segunda-feira, 25 de junho de 2012

REUNIÃO DO CONSELHO AGROPECUÁRIO MUNICIPAL

Foi realizada nesta segunda-feira, 25 de junho, na parte da tarde, nas dependências do Centro de Eventos de Três Palmeiras, reunião do Conselho Agropecuário Municipal. Nesta ocasião foi discutido exclusivamente sobre o Projeto Seca do Governo Federal, que dá aos agricultores que se enquadram nos critérios do programa uma ajuda de R$ 400,00, a fundo perdido, ou seja, não precisará ser devolvido. Este programa tem o objetivo de amenizar as perdas contabilizadas pelos agricultores familiares com a estiagem. Mais informações serão divulgadas posteriormente.
+ Mais Informações ››››››

MPA realizou a I Mostra Musical em Ametista do Sul

No ultimo sábado, dia 23 de junho, aconteceu em Ametista do Sul a Mostra Musical, evento organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Escola São Gabriel de Ametista do Sul. O evento contou com diversas atrações, com destaque para a gravação do programa Vida no Sul da TV Aparecida.

Durante todo o sábado aconteceu o evento que integrou a juventude, 3° idade, agricultores e pessoas em geral que se identificam com o MPA. Dentre as atrações, aconteceu feira de produtos e artigos, bem como houve também encontro de jovens.

O Programa Vida no Sul que é produzido pelo Instituto Cultural Padre Josimo, foi gravado durante todo o sábado. Atualmente o programa esta sendo apresentado pelo artista Antônio Gringo. 

Segundo o cantor e compositor rodeiense e agora apresentador Antônio Gringo o programa Vida no Sul tem por objetivo divulgar a boa musica, mostrando a tradição e cultura do Rio Grande do Sul. O programa gravado em Ametista do Sul será reproduzido na TV Aparecida no sábado dia 28 de Julho as 22h00min e é reprisado na segunda feira as 22:30.

Debora Varoli, coordenadora do MPA e coordenadora do evento destacou que esse foi o momento de valorização da cultura camponesa, mostrando o que o campo tem de bom. 

Foi realizado também shows com a banda KN, com o grupo Zamba Ben, grupo fandangaço e com o próprio Antonio Gringo. Além de talentos da nossa região que se apresentaram para a gravação do programa. 
+ Mais Informações ››››››

Diocese de Frederico Westphalen comemora 50 anos

Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen (RS), e o povo de suas paróquias celebrarão no ultimo domingo, 24 de junho, o jubileu de ouro da  Diocese , na Praça da Matriz, em frente à Catedral Diocesana.
A programação, teve inicio as 14h00min, e contou com apresentações artísticas do CTG Rodeio da Querência, que apresentou uma coreografia dedicada aos Beatos Manuel e Adílio.  O Coral da Uri  de Frederico Westphalen entou o Hino do Sínodo Diocesano e do Cinquentenário da Diocese.
A Santa Missa que começou às 15h foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller, contando com a participação dos padres da Diocese e alguns bispos, como Dom Zeno Hastenteufel, que foi o 3º Bispo da Diocese.
Mais de 2.000 pessoas se fizeram presentes naquele momento liturgico e festivo, vindos de todas as cidades que compoem a Diocese de Frederico Westphalen, além de delegações e autoridades civis e religiosas de varias regiões. do Brasil.
O referido evento contou também com a transmissão ao vivo das emissoras de rádio da diocese e pela TV Schoenstatt pelo portal http://www.tvschoenstatt.org que teve o acesso durante as tranmissões de mais de 20.000 internautas.
Após Celebração Eucarística houve um momento de descerramento da Placa Comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Frederico Westphalen e foi concedida a Bênção Apostólica, recebida de Sua Santidade o Papa Bento XVI. O Bispo Diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, agradeceu a todos os diocesanos e visitantes que vieram celebrar junto ao povo desta diocese esse momento de ação de graças.
+ Mais Informações ››››››

Invenção brasileira, ‘lâmpada de garrafa pet’ é usada na África e na Ásia

Foi em 2001, com a notícia do risco de um apagão, que o mecânico mineiro Alfredo Moser teve a ideia: usar garrafas pet cheias d’água para iluminar cômodos escuros durante o dia, sem usar energia elétrica.
Cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre entre 40 e 60 watts.
Simples e barata, a ideia ultrapassou os limites de Uberaba, cidade onde foi inventada,  e ganhou o mundo, chegando à África e à Ásia. A ONU estima que um quinto da população mundial ainda viva sem eletricidade.
Como surgiu – Em 1975,  Moser trabalhava como mecânico em uma empresa de telecomunicações em Brasília e ficou assustado com a notícia da queda de um avião.
“A gente ficava se questionando se acontecesse com a gente, como daríamos sinal para o resgate. Nosso chefe, na época, disse para colocar água num vidro e colocar na direção do sol. O calor colocaria fogo no capim, fazendo sinal”, relembrou.
Com essa “lente improvisada” na cabeça, o mecânico teve a chance de usar a dica na prática, mais de duas décadas depois, quando surgiu o risco de um apagão no Brasil.
“Fiquei apavorado com aquela notícia. Daí resolvi usar minha ideia, mas com garrafas de plástico. Adicionei água limpa, duas tampinhas de água sanitária, peguei um pedaço de filme de máquina fotográfica para proteger a tampinha da garrafa do sol, coloquei no telhado, e pronto”, disse.
Segundo o inventor, as lâmpadas são ideais para serem usadas durante o dia nos cômodos menos iluminados. “Em um corredor que é escuro ou um banheiro, nem precisa acender a luz. Acende e apaga sozinha”, disse.
Os vizinhos adotaram a ideia também. Até um supermercado do bairro usa garrafas plásticas para iluminar o ambiente. Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa gera economia para o usuário.
Fronteiras – A ideia de Moser foi adotada pela MyShelter Foundation, que ainda este ano pretende chegar à marca de 1 milhão das lâmpadas de Moser instaladas nas Filipinas. Somente na capital daquele país, Manila, a organização estima que haja 3 milhões de casas sem energia elétrica.
Por depender da luz solar, o dispositivo não ilumina à noite. Mas para famílias pobres, das quais muitas vivem em favelas em que um barraco está grudado em outro, sem janelas, ter mais luz durante o dia já é de grande ajuda.
Outro lugar distante onde a invenção de Moser está servindo para iluminar casas de famílias carentes é Nairóbi, no Quênia. Em Korogocho, uma região de favela, uma organização está instalando as garrafas desde o ano passado.
Foi um morador dessa área, o jovem Matayo Korogocho, quem viu no YouTube um vídeo que mostra a invenção do mecânico mineiro. Ele cresceu numa casa em que não havia dinheiro sequer para comprar querosene para iluminação.
Novo modelo – Apesar de não ter o apoio que queria – Alfredo Moser disse que já procurou órgãos públicos e privados para investir na ideia das garrafas pet – o mecânico afirmou que está aperfeiçoando o projeto. “Vou melhorar a lâmpada para clarear ainda mais e para ter condições de colocar na laje, no forro”, explica.
O objetivo de Alfredo é ajudar principalmente as pessoas que não têm condições de pagar pela energia. “O pessoal está precisando de luz. Meu ganho é pouco, não posso cobrar muito porque é gente carente e faço um preço bom também para ajudar. Mas a manutenção é barata, não gasta fio de luz e você vai tê-la para o resto da vida. No meu galpão, as lâmpadas estão há mais de 10 anos e nunca troquei água de nenhuma”, conta. (Fonte: G1)
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/