terça-feira, 4 de março de 2014

Vacinação contra o HPV começa na próxima semana

Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em todo o país

O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que a pasta está orientando Estados e municípios a aplicar a primeira dose nas próprias escolas. Segundo ele, países como Austrália e Reino Unido adotaram a estratégia e obtiveram altos índices de cobertura vacinal.

— Adolescente não é um público que frequenta postos de saúde. Mas, a partir da segunda dose, é preciso procurar uma unidade de saúde — afirma.

Jarbas destacou que a imunização é uma ferramenta de prevenção, e que, após o início da vida sexual, a menina deve se submeter também ao exame conhecido como papanicolau. Ele lembrou que a vacina protege dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não de todos os subtipos do vírus nem das demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Por isso, a recomendação é usar preservativo nas relações.
— O papanicolau protege o presente. O HPV é muito infectivo e, aos 25 anos, por exemplo, mulheres com vida sexual ativa já tiveram contato com o vírus. O que elas têm que fazer é o papanicolau. O futuro é que a gente protege do HPV — disse.

— Vacine tranquilamente. Vai ser uma ocasião importante e uma oportunidade para a mãe agendar o papanicolau — completou.

Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - 2º Feira da Mulher


Vem aí a 2º Feira da Mulher,nos dias 07 e 08 de março. 

Confira a programação  do dia 07,Sexta-feira, no Centro Municipal  de Eventos

- 13:30 horas - Abertura Oficial do Evento
- Palestra sobre A Saúde da Mulher,com as profissionais Andressa Cé e Leila Picoli Batista;
- Sorteios de Brindes;
- Cortes de cabelo,Manicure e Maquiagem
- Orientações sobre Saúde de Mulher;
- Exposição e venda de Artesanatos;
- Orientação Jurídica com Catia Krummenauer;
- Orientação sobre o PNDTR(Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais)com a Extensionista Sandra Palavivini – EMATER;
-Encerramento das Atividades

No dia 08,Sábado, no Salão Paroquial de Três Palmeiras

-19:30 horas – Abertura
- Apresentação do Coral Municipal;
- Apresentação a Evolução da Moda na vida das Mulheres;
- Show de Encerramento com Diogo Barlete

Por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Carazinho - Mulher se joga em frente a veículo na Avenida Pátria

Por volta das 10h30 da segunda-feira de carnaval, uma mulher de 47 anos se jogou em cima de um Ford Foccus com placas de Palmeira das Missões. De acordo com as testemunhas, a mulher estava parada como se fosse atravessar a rua. O Focus seguia pela Avenida Pátria sentido HCC, quando percebeu a movimentação da mulher.
De acordo com o condutor, a mulher largou a bolsa no chão e em seguida correu em direção ao veículo que estava quase parado, pois achou que a mulher iria atravessar a rua. Ela se chocou com o veículo sofrendo escoriações. O Samu foi chamado e realizou o atendimento. Parentes da mulher afirmam que ela sofre de depressão e está em processo de separação.

Fonte - Rádio Gazeta 670 AM
Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Planta da cuia de chimarrão veio boiando da África, aponta estudo

Estudo publicado na revista “Proceedings” da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos conclui que a cabaça ou porongo (Lagenaria siceraria), planta usada para fazer a cuia de chimarrão, entre outros tipos de recipientes, provavelmente chegou à América flutuando pelo Oceano Atlântico, oriunda da África.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores, liderados por Beth Shapiro, da Universidade da Califórnia, analisaram o DNA de diversas amostras antigas e atuais da planta, de diferentes pontos do planeta. Eles notaram que, geneticamente, a cabaça americana é muito mais semelhante à africana que à asiática.
A teoria anterior a respeito da cabaça era de que ela surgiu na África e foi se espalhando primeiro pela Ásia, para então chegar ao continente americano pelo Estreito de Bering, na região ártica. No entanto, seria necessário que ela resistisse a um clima muito frio para que isso fosse possível, e a planta é adaptada a zonas tropicais.
Modelos de correntes marítimas indicam que cabaças selvagens africanas podem ter simplesmente boiado no Atlântico, chegando à costa oriental das Américas e se espalhando pelo novo continente com a ajuda de animais que se alimentavam de suas sementes. Os antigos habitantes americanos então teriam domesticado a planta em diferentes lugares.
As cabaças já eram usadas para transporte de líquidos e alimentos há cerca de 11 mil anos na Ásia e 10 mil anos na América – muito antes da chegda dos colonizadores europeus, portanto. (Fonte: G1)
+ Mais Informações ››››››

Cotrisal convida seu quadro social para participarem da Assembleia Geral Ordinária



A Cotrisal realizou as pré-assembleias nas seguintes datas e horários:
Dia 20/02, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Rondinha;   
Dia 24/02, às 9 horas, na Câmara de Vereadores, em Liberato Salzano;
Dia 24/02, às 14 horas, no Centro Cultural, em Constantina;
Dia 25/02, às 9 horas, no Espaço Florence, em Ronda Alta;
Dia 25/02, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, em Três Palmeiras;
Dia 26/02, às 9 horas na Câmara de Vereadores de Trindade do Sul;
Dia 26/02, às 14 horas na Câmara de Vereadores, em Nonoai;
Naquelas oportunidades o presidente Walter Vontobel  apresentou as principais atividades desenvolvidas, investimentos e o balanço do exercício de 2013, bem como, os objetivos para 2014.
Segundo o presidente Walter, as pré-assembleias permitem contato próximo com os associados e proporcionam troca de informações sobre o sistema cooperativo. “Esta é a razão de ser cooperativa, o associado participa, opina e acompanha seu desenvolvimento”, explana o presidente.
A Cotrisal convida seu quadro social para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 08 de março, no Ginásio da Cohab, em Sarandi.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/