segunda-feira, 2 de maio de 2022

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2522, do dia 03 de maio de 2022

 


Está no ar a Edição 2522 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Brasil corre risco de epidemia de sarampo

02 Hemofilia apenas 4% das escolas estão preparadas para crianças

03 Auxílio-doença nova regra deve reduzir espera por concessão

04 Ação incentiva produção de alimentação sustentável

05 Câmara vota nesta semana piso salarial para enfermagem

06 Inscrições do Enem 2022 começam no dia 10; provas serão em novembro

07 Gasolina sobe 2,35% nos postos em abril, mesmo sem aumento da Petrobras


+ Mais Informações ››››››

CICLOTURISMO TRÊS PALMEIRAS foi realizado neste domingo 1º de Maio

 

 
 







+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2926 de 02-05-2022

+ Mais Informações ››››››

Produzida primeira cerveja com lúpulo plantado no CESURG

 

 
Instituição mantém área experimental de lúpulo, utilizado na produção de cervejas

Desde dezembro de 2021, o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, mantém na instituição uma área com plantio de lúpulo. O projeto de pesquisa utiliza as cultivares Chinook e Cascade e tem como objetivo avaliar a adaptação e produtividade da cultura no norte do Rio Grande do Sul.

Neste mês a instituição já está colhendo alguns resultados com o projeto, com a produção da primeira cerveja utilizando o lúpulo plantado na área experimental. A American Pale Ale, também classificada como cerveja de alta fermentação, foi produzida pelo docente Dr. Juliano Uczay.

A cerveja passou pelas etapas de moagem, brassagem, fervura e fermentação com fermento US-5. Para o amargor, foi utilizado o lúpulo Cascade. Para o dry hopping (técnica de adição de lúpulo que traz diferentes aromas e sabores à cerveja) foi utilizado o lúpulo Chinook.

Juliano explica que a flor na forma fresca concede mais aroma e sabor à cerveja, pois não perde os óleos essenciais e aromas por estar estocada. Sobre o resultado do primeiro teste na produção de uma cerveja, o docente afirma que o lúpulo plantado na instituição confere um aroma e sabor perfeito para a cerveja.

“A região de Sarandi pode ter uma nova cultura agrícola que tem alto valor agregado e que se encaixa na agricultura familiar regional, pois utiliza pouca mão de obra e valor produtivo significativo por hectare se bem manejado” ressalta Uczay. A ideia é fomentar dados científicos e técnicos seguros para os futuros produtores rurais da região.

O projeto de pesquisa do lúpulo no CESURG envolve os docentes Dra. Juçara Elza Hennerich, Me. Paulo Roberto Machado, Dra. Sabrina Tolotti Peruzzo, Dra. Daniela Meira e estagiários do curso de Engenharia Agronômica da instituição.

O que é lúpulo?

O lúpulo é uma trepadeira perene que pode atingir mais de 7 metros de altura. A planta apresenta indivíduos machos e fêmeas. As flores da planta feminina são utilizadas para a produção da cerveja. Nas flores femininas do lúpulo, é encontrada uma substância chamada de lupulina, a qual apresenta resinas, proteínas, óleos essenciais, ceras, entre outros compostos.

--

+ Mais Informações ››››››

123 - 02 de Maio, Segunda - Forme sua vida, busque o novo

+ Mais Informações ››››››

122 - 01 de Maio, Domingo - Encontrar tempos de silêncio e tranquilidade

+ Mais Informações ››››››

121 - 30 de Abril, Sábado - Saber esperar para amadurecer

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/