quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cachorros entendem emoções transmitidas pela cauda de outros cães

Apesar de não comunicar, rabo dos bichos "sinaliza" emoções de acordo com sua assimetria cerebral

Quando o cachorro abana o rabo, ele não está transmitindo apenas alegria, mas uma grande variedade de emoções. Pesquisadores italianos relataram em 2007 que o abanar do rabo para o lado esquerdo indica emoções negativas e, para lado direito, emoções positivas.

A mesma equipe de cientistas descobriu agora que ninguém conhece melhor o significado do abanar do rabo do que os próprios cães.

Em um estudo, publicado no periódico Current Biology, os pesquisadores fizeram cachorros assistirem a vídeos de outros cães abanando o rabo. Quando observaram o rabo abanando para o lado esquerdo, os animais apresentaram sinais de ansiedade como, por exemplo, o batimento cardíaco acelerado. Quando o rabo abanava para a direção oposta eles permaneciam calmos.

Considerados em conjunto, os estudos italianos sugerem que os cães, assim como os humanos, possuem o cérebro organizado de forma assimétrica, afirmou Giorgio Vallortigara, estudioso do sistema nervoso da Universidade de Trento e um dos autores do estudo.

– As emoções estão supostamente associadas à ativação do lado direito ou do lado esquerdo do cérebro – afirmou. –A ativação do lado esquerdo do cérebro gera o abanar de rabo para o lado direito e vice-versa.

Entretanto, é improvável que os cães abanem suas caudas para se comunicarem uns com outros.
– Isso é algo que pode ser explicado de uma forma bastante mecanicista – afirmou Vallortigara. – É simplesmente o resultado da assimetria do cérebro e os cachorros aprendem a reconhecer o padrão com o tempo.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 13 de novembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Senac-RS abre inscrições para oito cursos Técnicos à distância

Já estão abertas as inscrições para os cursos Técnicos do Senac-RS, na modalidade educação a distância. São oito opções de qualificação para o primeiro semestre de 2014, que compreendem as áreas de Comércio, Gestão, Meio Ambiente e Segurança. De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição, concluem a habilitação com um emprego garantido. Interessados podem fazer sua inscrição pelo site http://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/ até o dia 19 de fevereiro de 2014.
Os cursos à distância, com apenas alguns encontros presenciais dependendo da especialidade, oportunizam que o estudante tenha autonomia para assistir às aulas conforme a sua rotina. O conteúdo didático fica disponível ao aluno através de um ambiente virtual, onde podem ser promovidos fóruns de discussão com os colegas e docentes.

Mais informações pelo telefone (51) 3284-1990.

Confira os cursos disponíveis para o primeiro semestre de 2014:

Comércio
Técnico em Transações Imobiliárias
Gestão
Técnico em Administração
Técnico em Logística
Técnico em Marketing
Técnico em Recursos Humanos
Técnico em Qualidade
Meio Ambiente
Técnico em Meio Ambiente
Segurança
Técnico em Segurança do Trabalho

Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 39 escolas, três faculdades e 21 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Fonte: Enfato multicomunicação
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Sarandi - Homem é encontrado morto embaixo da ponte da RS 404

Foi encontrado embaixo da ponte da RS 404, proximidades do Bairro Vicentinos, um corpo de um homem.
Segundo a Brigada Militar, o corpo foi encontrado nessa manhã (13), e era de Jorge Celso, o Zeto, que sofria de alcoolismo e eplepsia.
A polícia civil está investigando o caso e não descartam a possibilidade de suicídio.

Fonte:NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Mundo corre o risco de ficar 3,6ºC mais quente, adverte a AIE

O mundo ficará, a longo prazo, 3,6 graus Celsius (ºC) mais quente se os governos simplesmente mantiverem os seus objetivos atuais alertou, hoje (12), a Agência Internacional de Energia (AIE). Os representantes da agência participam em Varsóvia (Polônia) das discussões sobre as alterações climáticas.
No cenário estabelecido pela AIE para os países desenvolvidos, as emissões de gases que provocam o efeito estufa relacionados com a energia, que representam cerca de dois terços do total das emissões, sofrerão um aumento de 20% até 2035, mesmo com os esforços já anunciados pelos países comprometidos com as preocupações ambientais.
Este cenário " leva em conta o impacto das medidas anunciadas pelos governos para melhorar a eficiência energética, o apoio às energias renováveis, a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis e, em alguns casos, a colocação de um preço nas emissões de gás carbônico", disse a AIE no relatório anual de referência, apresentado nesta terça-feira em Londres.
No entanto, o aumento de 20% nas emissões de energia - principalmente as geradas pelo carvão e pelo petróleo e, em menor grau, do gás - dentro de 20 anos "deixa o mundo a caminho de temperaturas médias globais de 3,6°C, bem acima da meta de 2ºC definida internacionalmente", informou a AIE.
Observando o papel fundamental do componente energético no sucesso ou no fracasso da política climática internacional, o departamento de energia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apoiou as iniciativas recentes, entre as quais o plano de ação apresentado pelo presidente americano Barack Obama; o anúncio de Pequim relativo a uma limitação de carvão; e o debate europeu sobre metas climáticas para 2030, salientando que "todas têm o potencial de limitar o crescimento das emissões de gás carbônico".
Fonte:Agência Lusa
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ministério da Saúde amplia para 69 anos idade máxima para doação de sangue

Medida amplia em dois milhões o grupo de potenciais doadores

O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que deve ampliar em dois milhões o público potencial de doadores. A atual faixa etária para doação é de 16 a 67 anos. Países como EUA, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos. 

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, também assinou nesta terça-feira, em Brasília, portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país.
Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. O Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%. Em 2012, a pasta reduziu a idade mínima para doação de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
— A qualidade da rede de sangue brasileira já é reconhecida internacionalmente. A implantação do teste NAT e o questionário, aplicado nos hemocentros aos doadores, complementam o controle do sangue doado, por meio de testes já realizados no SUS — salientou Padilha.
Durante o evento, o ministro anunciou que a Fiocruz desenvolve tecnologia para detecção da hepatite B no teste NAT com previsão de uso a partir do segundo semestre de 2014.
O teste NAT será realizado de forma adicional (para detecção de HIV e hepatite tipo C) somado aos exames de sorologia que continuarão sendo aplicados, como os testes para detecção dos vírus das hepatites B e C, HIV, doenças de Chagas, sífilis e malária (na região Norte).
O teste NAT
Com a nova portaria, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta.O exame reduz a chamada "janela imunológica" para a identificação mais rápida destes vírus. Os hemocentros de todo o país terão 90 dias para se adequar às novas regras, que serão fiscalizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O NAT reduz a janela imunológica ou o tempo em que o vírus permanece indetectável por testes de 22 para 10 dias, no caso do HIV; e de 35 para 12 dias, em relação ao vírus da Hepatite tipo C. O NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos (como ocorre em outros exames), o que permite um resultado mais rápido e eficaz.
Fonte:Agência Saúde
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Cuidados especiais ajudam na prevenção do câncer de pele

O diagnóstico precoce da doença aumenta as opções com chance total de cura

Até pouco tempo atrás algumas pessoas normalmente encaravam o câncer de pele como apenas mais uma pinta ou um simples distúrbio dermatológico. No entanto, com a divulgação constante da necessidade de proteção solar, assim como o alerta para prevenção, as pessoas vêm se preocupando mais com as causas e riscos da doença. Apesar de existirem alguns grupos de risco como pessoas de pele e olhos claros, assim como aqueles que tem cabelos loiros ou ruivos, o sol ainda é o maior vilão do câncer de pele. Cuidados essencias como o uso de protetor solar ajudam na prevenção da doença.
— O câncer de pele quando não tratado pode, até mesmo, se espalhar pelo corpo e atingir outros órgãos — afirma a dermatologista Helua Mussa Gazi.
São basicamente dois os tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma. O mais perigoso deles é o melanoma que se inicia justamente nas células responsáveis pela produção de pigmento, os melanócitos.
— O câncer de pele do tipo melanoma não é a forma mais comum de câncer de pele, no entanto é o tipo mais perigoso e se não for tratado a tempo, sofre metástase e pode levar a óbito — alerta Helua.
Já o câncer de pele do tipo não-melanoma representa cerca de 95% dos casos, sendo o carcinoma basocelular o mais comum, e se apresenta preferencialmente no terço superior da face, incluindo nariz. Sua causa é o desenvolvimento desordenado das células da camada mais profunda da epiderme. O carcinoma espinocelular, outra modalidade do tipo não melanoma, também ocorre na face, principalmente nos lábios, testa, couro cabeludo de pessoas com alopecia e também dorso das mãos e orelha. Ambos, apesar de menos perigoso, são igualmente sérios e precisam ser tratado assim que identificados.
Existem alguns fatores de risco, ou seja, alguns grupos que têm maior propensão a desenvolver o câncer de pele, entre eles estão as pessoas de pele e olhos claros, assim como aqueles que tem cabelos loiros ou ruivos. Da mesma forma as pessoas que se queimam com muita facilidade e nunca se bronzeiam ou que já apresentaram queimaduras solares antes dos quinze anos de idade e também tem casos de câncer de pele na família representam o grupo de risco.
— O sol ainda é considerado o principal vilão do câncer de pele em função da radiação UVB. Mas quem não faz parte dos grupos de risco também deve tomar cuidado, principalmente com lesões de pele que levam mais de 4 semanas sem cicatrizar, ou que sangram com facilidade. Outra dica importante é sempre observar a planta dos pés — ressalta a dermatologista.
Já existem tratamentos possíveis e eficazes na luta contra o câncer de pele: a extração cirúrgica do tumor, a aplicação de nitrogênio líquido ou a eletrocauterização com curetagem.
— É fundamental o diagnóstico precoce, pois assim as opções terapêuticas aumentam, com chance total de cura — salienta Helua.
Contudo é melhor não facilitar, cuidar da pele com as informações já existentes é fundamental.
Confira algumas dicas da dermatologista:
> Proteja a pele do sol: os raios UVA e UVB são extremamente nocivos.
> O sol fica mais perigoso entre 10h e 16h, então vamos evitá-lo nesse período. Se for necessária à exposição é sempre bom usar chapéu e protetor solar.
> O protetor solar deve ser usado todos os dias, em todas as áreas expostas ao sol. Para os momentos de exposição intensa ao sol — praia, piscina — escolha protetores com o fator de proteção mínimo de 30.
— E passe antes de sair de casa, para que a pele vá absorvendo o creme no caminho e a proteção se intensifique, e não se esqueça de reaplicar a cada 3 horas, se mergulhar ou suar demais.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Sarandi recebe mais de R$ 130 mil pelo Programa Fornecer

O município de Sarandi, na região do Rio da Várzea, recebeu R$ 132.066,00 mil, o valor corresponde ao balanço das primeiras quatro semanas da quinta fase de pregões do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer), da Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos. As compras são para itens de alimentação a fim de abastecer presídios em todo o Estado. 

Em Sarandi, foi realizado pregão para a compra de carne, leite, pão e produtos não-perecíveis. A economia no município em relação ao primeiro semestre de 2011, quando ainda eram praticadas as compras centralizadas, foi de R$ 47.051,49, o que representa uma economia de 26,27%.

Para participar basta procurar uma unidade do Sebrae ou apresentar a documentação momentos antes do pregão. Entre os documentos necessários para o credenciamento estão cópia de identidade do responsável, ato constitutivo da empresa, carta de credenciamento (modelo no edital), declaração da licitante de que cumpre os requisitos de habilitação (modelo no edital) e declaração de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte com cópia autenticada pela Junta Comercial (modelo no edital). Mais detalhes aqui (http://www.celic.rs.gov.br/). 

Sobre o Fornecer
O Fornecer foi implantado pela Sarh em julho de 2011, com o objetivo de explorar o poder das compras governamentais como política de desenvolvimento econômico regional para fomentar as micro e pequenas empresas, agricultura familiar e pequenos produtores. As compras feitas através do programa asseguram aos licitantes, como critério de desempate, a condição de empresa de pequeno ou médio porte, de acordo com a Lei Complementar Federal 123. Ao mesmo tempo, a iniciativa gera economia no custo final dos produtos.
O Programa já contabilizou um aporte de recursos de R$ 14,2 milhões em 49 cidades. O valor corresponde ao balanço das primeiras quatro semanas da quinta fase do programa, distribuído através de licitações para a compra de alimentos para casas prisionais. Dos 182 pregões concluídos até agora pelo Fornecer, 145 foram vencidos por micro e pequenas empresas. Ao todo, o Estado já assinou contrato com 84 microempresas nesta quinta fase, considerando que alguns empreendimentos vencem mais de um pregão.

Central do Interior
Diretoria de Jornalismo
Secretaria de Comunicação do RS
(051) 3213.0727 / 0732 / 0728
Twitter: @interiorRS
+ Mais Informações ››››››

Passo Fundo tem primeiro parque tecnológico fora da região metropolitana

Parceria entre Governo do Estado, Universidade de Passo Fundo (UPF) e prefeitura do município, projeto vai impulsionar desenvolvimento tecnológico e econômico da região.


O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio, inaugurado na segunda-feira (4), em Passo Fundo, é o primeiro parque tecnológico fora da região metropolitana. Com empresas já em operação, o local tem como objetivo criar condições para o aumento da competitividade dos empreendimentos, com projetos de inovação, desenvolvimento tecnológico e inclusão social. 

Iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, o parque está instalado no campus da UPF e abrigará setores administrativos e a empresa-âncora do empreendimento, a MV, que trabalha com sistemas de gestão em saúde. O parque inicia as operações tendo a empresa como âncora e outras quatro empresas de base tecnológica do PoloSul.org. 

"Esse parque tem como prioritárias os setores de tecnologia da informação e software, metalmecânico, saúde, alimentos, energia e biotecnologia. A unidade também está sendo inaugurada com empresas já em operação, o que é muito importante", afirmou o titular da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov. 

O objetivo do UPF Parque é desenvolver um ambiente que possibilite o aumento da competitividade das empresas incubadas, startups e maduras, tendo como base uma matriz acadêmica e científica que promova a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a inclusão social. Atendendo às particularidades da região, tem como áreas prioritárias de atuação a Tecnologia de Informação/Software, Metal-mecânica, Alimentos, Energia, Saúde, Biotecnologia e Agricultura de Precisão. 

O primeiro módulo foi executado com recursos de R$ 1,2 milhão, dos quais R$ 924 mil provenientes do Governo do Estado e o restante como contrapartida da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Um segundo módulo está em construção e há ainda a previsão de um terceiro módulo. De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Leonardo o Barcelos, o parque proporcionará a "grande virada" para o desenvolvimento da região. "É um acelerador do futuro", afirmou. 

Atualmente, o RS possui três parques tecnológicos consolidados (em operação): o Tecnopuc, em Porto Alegre, o Tecnosinos, em São Leopoldo, e o Valetec, em Novo Hamburgo. A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico recebeu neste ano mais 13 projetos para instalação de parques tecnológicos.
+ Mais Informações ››››››

Governo promoverá mais de 31 mil professores até 2014

Diário Oficial publicou nesta semana a promoção de 8.341 professores e especialistas em educação da rede pública. Cronograma prevê outras duas promoções até novembro de 2014
O Governo do Estado chegará ao final de 2014 com mais de 31 mil promoções de professores e especialistas em educação da rede pública estadual. Na terça-feira (5), o Diário Oficial do Estado publicou a promoção de 8.341 professores e especialistas, primeira parte do cronograma que prevê outras duas promoções no próximo ano. 

De acordo com o cronograma para pagamento de todas as promoções atrasadas, serão beneficiados 21.537 professores e especialistas até novembro de 2014. Pelo calendário anunciado, além dos 8.341 professores promovidos nesta semana, 9.752 serão promovidos em abril e 3.444 em novembro de 2014. A promoção se refere ao período 2003-2012, atingindo professores das classes A, B, C, D e E do quadro de carreira do magistério. Os beneficiários aguardam as promoções há uma década.
O processo ocorrerá por antiguidade e merecimento, na proporção de 50% para cada, e terão impacto financeiro estimado em R$ 4,4 milhões em 2013, R$ 47,1 milhões em 2014, e R$ 57 milhões em 2015. Com as medidas, o governo Tarso Genro terá promovido, entre 2011 e 2014, um total de 31.143 professores e especialistas em educação, considerando os atos de setembro de 2011, quando 9.606 educadores foram promovidos. 

No anúncio das promoções, o governador Tarso Genro afirmou que o momento é de garantir as condições financeiras necessárias ao pagamento do piso do magistério, dentro do plano de carreira. Para Tarso, a estrutura salarial dos professores é perversa no País. 

"Para transformá-la, precisamos criar as condições financeiras para isso. No Rio Grande do Sul, isso se inicia com a reestruturação da lei de dívida dos Estados com a União. Depois, será preciso prever, por meio de articulação com o Congresso Nacional, recursos do Pré-Sal para recuperação salarial dos professores em âmbito nacional", disse o governador. 

As promoções desde 1999 
1999-2002: 12.204 
2003-2006: 11.270 
2007-2010 - Não houve promoções 
2011-2014: 31.143
+ Mais Informações ››››››

Hospital de Iraí recebe R$ 120 mil da Participação Popular

A Sociedade Hospitalar Nossa Senhora Auxiliadora, de Iraí, na região do Médio Alto Uruguai, receberá R$ 120 mil para aquisição de equipamentos. O convênio, firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), beneficia a outras seis instituições hospitalares, totalizando R$ 2,3 milhões em investimentos no interior do estado.
Pelo convênio firmado com a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora Auxiliadora, será viabilizado a reforma da central de processamento de roupas e da unidade de radiologia médica. A casa de saúde possui 66 leitos, sendo 50 deles destinados ao atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os documentos foram assinados na manhã da quarta-feira (06), pelo secretário de Saúde, Ciro Simoni, e pelos respectivos representantes das instituições.
Segundo o Coordenador Regional de Saúde Cirilo Fronza da 19ª CRS estes recursos, R$ 120.000,00 são oriundos da Participação Popular e da mobilização da sociedade de Iraí que deverá reverter em mais serviços de saúde pelo SUS aos usuários da referida Casa de Saúde.
+ Mais Informações ››››››

Prefeituras do Rio da Várzea têm 15 dias para aderir a convênio do Passe Livre

Regulamentação foi assinada nesta quinta-feira: 50 mil estudantes serão beneficiados

As prefeituras dos 20 municípios da região do Rio da Várzea têm até o dia 22 de novembro para aderir a convênio com o Governo do Estado para a implementação do Passe Livre estudantil ainda em 2013. Os municípios que não aderirem neste prazo só poderão receber recursos estaduais a partir de 2014. O decreto que regulamenta a gratuidade foi assinado nesta quinta-feira (07), na Casa Civil do Governo do Estado, em ato que reuniu autoridades e representantes de entidades estudantis. No total, são R$ 16 milhões investidos em todo o estado, com benefício direto a cerca de 50 mil estudantes.

“Este é o fim de um processo que iniciou nas manifestações populares de junho, e que foi construído de forma consensual entre governo, empresas e estudantes, os principais beneficiados”, afirmou o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. O Rio Grande do Sul foi pioneiro entre os estados do país na proposição do Passe Livre, em resposta às demandas das manifestações ocorridas em todo o Brasil por melhorias nos serviços públicos.

De acordo com o governador em exercício, Beto Grill, foi instituído um grupo de trabalho excelente que conseguiu prover um programa que beneficiasse estudantes das regiões metropolitanas e também das demais regiões do estado reafirmando o compromisso do governador Tarso Genro com a educação. “Garantimos que todos os estudantes do Rio Grande do Sul, com renda de até 1,5 salários mínimos, recebessem pelo menos um subsídio para a redução do custo das passagens e conseguissem se manter estudando em suas respectivas instituições”, explica.

O benefício será disponibilizado para estudantes de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e que residem em uma cidade e estudam em outra. O subsídio do Governo do Estado às passagens estudantis agora passa a ser de 100% do valor. Antes da regulamentação, o governo subsidiava apenas 10% do total.

Prefeituras: como viabilizar o convênio
O governo do Estado disponibiliza edital para adesão dos municípios que não são atendidos pela Metroplan, aderirem ao programa no site www.rs.gov.br

Estudante: como acessar o benefício
Após formalização do convenio entre Prefeitura e Estado os estudantes devem dirigir-se às prefeituras e apresentar a documentação que comprova baixa renda familiar. O benéfico será assegurado aos estudantes matriculados e com frequência comprovada. Nas linhas de modalidade comum serão oferecidas duas passagens diárias em dias úteis. As informações e documentos necessários estarão disponíveis no site www.rs.gov.br


Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
51 - 3213 0728
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/