quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam ação social


No dia 27/08/2016, os acadêmicos da primeira turma do curso de agronomia do Cesurg/Marau realizaram uma ação social através do plantio de cem mudas de árvores frutíferas nativas da região.
O trabalho foi concretizado com o apoio da empresa BRF e do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) do município, e a condução dos trabalhos, bem como definição das técnicas de plantio e tratos culturais ficaram a cargo dos alunos.
O projeto tem por objetivo a implantação de uma cortina vegetal junto à uma estação de tratamento de esgoto cloacal do Bairro Constante Fuga, além da recuperação de uma área onde havia um canal para condução de água até a empresa Fuga Couros S/A. Com o fechamento do canal por motivos de saúde pública, restou a área com solo desprotegido e vulnerável à erosão.
A ação busca mitigar os danos ocasionados pela erosão hídrica, além de reduzir o impacto visual e odores provenientes da estação de tratamento, bem como servir para alimentar a fauna do local e moradores da área vizinha, uma vez que as espécies plantadas são em sua totalidade compostas por frutíferas nativas como guabijú; guabiroba; pitanga e cereja.
As atividades no local envolvem além do plantio, o acompanhamento pelo período de quatro anos do desenvolvimento das mudas, através de replantios; capinas; cuidados com insetos prejudiciais (principalmente formigas), com o objetivo de viabilizar no mínimo 90% das mudas em bom estado ao final do período.

Assessoria de comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 31-08-2016


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1566 de 31-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos do CESURG marcam presença na Expointer

Contando com a participação de mais de 2 mil expositores reunidos em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi aberta oficialmente a Expointer no último sábado, 27 de agosto. Buscando marcar a presença do CESURG no evento anual, mais de 50 acadêmicos dos cursos
de Agronomia e Medicina Veterinária da unidade de Sarandi puderam acompanhar o primeiro dia de exposição, mantendo contato com o que há de mais moderno no agronegócio brasileiro.
De acordo com a professora Engª. Agrª. Janine Pilau, coordenadora do curso de agronomia do CESURG, o contato com novas tecnologias é algo muito proveitoso para os acadêmicos de ambos os cursos, uma vez que traz a oportunidade de ter uma nova visão da área. “Um evento como a
Expointer, que é a maior exposição agropecuária da América Latina, só tem a contribuir com o aprendizado dos alunos”, afirma ela. “A feira engloba o que há de melhor na genética das diferentes espécies de animais, além das tecnologias mais avançadas para o desenvolvimento do campo”.
Ainda segundo Janine, a Expointer demonstra a força que a agropecuária tem para o Rio Grande do Sul e para o país, bem como a sua importância para a economia. “O agronegócio movimenta anualmente em torno de 22% do PIB do Brasil e é responsável pela geração de quase 37% dos empregos em 2016”, diz ela, concluindo em seguida: “Ter noção da grandeza dessa área é crucial para os profissionais que querem ingressar no mercado de trabalho”.
A Expointer abrange uma variada gama de produtos e serviços, como máquinas, implementos, produtos relacionados à agropecuária e exposição e comercialização de reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos, estendendo-se até o dia 4 de setembro.

Fonte:Assessoria CESURG
Foto: Divulgação Expointer
+ Mais Informações ››››››

778 - 31 DE AGOSTO, QUA - VIVER E APROVEITAO O TEMPO

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/