segunda-feira, 14 de abril de 2014

Eclipse lunar poderá ser visto a partir das 3h da madrugada desta terça

Satélite ficará avermelhado, na sombra da Terra em relação ao Sol. 
Último eclipse total da Lua foi registrado em dezembro de 2011

Na madrugada desta terça-feira (15), se as condições meteorológicas permitirem, será possível observar no Brasil e em todo o continente americano um eclipse lunar, quando a Lua ficará na sombra da Terra em relação ao Sol e ganhará um tom avermelhado, razão pela qual o fenômeno é chamado de "Lua de sangue". No Brasil, esse eclipse total poderá ser visto a partir das 3h da manhã e deve durar 78 minutos. O ponto alto deve acontecer a partir das 4h46 (horário de Brasília), e a visão será melhor nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Este será o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro. Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol (um em abril e outro em outubro).
A agência espacial americana (Nasa) explicou que o eclipse desta terça-feira começará quando a região periférica da Lua ingressar no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre – algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da
Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) – visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua – visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol – visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia
Fonte:G1
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras – Chuva Danifica Estradas no Interior do Município

A forte chuva  que atingiu Três Palmeiras na madrugada de sábado causou muitos estragos principalmente nas estradas do interior do município. A chuva danificou pontes redes de agua  algumas lavouras e alagou casas, segundo o prefeito municipal Silvanio Antônio Dias em entrevista a Radio Comunitária Liberdade fm no ultimo sábado, o município cancelou as aulas no dia de hoje devido as más condições das estradas onde o transporte escolar tem que passar. em Três Palmeiras não ouve registro de feridos.





 










 Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Estado registra primeiras temperaturas negativas do ano

Em Vacaria termômetros marcaram -0,3ºC

O Rio Grande do Sul registrou nesta segunda-feira as primeiras temperaturas negativas do ano. Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, os termômetros marcaram -0,3ºC, segundo a MetSul Meteorologia.

Também ocorreram marcas negativas no estado vizinho de Santa Catarina. Em Urupema fez -2,1°C; em Bom Jardim da Serra, -0,7°C; e  em São Joaquim, -0,5°C. No Paraná, a mínima foi de 3,8ºC em Palmas.

Em Porto Alegre, a mínima foi registrada na estação do Sistema Metroclima da Lomba do Pinheiro: 10,5ºC. Apesar do frio, o sol predomina no território gaúcho.
Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 14 de abril de 2014

Apresentado por:Alcione Gondorek


Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras decreta situação de emergência

Devido ao temporal do último sábado, dia 12 de abril, o prefeito Silvanio Antonio Dias decretou  situação de emergência no município , as chuvas fortes causaram danos nas estradas do interior, famílias ficaram isoladas, danos foram registrados nas lavouras, as aulas foram suspensas  no dia de hoje, sem previsão de retorno.
Em entrevista, hoje pela parte da manhã,ao programa Estação da Manhã ,o prefeito Silvanio Antonio Dias, relatou a situação  do município para a comunidade, confira a entrevista completa em áudio:




Fotos:Alcione Gondorek
Por:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Programa Minutos da Educação


No dia, 14 de abril, no programa Minutos da Educação, recebemos a presença da Diretora da Creche Municipal Pingo de Gente, Andréia Cremonini, confira em áudio o programa:


Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Assembleia Pública Municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã

No dia 16 de abril, às 14 horas no Centro Municipal de Eventos  acontece Assembleia Pública Municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã,  a comunidade trespalmeirense  vai escolher  entre as 10 demandas, que estão para serem votadas, as mais importantes  para o município.
Essa atividade é uma das etapas do programa que ainda vai  incluir fóruns regionais e votação das prioridades que serão abertas a todos os eleitores gaúcho nos dias 02,03 de junho.
No Informativo da Prefeitura Municipal do dia 09 de abril o prefeito Silvanio  Antonio Dias e o Coordenador de projetos Giovanie Spanner, falaram sobre Assembleia Pública Municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã.
Confira os áudios:
Prefeito Silvanio  Antonio Dias


Coordenador de projetos da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras  Giovanie Spanner


Prefeito Silvanio  Antonio Dias, as 10 demandas para serem votadas:

Por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Quatro cidades gaúchas devem decretar situação de emergência

Temporais causaram estragos em Erebango, Tapejara, Três Palmeiras e Trindade do Sul

Quatro cidades gaúchas devem encaminhar nesta segunda-feira decretos de situação de emergência devido aos estragos provocados pelos temporais desse sábado. Conforme os prefeitos, casas foram destelhadas, estradas ficaram destruídas e prédios públicos danificados. Os municípios afetados são Erebango, Tapejara, Três Palmeiras e Trindade do Sul, na região Norte do Estado.

Segundo o chefe da Divisão de Apoio Técnico da Defesa Civil, tenente-coronel Éderson Franco, que vistoriou as cidades, foram distribuídas lonas, kits dormitório, entre outros itens. A Defesa Civil aguarda a documentação de situação de emergência das cidades.

Conforme os prefeitos, os levantamentos estão sendo realizados nesta segunda-feira e os documentos devem ser encaminhados no período da tarde. O prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, disse que técnicos estão avaliando a situação das casas afetadas. O trabalho irá definir as que necessitam ser reconstruídas.

Em Três Palmeiras, de acordo com o prefeito Silvânio Antônio Dias, o principal dano ocorreu nas estradas do interior e a produção de leite não pôde ser transportada para a indústria. Famílias estão isoladas em dois pontos. A terra onde seria plantado o pasto foi lavada. Com isso, a produção deve ser afetada.

Em Erebango, o prefeito Enio Meregalli lamentou a morte de um homem que tentou salvar seus dois filhos do temporal. A residência em que estavam desabou. Segundo Meregalli, outras quatro pessoas ficaram feridas. Elas passam bem. Salientou ainda que 250 casas foram cobertas com lonas pretas ou telhas. Cerca de 20 foram totalmente destruídas.

O vice-prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, destacou que as aulas foram suspensas nesta semana. Os alunos da rede municipal voltam às classes somente na  terça-feira da semana que vem, dia 22, após o feriadão. As escolas da rede estadual avaliam nesta manhã se também irão suspender as aulas. A cidade tem pontos isolados em função dos estragos causados em estradas e pontes.
Fonte: Jerônimo Pires / Rádio Guaíba Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras – Torcida Colorada Faz a Festa

Ontem depois do jogo entre Inter e grêmio  torcedores colorados  se reuniram na praça municipal de três palmeiras para comemorar a vitória do inter por 4 a 1 sobre o grêmio onde o internacional  conquistou mais um titulo do Gaúchão. veja as fotos do desfile e a festa da torcida colorada.


 Postado Por: Alcione Gondorek













+ Mais Informações ››››››

Sarandi - Celulares e drogas são apreendidos durante entrega no presídio municipal

Por volta das 14h30, durante o horário do banho de sol desta sexta-feira (11) um apenados do presidio Municipal de Sarandi, no Norte do RS, apanhou um pacote que foi arremessado para
dentro do presídio.
O material contendo 3 celulares 1 carregador e crack foi recolhido por um detento, que foi imediatamente identificado pelos agentes que monitoravam o pátio. Estes que o
recolheram o apenado para a cela disciplinar.
A Delegacia de Polícia Civil de Sarandi receberá o material e fará as investigações.
Os apenados flagrados com o material froram recolhidos para a cela disciplinar para averiguação
Fonte: NorteRS
+ Mais Informações ››››››

Almirante Tamandaré do Sul - VIII Gaitaço reuniu 868 gaiteiros

Na tarde deste domingo (13) ocorreu o VIII Gaitaço, um evento integra à IV EXPOTAMANDARÉ e III Mostra da Terneira que tiveram seu lançamento na Sede Social da Hidromineradora Valle Azul.
Um grande público acompanhou o evento que contou com a participação de 868 músicos de diversas regiões do Brasil.
Profissionais e amadores com acordeom e gaita de boca executaram 10 músicas pré-estabelecidas pela comissão organizadora, dentre elas a música Querência Amada que contou com a participação especial de Renato Borghetti.
Além do prefeito Ironi José Sebben e autoridades municipais estiveram presentes diversos deputados federais e estaduais.

 Fonte: NORTERS
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/