terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Máxima na Grande Porto Alegre pode chegar a 40º nesta quarta

Temperatura só cai na sexta, depois de pancadas de chuva e temporais no dia anterior


A quarta-feira vai começar com tempo firme e temperatura alta no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, a máxima na grande Porto Alegre pode chegar a 40ºC. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, devem ser registradas pancadas isoladas de chuva. Para as tardes de quinta e sexta-feira, a expectativa é de pancadas de chuva e temporais. Na sexta-feira, a instabilidade abrange todo o Estado e a temperatura cai.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Conheça dicas para evitar o inchaço nas pernas no verão

Permanecer longos períodos sem movimentar os membros inferiores contribui para o aparecimento de edemas

Inchaços nas pernas são muito comuns em gestantes ou durante o ciclo menstrual e estão relacionados às alterações hormonais. Mas o problema, no entanto, não ocorre apenas nesses dois períodos. Uma das queixas mais corriqueiras entre o público feminino durante o verão é, justamente, o agravamento de edemas - nome dado ao inchaço localizado em alguma região do corpo - nas pernas, tornozelos e pés.

O processo de inchaço nos membros inferiores durante a estação acontece devido a uma vasodilatação. 

- Para manter a temperatura corpórea os vasos de dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Com isso, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, por consequência, dificulta o seu retorno - explica o angiologista, Dr. Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Permanecer muito tempo em pé ou sentado pode contribuir para o comprometimento da circulação sanguínea nos membros durante a estação mais quente do ano. É o que descreve o especialista:
- A falta de movimentação dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo o inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas. No caso de quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada hora para caminhar e assim ativar a circulação - diz o médico.
Como evitar e tratar
A mudança de hábitos alimentares é a primeira medida a ser tomada por quem pretende melhorar os problemas de inchaço na região das pernas. Para isto, deve-se evitar a ingestão de produtos industrializados que são ricos em sódio - principal agravador da retenção de líquidos no corpo - e aderir a alimentos com funcionalidades diuréticas como abacaxi, melão, abóbora, pepino e alface que vão ajudar a eliminar o excesso de líquidos pela urina.

O Dr. Elwing orienta que para aliviar o edema, basta colocar as pernas elevadas no final do dia com o auxílio de dois travesseiros. A recomendação é permanecer por 30 minutos que favorecerá o fluxo de sangue.
- As meias de compressão elástica também são recomendadas. Isto porque, elas têm a função de comprimir a musculatura da panturrilha e, desta forma, melhoram o retorno venoso aumentando a circulação na região - afirma o especialista.

Mas se o edema apresentar-se com frequência, sendo presente já no momento em que o indivíduo acorda pela manhã, o angiologista aconselha buscar a orientação médica para que indique o tratamento adequado para o problema.
- O inchaço dos membros inferiores pode indicar problemas cardíacos e renais. Por este motivo, o ideal é recorrer a um especialista o quanto antes, especialmente em casos de que há histórico familiar de trombose. Nestes episódios é necessário o uso de medicamentos com anticoagulante - alerta o Dr. Ary.

Confira outras dicas para evitar o surgimento de edemas nas pernas:

- Mantenha o controle do peso em dia;
- Faça atividades físicas sob-recomendação médica;
- Evite o uso de salto muito alto diariamente. Para quem usa por conta do trabalho, oscile entre as alturas de saltos para não comprometer a circulação;
- Diminua a quantidade de sal nos alimentos;
- Evite alimentos embutidos, congelados e enlatados que são ricos em sódio;
- Beba 2l de água todos os dias;
- Aumente o consumo de frutas e verduras.
Fonte:Bem Estar
+ Mais Informações ››››››

Constantina - Hemocentro estará no município

No próximo sábado 25.01.2014, durante todo o dia, estará em Constantina uma equipe do hemocentro de Palmeira
das Missões com a tarefa de coletar sangue para cadastrar possíveis doadores de medula.
A atividade será realizada junto a Secretaria Municipal de Saúde de Constantina, com início previsto para às 8
horas.
PASSO A PASSO DO CADASTRO:
1) Ter idade entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
2) Levar junto documento de identidade e preencher o formulário.
3) É colhido 5 ml de sangue pata o teste de compatibilidade.
4) Os dados, juntamente com o resultado do exame serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome
(Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
5) Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame
clinico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto a mudança de hábitos de vida, trabalho ou
alimentação.
6) Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.
7) O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o
doente será a diferença entre a vida e a morte.
FAÇA ALGUÉM SORRIR,
SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA.
Fonte: Prefeitura Municipal de Constantina
+ Mais Informações ››››››

Preso é encontrado morto por enforcamento em prisão no Maranhão

Complexo de Pedrinhas, em São Luís, já contabiliza três mortes este anos

Um preso foi encontrado morto no início da manhã desta terça-feira em uma cela do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), uma das oito unidades prisionais do Complexo de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. É o terceiro detento achado morto este ano no local. Desde o ano passado, foram registradas 63 mortes de presos no complexo.

De acordo com o governo do Maranhão, as primeiras informações dão conta de que o detento morreu por enforcamento com uma "teresa" (corda feita com pedaços de pano). A vítima foi identificada como Jô de Sousa Nojosa.

Na última quinta-feira houve dois princípios de rebelião no CCPJ. Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), os presos estariam insatisfeitos com a presença da Polícia Militar e da Força Nacional no presídio. O princípio de motim foi controlado, e as celas foram vistoriadas. Nessa segunda-feira, nove detentos do Complexo de Pedrinhas foram transferidos para o presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Fonte:ESTADÃO Conteúdo
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Mulheres são presas com 150 kg de maconha em Rio Grande

Dupla vendia a droga no momento da chegada da Brigada Militar

A Brigada Militar (BM) prendeu duas mulheres por tráfico de entorpecentes na noite dessa segunda-feira, em Rio Grande, no Sul do Estado. De acordo com os policiais, na casa da dupla foram encontrados tijolos de maconha que totalizaram 150 quilos.

No momento da prisão, uma das mulheres estava na calçada em frente à residência negociando a droga enquanto a outra embalava a maconha para a venda. Foram encontrados no local, além dos entorpecentes,material para embalagem, balança de precisão e três facas
Fonte:Radio Guaíba


+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE DO DIA 21-01-14

Apresentação: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Jovem perde a vida vitima de acidente de transito em Chapecó - SC

O Município de Três Palmeiras, mais uma vez frequenta as paginas trágicas da história, pelo fato de mais um de seus filhos perder a vida em acidente de transito, desta vez o jovem Daniel Dham, acabou vitima de um acidente acontecido no entardecer de ontem no acesso Ernani Sander, bairro Santo Antônio no contorno viário de Chapecó-SC, por volta das 18:30.

Dani como era chamado pelos seu inúmeros amigos colidiu fatalmente sua moto em um caminhão.
Dani deixa nossa comunidade enlutada, junto com seu Pai, Mãe, Irmãos Tios, Avós, e uma legião de amigos.
Dani com 22 anos de idade era Irmão mais novo, do Dioni do Taxi e muito conhecido em nossa comunidade.
Nossas condolências aos familiares.
 Fonte: MPB Noticias
+ Mais Informações ››››››

Homem é ferido após ser assaltado na saída de agência bancária

Crime ocorreu no bairro Espírito Santo, zona Sul de Porto Alegre

Dois criminosos assaltaram um homem em frente a um banco no bairro Espírito Santo, na zona Sul de Porto Alegre. O crime ocorreu no começo desta tarde. Segundo a Brigada Militar, a vítima foi abordado ao chegar no estabelecimento para efetuar um depósito. 

A dupla baleou o homem, roubou o dinheiro e fugiu em um Fiesta vermelho. A vítima foi socorrida pela BM e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). A polícia segue nas buscas aos assaltantes.

No Centro, um bandido foi preso após uma tentativa de assalto a uma joalheria. Conforme a Brigada Militar, o suspeito entrou no local na rua Vigário José Inácio e anunciou o roubo. Um comparsa aguardava na porta, dando cobertura. 

Enquanto o roubo era efetuado, porém, o segurança do local chegou e entrou em luta corporal com um dos criminosos. O homem foi rendido pelo funcionário e encaminhado à delegacia pela polícia, que foi acionada. O outro ladrão conseguiu fugir, mas sem levar itens da loja.
Fonte: Camila Kila/Rádio Guaíba
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Taxa anual de inadimplência do consumidor cai pela primeira vez desde 2000

Redução de 2% verificada pela Serasa em 2013 deve-se principalmente ao recuo nos cheques sem fundo e nas dívidas bancárias

O Indicador de Inadimplência do Consumidor registrou em 2013 queda de 2% na comparação com o ano anterior, informou, nesta terça-feira, a Serasa Experian. Foi o primeiro recuo anual desde 2000, início da série histórica do indicador.
Em dezembro, a inadimplência do consumidor caiu 6,5% em relação ao mesmo mês de 2012 - sétima queda mensal consecutiva nessa base de comparação -, mas teve alta de 2,7% ante novembro.
Em nota distribuída nesta terça-feira, economistas da empresa atribuem o bom desempenho do indicador à "manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas em vez de assumirem novos financiamentos".
De acordo com a Serasa Experian, a queda de 2% na inadimplência no ano passado foi influenciada principalmente pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos e pela redução de 4,8% na inadimplência das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica). Já a inadimplência em relação aos bancos subiu 0,6% em 2013, enquanto o volume de títulos protestados teve acréscimo de 5,8%.
Fonte:ESTADÃO Conteúdo
+ Mais Informações ››››››

Porto Alegre deve registrar a maior temperatura entre as capitais brasileiras nesta terça-feira

Calorão persiste até sexta-feira, quando uma mudança no tempo derruba os termômetros no RS

Nem Rio de Janeiro, nem Teresina. A capital brasileira com temperatura mais alta nesta terça-feira deve ser Porto Alegre. Com os termômetros chegando a 37ºC, a cidade deixa pra trás capital do Piauí, considerada a mais quente do Brasil, que deve marcar 31ºC.

De acordo com Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o fenômeno ocorre porque durante os primeiros meses do ano o Rio Grande do Sul sofre com a estiagem e a incidência solar é muito grande. Já no município nordestino, é época de chuva, o que impede a elevação da temperatura.
E nem mesmo de madrugada o calorão deu trégua. À 0h, os termômetros marcavam 28ºC no bairro Jardim Botânico. Com a máxima nas alturas, há chance de chuva isolada na Capital no final do dia. A precipitação pode vir acompanhada de ventos fortes e trovoadas.

Calor antecede virada brusca no tempo
Na Fronteira Oeste, as temperaturas também devem ficar próximas dos 40ºC. Quaraí e Uruguaiana podem registrar até 39ºC. 

O alívio para a região deve chegar à tarde, quando há previsão de chuva. Toda a fronteira com o Uruguai deve ficar alerta para a possibilidade de granizo provocada por uma frente fria que atua sobre o país vizinho.

No Litoral Norte, a manhã deve ser marcada pelo sol com chance de chuva à tarde. Na praia do Cassino, no Litoral Sul, banhistas devem ficar atentos à ocorrência de raios. 

— Tem que ficar com um olho no mar e outro no céu para prevenir possíveis descargas — alerta Oliveira.

O Norte também pode ter pancadas isoladas. Na sexta-feira, a frente fria que está no Uruguai avança sobre o Estado provocando uma mudança no tempo. Chuva e ventos fortes chegam ao Rio Grande do Sul derrubando a temperatura em todas as regiões.
Fonte:Zero Hora
+ Mais Informações ››››››

1,1 mil PMs voltarão às ruas em até 5 anos

Governo deve retirar policiais militares que atuam na segurança interna e externa de prisões gaúchas

A Brigada Militar (BM) pretende devolver às ruas 1.115 PMs que estão em desvio de função administrando cadeias.
A saída dos policiais será gradual, em até cinco anos, conforme a capacidade da contratação de agentes por parte da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O controle de presídios pela BM foi estabelecido temporariamente em 1995 para durar seis meses, mas se arrasta por quase 19 anos.
Os 1.115 PMs estão escalados entre atividades administrativas, segurança interna e externa. Esse contingente equivale ao número de policiais de pelo menos três dos maiores batalhões de policiamento na Capital. A tropa da BM conta com 26,1 mil PMs, quando deveria ter 35,3 mil, déficit de 9,2 mil policiais.
— Se os PMs (que estão nos presídios) estiverem nas ruas, vão ajudar muito — afirma o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes.
O projeto para tirar a BM dos presídios será formatado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e depois passará pela análise do governador do Estado para, por fim, chegar à Assembleia. A medida necessita ser submetida ao crivo dos deputados porque trata-se de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estado. Além de trazer PMs de volta para os batalhões, a BM também quer afastá-los da vigilância nos muros e guaritas das casas prisionais, a chamada guarda externa. E é isso que exige uma PEC, pois, a tarefa está expressa na Constituição Estadual como missão da BM.
A Susepe reconhece que tem de retomar o controle das cadeias que estão nas mãos da BM, correspondente a 25% da população carcerária.
— Cabe à Susepe esta função — diz o superintendente Gelson Treiesleben.
A saída dos 1,1 mil PMs forçará a contratação de 1,9 mil agentes. Este número corresponde ao déficit no quadro da Susepe, considerando recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU). Pela ONU, a proporção ideal para controle de prisões é de um agente vigiando cinco presos. Como são 28 mil detentos no Estado, o contingente adequado seria de 5,6 mil servidores, e a Susepe conta com 3,7 mil.
A crise de pessoal na Susepe tem sido alvo constante de críticas por parte do Ministério Público, em especial, em estabelecimentos no complexo Porto Alegre/Charqueadas, que operam com reduzido quadro de agentes.
Fonte:Zero Hora
+ Mais Informações ››››››

Alimentos ricos em flavonoides podem proteger contra o diabetes

Pesquisa aponta que alto consumo da substância gera efeitos que levam a menor risco de desenvolver a doença

Aquela porção generosa de frutas e legumes que os nutricionistas indicam consumir todos os dias pode proteger contra o diabetes tipo 2, de acordo com uma pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e do Kings College de Londres.
Segundo os pesquisadores, são os flavonoides, encontrados em alguns desses alimentos, que trariam o benefício. As descobertas, publicadas no Journal of Nutrition, indicam que o consumo dessas substâncias está associado a uma menor resistência à insulina e uma melhor regulação da glicose no sangue. A pesquisa descobriu ainda que os alimentos com flavonoides também podem reduzir uma inflamação que, quando crônica, está associada a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
De acordo com a líder do estudo, Aedin Cassidy, a pesquisa concentrou-se em alimentos ricos em flavonas, como ervas, legumes, salsa, tomilho e aipo, e em ancitocinas, como frutas vermelhas, vinho, e vegetais de cor azulada.
— Este é um dos primeiros estudos em humanos em larga escala que olha para a forma como esses bioativos poderosos podem reduzir o risco de diabetes. Estudos laboratoriais demonstraram esse tipo de alimentos pode modular a regulação da glicose no sangue, que afeta o risco de diabetes tipo 2. Mas até agora pouco se sabe sobre como o consumo habitual pode afetar a resistência à insulina, a regulação da glicose no sangue e a inflamação em seres humanos — explica Aedin.
Os pesquisadores investigaram quase duas mil mulheres saudáveis que completaram um questionário alimentar para estimar a sua ingestão de flavonoides e de seis subclasses da substância. A regulação da glicose e a inflamação foram medidas por exames de sangue.
Os resultados apontaram que aquelas que consumiam muitos alimentos ricos em flavonoides e apresentaram menor resistência à insulina, sofreram menos inflamação crônica e melhoraram os níveis de uma proteína que ajuda a regular processos metabólicos, efeitos que levam a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Os flavonoides são encontrados em alimentos como frutas vermelhas, uva, soja, maçã e cebola, entre outros.
Fonte: Bem Estar
+ Mais Informações ››››››

Barão de Cotegipe - Menino de 12 anos é atingido acidentalmente por tiro e acaba morrendo

Por volta das 10 horas da manhã dessa segunda-feira (20) um menino morreu após ser atingido acidentalmente por uma espingarda, na comunidade de Monte Alegre, interior de Barão de Cotegipe, na região do Alto Uruguai.
Segundo informações, Gabriel Marca, de 12 anos, teria sido atingido por um disparo de uma espingarda calibre 36. O mesmo estaria ajudando o pai Itacir Élio Marca na ordenha das vacas quando foi pegar um pouco de feno para os animais, para isso tirou a arma que se encontrava em cima do alimento quando a puxou, a arma disparou
acertando em cheio o coração.
Gabriel foi encaminhado ao Hospital da cidade de São Valentin, mas teria chegado ao local sem vida.
Fonte: NorteRS

+ Mais Informações ››››››

Sisu: termina hoje prazo para matrícula dos selecionados

Hoje (21) é o último dia para a matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes devem verificar nas instituições os documentos necessários e o horário de atendimento. O candidato que não comparecer na data prevista perderá a vaga.
O resultado da segunda chamada será divulgado no próximo dia 27, e a matrícula feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. O candidato que foi selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, mesmo que tenha feito a matrícula, continuará concorrendo nesta segunda chamada à vaga que escolheu como primeira opção.
Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista de espera, na internet. A
convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista pode ser feita apenas na primeira opção de vaga do candidato.
Os cursos com maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu são administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos. O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.
Fonte: Agência Brasil - EBC

+ Mais Informações ››››››

Suspeito do assalto ao Banco do Brasil de Sarandi é preso em Parobé

Fotos: Polícia Civil, divulgaçãoA polícia prendeu neste domingo (19) um homem suspeito de
participar do assalto ao do Banco do Brasil de Sarandi/RS.
O suspeito, de iniciais M.M.J., 30 anos, que possui diversas
passagens por roubo, furto qualificado e porte ilegal de arma de
fogo, foi preso em Parobé, em cumprimento de Mandado de
Prisão Preventiva, por roubo a estabelecimento bancário em
Sarandi.
O meliante é suspeito de integrar a quadrilha que causou
pânico ao assaltar a agência do Banco do Brasil da cidade de
Sarandi, no Norte do RS. Na ocasião foram feitos vários reféns,
os quais foram inclusive utilizados como escudo humano.
Durante a realização do assalto um policial militar usado como refém foi baleado
Segundo o delegado Joel Henrique Wagner, que coordenou a operação, a prisão ocorreu após uma ação em conjunto da Delegacia de Roubos com a Delegacia de Polícia de Sarandi. Informações da Polícia Civil.
Fonte: NorteRS
Postado por:Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/