quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Curso de Agronomia realiza doações de hortaliças


 O curso de Agronomia do Cesurg de Sarandi faz doação de hortaliças para Patronato Júlio de Mailhos, em Sarandi. As hortaliças foram produzidas na horta didática do curso através da disciplina de Olericultura ministrada pelo professor Luciano Schwerz. Os acadêmicos foram divididos em grupos, sendo que cada grupo era responsável por instalar uma cultura e fazer o acompanhamento do ciclo desta, manejando conforme a necessidade durante todo o primeiro semestre de 2020. Na horta didática havia culturas como: cebola, batata, várias variedades de alface, radicci, acelga, beterraba, cenoura, morango, rabanete, salsa, cebolinha, couve-flor, brócolis, espinafre.

O ciclo de algumas hortaliças foi finalizado, sendo realizada a colheita e feita a doação para Patronato Escola Técnica Agrícola Júlio Mailhos de Sarandi. A entrega foi realizada na tarde do dia 17 de setembro, pelo o aluno Emanuel Potrich representante da turma, a coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta e o diretor administrativo Sidinei Piccini.

As hortaliças entregues farão parte da cesta de alimentos entregue para cada aluno levar para casa. Ações como esta, firma cada vez mais o compromisso da Cesurg com o bem-estar e desenvolvimento da comunidade sarandiense, finaliza a coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta.

Sugestão de legenda para foto

Foto 01: Aluno Emanuel Potrich representante da turma, a coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta e o diretor administrativo Sidinei Piccini realizam entrega de hortaliças

fonte; cesurg sarandi

+ Mais Informações ››››››

Programa 262 24-09-2020 CEL São Lucas da Vila Progresso - Gênesis 45.1-10;14-15

Programa 262 24-09-2020 CEL São Lucas da Vila Progresso - Gênesis 45.1-10;14-15
+ Mais Informações ››››››

Professor do Curso de agronomia do CESURG publica artigo científico


 O professor do curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi, Ravel Feron Dagios, ministrante da disciplina de Agricultura de Precisão, publicou artigo científico na revista Engenharia Agrícola, reconhecida internacionalmente.

O artigo traz como estudo a interferência da sobreposição de semeadura sobre a produtividade de três híbridos de milho. Foram testados em duas condições de semeadura e analisadas variáveis com o número de plantas e de espigas por hectare, comprimento da espiga, o número de grãos por espiga, o peso de mil grãos e produtividade.

A produtividade do milho para todos os híbridos foi inferior com sobreposição de semeadura quando comparada com as áreas sem sobreposição de semeadura, sendo essa que em áreas com sobreposição de semeadura apresentou um rendimento de 14.662,10 kg.ha-1, enquanto no sistema com sobreposição de semeadura apresentou um valor de 12.996,53 kg.ha-1, ocasionando um decréscimo da produtividade de 1.665,57 kg.ha-1 (27,7sc/ha) equivalendo a 11,36%.

principal objetivo deste estudo é reduzir os custos com sementes do produtor e evitar perdas de produtividade da cultura do milho.

O professor Ravel comenta que as semeadoras equipadas com desligamento de seção, realizam uma operação mais eficaz, tanto pela economia de semente, quanto pelo incremento na produtividade do milho nas áreas sem sobreposição, assim ocasionando um incremento de lucratividade imediato ao produtor rural.

fonte ; cesurg.

+ Mais Informações ››››››

24 de Setembro, Quinta - Faça o outro se sentir importante

24 de Setembro, Quinta - Faça o outro se sentir importante
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2106, do dia 24 de setembro de 2020


Edição 2106 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.
O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.
Ouça na Edição de hoje:
01 Estudo aponta crescimento na expectativa de vida dos gaúchos
02 Estresse e ansiedade podem gerar crises de dermatite atópica
03 Brasil não consegue controlar taxa de transmissão do coronavírus, que volta a crescer
04 No Brasil, 45 milhões de pessoas estão no grupo de risco e quase 80 milhões não fazem isolamento
06 Plenário aprova retirada da reforma tributária
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/