia de Rodeio Bonito.

+ Mais Informações ››››››

Programa 078 09-03-2017 CEL São Lucas da Vila Progresso


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1696 de 09-03-2017

+ Mais Informações ››››››

Brique da Liberdade - Vende-se Terreno e 2 casas na barragem

Este espaço está destinado para divulgação de objetos que estão a venda por seus proprietários pelo programa "BRIQUE DA LIBERDADE".

Nota: A ACCLTP não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.

VENDE-SE TERRENO COM DUAS CASAS NA LINHA MOURA EM TRÊS PALMEIRAS, PRÓXIMO A BARRAGEM, SENDO UMA CASA DE ALVENARIA E OUTRA DE DOIS PISOS, SENDO METADE ALVENARIA E METADE MADEIRA.
INTERESSADOS TRATAR COM ANTONIO NO TELEFONE 054 99970 3534
Anúncio vence dia 08-03-2017

Nota: A ACCLTP (Rádio Comunitária Liberdade) não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.
Visite nosso Blog e fique bem informado CLIQUE AQUI 
+ Mais Informações ››››››

Grêmio publica lista da Libertadores com Gastón Fernández com a camisa 10

Gata Fernández usará a camisa 10 na Libertadores | Foto: Luciano Amoretti / Grêmio / CP
O Grêmio divulgou no final da tarde desta quarta-feira a lista de inscritos na Libertadores da América. Sem Douglas, fora dos gramados por seis meses, a camisa 10 será usada pelo argentino Gastón “La Gata” Fernández. O zagueiro Bruno Rodrigo, que teve a contratação anunciada hoje, também está na lista.
Gastón Fernández e Bruno Rodrigo tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diádio (BID) da CBF nesta quarta-feira e estão liberados para estrear pelo Grêmio.
O Tricolor estreia na Libertadores nesta quinta-feira, às 19h30min, diante do Zamora na Venezuela pela primeira rodada do Grupo 8. Ontem, o Guaraní (PAR) bateu o Deportes Iquique (CHI) por 1 a 0 fora de casa na abertura da chave.

Confira os jogadores inscritos pelo Grêmio
Goleiros
Marcelo Grohe
Bruno Grassi
Léo
Dida
Defensores
Edílson
Léo Moura
Leonardo
Marcelo Oliveira
Cortez
Bressan
Geromel
Bruno Rodrigo
Kannemann
Rafael Thyere
Meio-campistas
Michel
Jaílson
Ramiro
Lincoln
Maicon
Arthur
Kaio
Machado
Atacantes
Lucas Barrios
Bolaños
Luan
Pedro Rocha
Fernandinho
Everton
Gastón Fernández

+ Mais Informações ››››››

HORÓSCOPO DE 09-03-2017

+ Mais Informações ››››››

Inter goleia e encaminha classificação na Copa do Brasil

Brenner marcou duas vezes em dois minutos contra o Sampaio Corrêa | Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP
O Inter está com um pé na quarta fase da Copa do Brasil. Mesmo a 4 mil quilômetros de Porto Alegre, os colorados atuaram como se estivessem em casa contra o Sampaio Corrêa. E, sem maiores problemas, golearam a equipe maranhense por 4 a 1, no estádio Castelão, em São Luís.
O Inter volta a enfrentar o Sampaio Corrêa na quarta-feira que vem, no Beira-Rio, podendo perder até por 3 a 0 que ainda assim avança. Antes disso, o Colorado vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude pela sétima rodada do Gauchão.
Muito toque de bola, mas emoções só no fim
Mal os jogadores tinham aquecido e Nico López recebeu a bola na esquerda, invadiu a área e chutou forte, quase abrindo o placar aos 2 minutos de partida. E depois disso, os minutos foram se passando e a bola seguia nos pés de jogadores colorados – ao ponto em que a posse chegou a estar 80% para o Inter, segundo dados do Footstats.
Mas faltava chances. Depois do chute de Nico, o Inter custou para conseguir uma boa conclusão novamente, enquanto trocava passes e criava jogadas, especialmente pela esquerda, com Iago no lugar do lesionado Carlinhos. Vez que outra, o Sampaio – muito mais preocupado em se defender – chegava, mas não sem erro no último passe, o que facilitou as coisas para Danilo.
O primeiro tempo se desenrolou nesta batida meia boca até os 35 minutos, quando D'Alessandro tinha falta para cobrar na intermediária. Era de longe e, em meio a demora, a defesa ficou confusa. Foi o que bastou para o gringo optar pelo toque rasteiro para Nico López, que dominou, fintou e chutou para a defesa de Jean. No rebote, a bola foi nos pés de Paulão, que só completou para o fundo das redes.
Nos segundo seguintes, D'Alessandro quase ampliou depois de pegar na veia um rebote de fora da área. Desta vez Jean segurou firme. Na sequência, Brenner tentou encobrir o goleiro de cabeça, mas não teve sucesso. Depois do gol, o Sampaio chegou a se arriscar, mas sem muito sucesso. Na sua melhor oportunidade, Arthur chutou rasteiro e Danilo segurou firme.
Brenner aparece e Inter goleia
Se Nico perdeu um gol no começo do primeiro tempo, no início do segundo ele não perdoou. Após lançamento de D'Alessandro, o zagueiro não conseguiu o corte e o uruguaio ficou cara a cara com o goleiro. Foi só fintar e rolar para o gol, aos 4. Em seguida, quase um repeteco: de D'Ale para Nico, Nico para o gol, mas desta vez teve um zagueiro que conseguiu cortar quando Jean já estava vencido. No rebote, Dourado mandou rente ao ângulo.
Em considerável desvantagem, os donos da casa tentaram se aventurar depois do gol. E não muuito depois voltaram à partida cavando uma falta na meia-lua colorada. Falta que Daniel Barros, que entrara no intervalo, bateu no contrapé de Danilo e descontou.
Só que o Inter tem Brenner. E Brenner vive grande fase. Em dois minutos, ele resolveu um jogo que poderia ganhar contornos complicados. Aos 18, Brenner apareceu onde um centroavante deveria estar depois de um escanteio em que D'Ale cobrou aberto e Paulão tocou para frente. O camisa 33 desviou na pequena área e saiu para o abraço. O jogo mal tinha voltado e, em jogada de ataque do Inter, Alemão cruzou rasteiro e Brenner, entre dois zagueiros, desviou e transformou a vitória em goleada.
Soberano, o Inter não tomou mais conhecimento do Sampaio Corrêa, levando trabalho para Jean. Aos 29, o goleiro teve que buscar no ângulo um chute de Seijas. No minuto seguinte, ele salvou com um tapa a conclusão de Nico na pequena área. Quando não alcançou, contou com a sorte, como aos 32, quando D'Alessandro quase fez um golaço de falta.

+ Mais Informações ››››››

Deputados cobram que governo disponibilize números da Previdência para avaliar reforma

Informações dos cálculos atuariais permitirão avaliar se recursos são suficientes para pagar benefícios | Foto: Billy Boss / Câmara dos Deputados / CP
Deputados que integram a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma Previdência, cobraram nesta quarta-feira que o governo envie os cálculos atuariais sobre o sistema. As informações permitirão aos parlamentares avaliar se os recursos arrecadados atualmente são suficientes ou não para o pagamento de benefícios e pensões.
O secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, havia prometido disponibilizar as informações quando esteve na comissão, no dia 15 de fevereiro. Deputados de oposição chegaram a impetrar um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da tramitação da proposta pela ausência de estudos atuariais. Entretanto, na ocasião, o ministro do STF Celso de Mello deu ao governo prazo de dez dias para apresentar explicações.
Nesta quarta, durante audiência pública da comissão, os parlamentares Major Olímpio (Solidariedade-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Alessandro Molon (Rede-RJ) voltaram a cobrar os números. Os três são contrários à proposta de reforma do governo. “É desrespeitoso nós ficarmos brincando que estamos aperfeiçoando um projeto”, afirmou o Major Olímpio. Arnaldo Faria de Sá disse que as informações são “decisivas” para o debate e deveriam ter acompanhado a proposta enviada à Câmara dos Deputados. Molon reiterou o pedido pelos dados. “Essa questão é séria. Estamos pedindo desde o início os modelos atuariais”, declarou.
O presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-RS), comprometeu-se a cobrar os dados de Caetano. O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirmou que conversou com o secretário da Previdência e que os dados serão encaminhados na semana que vem. “Quero comunicar à mesa que toda a informação pedida está sendo elaborada. Conversei com o Marcelo e deve ser entregue na próxima semana. E, se for preciso, ele está absolutamente disponível para vir aqui conversar”, disse o deputado.

+ Mais Informações ››››››

Água de lago australiano se tinge de rosa

Fenômeno foi provocado pelo alto nível de sal e temperaturas elevadas | Foto: Handout / Parks Victoria / AFP / CP
A água de um lago australiano se tingiu de rosa, um fenômeno natural causado pelo alto nível de sal e pelas altas temperaturas, anunciaram nesta quinta-feira seus responsáveis. "O rosa brilhante aparece em quase todos os verões e é provocado por uma planta unicelular conhecida como Dunalliela que reage aos níveis extremos de sal no lago", disse Mark Norman, diretor científico da Parks
Victoria, a entidade que administra os parques do estado de Victoria. "É um fenômeno totalmente natural, embora muitas vezes nos digam que parece um acidente industrial com tinta rosa", acrescentou. O lago, situado no parque Westgate, nos arredores de Melbourne, atrai mais de 140 espécies de pássaros e nos últimos dias muitos turistas, que são proibidos de tocar a água rosa para evitar a coceira causada pelo sal.

+ Mais Informações ››››››

Meteorologia alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul

Meteorologia alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul | Foto: MetSul / Facebook / Reprodução / CP
A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira à medida que um sistema frontal avança do Uruguai e da Argentina para o Estado. O risco é de chuva generalizada e de temporais na maioria das regiões até o final do dia. Há possibilidade ainda de granizo e de vento forte com rajadas superiores a 100 km/h.
Os temporais atingem inicialmente o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente para as demais áreas do Rio Grande do Sul entre o meio da tarde e a noite. Modelos numéricos projetam que a instabilidade alcançaria a área de Porto Alegre entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira. Alguns dos dados sugerem que a frente pode chegar com instabilidade forte na área da Capital e da região Metropolitana, onde o dia será bastante quente, com máximas de até 36ºC, o que será um fator agravante para o cenário de tempo severo.
Conforme a MetSul, como são fenômenos severos localizados, não é possível precisar várias horas antes quais as localidades que podem ser mais atingidas. Simulações computadorizadas sinalizam a possibilidade de formações em arco (bow echo) que costumam provocar vento intenso.
A MetSul alerta ainda para a probabilidade de altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre esta quinta e domingo. Serão dois episódios de forte instabilidade. O primeiro de hoje para amanhã e o segundo no domingo. Na soma dos dois eventos, pontos do Estado poderão ter de 100 mm a 200 mm de precipitação, particularmente no Oeste e no Sul.
Previsão do tempo
Amanhã o tempo melhora cedo na maior parte do Estado no decorrer do dia, mas na Metade Norte ainda chove. O segundo evento com chuva forte no Estado se concentrará no domingo, apesar da ocorrência de chuva já entre a tarde e a noite de sábado em alguns locais.
Uma frente fria impulsionada por massa de ar frio avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil. Por isso, o domingo também tem risco de temporais no território gaúcho. Já na segunda, com ar seco e mais frio, o sol voltará a predominar no Rio Grande do Sul.

+ Mais Informações ››››››

Vereadores se desculpam após briga que teve até fratura de nariz no RS

Vereador teve fraturas no nariz após troca de socos em briga na Câmara de Rio Grande (Foto: Fábio Dutra/Jornal Agora)
Os vereadores que protagonizaram uma briga dentro do prédio da Câmara de Rio Grande, no Sul do estado, não pretendem levar o caso adiante. A informação foi repassada pelo presidente do Legislativo, Charles Saraiva (PMDB), em entrevista coletiva nesta quarta-feira (8).
O parlamentar disse que ambos já pediram desculpas pelo incidente, e que ficaram de se manifestar na sessão de segunda-feira (13).
De acordo com o regimento interno da Câmara, a presidência pode dar início ao processo de cassação de mandato caso alguma das partes pedir a abertura do processo disciplinar.
Outra forma é se qualquer cidadão apresentar queixa no Legislativo. Cada vereador em Rio Grande recebe, por mês, R$ 11.209,00.
Na terça-feira (7), os vereadores discutiram durante uma reunião na sala da presidência. André Batatinha (PSB) atingiu o vereador João da Barra (PRB) no rosto. O motivo da discussão não foi divulgado.
O parlamentar atingido foi encaminhado ao Hospital Santa Casa e teve duas fraturas no nariz. Ele teve alta no mesmo dia, por volta das 19h. Se recupera em casa, e não quis gravar entrevista. O vereador Batatinha não foi encontrado pela reportagem.

Fonte:G1RS
+ Mais Informações ››››››

Em assembleia, professores aprovam greve por tempo indeterminado no RS

Após assembleia, professores seguiram em
caminhada (Foto: Guacira Merlin/RBS TV)
Em assembleia geral na tarde desta quarta-feira (8), professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 15. A mobilização, conforme o Cpers, sindicado da categoria, está alinhada à paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
A assembleia ocorreu no ginásio Gigantinho, na Zona Sul de Porto Alegre. A greve já havia sido aprovada pelo conselho do sindicato, que levou o tema para votação nesta quarta. A maioria optou pela mobilização.
Entre as reivindicações da categoria, está o cumprimento da lei do piso salarial nacional, o pagamento integral do 13º salário e reajuste de salário. Os educadores também são contra as reformas da previdência, trabalhista e do ensino médio.
Após a definição da adesão à paralisação nacional, os professores deixaram o ginásio Gigantinho em caminhada rumo à Esquina Democrática, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas, no Centro da capital. A manifestação iniciou pela Avenida Padre Cacique, bloqueando parcialmente o trânsito na região.

NOTA OFICIAL
"Sobre a informação divulgada pelo Cpers Sindicato, após ato de um grupo de sindicalistas que decidiu deflagrar greve a partir do dia 15 de março, a Secretaria da Educação torna público o seguinte posicionamento:

1 - A medida é inoportuna, visto que o ano letivo de 2017 se iniciou nesta segunda-feira (6) e a greve afetará diretamente a comunidade escolar, especialmente os mais de 900 mil estudantes.

2 - O país enfrenta uma recessão econômica sem precedentes, o que impacta diretamente o Rio Grande do Sul, que atravessa a maior crise econômica de sua história. No entanto, o Governo do Estado pagou o completivo do piso do magistério referente ao período de 2015 a 2017, impactando R$ 200 milhões/ano nos cofres públicos. Isso para que nenhum professor tivesse remuneração inferior ao piso nacional.

3 - Nos últimos meses de 2016, o Governo do Estado fez outro esforço para pagar a alteração de nível dos professores, resultando no aumento de R$ 25 milhões/ano na folha de pagamento do funcionalismo.

4 - A Secretaria da Educação confia que os nossos professores estaduais permanecerão em sala de aula, em respeito aos alunos e à comunidade escolar."

Fonte:G1RS
+ Mais Informações ››››››

Médicos suspeitos de cobrarem por partos no SUS são soltos no RS

Médico faz cobrança ilegal de procedimento ilegal
em vídeo gravado pela PF (Foto: Reprodução/PF)
Os dois médicos que foram presos pela Polícia Federal na segunda-feira (6) em Itaqui, na Fronteira Oeste, suspeitos de cobrarem por procedimentos médicos cobertos pelo Sistema Ùnico de Saúde (SUS) deixaram a Penitenciária Modulada de Uruguaiana, na quarta-feira (8).
Os médicos Alfonso Aquim Vargas e José Solano Barreto de Oliveira pagaram cada um, uma fiança de R$ 60 mil, e devem se apresentar ao judiciário a cada dois meses, no período em que respondem ao processo em liberdade. Foi determinado ainda pela Justiça Federal a suspensão temporária do registro de cada um deles junto ao Conselho Regional de Medicina.
Conforme investigação da PF, os dois são suspeitos de cobrar pela realização de cirurgias cesáreas e outros procedimentos. As mulheres dizem que eram induzidas a pagar, e quem não tinha condições de arcar com as cobranças de até R$ 1,8 mil ficava em trabalho de parto por dias. Conforme a polícia, existem relatos de sequelas e até uma morte de criança por conta da demora no nascimento.
De acordo com a investigação, o esquema, que envolveu ainda a secretária de um dos médicos e um anestesista, teria movimentado mais de R$ 1 milhão.

Fonte:G1RS
+ Mais Informações ››››››

Criança perde os braços em acidente com máquina de transporte de ração

No final da tarde desta terça feira, 07, uma criança de dois anos sofreu um grave acidente em uma propriedade rural no município de Pinheiro Preto.
Por volta das 18h20, o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará foi acionado para atender uma ocorrência pré-hospitalar na linha túnel. O menino de 2 anos estava brincando na fábrica de ração da propriedade onde o pai, Edimar Pereira Chaves, trabalha, e teve seus dois braços amputados. De acordo com as informações do COBOM de Tangará, enquanto o pai trabalhava, o menino estava próximo à rosca transportadora de ração, popularmente conhecida por “chupim”, quando tropeçou em um monte de ração, que seria posto no silo, e caiu com os dois braços dentro do equipamento.
A criança teve os membros arrancados. Quando os bombeiros do COBOM de Tangará chegaram ao local, através de soldado Sauer e pela BCP Lourdes, o menino já havia sido carregado e levado pelos familiares até o Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira. Os braços foram levados para que a cirurgia de reimplante pudesse ser realizada. Edimar, pai da criança, estava em estado de choque e sua pressão arterial estava alterada no momento em que o COBOM o atendeu.
O Hospital informou que não poderia passar informações sobre o quadro clínico da criança que continua internada. 

Informações Rádio Vitória
+ Mais Informações ››››››

Localizado corpo de jovem desaparecido nas águas do rio Uruguai

Foto: Ilustração
Foi localizado o corpo do jovem argentino desaparecido no rio Uruguai desde o início da noite de segunda-feira, 6, em Crissiumal. O caso aconteceu, por volta das 20h, na Barra do Lajeado Grande, no interior do município.
Buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Três Passos durante o dia de terça-feira, 7, mas o corpo não foi localizado. Na manhã desta quarta-feira, 8, populares encontraram a vítima boiando no rio. O jovem, de 23 anos, era natural de El Soberbio.

Fonte:TPNews
+ Mais Informações ››››››

Maquiagem em contas reduz atendimentos em saúde no Estado

Prática provocou queda de 5,43 milhões de procedimentos em 2016. Foto: Reprodução
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) entregou nesta segunda-feira (6), ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Marco Peixoto, alerta para o impacto do descumprimento da Emenda Constitucional (EC) 29, que manda o governo estadual aplicar, pelo menos, 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), que atingem a população em geral. Somente em 2016, o governo de José Ivo Sartori (PMDB) registra queda de 5,43 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, comparados com a produção de 2014. No mesmo período, foram fechados 595 leitos do SUS.
Sucessivos governos lançam gastos que não são considerados ASPS, maquiando a prestação de contas e gerando graves prejuízos à população que depende do SUS. Entre as despesas lançadas irregularmente estão, por exemplo, pensões e gastos com inativos e despesas com pessoal que não estão ligados à saúde pública. No ofício entregue a Peixoto, o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, denuncia que o menor volume de atendimentos, efeito da ilegalidade, se repete e está nos demonstrativos dos exercícios de 2013 a 2015, já examinados pelo órgão.
“Essa maquiagem na aplicação de recursos leva ao caos e, lamentavelmente, já virou regra na destinação de recursos para os serviços de saúde oferecidos no Rio Grande do Sul. Isso precisa acabar”, reage Argollo. Ao analisar a redução de atendimentos com base em dados oficiais da Secretaria Estadual da Saúde, o Sindicato mostra que houve redução de 10,6 milhões de procedimentos clínicos (principalmente consultas médicas e outros profissionais com nível superior), um dos itens que compõem os atendimentos ambulatoriais. Nos hospitais que atendem SUS, foram 34,5 mil procedimentos clínicos e 25,4 mil cirurgias a menos em 2016 frente a 2014.
Os cortes também haviam ocorrido em 2015 frente a 2014 (4,2 milhões de atendimentos a menos – 4,16 milhões ambulatoriais e 4,5 mil hospitalares) e se repetiram no ano passado em relação a 2015 (1,26 milhão atendimentos a menos – 1,2 milhão ambulatoriais e 55,3 mil hospitalares).
No primeiro ano de Sartori, a prestação de contas analisada pelo TCE apontou 12,2% da RLIT, mas os valores que são ASPS significaram apenas 8,84% dos gastos. Esta diferença de quase quatro pontos percentuais foi advertida pelo Ministério Público de Contas (MPC). Com isso, em vez de aplicar R$ 3,2 bilhões, o valor despenca para R$ 2,3 bilhões, quase R$ 900 milhões a menos. A diferença exata é de R$ 897 milhões em 2015 (28% do total declarado).
O SIMERS afirma que o montante que deixou de ser gasto em ações e serviços públicos de saúde seria suficiente para manter em funcionamento, por um ano, 80 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e evitar o fechamento de 595 leitos, que foi o total subtraído do SUS em 2015 e 2016, frente a 2014, média 298 leitos fechados por ano. Se fosse considerar apenas o mínimo de 12%, o valor seria um pouco menor, de R$ 829,2 milhões que não chegaram à população na forma de atendimentos ambulatoriais e hospitalares.
Argollo exige que o TCE-RS não tolere mais que “a maquiagem dos números”, que “gera danos irreversíveis a pacientes e ao sistema de saúde, que perde muito da capacidade de resolução e alcance”. O presidente do SIMERS solicitou que os conselheiros reprovem as contas de 2016 de José Ivo Sartori, caso sejam lançadas como ASPS contribuição patronal do IPE-Saúde, cobertura de déficit de pensões e inativos e despesas com pessoal de outras unidades administrativas. “Há alta probabilidade que ocorra novamente, já que o próprio governo prestou contas em fevereiro mostrando que reduziu o percentual de gastos com saúde, ficando um pouco acima dos 12%”, reforça o dirigente médico.
O SIMERS adverte que ao descumprir a EC 29, que determina o mínimo a ser gasto em ações de saúde, o governador fere o artigo 154 da Constituição Estadual, que veda a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma dotação para outra ou de um órgão para outro sem prévia autorização legislativa. Sartori pode ser enquadrado em crime de responsabilidade contra a lei orçamentária, previsto na Lei federal 1.079, de 1950, com pena de eerda do cargo e inabilitação até 5 anos, para o exercício de qualquer função pública.

SIMERS
+ Mais Informações ››››››

Polícia continua cerco contra bandidos que assaltaram Bancos em Fontoura Xavier


A primeira noite após a ação de criminosos que assaltaram simultaneamente duas agências bancárias em Fontoura Xavier foi de cerco fechado na região. Equipes especiais da Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos seguiram durante toda a noite nas buscas aos criminosos, que acredita-se estarem escondidos na região, já que praticamente todas as rotas de fuga estão cobertas.
Um helicóptero está auxiliando na operação, mas até agora somente duas mulheres foram capturadas, usando coletes balísticos, suspeitas de darem apoio aos bandidos.

+ Mais Informações ››››››

914 - 09 DE MARÇO, QUI - A AMBIÇÃO POR RECONHECIMENTO

+ Mais Informações ››››››

Criminosos roubam gado e deixam vítima amarrada durante a madrugada em Chapecó

Uma propriedade rural foi roubada e a vítima foi amarrada pelos criminosos na madrugada desta quarta-feira (08), por volta das 01h, na linha Vila Nova no interior de Chapecó.

De acordo com informações apuradas, o homem foi surpreendido pelos criminosos que chegaram no local durante a madrugada e anunciaram o crime. Eles que estavam encapuzados durante a ação, amarram a vítima e roubaram bovinos da propriedade.

A vítima que ficou amarrada da 01h até por volta das 07h40, não sofreu ferimentos. Os criminosos  após realizarem o roubo, fugiram em direção ao Rio Grande do Sul.

A Polícia Militar foi acionada e foi até o local realizar o registro da ocorrência. As unidades de Polícia de Planalto Alegre e também Caxambu foram informadas para verificação se os criminosos trafegaram pelas cidades.
+ Mais Informações ››››››

Duas mulheres são detidas suspeitas de colaborarem com assalto em Fontoura Xavier

Duas mulheres foram detidas pela Brigada Militar de Arvorezinha, suspeitas de terem colaborado com o assalto ocorrido em Fontoura Xavier. Elas estavam em um Citroen Xsara, com placa de Farroupilha/RS e foram levadas na tarde desta quarta-feira (8) para Delegacia de Arvorezinha para prestar depoimento.

Conforme informações, ambas estavam com coletes a prova de bala e armas e a suspeita é que poderiam ter prestado apoio aos assaltantes. Em depoimento, as duas mulheres afirmam que estariam indo para um parque.

Elas deverão ser encaminhadas para Soledade onde deve ser feito o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

As autoridades policiais seguem o trabalho de busca aos homens que realizaram o assalto ao Banco do Brasil e Banrisul. Policiais do POE do CRPO Vale do Taquari, BOE CRPO Planalto, Policia Civil e Brigada Militar estão mobilizados, inclusive, com apoio de um helicóptero da Polícia Civil. Cercos policiais estão sendo montados com o intuito de impedir a fuga dos criminosos.

As informações são do Clic Soledade.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!