quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Assembleia aprova nova lei de prevenção contra incêndios

Todos deputados votaram a favor de projeto que vai elevar rigor da proteção

Como efeito da tragédia ocorrida no início do ano na boate Kiss, em Santa Maria, a Assembleia do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade (com 51 votos favoráveis) nesta quarta-feira uma legislação estadual sobre os planos de proteção contra incêndios. O Projeto de Lei Complementar votado pelos deputados elevará o rigor na prevenção.

O presidente da Assembliea, Pedro Westphalen, afirmou após a votação que estava “orgulhoso” por presidir o Parlamento num momento como esse. Um pacote de emendas ainda devem ser analisado pelo Parlamento gaúcho, como o projeto que extingue o chamado imposto de fronteira, mudanças no plano plurianual e o Orçamento de 2014.

Fonte: Correio do Povo 

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pagamento do IPVA 2014 começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, o pagamento do IPVA 2014. O contribuinte que fizer a opção de quitação até o dia 2 de janeiro receberá descontos totais que variam entre 9,0% e 25,25%.
A Secretaria da Fazenda informa que o valor do seguro DPVAT 2014 está previsto para ser disponibilizado até o dia 26 de dezembro. Desse modo, o contribuinte que efetuar o pagamento do IPVA e da Taxa de Expedição antes do dia 26 deverá ter o cuidado de pagar o DPVAT depois (até o vencimento do IPVA em 2014) para receber o documento do carro com o licenciamento do veículo (CRLV). 

A novidade este ano é o desconto para o Bom Cidadão (cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha - NFG até 15 de novembro). Este contribuinte terá o desconto de 5% na antecipação até 02.01.2014. Juntamente com a variação de UPF/RS (6,0%) e o desconto máximo do Bom Motorista (15%), este contribuinte poderá chegar ao desconto máximo estimado em 25,25%. 

A base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o valor médio de mercado com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o IPVA 2014, haverá uma redução média de 4,1% do valor a ser pago em relação ao ano passado. 

A expectativa de arrecadação com o IPVA 2014 é de R$ 2,2 bilhões, sendo que 40% do valor pago pelo contribuinte ficam com o Estado e os outros 40% com o município onde o veículo foi emplacado e 20% são destinados ao FUNDEB. O Governo do Estado pretende arrecadar R$ 600 milhões até 02 de janeiro. 

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Estudantes de São Pedro das Missões já podem acessar ao Passe Livre

Os estudantes de São Pedro das Missões, na região do Rio da Várzea, terão direito a acessar o Passe Livre estudantil já em 2013. A cidade faz parte da lista de 78 municípios que fizeram a adesão ao programa antes do dia 22 de novembro e por isso terão direito a receber o benéfico a partir de dezembro.
Para 2014, outras 347 prefeituras também estarão habilitadas para o programa, alcançando quase a totalidade de municípios do Rio Grande do Sul, que foi o primeiro do país a implantar o programa. 

A secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, destacou a agilidade na aprovação e execução do programa."O projeto foi protocolado com regime de urgência na Assembleia e agora, menos de três meses após da sua aprovação, já está beneficiando milhares de gaúchas e gaúchos", afirmou. 
Para participar, as prefeituras tinham até 29 de novembro para encaminhar o termo de adesão ao passe Livre Estudantil ao comitê executivo do conselho gestor do programa.

Critérios para acessar o benefício: 

- estar matriculado em uma instituição regular de ensino; 

- morar em uma cidade e estudar em outra; 

- ter uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família (mesma da bolsa integral do Prouni). 

Onde fazer o cadastro? 

Os estudantes devem procurar a prefeitura do seu município. 
Municípios beneficiados a partir de 2014:
Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Engenho Velho, Liberato Salzano, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Rondinha, São José das Missões, Sarandi, Três Palmeiras.
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo
Secretaria de Comunicação do RS
(051) 3213.0727 / 0732 / 0728
+ Mais Informações ››››››

Tempo seco predomina até o fim de semana no RS

Máxima pode chegar a 30ºC nesta quinta em parte da Capital

O ar seco predomina em todo o Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira. Conforme a MetSul Meteorologia, o dia amanhece com temperatura abaixo dos 15ºC em vários pontos do Estado. À tarde, a máxima fica ao redor dos 30ºC em alguns pontos de Porto Alegre. O aquecimento deve ser maior no Norte e no Noroeste gaúcho, áreas que podem registrar chuva isolada da tarde para a noite. A região metropolitana de Porto Alegre prossegue com tempo seco até o fim de semana.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Comer em pratos vermelhos diminui a fome, diz pesquisa

Estudo realizado por universidade italiana analisou o comportamento de 240 pessoas

O segredo para não se empanturrar durante as ceias de final do ano é utilizar os pratos com as cores do Natal, ou seja, o vermelho, revela uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Parma, na Itália. O estudo, realizado por Nicola Bruno e coordenado por Claudio Orleari da universidade italiana foi publicado na revista de nutrição .Apetite.
A pesquisa analisou o comportamento de 240 pessoas diante de pratos vermelhos, azuis e brancos com pipoca, creme para as mãos e chocolate.
O objetivo da pesquisa não foi revelado para os participantes que deveriam avaliar a qualidade dos produtos.
As pessoas consumiram menos produtos, inclusive creme para as mãos, quando estes eram servidos em pratos vermelhos.

Fonte:AGÊNCIA ANSA BRASIL
+ Mais Informações ››››››

Mulher suspeita de envenenar merenda responderá por 39 tentativas de homicídio

Merendeira pode ir a júri popular por colocar raticida em almoço de escola em Porto Alegre

O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul recebeu denúncia do Ministério Público gaúcho contra a merendeira Wanuzi Mendes Machado por  tentativas de homicídio. A decisão unânime da 2ª Câmara Criminal reforma entendimento do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre que, em setembro de 20122, havia considerado que, embora o produto contivesse uma substância letal (raticida Nitrosin), a concentração era muito baixa e, portanto, incapaz de levar uma pessoa a óbito.

Nessa terça, entretanto, os desembargadores do TJ entenderam que, devido ao meio utilizado (veneno), a ineficácia é relativa e se trata de crime tentado e não impossível. A relatora do recurso foi a juíza-convocada Rosane Ramos de Oliveira Michels.

A servidora é suspeita de ter colocado veneno de rato na merenda da Escola de Ensino Fundamental Doutor Pacheco Prates, na zona sul de Porto Alegre, em 4 de agosto de 2011. Ao todo, 39 pessoas, entre alunos e professores, comeram o estrogonofe envenenado.

Agora, o processo retorna para a origem e haverá a fase de instrução criminal para análise da adminissibilidade da acusação. Caso seja pronunciada, a acusada poderá ir a Júri Popular.

Envenenamento de comida

Trinta e nove pessoas foram levados para pronto atendimentos da zona Sul de Porto Alegre depois que uma professora desconfiou de grânulos de cor rosa na comida do almoço, um estrogonofe. Algumas pessoas reclamaram de mal-estar e dores de cabeça e barriga.

A titular da Delegacia de Polícia Volante, delegada Clarissa Demartini, informou que foram encontrados pequenos sacos contendo um aparente veneno de rato e uma tesoura na cozinha da instituição. Um dia depois, a delegada confirmou que a substância era o raticida Nitrosin. Segundo o setor de pediatria do Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro, o produto pode alterar a coagulação do sangue, gerando sangramentos de diversos níveis de gravidade.

A merendeira da Escola de Ensino Fundamental Pacheco Prates ,confessou ter colocado veneno de rato  na refeição. Segundo o delegado Cleber Lima, da 1ª Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, ela disse não ter motivos para o crime e alegou problemas psicológicos. A funcionária havia sido contratada há três semanas, em caráter emergencial, e foi uma das 39 pessoas hospitalizadas após comer a refeição.

Fonte: Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 11 de dezembro de 2013

Apresentado por Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal



Nesta quarta-feira  dia 11 de dezembro de 2013, o informativo da prefeitura Municipal de Três Palmeiras,foi apresentado pelo
Secretário da Agricultura Oldonei Santim.
Confira o programa em áudio:
Produção: Elisete Bohrer
Fotos: Eloidemar
+ Mais Informações ››››››

Programa Esportes em Destaque









Entrevista: Alcione
Fotos e Postagem: Eloidemar
+ Mais Informações ››››››

Sindicato dos postos rebate Procon e culpa distribuidoras por alta na gasolina

Órgão de proteção ao consumidor autuou estabelecimentos por aumento abusivo em Porto Alegre

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro/RS), Adão Oliveira, contestou, na tarde desta terça-feira, a decisão do Procon estadual de autuar pelo menos 28 estabelecimentos alegando reajuste abusivo da gasolina, no início do mês. O dirigente sugere que quem subiu o preço acima do recomendado, após o reajuste de 4% aprovado para as refinarias pela Petrobras, foram as distribuidoras, e não os postos, no varejo.

Oliveira disse, ainda, que o Procon não detém legitimidade para notificar as empresas do setor. O sindicalista entende que não basta percorrer os postos anotando valores, mas avaliar o processo todo, da refinaria à bomba, passando pela distribuidora, o que, segundo ele, não ocorreu. “Eu, no lugar do Aquino (Cristiano Aquino, diretor do Procon Estadual) não levantaria essa certeza sem ter feito o procedimento correto. Não me cabe dizer nada mais que isso, está errada a forma como eles contabilizaram a amostra”, reclamou.

No iníco da tarde, o Procon liberou os dados de uma blitz realizada na semana passada em 40 postos de combustíveis de várias regiões da Capital, com base em denúncias da população. A amostra comprovou que 70% dos estabelecimentos (28 postos) reajustaram os preços em cerca de 10%. Em 12, o litro na bomba foi reajustado para R$ 3. Logo que foi anunciado o reajuste, a reportagem da Guaíba verificou que alguns estabelecimentos elevaram o valor para R$ 3,05 e R$ 3,09.

As empresas serão notificadas durante a semana e terão 10 dias para apresentar defesa. Já em relação ao episódio em que houve o risco de faltar gasolina nas bombas no ano passado, 15 estabelecimentos ainda estão sendo multados por conta de elevação abusiva de preço. Os valores vão de R$ 15 mil a R$ 30 mil.

Fonte:Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Custo de vida de famílias com renda até 2,5 salários mínimos sobe 0,65%

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços da cesta de compras de famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,65% em novembro deste ano. A taxa é inferior à observada em outubro, que havia sido 0,73%. O IPC-C1 acumula índices de 4,39% no ano e 5,18% nos últimos 12 meses.
O resultado também é menor que o do Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que calcula a inflação para todas as faixas de renda e que tem taxas de 0,68% em novembro e 5,59% em 12 meses.
A queda do IPC-C1 foi puxada por taxas menores em grupos de despesa como alimentação, que passou de 1,13% em outubro para 0,8% em novembro, e transportes, que passou de uma inflação de 0,26% para uma queda de preços de 0,03%. Também tiveram recuo as taxas de saúde e cuidados pessoais (de 0,58% para 0,43%) e educação, leitura e recreação (de 0,6% para 0,51%).
Por outro lado, a inflação avançou nos grupos de despesas diversas (de 0,26% para 1,26%), habitação (de 0,69% para 0,77%), vestuário (de 0,69% para 0,78%) e comunicação (de 0,44% para 0,77%).
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Foto do dia

















Fotos:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

GRÊMIO - 30 anos da conquista do Mundial! Relembre!

11/12/1983! Data em que o Grêmio conquistou o Planeta Terra.Glória entre os brasileiros concedida até então por Santos e Flamengo. Há 30 anos, o atacante Renato (que depois virou Gaúcho e para alguns Portaluppi) se tornava o maior ídolo do Tricolor dos Pampas.

A trajetória se iniciou em março quando houve a disputa da Libertadores. O Imortal estava no grupo 2 ao lado de Flamengo (seu algoz na final do Brasileiro de 82), Bolívar e Blooming, ambos da Bolíva. Os comandados de Valdir Espinosa terminaram na primeira posição com 11 pontos. Em seis jogos, foram 5 vitórias e 1 empate.

Na segunda fase, reforçado pelo goleiro Mazarópi, que viria a fazer história na equipe de Porto Alegre, o Grêmio teve como adversários Estudiantes-ARG e América de Cali-COL. Em 4 jogos, foram cinco pontos ganho e novamente o primeiro lugar.

Na decisão, o adversário era o Peñarol-URG, atual campeão do torneio. Em Montevidéu, o duelo foi 1 a 1. Na capital gaúcha, os anfitriões venceram por 2 a 1.

Com a base que ganhou a América pela primeira vez, reforçada pelo lateral Paulo César Caju e o atacante Mário Sérgio, o Grêmio foi ao Japão, em dezembro, enfrentar o Hamburgo, campeão da Copa dos Campeões da Europa.

O primeiro tempo começou equilibrado. Os europeus tinham a posse de bola e partiam para o ataque. Mas tinham dificuldade em entrar na área gremista. Já o clube do Rio Grande do Sul era perigoso nos contra-ataques e sempre procurando Renato, o adversário parava, muitas vezes, com faltas.

Até que aos 33 minutos, Renato recebe a bola pela linha de fundo, invade à área, dribla um marcador, chuta cruzado e faz 1 a 0!

Aos 41 minutos do segundo tempo, falta para o HSV. Magat lançou na área, Jakbos tocou para Schroeder empatar a partida.
Aos 3 minutos da prorrogação, Tarciso faz um belo lançamento para Renato, que dentro da área, tira o adversário da jogada, dá um chute forte e faz 2 a 1. Gol este que valeu o título mundial e Renato levou o prêmio de melhor jogador da partida.

Graças a essa conquista, o Grêmio ficou conhecido mundialmente. Ficou conhecido como o time da raça, da torcida fanática e das grandes conquistas.

Mazarópi, Baidek, De León, Paulo Roberto, Renato Gaúcho, Tarciso e Valdir Espinosa estão para sempre na memória dos gremistas.

Ficha técnica
Grêmio 2x1 Hamburgo

Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Auxiliares: Toshikazu Sano e Jnichi Nishi, ambos do Japão.
Publico: 67 mil pagantes
Gols: Renato, aos 33 minutos do primeiro tempo; Schroder, aos 41 da etapa final. Na prorrogação, Renato, aos 3 minutos do primeiro tempo.

GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Paulo César Magalhães; China, OsWaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.

HAMBURGO: Stein; Hieronyus, Wehmeyer; Schroder e Jakobs; Hartwig, Grom e Magat; Wuttke, Hansen e Rolff .Técnico: Ernst Happel.

Comemore bastante torcedor do Grêmio! O 11 de dezembro é de vocês! Para saber mais sobre essa história.


+ Mais Informações ››››››

Agricultor encontra dois corpos em rio em Passo Fundo

Vítimas ainda não foram identificadas

Um agricultor encontrou dois corpos de homens com marcas de espancamento dentro de um rio em Passo Fundo, no Planalto Médio, na noite dessa terça-feira. De acordo com a Brigada Militar, as vítimas ainda não foram identificadas. Os cadáveres, que a princípio estavam no local há pelo menos dois dias, foram encaminhados ao Departamento Médico Legal da cidade.
Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

RS terá predomínio de sol, com chance de chuva na Serra e Litoral Norte

Dia terá marcas agradáveis e máximas abaixo do normal para a época nesta quarta-feira

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mesmo com presença de nuvens no céu em muitas áreas. No Nordeste gaúcho, sobretudo no setor da Serra mais próximo da costa e no Litoral Norte, ainda se espera maior nebulosidade e chuva.

A instabilidade será maior na área entre Maquiné, Terra de Areia e Torres. Com o ar mais seco e frio cobrindo a maioria das regiões, além da presença do sol, o dia terá marcas bem agradáveis e abaixo do que é normal à tarde nesta época do ano. A noite vai ser de temperatura amena.

As mínimas devem atingir 11°C em São José dos Ausentes e 13°C em Bagé e Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem alcançar 28°C em Uruguaiana e 30°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 27°C.

O sol predomina nesta segunda metade da semana no Estado, apesar de nuvens no céu. A temperatura se eleva e faz calor mais intenso no final da semana. Essas condições do tempo devem trazer chuva de verão isolada, sobretudo na Metade Norte.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Banrisul inaugura superintendência em Palmeira das Missões

O Banrisul inaugura, nesta quarta-feira (11), às 9h, a nova superintendência regional Norte, em Palmeira das Missões. A sede está localizada na Av. Independência, 1.697 e atende uma demanda da regional devido à crescente importância da economia local para o Rio Grande do Sul, com destaque para o setor do agronegócio.

Outro fator para a criação da Sureg Norte está vinculado à estratégia do banco de estabelecer um relacionamento mais próximo com os municípios da região, abrangendo 52 agências do Banco. No total, a instituição possui 13 superintendências regionais que integram as 510 agências do Banrisul. 

Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - FECIATRA 2013 - Confira imagens

A 10ª edição da FECIATRA, movimentou o município de Ronda Alta e toda a região, muitas pessoas visitaram a feira e fizeram bons negócios.
Confira imagens:


















Feliciano Falcão: O homem do gato fez uma bela apresentação.
Apresentadores do Programa Manteniendo la Tradizione
Taliana realizaram entrevistas ao vivo.



  Por: Everlaine Ecker - Rádio Comunitária Navegantes
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/