segunda-feira, 19 de maio de 2014

Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio

MaurícioMoskva001Na edição em que completa 50 anos, a Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio e à Nossa Senhora da Luz reuniu cerca de 60 mil pessoas neste domingo (18) na cidade de Nonoai, no Norte do Rio Grande do Sul. A celebração reúne fiéis de várias cidades e de outros estados.
O bispo de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, explica que a caminhada é a própria essência da romaria. “A romaria é sempre um movimento. Sair de algum lugar e ir para outro lugar. Para nós, a romaria assume essa visibilidade de quem se dispõe a caminhar na vida, caminhar com Deus e com a mensagem dos nossos beatos”, destacou.
Ao final da romaria, uma missa campal foi celebrada em frente do santuário em homenagem aos beatos. Filas se formaram para chegar perto do altar, onde estão depositados os restos mortais dos dois beatos.
O padre Manuel e o coroinha Adílio atuavam na paróquia Nossa Senhora da Luz, em Nonoai. Além de pároco, o padre também desempenhava a função de professor, já que não existiam escolas na cidade na época.
Na cidade, o padre também criou um abrigo e uma olaria que produzia tijolos para as casas dos mais pobres. Ambos também viajavam a cavalo pelas cidades do interior, onde não havia padres. Em uma dessas viagens, em 1924, os dois foram assassinados a caminho da comunidade de Feijão Miúdo, no município de Três Passos.
Em 1953, os fiéis começaram a se deslocar até a cidade de Nonoai para homenagear os beatos, dando início a uma das mais tradicionais romarias do Norte gaúcho.







 Matéria: G1
Foto: Maurício Moskva
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Ataque de abelhas mata mulher em Alpestre

Uma mulher de 47 anos morreu na tarde desta sexta-feira, 16, na linha Singeski, interior de Alpestre, após ser atacada por um enxame de abelhas. Outros cinco familiares - a mãe, nora e três filhos - que estavam na casa, também foram atacados.
A vítima, Genoefa Inês Spibiba, era deficiente física e frequentava a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com outros três irmãos. Como ela pesava 140 quilos, teve dificuldades para fugir.
O genro da mãe de Genoefa teria ido desamarrar um boi quando, de repente, o enxame apareceu e invadiu a residência, onde estavam os demais integrantes da família.
Os sobreviventes foram encaminhados ao hospital local, foram medicados e passam bem. Genoefa teve morte instantânea, uma vez que tinha alergia à picada de abelhas.
As abelhas só saíram de dentro da casa depois que os policiais da Brigada Militar, que chegaram primeiro ao local, usaram fumaça para espantá-las. Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Polícia Civil estiveram na propriedade para dar apoio.
Fonte: Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - 1° Liquida Trespa

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Taça Cotrisal 2014 - Confira os resultados dos jogos de sexta –feira dia 16 na Linha Cescon, em Sarandi

Confira os resultados dos jogos de sexta –feira dia 16 na Linha Cescon, em Sarandi:
 
Chave B
                     5 São José das Missões  (fem)   X  1    Rio dos Índios  (fem) 1  
                 5 São José das Missões   (masc)  2   X  7   Rio dos Índios  (masc)   1 
                                    2  Barra Funda   (fem)   4   X  2   Nonoai  (fem)  4
                                  2   Barra Funda  (masc)  5   X  4   Nonoai  (masc)   4
                                                    Folgou 3: Constantina


Rodadas desta semana

 Chave B (Masculino e Feminino)
Data: 20 de maio (terça-feira)      Início: 19:20 horas        Local: Constantina
                                        3 Constantina (fem)     X     Nonoai  (fem)  4  
                                     3 Constantina (masc)     X     Nonoai  (masc)  4 
                      5 São José das Missões (fem)     X     Barra Funda  (fem)  2
                   5 São José das Missões (masc)     X     Barra Funda  (masc)  2
                                                              Folgará 1: Rio dos Índios

Chave C (Masculino e Feminino)
1-Pontão
2-Sarandi
3- Seberi
4- Trindade do Sul
5- Rondinha
Data: 21 de maio (quarta-feira)         Início: 19:20 horas   Local: Pontão
                                                1  Pontão (fem)     X     Sarandi   (fem)  2      
                                            1   Pontão (masc)     X     Sarandi  (masc) 2 
                                                 3 Seberi  (fem)     X     Rondinha (fem) 5
                                               3 Seberi  (masc)     X     Rondinha  (masc) 5
                                                               Folgará 4: Trindade do Sul
Chave D (Masculino)
1-  Ronda Alta
2- Novo Barreiro
3- Engenho Velho
4- Liberato Salzano
5- Nova Boa Vista



Data: 22 de maio (quinta-feira)     Início: 20 horas Local: Liberato Salzano
                             4 Liberato Salzano (masc)     X     Nova Boa Vista (masc) 5
                                   2 Novo Barreiro (masc)     X     Engenho Velho (masc) 3                  

                                                                        Folgará 1: Ronda Alta
Fonte:Ledinara Piran
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Minutos da Educação do dia 19 de maio de 2014

Por telefone a Diretora da Escola Municipal Alberto Pasqualini, Ana Claúdio de Oliveira, levou informações referentes a Escola Municipal Alberto Pasqualini de Três Palmeiras, confira o programa em áudio:

Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Investigações sobre a morte da estudante três-passense Kimberly Rückert

O delegado de Palmeira das Missões, Adriano Linhares, confirmou que a Polícia Civil deverá estar encaminhando nos próximos dias, reforço de agentes da capital para ampliar as investigações sobre a morte da estudante três-passense Kimberly Rückert, de 22 anos. O corpo da jovem foi encontrado carbonizado dentro de um veículo, no dia 12 de abril, em uma estrada rural, nas proximidades da Escola Agrícola.
O delegado Adriano aguarda resultados de perícias. Segundo o policial somente o laudo do IML foi colocado a disposição da polícia, o que dificulta as investigações, pois este laudo pouco acrescentou ao trabalho policial.
O policial não estipulou prazo para a conclusão do inquérito. Isto se deve, segundo ele, à dificuldade na elucidação do crime e a necessidade de novas informações e indícios.




RP Sid Farias

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 19 de maio de 2014

Apresentado por:Elisete Bohrer

Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Começa Teia Nacional da Diversidade 2014 em Natal (RN)

Expectativa de público é de sete mil pessoas, entre realizadores do evento, artistas e representantes de Pontos de Cultura
O 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – TEIA Nacional da Diversidade 2014 – começa nesta segunda-feira (19), em Natal, no Rio Grande do Norte, e segue até sábado (24) . Uma área de 7 mil metros quadrados, montada com tendas e pavilhões, abrigam as atividades do evento. 
Na TEIA da Diversidade, a cultura brasileira se manifesta em mostras artísticas – shows, espetáculos de todo tipo, performances – e nos diálogos proporcionados  por seminários, palestras, minicursos, fóruns, exposições, debates, rodas de conversa, intercâmbios e intervenções urbanas.
A expectativa dos organizadores é a participação de um público em torno de sete mil pessoas, entre realizadores do evento, artistas que participarão das apresentações culturais, representantes de Pontos de Cultura de todo o País, gestores do Programa Cultura Viva e visitantes da comunidade local.
As inscrições para a TEIA, pela internet, já foram encerradas. Os que ainda desejarem comparecer devem se inscrever no local. Cerca de mil pessoas confirmaram presença, além dos 3 mil integrantes do Programa Cultura Viva que vão ao encontro participar do V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, instância de articulação política do programa.
Uma ampla agenda de reuniões, palestras, oficinas, Feira da Economia Solidária e Participativa, Mostra Artística dos Pontos de Cultura, rodas de conversa, fórum, seminários e conferências compõem a programação que estará distribuída por sete espaços culturais na cidade de Natal (UFRN, IFRN, SESC, Palco da Ribeira, Casa da Ribeira, Espaço Cultural Rui Pereira), além das salas de aula e auditórios nestas instituições.
Editais
Importantes políticas públicas serão anunciadas nos seis dias do encontro (19 a 24 de maio), como a 2ª edição do Edital Pontos de Cultura Indígena; 2ª edição do Edital Cultura Hip Hop; Edital Pontões de Cultura da Rede Juventude Rural; 3ª edição do Prêmio Culturas Ciganas; 1ª edição do Prêmio Culturas Afro-brasileiras.
O encontro vai contar com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy, na quinta-feira (22), para abrir oficialmente o evento.  
Fonte: 
Ministério da Cultura

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - CTG Coxilha das Palmeiras realiza apresentação

Na noite do ultimo sábado ,17 de Maio , um grande publico lotou as dependências do CTG Coxilha das Palmeiras que realizou uma grandiosa apresentação  .As apresentações contaram com a participação  de algumas invernadas dos  CTG´s dos municípios vizinhos. Após algumas apresentações foi servido um delicioso jantar .Logo após o jantar foi retomada as  apresentações que emocionaram a todos  os presentes .O CTG Coxilha das Palmeiras fez o encerramento das apresentações com os  grupos  mirim e juvenil ,que são  alunos do professor Anilton do  Amaral do município de Nonoai, RS.

Confira as fotos:






















































































































































































 Texto,fotos e postagem :Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/